Construir um Kart Cross

Categoria livre. Quer falar de qualquer coisa q não envolva 2 rodas, e tudo o q não se enquadra nas outras categorias...esse é o lugar.

PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Construir um Kart Cross

Mensagem por PERUCH »

Galera, estava eu ontem la na praia pegando um sol e tomando umas geladas, qdo passa 2 pirralhinhos com uma especie de kart cross, era um chassi tipo de kart (maior) com motor de CG 125.

Há um tempo eu já tom com umas idéias loucas na cabeça, de montar um desses, porém mais caprichado, com motor de Falcon ou XT 600, quem sabe até de CB 500... não ia meter ele em trilhas, mas estradas de chão e na praia, só p/ brincar mesmo.

Aqui na minha região fica a fábrica da CHAPAM (em Urussanga/SC) e um dos donos nas horas vagas tem como hobby montar motos, isso mesmo, motos dignas de American Chopper.. heheh.

Então p/ o chassi, etc... eu falaria com ele e desenvolveriamos um projetinho legal.

Alguém aki já fez ou tem um treco desses ?

Será q vou gastar muito ?

Se alguem tiver algum projeto ae e puder me mandar eu fico mto grato.

Abraços
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Mensagem por rallyman »

Opa, cara aqui em casa tem 5 kart cross que correm no fim de semana, todos com motor de RD 135. Anda demais, mas demais mesmo, vou ver se posto um video mais tarde.

Todos foram feitos ai em Florianópolis - SC.

Segue ai umas fotinhas:

Imagem

Imagem

Imagem
Leandro-m
Membro
Mensagens: 365
Registrado em: 10 Setembro 2007 à47 21:15

Mensagem por Leandro-m »

Da uma olhada no fórum 4X4 Brasil q tem muita coisa
http://www.4x4brasil.com.br/forum/searc ... id=1448771
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

rallyman escreveu:Opa, cara aqui em casa tem 5 kart cross que correm no fim de semana, todos com motor de RD 135. Anda demais, mas demais mesmo, vou ver se posto um video mais tarde.

Todos foram feitos ai em Florianópolis - SC.

Segue ai umas fotinhas:

Imagem

Imagem

Imagem

Pow, q show de bola, ve se posta uns videos ae...

Mas eu kero com motor mais forte, mais torque... p/ encarar uma trilha light, pelo menos subir uns barrancos e tal.. heheheh
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Leandro-m escreveu:Da uma olhada no fórum 4X4 Brasil q tem muita coisa
http://www.4x4brasil.com.br/forum/searc ... id=1448771
Valeu Leandro, já to dando uma fuçada no site.

Obrigado ae galera
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Putz... me assustei agora.

Mandei um e-mail p/ a tal de Cross Race pedindo orçamento, o tal do Piranha com motor 400cc sai por R$ 10.400,00 e o ARANHA II 400 (top) sai por R$ 15.000,00

Achei q fosse bem mais barato esses brinquedos..
aehaeuhaeuae
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Mensagem por rallyman »

O custo para manter uma coisa dessas tambem não é nada agradavel...
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Eu sempre dou esse conselho a quem me pergunta: "compra um usado não tenta fazer que voce acaba gastando mais"
E se voce compra um usado de "marca" voce consegue vender depois, um feito é bem mais complicado. Só que a maioria dos usados são os que correm capeonatos, na maioria 135 rd e 250 Tornado.
http://www.kart-cross.com/classificados.htm
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Um colega meu tinha 2. Ambos com motor de DT180 na época.

Pra comprar é baratinho.... agora pra manter é outra história.

Tem um cara de Nova Odessa-SP, aqui pertinho, que na época tinha 1 kart e 6 motores de DT200. Cada um com preparação diferente, de acordo com as pistas do campeonato paulista.


PERUCH, não é querendo desanimar, mas essa coisa é pra andar em terreno plano, circuito fechado, não dá pra encarar essas trilhas light ou subir barranco. Ele bate embaixo.

Também acho que um motor mais pesado tira a "ciclística", porque as curvas têm de ser contornadas na base da derrapagem controlada, daí uma traseira mais pesada complica a pilotagem.

Ivan Luiz, dá uns palpites aí cara.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

o IVAN q tinha q dar uns palpites msm!

mas um "carrinho" desses com motor de xt600 ou entao com um de CB ia ficar ANIMAL!
Igor_Ruiz
Membro
Mensagens: 465
Registrado em: 04 Novembro 2007 à50 15:42

Mensagem por Igor_Ruiz »

Nossa muito da hora meu esses kart.

eu tenho um amigo que construiu uma gaiolinha.
ficou da hora, sei que nao tem nada haver com o assunto de kart com gaiola.
mais ele mesmo que construiu passo a passo.
ele deve manjar de fazer isso.
Canivas
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 24 Outubro 2006 à48 11:41

Mensagem por Canivas »

PERUCH, eu to pensando em falar com o Juça ou o Jaimar ou o Janio mesmo ve se eu consigo fazer a estrutura de um trike, queria montar um pra dar umas voadas na praia. A parada do kart pra eles é facinho facinho. Se quisesse um motor de RD acho que até conseguiria mais ai tu teria que comprar a moto toda, o cara da oficina aqui na frente de casa pegou uma em troca de serviço #-o auhauah.
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Juliano escreveu:Um colega meu tinha 2. Ambos com motor de DT180 na época.

Pra comprar é baratinho.... agora pra manter é outra história.

Tem um cara de Nova Odessa-SP, aqui pertinho, que na época tinha 1 kart e 6 motores de DT200. Cada um com preparação diferente, de acordo com as pistas do campeonato paulista.


PERUCH, não é querendo desanimar, mas essa coisa é pra andar em terreno plano, circuito fechado, não dá pra encarar essas trilhas light ou subir barranco. Ele bate embaixo.

Também acho que um motor mais pesado tira a "ciclística", porque as curvas têm de ser contornadas na base da derrapagem controlada, daí uma traseira mais pesada complica a pilotagem.

Ivan Luiz, dá uns palpites aí cara.


O peso do motor não é problema, em Portugal e França eles usam motor de motos 600 e 1000 cc 4cilindros. As pistas de kartcross são realmente planas ( pra andar na praia deve ser otimo). Os kart homologados que correm campeonatos, não se adaptariam bem as trilhas devido ao centro de gravidade baixo, a estrutura não ser reforçada o bastante para aguentar saltos constantes, e principalmente o tamanhoa reduzido das rodas. A maioria das peças usadas num kartcross são artesanais, o que torna complicado pra se fabricar um kart só, tem que se fazer um varios gabaritos pra montar peças como as bandejas de suspenção. Ao contrário do que todos pensam a parte mais facil é montar a gaiola, tendo uma curvadeira de tubos voce arma com dois dias tranquilo ( de preferencia se tiver um do lado para copiar), a dificuldade começa nos detalhes, suspensões, pedais, acionamento de cambio, direção...
Uma estrutura bem feita com um motor 4 tempos original só da mecanica em caso de acidentes. Os primeiros karts que montei, usavam motor Strada originalzinho, nas tardes de sádado não paravam, descia um subia outro, e nunca quebravam. Os problemas começam quando voce resolve dar uma mechidinha no motor. Os dois tempos dão muita mecanica e aqui no Paraná estão em extinção. Todos que conheço que compraram um kart só "pra dar umas brincadas no fim de semana" acabaram contagiados pelo "virus" das competições. É um ciclo vicioso: a primeira vez que voce entra dentro vai querer ficar fazendo zerinho e dando "cavalo de pau", depois que voce já tiver dado todo tipo de rodada possivel, voce vai querer achar uma pistinha pra dar umas voltas, na hora que voce achar que já ta bão, vai querer disputar com mais alguem, ai voce começa se achar o próprio shummy, aí meu amigo quando menos esperar se tá competindo.
Se for pra uso meio "rural" acho que seria melhor partir para peças de carro, rodas aro treze de uno(os piranhas e aranhas usam pneu de quads, carissimos), opala e chevete tem bandejas dianteiras que poderiam ser aproveitadas. Já tem mais de seis anos que mecho com esses karts, então tenho uma boa noção do que funciona e o que não funciona num kart, qualquer coisa dá um grito!
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

PERUCH escreveu:Putz... me assustei agora.

Mandei um e-mail p/ a tal de Cross Race pedindo orçamento, o tal do Piranha com motor 400cc sai por R$ 10.400,00 e o ARANHA II 400 (top) sai por R$ 15.000,00

Achei q fosse bem mais barato esses brinquedos..
aehaeuhaeuae
Tá doido, coisa mais cara...
Tem um cara aqui em são josé-sc (seu hipólito) que tem uma empresa especializada em fabricação de armações pra gaiolas de vários modelos, tudo no gabarito, coisa top.. meu cunhado pagou R$4.500,00 numa armação de competição pra um piloto só, depois pagou R$2.500,00 num motor GM 2.4 da s10 se ñ me engano ano 2004. Além disso teve que comprar as rodas, banco, amortecedores, e mais um monte de detalhes, só sei que ele tá terminando agora e vai sair +- R$ 12.000,00. Os caras aqui investem bem mais alto que isso, foi organizado o campeonato auto cross litorâneo pra reunir essa turma, e toda etapa lota

Peruch, quer ver o que é bola de fogo vai lá na fenajeep que tem todo ano em brusque, é a maior festa do brasil!! Chega a vir cegonha lotada de gaiola de SP, RJ, MT, de tudo quanto é canto.. acho que deve ser beem mais legal que o kartcross, só que dá bem mais manutenção, e é mais complicado pra se tranportar...

Gaiolinha motor AP turbo

Imagem
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Quando começou esse negócio de gaiola por aqui, um quadro completo custava em torno de $500 à $800. Hoje tem uma oficina que fabrica os mesmos com gabarito, solda MIG, etc. na faixa dos 7k.

No começo a gente rachada a gasolina, arrumava uns penus de pickup velho, tudo com motor 1300 de fusca, parecia motor diesel de tanto que queimava óleo.


Agora, é só AP 1.8 turbo, tudo forjado, pneu biscoito, etc. Tem gaiola com motor de fusca 2.4 big block, injetada com 8 bicos, etc.

Esse tipo de coisa é assim mesmo, começa na boa, só pra se divertir, quando menos se espera......
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem