Guia Freio hidráulico - Sangrar e resolver o freio murcho!

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

excelente post! É do jeito que eu faço, com duas diferenças:

eu nao aperto o manete apenas 1 vez para sangrar, eu aperto umas 10 ou mais vezes antes de abrir o parafuso sangrador...

para por fluido, uma seringa grande, colocando o fluido de baixo pra cima tb funciona q é uma maravilha... Mas é sempre bom desmontar para limpar o pistao, ali junta sujeira, o freio fica uma droga se estiver todo sujo e já que está colocando fluido novo... pq nao limpar direitinho né?

-- spode
Gustavo.M
Membro
Mensagens: 462
Registrado em: 06 Fevereiro 2007 à24 07:05

Mensagem por Gustavo.M »

Parabéns!Excelente o tópico! =D> =D>
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

MUito Bom o Tópico.
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

excelente DIY elton..parabens!
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

Cara Parabens................Topico exelente.............

Realmente esse topico ficou irado, ja ateh salvei na minha pasta...............faca mais desse.......

Abs
Prisco
Membro
Mensagens: 240
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à17 12:51

Mensagem por Prisco »

Muito bom!!! parabens
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Para não ter que apertar o parafuso da sangria cada vez que for soltar o manete eu uso uma mangueira um pouco maior e a coloco de forma que suba ate uns 20cm acima do parafuso, dai sim ela desce e vai pra uma bacia. Assim aperto o manete e o solto vagarosamente, e o oleo volta para dentro da pinça mas o ar sobe. É bom tambem soltar apenas um pouquinho o parafuso, para que o oleo encontre um pouco de dificuldade para passar.
Andre #22
Membro
Mensagens: 974
Registrado em: 06 Fevereiro 2007 à39 10:32

Mensagem por Andre #22 »

=D> =D> =D> bom mesmoo
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Puts show de bola msm viu =D> =D> =D>
Andatrilho
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 02 Fevereiro 2007 à27 00:37

Mensagem por Andatrilho »

proelton, Vc é o cara .
ricardo xt600
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 01 Maio 2006 à41 22:14

Mensagem por ricardo xt600 »

parbens pela iniciativa =D> =D> =D> =D> =D> =D>
PedroMC
Membro
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Janeiro 2007 à06 14:55

Mensagem por PedroMC »

=D> VALEU PELA DICA....
pedrohrios
Super Membro
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15

Mensagem por pedrohrios »

a agora ficou facil,entendi bastante,mas eu queria saber de qto em qto tempo seria bom drenar todo o fluido e por um novo,e se eu for completar,e so eu abrir a tampinha do burrinho de freio e completar ate o nivel ,fechar e bombar pra descer? e ai se ele fikar murcho,eu abri la na sangria e fasco esse processo da mangueirinha neh? depois q eu fizer isto da mangueirinha,dentro da mangueirinha vai estar somente ar ou vai vir um poko de fluido tb? foi mal tantas perguntas :mrgreen: :mrgreen:
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

ops irmao, vc tem que trocar o fluido uma vez por ano, ele absorve água (altamente higroscopico, como os engenheiros gostam de falar!) e perde eficiencia!

-- spode
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Muito bom, ta subindo o nivel do forum!
Luigi
Membro
Mensagens: 907
Registrado em: 26 Setembro 2006 à08 07:43

Mensagem por Luigi »

Elton, pelo ar
Minha moto tá 7 anos com o mesmo fluido e mangueiras, já passou da hora de trocar mas tá bom o freio :mrgreen:
DMSB
Membro
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Julho 2007 à04 17:39

Mensagem por DMSB »

Uma pergunta: Se eu quiser "lavar" o sistema antes de trocar o óleo. Tipo tirar todo o óleo velho antes de colocar o novo. Como devo proceder?
Já ouvi gente dizendo pra reitar o fluido, colocar álcool (deste de casa mesmo) e sangrar o sistema todo. Deixar alguns minutos pra evaporar e depois colocar o fluido novo.
Alguem sabe me dizer se isto está certo?
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

Nao sei por onde entra a agua, mas o fluido vai ficando escuro... Acho que a vedação não é perfeita, principalmente ao redor dos pistoes...

-- spode
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

mermão, nunca, nunca, nunca, absolutamente *nunca* bote nada no sistema de freio que nao seja fluido de freio... Se vc quer lavar (pra q, nao sei), use fluido... alcool de supermercado é quase metade agua, vc nao quer agua no seu fluido de freio em hipotese alguma...

-- spode
DMSB
Membro
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Julho 2007 à04 17:39

Mensagem por DMSB »

Pois é. perguntei porque achei estranho. Muito estranho pra ser sincero. Minha moto agora é zero, então não vou ter este problema, mas lembro que na minha CR o oleo sujava bastante. Acho que entra alguma coisa de pó ali pelos pistoes mesmo.
Eu sempre "lavava" com fluido (dot 3 porque sou pão duro) e depois deixava sangrar tudo e colocava o dot5.
Obrigado pela ajuda.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem