Galeria: Evolução dos Celulares

Categoria livre. Quer falar de qualquer coisa q não envolva 2 rodas, e tudo o q não se enquadra nas outras categorias...esse é o lugar.

Rafaeld-_-b
Membro
Mensagens: 986
Registrado em: 04 Agosto 2006 à59 10:12

Galeria: Evolução dos Celulares

Mensagem por Rafaeld-_-b »

É simplesmente incrível pensar que o celular, artigo que vinte anos atrás era considerado de luxo, passou a ser um item praticamente indispensável na vida das pessoas. E para atrair cada vez mais a atenção dos usuários, as empresas não cansam de adicionar novas funcionalidades.

Toda esta tecnologia partiu de aparelhos que conseguiram 'apenas' fazer e receber ligações. Vamos acompanhar como foi esta evolução neste review histórico do BABOO!

01 - 1973 a 1990 - Onde tudo começou!

Martin Cooper, antigo pesquisador da Motorola, é considerado o 'pai dos celulares'. Em Abril de 1973, ele realizou a primeira chamada em um celular, ligando para o rival Joel Engell, chefe de pesquisas da Bell Labs.

O protótipo usado foi aceito comercialmente nos EUA apenas 10 anos depois. Portanto, o Motorola DynaTAC 8000X foi o primeiro celular dos EUA - pesando quase 800g, medindo 25 cm de altura e com bateria pra 60 minutos de conversação.
Imagem

Enquanto isto, evidentemente outros países também investiam em redes para celulares e aparelhos próprios. A primeira rede para celulares totalmente funcional foi a NMT (Telefonia Móvel Nórdica), cobrindo Suécia, Noruega (a partir de 1981), Dinamarca e Finlândia (a partir de 1982). Como a rede era aberta, qualquer empresa poderia criar aparelhos compatíveis com a mesma.

O primeiro celular (no sentido atual da palavra) para a NMT foi lançado pela Nokia-Mobira Oy (hoje, apenas Nokia Mobile Phones, líder mundial de celulares. Como a rede NMT funcionava em vários países, ela foi a primeira que permitia o roaming internacional, e foi um dos pilares para a criação da rede GSM (Global System for Mobile Communications).

Hoje, o GSM é a tecnologia predominante em redes de celulares, sendo usada por mais de dois bilhões de aparelhos em 200 países.

Os celulares começaram a diminuir de tamanho a partir de 1989, com a chegada do Motorola MicroTAC, que pesava 290 gramas e tinha autonomia de até 90 minutos. Este modelo específico recebeu várias versões diferentes, que se diferenciavam por pequenas melhorias e/ou mudanças no display. Um deles (PT-550) foi o primeiro aparelho celular a chegar ao Brasil, em 1990
Imagem

02 - 1996 - O início do design

Em 1996, o Motorola StarTAC foi lançado, mostrando que o design também é importante neste mercado. Pesando apenas 88g , o StarTAC também foi marcado por ser o primeiro celular com alerta vibratório.
Imagem

03 - 1999 - Tecnologia WAP

A tecnologia WAP foi a primeira do gênero que permitiu que um aparelho celular ou um PDA acessasse a Internet. Os navegadores WAP permitem o mesmo tipo de navegação vista nos navegadores para computadores, com restrições devido ao tipo de aparelho que usa a tecnologia e ao tamanho da tela - tanto que sites vistos em navegadores WAP são feitos através da linguagem de formatação WML (e não HTML). O primeiro celular a suportar a tecnologia WAP foi o Nokia 7110.
Imagem

04 - 2000 - Cadê a antena?

Você pode perceber que todos os modelos citados até o momento apresentam uma visível antena na parte superior. O primeiro celular que aboliu a antena externa foi o Nokia 3210, lançado em 2000 - os designers agradecem!
Imagem

05 - 2001 - Sorria, você está sendo fotografado!

Hoje é extremamente difícil encontrar um celular que não tenha câmera digital (e alguém vai querer um?), e justamente por isto, ninguém pensa no primeiro celular com este recurso. Respondendo à pergunta, é o Sharp J-SH04, lançado em 2000 no Japão.
Imagem

06 - 2001 - Smartphone: o início comercial

O primeiro celular que pode ser considerado um smartphone real é o Kyocera QCP6035, lançado em 2001. Com 8 MB de memória e baseado nos sistemas dos PDAs da Palm, abriu as portas para o segmento extremamente bem sucedido de hoje, que uniu computadores de mão aos celulares. Dentre outros modelos iniciais de smartphones, podemos destacar a série Communicator da Nokia, o Ericsson R380 e Handspring Treo 180.
Imagem

07 - 2002 - Recursos por voz

A ativação de recursos por voz foi vista pela primeira vez no Danger Hiptop, lançado em 2002. Embora a funcionalidade seja rudimentar, o equipamento apresentava recursos para navegação Web e e-mails. Seu design também chamava a atenção, com a tela que girava 180 graus para revelar um teclado QWERT.
Imagem

08 - 2003 - Celular para todos!

As empresas de celular obviamente querem expandir seus mercados para todos os segmentos, e isto inclui países em desenvolvimento. Como símbolo deste raciocínio, podemos destacar o Nokia 1100, lançado em 2003. Além de apresentar um design resistente à poeira, foi uma unidade deste modelo que representou o bilionésimo aparelho da Nokia vendido
Imagem

09 - 2003 - A convergência que não deu certo...

Para competir com o cada vez mais popular Nintendo Game Boy Advance, a Nokia lançou seu N-Gage, com uma plataforma própria de games, porta USB, MP3 Player e outros recursos multimídia em 2003. Porém, seu design estranho e seu sucessor com menos funcionalidades (N-Gage QD) o tornaram um fracasso comercial.
Imagem

10 - 2004 - Design e funções juntos? melhor ainda!

Um dos celulares mais bem sucedidos na história da Motorola é o Razr V3. Seu design icônico e extremamente fino e seu conjunto de tecnologias (conexões USB e bluetooth, câmera VGA e dois displays coloridos) fizeram com que o Razr V3 fosse um fenômeno de vendas - até hoje ele é um dos celulares mais vendidos nos EUA.
Imagem

11 - 2005 - Motorola + Apple + iTunes... não, isto não é uma boa idéia!

Em 2005, a Motorola era líder do mercado de celulares e a Apple (com seu iTunes) era revolucionava o mercado digital de músicas. Que tal unir as duas tecnologias? O resultado prático deste idéia é o Motorola Rokr E1, primeiro aparelho com autorização a tocar músicas adquiridas na loja iTunes. Só que limitações impostas pela própria Apple impediam que mais de 100 músicas fossem carregadas no celular, o que afastou os usuários.
Imagem

12 - 2007 - O ápice da tecnologia

2007 foi um ano importante para mostrar que a convergência de tecnologias é totalmente possível no celular. No início do ano, a Apple mostra seu primeiro celular próprio, o iPhone (resultado de idéias que surgiram desde o fim da parceria com a Motorola). Embora o aparelho não tenha algumas tecnologias consideradas básicas em outros modelos, seu design, juntamente com a inovadora tecnologia multitouch (tela sensível a mais de um toque) o transformaram num fenômeno de vendas.
Imagem

Neste mesmo ano, a Nokia lançou o que até hoje é considerado o celular mais equipado do mercado, o modelo N95. A série N, lançada pela Nokia dois anos antes, tem o objetivo de representar os modelos mais bem equipamentos tecnologicamente, tendo como símbolo máximo o modelo em questão. O N95 é player multimídia, suportando vários formatos de música e vídeo, tem GPS integrado, Wi-Fi, câmera de 5.0 MP e acelerômetro (detector de movimentos).
Imagem

13 - 2008 - Cada vez mais novidades!

Neste ano, vimos várias versões melhoradas de aparelhos consagrados, como o Apple iPhone 3G e o Nokia N96 (sucessor oficial do N95, embora com mudanças que não agradaram a todos) e outras inovações (como o Motorola AURA e seu display circular) e o futuro Nokia N97, que promete unir a alta tecnologia de seus antecessores com smartphone com touchcreen da Nokia. Quem diria que este mercado começara com aparelhos que 'apenas' faziam e recebiam ligações...
Imagem
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Já tinha visto isso, muito legal, as a foto é de um N96 não N97 :mrgreen:
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Show de bola.

Bom, to contente, pois tenho o N95 8 Gb!!
Ali diz q é o celular mais equipado do mercado..
aehauehaeuh
Realmente é muito bom, depois q comprei ele, nao uso mais minha camera digital... vou em algum lugar q tenha Wirelles e pronto, já estou conectado no MSN ou aki no FLM.. hehehehehe.
To gostando muito mesmo

Abraços


Ps.: Ja tive um Tijorola (2ª Foto) e tb um Star Tac..(3ª Foto), depois parti p/ um Nokia 6120... ai p um Ericsson axo q era T 18d, algo assim... ehehehe Não faz mto tempo, mas se olhar pelo q temos hj.. esses eram pré-históricos
Vidigal
Super Membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 16 Dezembro 2006 à19 20:51

Mensagem por Vidigal »

Hoje em dia, ligar e receber ligações no celular, para alguns, é o de menos! :mrgreen:
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Massa mesmo! StarTac já foi moral hein? E alguém lembra do "Chroma"? PQP! Aquilo sim era moral! :lol:
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Croma na epoca era como iphone hoje em dia, lembro que meu irmao comprou um, noooooooooossa, era so o bixo atender o cel que a mulherada caia hehehehe, ai o croma comecou a dar pau e saiu o NEO, a nokia praticamente substituiu quem tinha croma por neo, lembro que meu irmao abracou o neo na faixa hehehe
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Rapá, eu tive meu primeiro celular em 1993 e foi um PT 550 igual ao da foto, e na época a gente comprava a linha que custava uma baba... Quem tinha um celular habilitado, pagava por ligação feita e também recebida... um verdadeiro absurdo !!! Eu tinha um colega que dizia assim: Daqui a algum tempo todo mundo vai ter celular e vão vender isso aí em banca de jornal !!! Bem, é só esperar prá ver o que ainda vai acontecer...
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

O primeiro lá, tem até 31/12/08 para regularizar o seu registro ...registro de armas....e providenciar um porte!!

:lol: :lol:
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

NESTOR/RS escreveu:O primeiro lá, tem até 31/12/08 para regularizar o seu registro ...registro de armas....e providenciar um porte!!

:lol: :lol:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

eh arma branca!! igual tamanco de mulher!!! :lol: :lol:


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

Nossa esse primeiro celular eu um colossos... :lol: :lol:
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Mensagem por Valentin »

Viva a evolução.... rsrs imagina hj em dia a gente usando aqueles tijolões com camera digital, acesso a internet...rsrsrs Ja tive um Chroma tb... era o TOP em celular...hj tenho um V3 :-?
Lance
Membro
Mensagens: 123
Registrado em: 25 Maio 2007 à17 15:03

Mensagem por Lance »

N96? Obsoleto perto deste:

NOKIA MORPH

A NOKIA está apostando em criar celulares ecologicamente corretos, e um dos projetos mais interessantes é o Nokia Morph, um celular conceitual que usaria nanotecnologia para ter um case flexível com uma tela transparente que poderia ser moldado na forma que o usuário precisasse.

Como praticamente todos os circuitos eletrônicos dentro do Nokia Morph seriam transparentes e flexíveis, este celular poderia ser torcido e esticado para formatos como um tablet ou até mesmo uma pulseira, sendo capaz inclusive de se limpar sozinho.

O projeto do Nokia Morph foi criado em parceria com a Universidade de Cambridge e um mock-up está em exposição no MoMA em Nova York. Saiba mais no site da NOKIA.


Imagem

Imagem

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/IX-gTobCJHs&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/IX-gTobCJHs&hl=pt-br&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

Parece uma tampa de privada :mrgreen:
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

synval escreveu:Rapá, eu tive meu primeiro celular em 1993 e foi um PT 550 igual ao da foto, e na época a gente comprava a linha que custava uma baba... Quem tinha um celular habilitado, pagava por ligação feita e também recebida... um verdadeiro absurdo !!! Eu tinha um colega que dizia assim: Daqui a algum tempo todo mundo vai ter celular e vão vender isso aí em banca de jornal !!! Bem, é só esperar prá ver o que ainda vai acontecer...
É Synval, me lembro que quando meu pai comprou o PT550 em 1992, a linha custou R$8,3k, e um Gol 1000 (lançamento na épocoa) custava R$6,6k :shock: O aparelho, não me lembro, mas era bem salgado também.

Outra: quando estava em viagem, tinha que ligar na telesp e solicitar o "Roaming" - isso mesmo - hoje em dia é Roaming automático, mas na época:

"Telesp, estou na antena de Piracicaba, por favor me transfira pra antena de Itu à partir das 10:30" - só pegava se você estivesse na antena onde seu número estava atracado.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Hoje eu tenho um celular da Nokia, nem sei o modelo, é da empresa eheh... Eu uso telefone para FALAR, o máximo que eu uso é a agenda.


Agora tem cada aparelho, tem tanta opção, só não tem crédito pra telefonar :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem