Guia de Manutenção: Vazão da Torneira de Combustível

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
Alex Fox
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 14 Setembro 2005 à32 10:42

Guia de Manutenção: Vazão da Torneira de Combustível

Mensagem por Alex Fox »

Guia de Manutenção: Vazão da Torneira de Combustível


A moto não tem mais o mesmo rendimento. Torna-se lenta na retomada. Não alcança mais a velocidade final de antes e surge um barulho de batida de pistão.

Diante deste relato do proprietário da moto, o mecânico imediatamente reconhece os sintomas de falta de combustível e diagnostica a limpeza do carburador.

Após o serviço pronto, o proprietário dá uma volta com a moto, mas os efeitos continuam os mesmos, ou seja, não houve melhora.

Ocorre que muitas pessoas (entre elas, mecânicos) esquecem que a torneira de combustível pode ser a responsável por esses sintomas.

O mecânico ou proprietário retira a mangueira de combustível do carburador e a abre a torneira: "Está saindo gasolina, então a torneira está OK!"

Será mesmo?



Alguém já parou para pensar que a torneira é projetada para vazar certa quantidade de combustível, sendo esta quantiodade diferente para cada modelo de moto?

Pois saibam meus queridos leitores que a torneira de gasolina é projetada para oferecer uma vazão com base na giclagem do carburador. E, que existe um cálculo muito simples para determinar quanto essa torneira deve despejar de combustível ao sedento carburador.

De modo simplista, podemos definir gicleur (ou giclê) como sendo um parafuso com um furo no seu centro, que permite a passagem de combustível vindo da cuba do carburador. Os carburadores mais simples possuem dois gicleurs: O de baixa, responsável pela marcha lenta da moto e o de alta, responsável pela aceleração da moto. Mas isso fica para um próximo tópico.

O Cálculo:

A equação para definir a vazão da torneira de combustivel, necessita que saibamos de dois valores do carburador de nossas motos: O número do gicleur de baixa e o de alta.

Tendo em mãos esses valores, aplicamos na seguinte equação:

Vz = 2X (GA + GB)
Onde: Vz - Vazão;
GA - gicleur de alta;
GB - gicleur de baixa

Ou seja, a vazão da torneira de combustível é a soma dos valores do gicleur de alta e o gicleur de baixa, multiplicado por 2.

Exemplo:

Vou tomar por base a minha YAMAHA DT 180. Sei que o gicleur de alta é #180 e o gicleur de baixa é #30. Aplico esses valores na equação:

Vz = 2X (GA + GB)
Vz = 2X (180 + 30)
Vz = 2x ( 210)
Vz = 2x 210
Vz = 420

Chegamos ao número 420. Mas o que significa esse número?
Ele determina que a torneira de combustível da YAMAHA DT 180 deve ter uma vazão de 420cc por minuto.

Aí o amigo mais curioso pergunta: E quando a moto tem dois carburadores?

Respondo: Neste caso, deve-se somar em dobro os números dos gicleurs, caso seja um motor bicilindro.

Exemplo: Utilizarei os dados da YAMAHA RD 350, que tem um motor de dois cilindros e dois carburadores. O gicleur de alta desta moto é o #250 e o de baixa é #27.5.

Aplicando na equação:

Vz = 2X (GA + GB)
Vz = 2X ({250 + 250} + {27.5 + 27.5})
Vz = 2X (500 + 55)
Vz = 2X (555)
Vz = 2X 555
Vz = 1110cc/min.

Pronto. Agora é só pegar os dados dos gicleurs da sua moto e fazer os cálculos.

A seguir, pegue um recipiente graduado (mamadeira, pipeta, copo de culinária), um relógio e veja se a torneira de combustível da sua moto está com a vazão correta.

Abra a torneira ao mesmo tempo em que inicie a cronometragem. Cronometre um minuto e veja quanto combustível vazou da torneira.
Para evitar ter que esperar a vazão em um minuto, faça em 30 segundos. Depois é só multiplicar a quantidade de combustível que vazou por dois e saberá o valor da vazão por minuto.

Se a vazão for infeiror ao valor de seu cálculo, é necessário fazer a retirada da torneira do tanque e efetuar uma limpeza.

Um abraço!


Direitos Reservados: O texto só pode ser reproduzido sob autorização expressa do autor e desde que citados o autor, a obra e a fonte. (Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).
igor.mr
Membro
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Outubro 2005 à40 16:51

Mensagem por igor.mr »

Esse cálculos de gicles, tb podem ser aproveitados para ter uma idéia do consumo, correto ?
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Fiz os calculos:

Moto DT 180

Giclagem: Baixa #30 e Alta #170

Então a vazão da torneira deve ser 400cc ou mL por minuto correto?

Até ai tudo bem, peguei o cronometro tirei a mangueira na ponta do carburador (mantendo o filtro de gasolina) e medi, em minuto deu 200mL mais ou menos.

Dai tirei a mangueira fora deixei só na torneira, fiz de novo e em um minuto deu mais de 450mL

E agora? O que faço?

Deixo sem filtro com mangueira direto, ai dá mais ou menos 400mL por minuto.

Se coloco o filtro dá a metade...
Alex Fox
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 14 Setembro 2005 à32 10:42

Mensagem por Alex Fox »

Na verdade, o cálculo gera um valor que é a quantidade mínima de vazão da torneira. Sua moto pode ter a torneira com a furação interna maior, para dar mais vazão. isso é comum de se fazer, quando se prepara um motor e se necessita de mais combustível.
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

Muito legal, soh nao intendi uma paradas: vc disse k a unidade eh: 420cc por minuto

Esses cc, sao centrimetro cubico, certo? como k agente sabe quantos cc tem em um ml?
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Bessa,

1cm³ = 1cc (centimetro cubico) = 1mL

Exemplo, o volume do cilindro de sua moto, 250cc, ou seja 250mL

Outro exemplo, carro 1.0, 1000cc, por isso que chamam também de motor 1L.
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

EvandroMM escreveu:Bessa,

1cm³ = 1cc (centimetro cubico) = 1mL

Exemplo, o volume do cilindro de sua moto, 250cc, ou seja 250mL

Outro exemplo, carro 1.0, 1000cc, por isso que chamam também de motor 1L.
perfeito
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

proelton escreveu:Não esquecam
quando forem mudar a alimentação do carburador, meçam na cuba a vazão.
O furinho que dá acesso da gasolina para o carburador é muito pequeno, o menor de todo o caminho da gasolina até ali
Imagem
me empolguei e fiz um desenho hehe
Bem lembrado cara! Mas e vc tem idéia de como calcular esta vazão?
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2108
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Mensagem por Valentin »

Depois de ver esse topico vou dar uma olhada na vazao do bura da minha moto... acho legal medir com e sem o filtro de gasolina tb :D
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

Que irado esse tópico. Vou fazer esse teste com a minha tornado. Acho que pode ser esse o problema que está acontecendo comigo quando estico, por exemplo, uma quinta marcha por muito tempo ela "falha", "morre"... sei lá como dizer... como se fosse falta de combustível.
Pedroizabel
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Abril 2009 à01 15:16

Mensagem por Pedroizabel »

vou fazer isso neste final de semana...vamos ver o que vadar...aehEhiaeiho
Alex Fox
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 14 Setembro 2005 à32 10:42

Mensagem por Alex Fox »

Galera, só uma dica:

Esse esuema que passei se refere aos carburadores Mikuni, ok?

Para os Keihim (Tornado e outras Honda) não sei se serve.

Abraço!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem