Trocar Oleo de motor, transmissão e filtro de oleo da CRFX

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Trocar Oleo de motor, transmissão e filtro de oleo da CRFX

Mensagem por bessa27 »

Galera, isso ai serve pra toda linha Honda..................eu ia trocar essas paradas hj, e nao tinha muito oque fazer, resolvi tirar umas fotos pros novatos e tal............bom, vamo lah...........


Primeiro vc tira a protecao do motor esquerdo, para que a tampa do filtro de oleo possa sair.....

Imagem


Depois tire a tampa do oleo do motor (a que tem a vareta), pra deixar entrar o ar e drenar todo o oleo

Imagem


Deite embaixo da moto do lado direito, e veja a tampa de drenagem (parafuso)

Imagem

Eh aconselhavel usar uma luva, pra facilitar a limpesa da mao depois........solte com uma chave, e depois desrosqueie com a mao...

Imagem

deixe cair o oleo numa vasilha......

Imagem

Ai vai uma dica: As vezes fica um pouco de oleo no meio das engrenagens, e pra quem eh perfeccionista, e deseja ter o maximo de oleo velho fora de sua moto faca o seguinte: Se tua moto tiver partida no pe, de umas 5 ou 7 pedaladas devagar, vc vai ver k vai sar muito oleo ainda. Se tua moto tiver partida eletrica (tipo a XR), deixe a chave no OFF, e de a partida (pra ela girar o motor mas nao ligar).......veja quanto sai de oleo ainda............alem de logico, vc balancar ela pros dois lados um pouco.

Nao faca como o Bessa........depois de esgotado o oleo de motor, feche, para k nao acontece de vc eskecer e vazar oleo hahaha........

Imagem


Va na esquerda da moto e solte os 2 parafusos da tampa do filtro de oleo

Imagem

Tire o conjunto (filtro de oleo com a tampa)

Imagem

Nao se eskeca da pequena mola

Imagem

Pegue o novo filtro de oleo, e certifiquese do lado.........o lado que tem a borracha eh pra esquerda. Agora, nesse ponto eh o seguinte: Pegue um pouco (bem pouco) de grava e coloque na borracha pra dar uma boa vedacao.......eu tava sem graxa e acabei nao fazendo isso, mas meu mecanico disse k nao tem pepino nao..........isso da graxa ta no manual da CRFX......

Imagem

nao se eskeca da mola no lado direito do filtro

Imagem

Encaixe no canal que tem ao fundo do compartimento, de uma "chacoalhadinha" pra sentir se encaixou...........e feche a tampa, e recoloque a protecao do motor........

Agora pegue o oleo, e coloque.

No Manual esta falando k vai:

quando somente troca oleo de motor: 660ml
quando vc troca o filtro tbm: 690ml


Imagem

galera, mas mesmo colocanco as medidas corretamente, depois da uma checada, pois pode varias bem pouco..............

Nao se eskecam , k depois k colocar oleo no motor, ele nao vai descer todo, intaum vc liga a moto por 1 ou 2 minutos, espero outros 2 minutos e cheque o nivel.

pronto, motor ta respirando bele.........

=======

Agora vah do lado direito, e abra a tampa de entrada de oleo de transmicao......

Imagem

Vah ao lado esquerdo, embaixo do pedal de cambio, tem a tampa de drenagem do oleo de transmicao......

Imagem

Agora volte para o lado direito, e abra este pequeno parafuso (embaixo da bomba dagua).......nao perca a arruela veddadora.....

Imagem


Agora pegue o oleo, e muito importante: O funil.........olha, vai no supermercado e compre um funil pekeno, e mesmo assim, ele vai ficar grande pra colocar oleo na transmicao, oque vc pode pegar eh diminuir o diamentro dele com uma mangueira, e cola-lo embaixo..........fica 10.

Imagem

Imagem


Agora vah colocanco oleo na transmicao, ateh k vc veja que comecou bem lentamente a vazar oleo do buraco que vc tirou o parafuso......... Eu sempre ponho uns 35/50ml amais depois disso, pois eh uma quantidade pekena, k nao prejudica. A medida exata eh :670ml

Imagem

Imagem




= = = =

Fim, vc ta com filtro, oleo de motor e oleo de transmicao novinhos.........

Eu particularmente uso Motul 5100 tanto no motor quanto na transmicao..........quem usa transoil na transmicao (oleo espesifico da motul pra transmicao) acho k vai fazer cagada.........primeiro k ele eh mineral, e esse motul ai tem muita tecnologia, inclusica de enti patinacao de discos de embreagem (ele foi desenvolvido pra usar numa moto convencional, aonda o oleo de motor, tbm lubrifica a embreagem......

Outra..........vc nao precisa ficar comprando varios tipos de oleo, compra um soh e ja era............alem de vc nao se atrapalhar.......meu mecanico disse k uns tempos atras teve um cara k sem querer inverteu os oleo, colocou o de motor na transmicao (atej ai tudo bele) mas o de transmicao no motor.............motor foi pro saco em 1 mes........

Bom eh isso ai......

valew
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Mais uma excelente contribuição...Vlw. Bessa... =D>
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

Ate eu aprendi...uheuehueh.. :lol:
ruan.zanella
Super Membro
Mensagens: 1056
Registrado em: 15 Outubro 2006 à52 11:48

Mensagem por ruan.zanella »

isso funciona pra tornado tb?
importada eh outro nivel hein? mas parabens ai bessa muito bem feitoooooooooooooooooo =D> =D> =D>
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

Bessa27: Obrigado pela ajuda. Sempre quis fazer mas ficava meio com receio. Me encorajou. Óleo de motor e filtro agora eu mesmo vou trocar. Esse de transmissão é que nunca tinha reparado onde fica esses parafusos que você mostrou. Na Tornado é igual ? Posso usar nela o mesmo óloe que você usou na sua ? Tanto para a transmissão quanto para o motor ? Ou é melhor usar só nas importadas ? Agradeço desde já.
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

Stealth escreveu:Bessa27: Obrigado pela ajuda. Sempre quis fazer mas ficava meio com receio. Me encorajou. Óleo de motor e filtro agora eu mesmo vou trocar. Esse de transmissão é que nunca tinha reparado onde fica esses parafusos que você mostrou. Na Tornado é igual ? Posso usar nela o mesmo óloe que você usou na sua ? Tanto para a transmissão quanto para o motor ? Ou é melhor usar só nas importadas ? Agradeço desde já.
Ola, tudo bem?

Obrigado pelos elogios.

Stealth, na tornado o mesmo oleo que lubrifica o motor eh o oleo que lubrifica a transmicao. Na verdade as unicas 2 motos que usam o sistema de lubrificacao de motor separado da lubrificacao de tranmicao eh a KTM e as honda de MX e XC. Esse sistema evita a contaminacao de sujeita de transmicao (principal causa de sujeira no oleo) com o oleo de motor (que precisa estar mais que limpo.)
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

Muito bom camarada Bessa!!!!!
Fernando (SEGBEG)
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 20 Setembro 2011 à53 17:11

Re: Trocar Oleo de motor, transmicao e filtro de oleo da CRF

Mensagem por Fernando (SEGBEG) »

Também vou começar a fazer esta troca em casa.
aplauso:: palmas:: palmas:: palmas:: aplauso::
lgp276
Super Membro
Mensagens: 2033
Registrado em: 09 Dezembro 2006 à35 10:01

Re: Trocar Oleo de motor, transmicao e filtro de oleo da CRF

Mensagem por lgp276 »

Pessoal, só despejem o oleo em local correto!!
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Trocar Oleo de motor, transmicao e filtro de oleo da CRF

Mensagem por Leo Racing »

Isso , leva em um posto de gasolina legal::
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Re: Trocar Oleo de motor, transmicao e filtro de oleo da CRF

Mensagem por GustavoT »

palmas::

Cara, que ideia fantastica de usar essa luvinha !!
Sempre sujo minha mao toda e custo a limpar depois que mecho na motoca !!
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: Trocar Oleo de motor, transmicao e filtro de oleo da CRF

Mensagem por robertovarela »

So complementando a dica do Bessa, não custa nada lavar a moto antes pra não correr o risco de entrar um pouco de areia ao colocar os parafusos dos drenos de óleo.
Gui Dantas
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 31 Julho 2011 à15 07:45

Re: Trocar Oleo de motor, transmicao e filtro de oleo da CRF

Mensagem por Gui Dantas »

aplauso::

Bessa, motul 5110 em ambos? O que você acha de um motorex na transmissão?
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Trocar Oleo de motor, transmicao e filtro de oleo da CRF

Mensagem por Matsui »

aproveitando o comentario do gui dantas, o que vc acham do transoil motul na transmisao caixa embreagem ???? e quantas horas vcs recomendam trocar o oleo da caixa que e separado do motor?
ricardomoto113
Membro
Mensagens: 128
Registrado em: 24 Outubro 2011 à26 21:53

Re: Trocar Oleo de motor, transmicao e filtro de oleo da CRF

Mensagem por ricardomoto113 »

muito bom!!! palmas:: aplauso:: joia:::
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem