Mega-Tópico Sobre Investimentos - Get Rich!

Categoria livre. Quer falar de qualquer coisa q não envolva 2 rodas, e tudo o q não se enquadra nas outras categorias...esse é o lugar.

CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mega-Tópico Sobre Investimentos - Get Rich!

Mensagem por CãoBravo »

Pois é galera, depois de ver tanta gente desiludida e sem acreditar no quão longe cada um pode chegar, decidi escrever esse mega-tópico sobre investimentos.
Primeiramente devo alertar que não sou nenhum expert em nenhum dos temas abordados. Apenas conheço um pouquinho de cada, sendo que o que importa é ter as noções básicas dos investimentos que são: Diferenciação de ativos e passivos, fluxo de caixa, “timing” de compra, processos e objetivo.

Se ao final desse tópico eu conseguir ajudar ao menos uma pessoa a melhorar sua vida, pra mim será imensuravelmente gratificante. [-o<

A primeira coisa, a saber:

Investir não é complicado e não precisa de muito dinheiro para isso. Pra falar a verdade, depois de um tempo você verá que nem precisa de dinheiro pra se investir.

A segunda coisa, a saber:

Não há limites de idade para investir. Um amigo meu, canadense, começou a investir com 8 anos de idade com o dinheiro que o pai lhe dava para limpar a piscina de casa. Não precisa dizer que hoje aos 37 anos ele é “podre de rico”!

A terceira coisa, a saber:

Abra sua mente! Lembram do filme Matrix? É a mesma coisa! Tudo o que você considera real sobre dinheiro, finanças, sistema financeiro em geral, será modificado ou totalmente reestruturado.

Sabendo disso, vamos as noções básicas:

Diferenciação de Ativos e Passivos – Ativo, segundo a economia é a totalidade dos bens de uma empresa ou pessoa, incluindo dinheiro, créditos, mercadorias, imóveis, investimentos, etc. Já o Passivo é o conjunto de dívidas e obrigações de uma pessoa ou empresa.
Mas no quadro de investimentos, segundo o escritor Robert Kiyosaki (Pai Rico, Pai Pobre), os Ativos são tudo o que você tenha que te gere receita (ganhos) e os Passivos são as coisas que te geram despesas.
De acordo com esse ponto de vista, a sua amada moto e o seu sonho (realizado) da casa própria são Passivos e pior, Passivos caríssimos! Porém se você tem uma moto que faz serviços de entrega e uma casa que você aluga para outros, o quadro muda e os mesmos bens se tornam Ativos.

Fluxo de Caixa – Baseado no ponto de vista abordado anteriormente sobre Ativos e Passivos, podemos desenhar um fluxo de caixa mais ou menos assim...

Imagem

Mais uma vez venho dizer que esse exemplo vem do autor Robert Kyiosaki.
A abordagem de como administrar seu fluxo de caixa em de cada um. Eu administro da seguinte maneira:
Sabendo a diferença de Ativos e Passivos, contabilizo o valor do meu patrimônio em Ativos e a partir desse valor, sei o quanto posso ter em Passivos. No meu caso, meus Passivos podem chegar ao valor (teto) de 30% do meu patrimônio de Ativos, ou seja, se eu tenho 100 mil investidos em Ativos, poderei comprar uma moto de 30 mil. Veja o exemplo:

Imagem

O “Timing” de Compra – O segredo dos investimentos não está na hora de vender e apurar o lucro e sim na hora da compra. Portanto é muito importante conhecer a área em que se está investindo para ter o “Timing” certo. Qual a melhor hora comprar? O que ocasiona essa hora? Quais os sinais de que essa hora está chegando? Essas são perguntas chaves que geram outras perguntas e te ajudam a descobrir o “timing” correto para comprar.
Ao contrário do que alguns pensam, isso não serve só para investir em ações, serve para qualquer tipo de mercado, sejam eles imóveis, laranjas, gado, ou hamsters.

Os Processos – Aqui entra o segredo, que não é segredo algum. É aqui que vemos quem ganha mais, ou quem perde mais. Quanto mais você conhecer os processos daquilo em que está investindo, maior será a probabilidade de ganhar mais.
Mesmo olhando em um contexto mais amplo, basta enxergar onde você pretende chegar com seus investimentos. Daí você tem dois pontos que precisam ser interligados, onde você está até onde você quer estar. Para chegar no segundo ponto, você tem de escolher como vai. Pode ir caminhando, de carroça, de R1, ou em um foguete. Todos têm suas vantagens e desvantagens (leia-se RISCOS).
Como diz o “Pai Rico”, os processos são mais importantes que o objetivo!

O Objetivo – É o mais simples de ser explicado, porém o mais difícil de ser traçado. Se seu objetivo for apenas o dinheiro, tenho certeza que você ficará pelo caminho. Precisamos de um motivo muito forte para mudar nossa cultura, nossa vida, nossa visão do real e assim passarmos por todo o processo que nos leva ao objetivo.
O dinheiro é um meio e não um fim!
"Não existe vento a favor pra quem não sabe aonde vai" (Confúcio)

Nota Importante:

No Brasil temos a mania de adquirir tudo baseando em nosso fluxo de caixa. Ou seja, se ganho R$ 1.000,00, posso pagar as contas de casa (R$600,00), minha academia (R$80,00) e ainda posso comprar o que quiser com prestações que cheguem até o valor de R$ 320,00!
Esse erro básico faz com que 90% da população nasça pobre e morra pobre!
Temos que colocar uma coisa na cabeça: Pague-se primeiro!
Antes de tudo você tira o valor que deve ser investido mensalmente, depois as contas básicas e depois o luxo, que envolve o que você quer comprar dividido em prestações.
No meu caso, não divido nada! Se tiver dinheiro, pago à vista e consigo um bom desconto. Se não tenho o dinheiro, junto até poder comprar!
Uso cartão de crédito apenas em coisas que não consigo desconto pagando em dinheiro, mesmo assim, só uso se o dinheiro estiver na conta para pagar aquilo.
Você deve mandar no dinheiro e não o contrário. Você decide o que fazer com cada centavo em seu bolso!

Juros Compostos

“O juro composto é a maior invenção da humanidade, porque permite uma confiável e sistemática acumulação de riqueza.” - Albert Einstein
Vamos Desenhar:
"... Se, para a compra do carro, vocês resolvessem poupar R$ 300,00 por mês em uma aplicação que rende 0,6% líquido mensal, acumulariam em cinco anos R$ 21.589,42. A soma dos depósitos nesses sessenta meses seria de R$ 18.000,00, mas os juros do banco teriam trabalhado para vocês e viabilizariam a compra de um automóvel melhor. • Se vocês, porém, optassem por comprar hoje um automóvel de R$ 21.589,42, financiado em sessenta meses a juros de 0,6% ao mês, pagariam sessenta prestações de R$ 429,54! Em vez de os juros trabalharem para vocês, a situação se inverteria: vocês estariam trabalhando - e muito - para pagar os juros compostos. Os desembolsos totais no período seriam de R$ 25.772,40, cerca de 43% a mais do que os R$ 18.000,00 da opção anterior. ..." - Trecho do livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos.

Denomina-se um regime de taxa de juros composta, quando a cada período de capitalização, os juros incidem não só sobre o montante principal, mas também sobre os juros já acumulados até então. Isso vale tanto a seu favor (Investimentos), como contra você (Empréstimos/Financiamentos).

É difícil no início dos investimentos ver a tão famosa "Mágica dos Juros Compostos" render apenas alguns centavos. É frustrante! Mas é exatamente aí que está a mágica! Quando você for parar para analisar no médio-longo prazo, ficará extasiado ao ver a mágica acontecer!
Disponibilizei uma planilha para cálculo dos juros compostos sobre o investimento AQUI . Basta colocar o montante inicial, o valor a ser investido mensalmente, a taxa de juros e tcharã!!! Lá está!

Quais os tipos mais comuns de investimentos no Brasil?

Vamos abordar por grau de risco. Porém essa classificação quanto ao risco é minha e acho melhor cada um tirar suas próprias conclusões!
“O lucro é diretamente proporcional ao risco"

A Poupança

Esse é o “investimento” mais popular do Brasil, além de ser o mais simples e menos arriscado.
Sua função teórica é o de resguardar o poder de compra. O que não se aplica na prática.
Mas lembre-se há riscos! O governo pode congelar tudo, confiscar, ou o banco onde está o dinheiro pode falir. Para esses riscos, você conta com a garantia de que pelo menos R$60.000,00 serão devolvidos a você (Antigamente eram R$20.000,00).
De todos os investimentos considerados menos arriscados, a poupança é o único que eu uso. Uso apenas quando sei que virá uma grande oportunidade e preciso estar com o dinheiro engatilhado na forma mais líquida (dinheiro na mão) possível.
Não existe valor mínimo para ser investido, não é necessário abrir uma conta corrente, não se cobra qualquer taxa ou imposto e atualmente rende em torno de 0,5% a 0,8% ao mês, sem descontar a inflação. Porém ela não rende diariamente. A poupança rende apenas no “aniversário”, dia do mês em que você depositou.
Tenho essa notícia sobre a poupança também, mas ainda não confirmei se está valendo:

"O Conselho Monetário Nacional aprovou aprimoramento na metodologia de cálculo da TR. O aperfeiçoamento garante que a TR não apresente valores negativos, e portanto, garante a remuneração mínima de 0,5% ao mês para os depósitos em caderneta de poupança, conforme previsto em lei".

A TR é uma taxa calculada com base na taxa média mensal ponderada ajustada de 30 instituições financeiras selecionadas, sendo eliminadas as duas de menor taxa média e as duas de maior taxa média. Do valor obtido, é aplicado um redutor definido pelo CMN. Além de definir os rendimentos da poupança, a TR define também o SFH (Sistema Financeiro de Habitação).
Conclusão:
Para mim a poupança serve apenas como investimento de curtíssimo ou curto prazo, pra cima disso temos opções muito melhores no mercado.

Renda Fixa

Os títulos de renda fixa, como o próprio nome já diz, são títulos emitidos pelo governo, bancos ou outras empresas, com a rentabilidade da operação já fixadas, seja através de uma taxa pré-fixada ou através de algum índice que embora não seja pré-definido para a data de resgate já indica qual a correção que será aplicada sobre o montante principal. Eles são como um empréstimo, cada vez que você compra um título de renda fixa você está basicamente emprestando dinheiro ao emissor do título (que pode ser o seu banco, uma empresa ou o governo). Os juros cobrados nada mais são do que a remuneração que você recebe por emprestar seu dinheiro.

Quais são esses títulos?

- Títulos Públicos:
Títulos Municipais
Títulos Estaduais
Títulos Federais - Tesouro Direto

- Títulos Privados:
Letras Hipotecárias
Títulos de Capitalização
Notas Promissórias
Caderneta de Poupança
Debêntures
CDB e RDB
Letra de Câmbio
CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)
FIDC (Fundos de Investimento em Direito Creditório)

Na minha modesta opinião, o único desses que é "usável" atualmente, é a poupança que como já disse é a forma mais líquida de conseguir os juros compostos em cima de seu patrimônio.
A maior parte dos Fundos de Renda Fixa, rendem muito pouco atualmente e ainda sofrem com descontos de IR e taxas das instituições. Muitos são os adeptos desse tipo de investimento, mas eu prefiro deixar meu patrimônio numa forma mais líquida e sem a incidência de impostos, enquanto ele não está aplicado em algo mais arriscado e altamente rentável.
Há ainda a opção de investir em algum Fundo que administre investimentos nesses títulos (Além de outros) pra você. São os famosos Fudos de Renda Fixa e DI. Dentre os títulos administrados por esses Fundos estão: CDB, RDB, CDI, Debêntures Simples, Debêntures Conversíveis, Notas Promissórias, Commercial Papers, LFTM, LFTE, LBC, LTN, LFT, NBC-E, NTN, Over/Open. Ou seja, é muita coisa pra ser administrada! hehehe

Resta lembrar que grande parte desses investimentos (Não sei se são todos) têm a garantia de que no caso de ocorrer qualquer "coisa ruim", você tem pelo menos R$ 60.000,00 de volta.

E outra: Por favor, não caiam em papo de gerente de bancos! Ele só entende de coisas que tem que vender!

Imóveis

Este é um tipo de investimento que muitos consideram seguros porque é bem tangível, ou seja, você de fato tem algo grandioso para tocar, ver e mostrar. O problema é que este é um tipo de investimento que necessita de muita experiência e contatos. Se entrar no ramo sem entender muito do assunto e sem ter contatos, você dança!
Embora muitas pessoas pensem que pra se investir em imóveis é necessário muito dinheiro, esse tipo de pensamento está errado. O maior problema desse investimento, independente da forma como você investirá, é a liquidez. Transformá-lo em dinheiro é difícil.

Como investir em imóveis sem dinheiro?

- Investindo em Fundos Imobiliários: É uma forma de investir em imóveis reais, porém você não será o único dono. Não acho um bom negócio, pois como nos outros títulos, você só terá papéis de difícil liquidez, portanto por que não comprar papéis de empresas de alta liquidez?

- Investimento Alavancado em Imóveis: Este é “O” tipo de investimento com retorno! O problema é que até hoje não encontrei ninguém capaz de fazê-lo no Brasil. Consiste em você comprar um imóvel com o preço abaixo do valor de mercado, típico de imóveis na planta (25% mais baratos), imóveis que servirão para se dividir herança, imóveis de quem está com a corda no pescoço e etc. Depois disso, deve-se conseguir adiar ao máximo a data da entrada a ser paga, para dar tempo (se for o caso) de vender o imóvel. O próximo passo é alugar esse imóvel para que o aluguel consiga pagar as prestações e ainda arcar com despesas eventuais provenientes desse tipo de investimento. De acordo com a média, o aluguel corresponde de 0,5 a 1% do valor do imóvel, sendo que imóveis comerciais e kitnetes chegam mais próximos do teto percentual. Depois que a valorização do imóvel acontecer, você vende! É uma forma de render renda passiva mensalmente e ainda aumentar seu patrimônio, quase sem usar seu dinheiro. Mais alavancado que isso, impossível. O que atrapalha no Brasil são os altos juros, mas ainda acho que pode ser possível conseguir esse tipo e investimento.

Como eu já disse, vai depender de sua experiência e seus contatos.

Dois ótimos livros sobre o assunto são:
Seu Imóvel: Como Comprar Bem – Mauro Halfeld
Imóveis: Como Investir e Ganhar Muito Dinheiro - KEN MCELROY (Série Pai Rico)

Fundos de Investimentos

Fundos são “condomínios” de investidores que contratam um gestor profissional para administrar sua carteira ¹. Ou seja, esse gestor administra ativamente ou passivamente os títulos/ativos que compõem essa carteira. Esse condomínio (Fundo) compra os títulos/ativos por intermédio de seu gestor e os investidores compram cotas desse condomínio.

O Gestor Ativo se aproveita das oscilações do Mercado para realizar mais lucros, porém oferece um risco maior de perder também. O Gestor Passivo usa o estilo “Buy and Hold” (Comprar e segurar), visando os ganhos no longo prazo, não havendo alterações freqüentes na composição da carteira.

Todos os Fundos de Investimentos sofrem descontos de Imposto de Renda, que é o percentual cobrado em cima “apenas” dos seus ganhos, e não no montante investido, no momento do resgate do dinheiro. E também das temíveis taxas de administração que variam de 1 a 4% ao ano, sobre todo o montante. As taxas de administração seguem duas linhas de mercado:
- Quanto menos você tiver pra investir, maior a taxa;
- Quanto melhores os resultados passados dos Fundos, maior a taxa. Nesse caso eu concordo, pois se trabalham bem pra mim, eu devo pagar bem.

Em questões de liquidez, os Fundos deixam um pouco a desejar também, pois demoram a converter seu dinheiro em cotas, geralmente D+1 (O dia da compra mais 1 dia útil) onde vale o valor da cota do dia útil seguinte ao que você comprou. E demoram ainda mais, para converter suas cotas em dinheiro, que vai até a D+4. Nessa movimentação dinheiro-cotas e vice-versa, você pode perder dinheiro, pois sempre que você comprar ou vender, não saberá o valor de fechamento das cotas antes de realizar a operação.

Portanto quando forem aplicar em qualquer tipo de Fundo de bancos ou corretoras, verifiquem:
- Se o gestor é ativo ou passivo (Nada relacionado a opção sexual)
- Rentabilidade
- % do Imposto de Renda x Prazo de aplicação
- Taxas de administração
- Liquidez

¹ - Definição dada por Maurício Katayama em Fórum CPR.

Previdência Privada e/ou Títulos de Capitalização

Não sei muito a respeito de Previdência Privada, pois logo que comecei a estudar, vi que de vantajoso isso não tem nada, apenas a promessa: “Seu futuro garantido!”- Vai nessa!

Já os títulos de capitalização dizem: “Além de estar investindo no futuro, concorre a uma bolada de prêmios!” – Quer concorrer a prêmios, joga na Megasena!

Pra mim, não presta!

Obs.: Exceto para quem paga IR e deduz sua previdência PGBL do imposto!

Como quaisquer investimentos em Fundos, esses dois tipos de “investimento” te cobram IR e taxas de administração absurdas se comparadas à rentabilidade dos mesmos, além das taxas de carregamento.

Sobre os Títulos de Capitalização eu já sou taxativo, sem gastar tempo com explicações:
- SÃO ÓTIMOS INVESTIMENTOS, PARA QUEM OS EMITE! Corra disso!

Já a Previdência Privada, exige uma explicação, pois as pessoas que a usam, pelo menos já pensam no futuro, porém de forma errada!
Se quer ter rendimentos no futuro, se aposentar, basta fazer as mesmas contribuições que faz para a previdência, em outro tipo de investimento.

Um exemplo para mudar a visão: Em meus investimentos de segurança, eu terei mais de R$ 1.000.000,00 corrigidos pela inflação daqui a 20-25 anos. Ou seja, é minha Previdência Própria! Poderei me aposentar se assim eu quiser e viver dos rendimentos, sem mexer no montante principal, ao contrário da Previdência que uma hora vai acabar e daí resta a você rezar pra morrer rápido.
Basta você estudar um pouquinho sobre os outros tipos de investimentos, que saberá como fazer isso também!

Mas digamos que você não tenha 25 anos de investimentos pela frente. Daí minha opção é ALAVANCAGEM! Ou seja, estude muito, se esforce e invista nos Ativos que te gerem uma maior rentabilidade, estando você preparado para controlar os altos riscos desse “Intensivão”.

Bolsa De Valores - Ações

Falaremos um pouco sobre esse assunto aqui, o Mercado de Renda Variável, mas tentarei explicar da forma mais “entendível” possível, pois alguns (inclusive eu) vêem dificuldade em entender por causa dos demasiados termos técnicos, estrangeiros e etc.
Essa será uma visão bem superficial do tema, só para mostrar que não é nenhum bicho-papão, e quem quiser saber mais, terá que enfiar a cara em livros e cursos e comer com farinha.

“- Não invisto em Ações, pois sei de muita gente que perdeu tudo! É muito arriscado!”
Muita gente fala isso. Quando meus familiares e amigos souberam que eu investia nesse mercado, só faltaram me internar.

Pense no Mercado de Ações, como uma feira. Lá tem diversos tipos de frutas e legumes, gente querendo vender e gente querendo comprar. Sobre os preços nessa feira, age a lei de Mercado (Oferta/Demanda). Quanto maior a demanda (Gente querendo comprar), mais o preço daquele legume subirá. Quanto maior a oferta (Gente querendo vender), mais o preço do mesmo legume cairá. A respeito da liquidez nessa feira, tem legume que é mais fácil de achar tanto pra comprar, como pra vender, em qualquer época do ano. Mas também tem legume difícil de achar em qualquer época do ano.

Uma ação é uma pequena parte de uma empresa de capital aberto. As empresas de capital aberto, são aquelas que seus valores mobiliários são admitidos nos mercados organizados (ex.:Bolsa).
Existem dois tipos de ações: Ordinárias (ON) e Preferenciais (PN).
ON – Ações que lhe dão o direito de votar nas assembléias da empresa.
PN – Ações que lhe dão preferência na distribuição dos resultados, dividendos e juros sobre capital próprio, de no mínimo 10% superiores aos das ON. Dá também preferência no reembolso do capital em caso de liquidação da empresa.

Dividendos – É a parcela do lucro líquido da empresa, que é distribuída aos acionistas, na proporção da quantidade de ações que o mesmo detém, ao fim de cada exercício social. As empresas de capital aberto devem distribuir no mínimo 25% do seu lucro líquido. E se a mesma apresentar prejuízo, ela não tem a obrigação de distribuir os dividendos.
Portanto, antes de comprar ações de alguma empresa, veja como é a distribuição de dividendos dela.

Juros sobre capital próprio – São proventos pagos em dinheiro, dedutíveis do lucro tributável da empresa.

Como fazer?
Você pode operar no Mercado de Renda Variável das seguintes formas:
- Comprando cotas de algum Fundo de Ações, onde um gestor capacitado administrará as operações no Mercado, para a valorização das cotas do Fundo.
- Participando de um Clube de Investimentos, que é quase a mesma coisa dos Fundos, porém tem maior acessibilidade para o pequeno investidor.
- Operando diretamente por intermédio de uma corretora de valores, onde você pode comprar e vender ações no estilo antigo via telefone, ou da forma mais comum usada atualmente, o Home Broker, que são sistemas das corretoras onde você negocia via internet.

Nesse tipo de investimento você ganha dinheiro quando o preço da ação sobe em relação ao preço que você comprou e/ou quando você ganha com os dividendos e os juros de capital próprio. E pode ganhar ainda com o aluguel de ações, que abordarei no final.

Não existe valor mínimo para se operar diretamente, mas na minha humilde opinião só começa a valer a pena a partir de R$ 1.000,00. Isso porque as operações têm alguns custos, como a taxa de corretagem cobrada pela corretora, os emolumentos e a taxa de custódia.
Mas nada impede que você comece com R$ 10,00, comprando no Mercado Fracionário.
O Mercado Fracionário é onde você compra e vende ações quando não quer/pode comprar ou vender um lote inteiro (100 ações). No Fracionário tanto o preço como a liquidez, são um pouco diferentes do Integral.

Aluguel de Ações – Como alguns Ativos, tipo imóveis e automóveis, você pode alugar também suas ações. Funciona de forma parecida com as dos exemplos citados. Você compra, aluga, recebe o valor do aluguel e se o Ativo valorizar, seu patrimônio aumenta. Porém com ações, você ainda tem uma vantagem sobre os outros Ativos, que é a de se receber os dividendos e juros sobre o capital.

Nesse Mercado, existem diversas formas de ganhar dinheiro e aumentar seu patrimônio e muitas pessoas (A maioria) ficam perdendo tempo, guardando na cabeça o mito de que é esse o tipo de investimento mais arriscado!
Pensem o seguinte:
Sempre que temos um dinheirinho guardado aparecem idéias de montar o seu próprio negócio, mesmo que você não tenha conhecimento algum de gestão de negócios, ou então um primo sempre aparece com “a super-idéia” faltando apenas capital. Daí você decide se confia mais em você do que nos gestores profissionais das grandes empresas listadas na Bovespa, ou ainda, se é melhor ser sócio desse seu primo, do que dos sócios da Vale, Petrobrás, Gerdau e etc.

Finalizando

Além de tudo que já foi falado aqui, existem outros tipos de investimento bem vigorosos também, como as Opções, o Mercado de Derivativos, o Forex, os consórcios e etc. Se for parar pra pensar, tudo que você faz é um tipo de investimento, mas vou deixar a filosofia pra lá!

Há muito mais coisas pra falar a respeito de todos os tipos de investimentos listados por aqui e sobre outros ainda. Tentei apenas abrir a cabeça de vocês para que não percam mais tempo. Os caminhos que podem te levar à riqueza estão todos na sua frente, basta você começar a caminhar com muita paciência e dedicação, pois no começo tudo é difícil. Não percam tempo, vocês podem tudo! Acreditem!


Acesse também: http://dinheirologia.blogspot.com/

FIM! :wink:
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

valeu cão, ainda não li todo, que to na correria aqui... e quero ler com paciência... =D>
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Mensagem por Guga Ramone »

Tô na mesma do meu xará, mas já tá tudo salvo aqui pra ler com calma.

Valeu!!
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Tópico pregado até q arrumemos um lugar destaque pra ele...hehee...

Parabéns mesmo pelo empenho, Cão... =D>
Leverei com muita calma, imprimirei e guardarei para leitura semanal.... :mrgreen:
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

Pra quem for investir em bolsa, esqueça das dicas das corretoras, vá por si prórprio, a chance de acertar sabendo o que está fazendo são muito melhores, do que ir na onda dos outros... Pelo menos vc acerta ou erra, e aprende com os seus erros e nao dos outros.

Investi uma época, mas precisa estudar muito, acompanhar direto os gráficos e aprender a lê-los.

Tb li uma penca de livros do pai Rico, e outros, é muito bom ler, muda sua cabeça na hora.

Parabéns ai Cao pelo texto, muito legal.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Mas para investir na bolsa o cara não precisa estar direto na internet no homebroker acompanhando o que acontece na bolsa?
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

Obrigado a todos pelos elogios! :oops:
jjacob_xt225 escreveu:Mas para investir na bolsa o cara não precisa estar direto na internet no homebroker acompanhando o que acontece na bolsa?
Depende do seu perfil como investidor. Existem os especuladores, que são aqueles que vivem comprando e vendendo, na tentativa de auferir mais lucros em um curto prazo. E existem os saudosos "Buy and Hold", que são investidores de longo prazo, apostando as fichas em empresas que lhe darão um retorno mais seguro (segundo suas próprias análises) no longo prazo.
Se você faz parte do segundo estilo, não vejo porque ficar ligadão desse jeito. Claro que também não pode deixar "a Deus dará"!

Até hoje só investi como especulador e mesmo assim, nunca fui de ficar direto na frente do computador. Issoacontece mais com quem opera derivativos ou Forex, onde tudo oscila demais e em 30 segundos, você pode perder um montão de dinheiro.

No que eu puder ajudar, eestou por aqui! :wink:
murilo_cb
Ultra Membro
Mensagens: 3417
Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Mensagem por murilo_cb »

muito bom adicionei aos favoritos aqui, ainda nao li todo mas vou ler com calma aqui! vlw =D>
smoke
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 18 Agosto 2006 à03 14:07

Mensagem por smoke »

ta rico já? rsrsrs , muito bom o texto, bem explicado e uma boa opinião sobre o assunto. vlw
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

Hahaha!!! Ainda não smoke!
Bom que gostou, a intenção é de ajudar!
MRMoraes_
Membro
Mensagens: 271
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à01 16:04

Mensagem por MRMoraes_ »

Buenas,

Entrei no mercado de ações em novembro/dezembro de 2007 e de lá pra cá ganhei bastante e perdi tambem. Perdi devido a ganância(opções sobe muito ou desce muito). Depois que assimilei como funcionava tudo e parei de me aventurar no mercado de "opções" tenho colhido alguns lucros pequenos , mas como dizem por ai: "dinheiro bom é dinheiro no bolso".
O negocio é ler bastante antes de entrar no mercado, conheço pessoas que com 3500 fizeram 60000 do dia pra noite, infelizmente ainda não acertei um "strike" destes.
Mas é isso ae, boa iniciativa Cão!
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

MRMoraes_, vc já entrou de cara em Opções!?!?! Haja colhões!!! hehehehe :mrgreen:
O lance é estudar bastante e começar buscando os lucros pequenos no curto prazo e grandes a longo prazo. Depois que estiver habituado cm os ganhos de longo prazo, vc já poderá se aventurar nos trades especulativos, onde se faz altos ganhos no curto prazo. As vezes até no curtíssimo prazo como ocorre com os derivativos.
SuperIcePower
Super Membro
Mensagens: 1771
Registrado em: 21 Junho 2005 à25 19:07

Mensagem por SuperIcePower »

E aew Cão blz... ta meio sumidão, como vão as coisas por aew ?
Estou lendo PAI RICO PAI POBRE devido ao seu tópico, bora encrementar com mais informações. (Aceito indicações de novos livros)
Ah, que tal uma filial aqui em Bauru hein ?
Abraços
:lol:
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

SuperIcePower, faz muito bem!
Pai Rico Pai Pobre" é a pílula vermelha da Matrix!

Estou sumido demais daqui! Tô até com vergonha! hehehe

Estou com 3 empresas em fase inicial e ainda, aproveitando essa volatilidade da Bolsa pra aumentar meu patrimônio.

Assim que a poeira baixar por aqui, eu volto a postar. Por enquanto, tô no campo de batalha armado igual ao Rambo! hehehehe

Quanto aos livros, dá uma olhada lá no Blog, que tem boas indicações. Posso adiantar que qualquer um da série Pai Rico é bom!
Depois dependerá de que tipo de investimento vc esteja mais interessado a conhecer.

Abração pra vc e para todos os meus amigos daqui!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

a pedido do CAO, vou postar uma duvida minha, que agnte conversou por MP... ele achou q poderia ser interessante pra mais pessoas... ai vai:


MINHA DUVIDA:
pergunto:
1 - se tiver que investir 200/300 reais por mes, qual seria uma boa opcao? pode ser algo com risco medio/baixo.
2- se tiver o 9000 reais, qual seria uma boa opcao de investimento? tb com risco medio/baixo... pensei em comprar acoes da VALE ou PETROBRAS, mas como nao manjo nada disso e a economia parece q tah meio confusa neh, nao sei se faria bom negocio...

RESPOSTA do CAO:

André, é o seguinte...
Antes de tudo, tem que saber em que prazo você quer realizar (resgatar) esse investimento.
Para a pergunta número 1, indico ou a poupança, ou algum fundo de renda fixa com taxa de administração bem baixa. Isso até conseguir um valor maior para então ter mais opções de investimento.
Para a pergunta 2, saiba que só deve comprar ações se estiver pensando no longo prazo, ou se conhece muito de Mercado e consegue auferir ganhos no curto prazo.

Agora, antes de tudo, pegue as primeiras "prestações" e invista em educação financeira. Não é blábláblá, juro pra vc que é o melhor investimento que pode fazer. Compre livros, faça cursos, assista a palestras, use a internet para aprender, enfim, existem várias formas de aumentar seu conhecimento financeiro.



mais uma vez obrigado CAO! :D
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

...
APGUELFI escreveu:mais uma pergunta: respondendo a sua pergunta, nao tenho nenhum conhecimento de mercado/economia, e tb nao estou pensando a curto prazo, posso esperar mais tempo pra resgatar o dinheiro... outra coisa tb e q tah quase certo que vou naquela situacao dos 200/300 reais por mes... pensando a longo prazo qual eh a melhor opcao? poupanca msm?

eu tenho uma certa filosofia... faca aquilo q goste pra fazer bem feito... e nesse caso mexer com investimento financeiro nao eh muito a mimnha cara... gostei muito dah sua dica de procurar estudar/ler mais a respeito do assunto, porem como falei isso nao eh muito a minha cara, e meu tempo anda meio curto pois trabalho e faco facudade... entao...

mais uma coisa, vc disse para fazer um aplicacao na poupanca ate juntar uma grana pra poder fazer outro tipo de aplicacao... quanto $$ seria interessante eu juntar pra fazer outro tipo de aplicacao... e que tipo de aplicacao fazer que nao precise ter um acompanhamento tao direto e nem ter muito conhecimento nessa area?

mais uma vez obrigado pela atencao!

André P. Guelfi
André, é o seguinte...
Tem muita coisa que eu odeio estudar também, como exemplo Matemática Financeira! É muito ruim! #-o

Porém eu mais amo ver meu patrimônio aumentar, do que odeio ter que estudar Matemática Financeira!

Não adianta, pra conseguirmos as vitórias, temos que nos sacrificar de alguma forma! :wink:
No Sistema Financeiro em geral, sempre tem alguém ganhando e alguém perdendo e como em qualquer esporte, ganha o que for mehor. Portanto trate isso como um esporte! É ruim na hora de levantar cedo pra treinar, mas é ótimo quando se tem uma vitória! Melhor ainda quando se ganha um campeonato!
Quanto mais treinado você estiver, menos será derrotado!

As derrotas vem! Mas com regularidade se ganha o campeonato! :mrgreen:

Quanto a seu investimento, comece pela poupança até juntar uns 1000k. Ainda mais nessa época de incertezas (Sugiro até um bom cofre em casa! :lol: ).
Depois que juntar 1000k, procure em seu banco alguns investimentos de renda fixa e olhe a rentabilidade dos últimos 36 meses, taxa de administração (Muito Importante) e quaisquer outras taxas que podem vir a cobrar.
Enquanto isso, estude!

"OPINIÃO PARTICULAR MINHA AGORA"
Se tiver menos de 30 anos e for pobre, o negócio é correr riscos maiores mesmo! De acordo com nossos objetivos, temos muito a ganhar ainda e quase nada a perder! hehehe
Portanto provavelmente investirá em renda variável ou empreendedorismo, e aí rapaz, com certeza terá que estudar!

Vale a pena! Digo por experiência própria!
Nesse mês fazem 2 anos que "Saí da matrix" e de lá pra cá, foram simplesmente 760% em aumento de patrimônio, totalmente em Ativos!

Leia pelo menos 2 livros!
- Investimentos - Mauro halfeld
- Pai Rico Pai Pobre

No mais é isso! Abraço!
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Ao meu ver bolsa de valorez não é pra quem não entende de mercado/economia, pelo menos não nesse momento...

Bolsa é um negócio complicado bixo, muitos tentam, e pouquissimos lucram com isso... É melhor fazer o que sabe, ou aprender como faz!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

CãoBravo, mias uma vez muito obrigado! :D
junior30
Super Membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 19 Março 2007 à07 19:15

Mensagem por junior30 »

O muito legal este topico.

quem deseja fazer simulacoes de compra em venda de acoes tem o folha invest que eh muito bom, pois ultiliza acoes do indice IBOVESPA e as variacoes sao reais, eh uma forma de aprender a comprar e vender acoes alem de acompanhar o mercado e testar a performance cada 1.

ABS
Editado pela última vez por junior30 em 21 Outubro 2008 à45 16:35, em um total de 1 vez.
junior30
Super Membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 19 Março 2007 à07 19:15

Mensagem por junior30 »

F_Barata escreveu:Pra quem for investir em bolsa, esqueça das dicas das corretoras, vá por si prórprio, a chance de acertar sabendo o que está fazendo são muito melhores, do que ir na onda dos outros... Pelo menos vc acerta ou erra, e aprende com os seus erros e nao dos outros.

Investi uma época, mas precisa estudar muito, acompanhar direto os gráficos e aprender a lê-los.

Tb li uma penca de livros do pai Rico, e outros, é muito bom ler, muda sua cabeça na hora.

Parabéns ai Cao pelo texto, muito legal.
Fbarata como dizia o mega investidor multi milionario Warren Buffet "Wall street eh o unico lugar do mundo onde pessoas chegam de rolls roice pra darem seu dinheiro a pessoas que andam de metro investir"

ele falava isso com tom Ironico pois se formos pensar friamente nao faz sentido nenhum!!!!

ABS
Editado pela última vez por junior30 em 21 Outubro 2008 à56 18:09, em um total de 1 vez.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem