[DÚVIDA] afiador de faca

Categoria livre. Quer falar de qualquer coisa q não envolva 2 rodas, e tudo o q não se enquadra nas outras categorias...esse é o lugar.

Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

[DÚVIDA] afiador de faca

Mensagem por Juliano »

Fala moçada, tenho passado um perrengue com umas facas aqui em casa.

Quem usa aqueles afiadores elétricos? O negócio é bom mesmo ou só vou enfiar $$ no Tú????
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: [DÚVIDA] afiador de faca

Mensagem por Marcel 2T »

O melhor jeito é o manual... esses amoladores geralmente são muito violentos e pra perder uma boa faca é facinho!
Esse cara do vídeo tem mais 4 vídeos ensinando a amolar cada um dos tipos de corte de faca, assisti os 5 a algum tempo e os vídeos são muito bons, ótimas explicações que deixa mais fácil* pra aprender a amolar.
esse é o primeiro dos 5 vídeos, se vc ta pelejando com as facas, compensa muito ver todos eles.

phpBB [video]
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: [DÚVIDA] afiador de faca

Mensagem por Matsui »

nada melhor que uma boa pedra bem finhinha, pode ser aquelas de rio, e um pouco de paciencia para se aprender a afiar da maneira correta.
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: [DÚVIDA] afiador de faca

Mensagem por Rushdb »

Juliano, depende do seu nível de saco pra amolar e do resultado que vc quer....
Se vc tiver pouco saco, recomendo um amolador da Tramontina. Tem um cabo e 2 ranhuras, procura no google por amolador diamantado tramontina.

Se vc tiver saco, compra uma pedra mesmo, daquelas "dupla face" tipo carborundum.
E se vc tiver saco e quiser uma faca que corta até cabelo do braço, compra uma pedra grit 1000 ou 3000, e uma grit 8000 ou 10.000...

Eu não uso chaira... prefiro usar pedra (boa) mesmo...
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: [DÚVIDA] afiador de faca

Mensagem por Marcel 2T »

O negócio é que esses amoladores só fazem um tipo de corte né... dependendo da faca vc estraga ela. Por isso aconselho assistir ao menos esse primeiro vídeo que eu postei ali em cima pois fala de cada tipo de corte !
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: [DÚVIDA] afiador de faca

Mensagem por Rushdb »

Marcel 2T escreveu:O negócio é que esses amoladores só fazem um tipo de corte né... dependendo da faca vc estraga ela. Por isso aconselho assistir ao menos esse primeiro vídeo que eu postei ali em cima pois fala de cada tipo de corte !
Concordo, mas na prática é muito difícil vc matar uma faca porque amolou errado... Vc pode até comer a faca demais, deixar a cunha irregular, e tal, mas é faca barata... No final ela tem de cumprir seu papel de cortar uma carne sem mascar e pronto... Se alguem tiver preocupadíssimo com a faca, é pq usa faca de mil pratas... E quem tem faca cara, curte o assunto e já sabe do caminho das pedras...
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: [DÚVIDA] afiador de faca

Mensagem por Juliano »

Eu tenho um afiador manual e uma pedra, aquela que chamam de "canoa", mas sinceramente não tenho saco para ficar 2 horas amolando faca. Já visitei alguns frigoríficos, na linha de produção eles utilizam um afiador elétrico, são duas passadas, uma para afiar e outra para dar acabamento - o corte dura meio turno, ou seja, até 4 horas!

Estava pensando em comprar um igual, porém em escala reduzida. Esse do vídeo abaixo custa 300 Lulas.

http://m.youtube.com/watch?v=0roB-teFc_A" onclick="window.open(this.href);return false;
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: [DÚVIDA] afiador de faca

Mensagem por Rushdb »

Po, pega o da Tramontina então...
Umas 10 punhetadas com a faca nele e tá zero... Gasta meio minuto.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: [DÚVIDA] afiador de faca

Mensagem por Matsui »

pra cortar carne o fio dura mesmo, o que faz o fio nao durar e cortar a tabua de carne os ossos e outras coisas....

mas depois que pega as manhas e rapidinho 30 sg vc afia a faca.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: [DÚVIDA] afiador de faca

Mensagem por PERUCH »

Quanta frescura tchê!!!

Qto to fazendo um churras que a faca tá meio cegueta eu acho qqer coisa grosseira... até uma pedra, ou calçada de concreto.. pode não ficar uma coisa linda, mas garanto que afia pacas, ou bom mesmo é uma lixa 1000... só da umas passadas que fica q é uma navalha.... mas isso na emergência...

Em casa eu uso akela pedra com 2 lados.. um mais grosso para afiar e um para dar acabamento e manter o fio...

E olha q eu gosto das minhas facas, tenho umas 5 lá q são xodós...

Tenho umas 3 chairas lá.. mas sei lá.. nao consigo gostar de afiar com elas... parece q não pega fio na faca...
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: [DÚVIDA] afiador de faca

Mensagem por PERUCH »

Ah, so pra complementar....

Comprei uma faca de cerâmica lá no dx.com pensa numa faca q corta... uso em casa p fatiar uns bifes, etc... mas vale a pena... não sei qdo perder o fio.. mas já tenho ela há um ano mais ou menos e uso bastante, corto carne, cebolas, tomates, bacon, etc....
to gostando mto dela...
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: [DÚVIDA] afiador de faca

Mensagem por jjacob »

Eu também comprei umas facas e um descascador de batata de cerâmica no dx, mas uma delas já reduziu o fio dai comprei um afiador de faca de cerâmica e assim a faquinha voltou a cortar, mas não como quando era nova.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: [DÚVIDA] afiador de faca

Mensagem por Juliano »

Na emergência eu afio a faca até na guia da calçada também.

Peruch / Jacob, por acaso ainda tens o link da faca de cerâmica?
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: [DÚVIDA] afiador de faca

Mensagem por jjacob »

Tem um monte, é só escolher a cor.

http://dx.com/s/ceramic+knife
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem