Escapamento esportivo para STX Motard
Escapamento esportivo para STX Motard
Desculpem-me por não colocar fotos das etapas da construção. O pessoal aqui do fórum pediu pra eu fazer este DIY depois que o abafador já estava pronto.
Material:
- 1 cano de galvanizado de 43cm de comprimento e 4" de diâmetro interno.
- 1 cano perfurado de 45cm de comprimento e 2" ou 1+7/8" de diâmetro externo (cano interno de abafador ou silencioso de carro).
- 2 bolachas de ferro de 4" de diâmetro externo e 2" ou 1+7/8" de diâmetro interno (dependendo do diâmetro do cano perfurado). Uma com 1cm e outra com 2cm de espessura. Elas servirão de tampas para o abafador.
- 1 peça tronco-cônica de ferro (ou luva) com diâmetros internos de 1¼" e 2" nas extremidades.
- 1 tubo de lã de vidro com 40cm de comprimento e diâmetros de 4" e 2".
- 4 parafusos de 3/16" x 18mm.
- 1 abraçadeira de 2".
- 1 chapa de ferro de 1/8" de espessura para a confecção dos suportes (ou 2 abraçadeiras de 4" para fixação de escapemento).
- 1 lata de spray preto fosco de alta temperatura.
Confecção:
- Soldar a bolacha de 2cm em uma das extremidades do cano perfurado, deixando sobrar alguns mm de cano do outro lado da mesma.
- Abrir cortes longitudinais na extremidade de 1¼" da peça tronco-cônica para que a abraçadeira de 2" consiga vedar bem o encaixe no cano de escape.
- Remover o silencioso original e encaixar a peça tronco-cônica (ou luva) no cano de escape. Encaixar o cano de 4" na bolacha de 2cm e ajustar o ângulo que deve ficar o abafador. Os mm de sobra do cano perfurado devem encaixar por dentro da peça tronco-cônica para a soldagem. Para isso, a peça deve ser cortada no ângulo desejado.
- Remover o cano de 4" e soldar a peça tronco-cônica no cano perfurado e na bolacha.
- Soldar a bolacha de 1cm na extremidade do cano de 4". (conjunto 2)
- Vestir a lã de vidro em volta do cano perfurado. (conjunto 1)
- Vestir o conjunto 2 no conjunto 1, fazer os 4 furos com broca de 5/32" em volta do cano de 4" para a fixação dele na bolacha de 2cm de forma que ela também seja perfurada (centros dos furos 1cm distantes da extremidade do cano). Abrir roscas de 3/16" nos furos e colocar os parafusos.
- Recortar e moldar os suportes para que sejam soldados no cano de 4" nas posições corretas de fixação na moto. (Podem ser substituídos pelas abraçadeiras de 4" para fixação de escapamento. A Roncar vende abraçadeiras, mas não sei dizer o diâmetro delas)
Abafador pronto!
- Pintar o abafador com o spray e esperar o tempo de secagem. (seguir as instruções do fabricante)
- Montar o conjunto na moto e fixar a peça tronco-cônica no cano de escape com a abraçadeira de 2".
- Ligar a moto, regular a entrada de ar do carburador enriquecendo a mistura e sair pra curtir de abafador novo.
O resultado final é esse:
Ronco gravado com o escapamento oringinal
http://geocities.yahoo.com.br/gablopes/ ... iginal.mp3
Ronco gravado com o abfador novo
http://geocities.yahoo.com.br/gablopes/ronco_novo.mp3
*A qualidade não está lá essas coisas... Gravei com meu celular.
Tomara que tenham gostado. Quem tiver alguma dúvida é só mandar e-mail, PM ou adicionar no Messenger.
Abraços!
Material:
- 1 cano de galvanizado de 43cm de comprimento e 4" de diâmetro interno.
- 1 cano perfurado de 45cm de comprimento e 2" ou 1+7/8" de diâmetro externo (cano interno de abafador ou silencioso de carro).
- 2 bolachas de ferro de 4" de diâmetro externo e 2" ou 1+7/8" de diâmetro interno (dependendo do diâmetro do cano perfurado). Uma com 1cm e outra com 2cm de espessura. Elas servirão de tampas para o abafador.
- 1 peça tronco-cônica de ferro (ou luva) com diâmetros internos de 1¼" e 2" nas extremidades.
- 1 tubo de lã de vidro com 40cm de comprimento e diâmetros de 4" e 2".
- 4 parafusos de 3/16" x 18mm.
- 1 abraçadeira de 2".
- 1 chapa de ferro de 1/8" de espessura para a confecção dos suportes (ou 2 abraçadeiras de 4" para fixação de escapemento).
- 1 lata de spray preto fosco de alta temperatura.
Confecção:
- Soldar a bolacha de 2cm em uma das extremidades do cano perfurado, deixando sobrar alguns mm de cano do outro lado da mesma.
- Abrir cortes longitudinais na extremidade de 1¼" da peça tronco-cônica para que a abraçadeira de 2" consiga vedar bem o encaixe no cano de escape.
- Remover o silencioso original e encaixar a peça tronco-cônica (ou luva) no cano de escape. Encaixar o cano de 4" na bolacha de 2cm e ajustar o ângulo que deve ficar o abafador. Os mm de sobra do cano perfurado devem encaixar por dentro da peça tronco-cônica para a soldagem. Para isso, a peça deve ser cortada no ângulo desejado.
- Remover o cano de 4" e soldar a peça tronco-cônica no cano perfurado e na bolacha.
- Soldar a bolacha de 1cm na extremidade do cano de 4". (conjunto 2)
- Vestir a lã de vidro em volta do cano perfurado. (conjunto 1)
- Vestir o conjunto 2 no conjunto 1, fazer os 4 furos com broca de 5/32" em volta do cano de 4" para a fixação dele na bolacha de 2cm de forma que ela também seja perfurada (centros dos furos 1cm distantes da extremidade do cano). Abrir roscas de 3/16" nos furos e colocar os parafusos.
- Recortar e moldar os suportes para que sejam soldados no cano de 4" nas posições corretas de fixação na moto. (Podem ser substituídos pelas abraçadeiras de 4" para fixação de escapamento. A Roncar vende abraçadeiras, mas não sei dizer o diâmetro delas)
Abafador pronto!
- Pintar o abafador com o spray e esperar o tempo de secagem. (seguir as instruções do fabricante)
- Montar o conjunto na moto e fixar a peça tronco-cônica no cano de escape com a abraçadeira de 2".
- Ligar a moto, regular a entrada de ar do carburador enriquecendo a mistura e sair pra curtir de abafador novo.
O resultado final é esse:
Ronco gravado com o escapamento oringinal
http://geocities.yahoo.com.br/gablopes/ ... iginal.mp3
Ronco gravado com o abfador novo
http://geocities.yahoo.com.br/gablopes/ronco_novo.mp3
*A qualidade não está lá essas coisas... Gravei com meu celular.
Tomara que tenham gostado. Quem tiver alguma dúvida é só mandar e-mail, PM ou adicionar no Messenger.
Abraços!
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- Mega Membro
- Mensagens: 5213
- Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43
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- Super Membro
- Mensagens: 1808
- Registrado em: 21 Novembro 2005 à13 11:06
Nada a reclamar da performance dela. Não é um motor muito forte, mas também não deixa a desejar. A suspensão e a dirigibilidade são pontos fortíssimos nessa moto.franhaydin escreveu:hehehe - bem loucaaaa - mas e aí - pela cara da motoca ta metendo ela na pisca - como é a performance dela? e melhorou o rendimento com o escape novo?
abs
Fran
Depois do escape modificado o rendimento melhorou sensivelmente.
ficou muito bom mesmo! gostei do acabamento em preto fosco!!!
eu fiz um pra minha tw com essas mesmas medidas, soh que fiz em inox. ficou muito bom tb. o ronco chega a incomodar, muito alto!
soh naum precisei fazer esse esquema da luva, ja cortei o cano de inox chanfrado, de maneira que pudesse usar o "acoplamento" do cano original.
depois que jah tava quase pronto, um amigo deu a ideia de fazer em aluminio!! eu idiota nem pensei nisso :o !! naum tem problema depois faco um ed aluminio! :D
eu fiz um pra minha tw com essas mesmas medidas, soh que fiz em inox. ficou muito bom tb. o ronco chega a incomodar, muito alto!
soh naum precisei fazer esse esquema da luva, ja cortei o cano de inox chanfrado, de maneira que pudesse usar o "acoplamento" do cano original.
depois que jah tava quase pronto, um amigo deu a ideia de fazer em aluminio!! eu idiota nem pensei nisso :o !! naum tem problema depois faco um ed aluminio! :D
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