Troca de Guidão - Dicas - Faça vc mesmo
Troca de Guidão - Dicas - Faça vc mesmo
Segue abaixo sugestão de tutorial para orientar e evitar frustrações de quem for fazer a troca de guidão em casa:
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Após contatar que meu guidão original tava torto, velho, feio e fudido, resolvi atender meu ego e comprei um guidão de alumínio.
Diferença para o original (meio “vesgo” no lado esquerdo):
Antes de realizar a instalação, certifique-se que possui todas ferramentas necessárias:
Básico:
Chave de boca de 8mm (para soltar a manete de freio);
Chave de boca de 12mm (para retirar o guidão da mesa);
Chaves de Fenda e Philips (para desmontar os controles de farol/seta e "start";
Alicate.
"Extra" (caso possua protetor de mão e afins):
Chave Allen de 5 e 6mm.
Cobaias:
- Honda XR 250 Tornado
- Guidão WIRTZ de alumínio
- Protetor de Mão ACERBIS Rally
1 ª PARTE - Desmontagem:
1º Com as chaves Allen, desmonte os protetores de mão (se tiver);
2º Retire as presilhas que prendem os fios no guidão;
3º Desconecte os dois sensores que ficam ligados na manete de embreagem (lado esquerdo);
4º Com ajuda das chaves de fenda/philips retire os parafusos que prendem os controladores de farol e do start (Obs.: Deixe-os pendurados enquanto segue com os serviços);
5º Com a ajuda de um chave de fenda, force a beirada da manopla esquerda para cima e jogue um pouco de água lá dentro. Posteriormente, girando a manopla e puxando para fora ela soltará do guidão sem dificuldades;
6º Com a chave de boca de 8mm, afrouxe e retire os parafusos da manete de freio e deixe-a pendurada;
7º Com as chaves de fenda/philips, afrouxe a manete de embreagem e o acelerador. ATENÇÃO - DICA IMPORTANTE! NÃO desparafuse muito os parafusos do acelerador, pois vai dar um trabalhão remonta-lo de forma correta novamente. Apenas afrouxe toso parafusos e deixe os itens ainda no guidão;
8º Com a chave de boca de 12mm, desparafuse por completo os parafusos que seguram o guidão na mesa da moto.
9º Com o guidão desconectado da moto termine de retirar a manete de embreagem e o acelerador.
Pronto, a desmontagem foi feita da forma menos trabalhosa. A primeira vez q desmontei, eu inventei de abrir o acelerador para retirá-lo como havia feito com as outras peças... foram 5 tentativas, 1 hora perdida, frustração e muitos ralados na mão até eu conseguir remonta-lo na forma correta, ehehe
2ª PARTE - Instalação do novo guidão:
1º Caso use protetor de mão, instale as fixações que ficam no meio do guidão antes de iniciar a montagem na moto. Caso esta fixação seja parecida com a do ACERBIS, vc terá que soltar a barra central que possui no guidão, inserir as fixações e apertar a barra novamente;
Obs.: Caso não possua protetor de mão, vá direto para o 2º passo.
NÃO se esuqeça desta peça, pois se lembrar so no final, terá que refazer tudo novamente!
2º Com o novo guidão na mão, instale o acelerador e a manete de embreagem. NÃO aperte os parafusos neste momento;
3º Instale o guidão na mesa da moto e aperte os parafusos com a chave de boca 12mm. Não aperte muito, depois vc fará o "ajuste fino". Só fixe o guidão na moto para instalar o resto das peças;
4º Instale a manopla esquerda no guidão. Se tiver dificuldades, molhe ela por dentro um pouco. Depois a água secará e a manopla ficará "grudada" no guidão;
5º Instalação dos controladores de seta e "start". O guidão original possui "furos" para acomodação destas peças (que possuem um "pino" de plástico. Porém nenhum outro guidão possui tais furos.
Para êxito na instalação dos controladores, será necessário a retirada dos pinos. Isso não interfere em NADA o funcionamento dos controladores. Para retirar os pinos, basta "torcer" com um alicate;
Com as chaves de fenda/philips, aparafuse os controladores no guidão, mas não aperte muito. Lembre-se que depois vc poderá fazer os ajustes a seu gosto.
DICA: Para melhorar a fixação no novo guidão, corte um pedaço de borracha(câmara de ar) e coloque entre o guidão e o controlador.
FOTO:
6º PROTETOR DE MÃO - Insira as buchas internas dentro do guidão, acople o protetor na buxa/parafuso e também no ponto de fixação inserido no "meio" do guidão (mencionado no 1º passo acima). Aperte os parafusos;
7º Com a chave de boca 12mm afrouxe os parafusos da mesa, sente na moto e regule os "ângulos" do guidão conforme seu gosto e dê o aperto final (não exagere). IMPORTANTE: Lembre-se de deixar o guidão CENTRALIZADO;
8º Regule a altura e distância das manetes de freio e embreagem conforme seu gosto e dê o aperto final. Aproveite e conecte os sensores da manete de embreagem;
9º Aperte os parafusos de fixação do acelerador;
10º Regule os controladores de seta e de "start" conforme seu gosto e dê o aperto final;
11º dê o "ajuste fino" no protetor de mão para que não pegue na ponta das manetes e fique da melhor forma que encontrar;
12º Ligue a moto e dê uma volta no quarteirão para ver como ficou. Caso necessite, faça outros ajustes dos ângulos do guidão, manetes e protetor de mão.
13º Acelere com cuidado pq a mudança da forma de pilotar é da água para o vinho!!
:P :P :P
RESULTADO:
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Após contatar que meu guidão original tava torto, velho, feio e fudido, resolvi atender meu ego e comprei um guidão de alumínio.
Diferença para o original (meio “vesgo” no lado esquerdo):
Antes de realizar a instalação, certifique-se que possui todas ferramentas necessárias:
Básico:
Chave de boca de 8mm (para soltar a manete de freio);
Chave de boca de 12mm (para retirar o guidão da mesa);
Chaves de Fenda e Philips (para desmontar os controles de farol/seta e "start";
Alicate.
"Extra" (caso possua protetor de mão e afins):
Chave Allen de 5 e 6mm.
Cobaias:
- Honda XR 250 Tornado
- Guidão WIRTZ de alumínio
- Protetor de Mão ACERBIS Rally
1 ª PARTE - Desmontagem:
1º Com as chaves Allen, desmonte os protetores de mão (se tiver);
2º Retire as presilhas que prendem os fios no guidão;
3º Desconecte os dois sensores que ficam ligados na manete de embreagem (lado esquerdo);
4º Com ajuda das chaves de fenda/philips retire os parafusos que prendem os controladores de farol e do start (Obs.: Deixe-os pendurados enquanto segue com os serviços);
5º Com a ajuda de um chave de fenda, force a beirada da manopla esquerda para cima e jogue um pouco de água lá dentro. Posteriormente, girando a manopla e puxando para fora ela soltará do guidão sem dificuldades;
6º Com a chave de boca de 8mm, afrouxe e retire os parafusos da manete de freio e deixe-a pendurada;
7º Com as chaves de fenda/philips, afrouxe a manete de embreagem e o acelerador. ATENÇÃO - DICA IMPORTANTE! NÃO desparafuse muito os parafusos do acelerador, pois vai dar um trabalhão remonta-lo de forma correta novamente. Apenas afrouxe toso parafusos e deixe os itens ainda no guidão;
8º Com a chave de boca de 12mm, desparafuse por completo os parafusos que seguram o guidão na mesa da moto.
9º Com o guidão desconectado da moto termine de retirar a manete de embreagem e o acelerador.
Pronto, a desmontagem foi feita da forma menos trabalhosa. A primeira vez q desmontei, eu inventei de abrir o acelerador para retirá-lo como havia feito com as outras peças... foram 5 tentativas, 1 hora perdida, frustração e muitos ralados na mão até eu conseguir remonta-lo na forma correta, ehehe
2ª PARTE - Instalação do novo guidão:
1º Caso use protetor de mão, instale as fixações que ficam no meio do guidão antes de iniciar a montagem na moto. Caso esta fixação seja parecida com a do ACERBIS, vc terá que soltar a barra central que possui no guidão, inserir as fixações e apertar a barra novamente;
Obs.: Caso não possua protetor de mão, vá direto para o 2º passo.
NÃO se esuqeça desta peça, pois se lembrar so no final, terá que refazer tudo novamente!
2º Com o novo guidão na mão, instale o acelerador e a manete de embreagem. NÃO aperte os parafusos neste momento;
3º Instale o guidão na mesa da moto e aperte os parafusos com a chave de boca 12mm. Não aperte muito, depois vc fará o "ajuste fino". Só fixe o guidão na moto para instalar o resto das peças;
4º Instale a manopla esquerda no guidão. Se tiver dificuldades, molhe ela por dentro um pouco. Depois a água secará e a manopla ficará "grudada" no guidão;
5º Instalação dos controladores de seta e "start". O guidão original possui "furos" para acomodação destas peças (que possuem um "pino" de plástico. Porém nenhum outro guidão possui tais furos.
Para êxito na instalação dos controladores, será necessário a retirada dos pinos. Isso não interfere em NADA o funcionamento dos controladores. Para retirar os pinos, basta "torcer" com um alicate;
Com as chaves de fenda/philips, aparafuse os controladores no guidão, mas não aperte muito. Lembre-se que depois vc poderá fazer os ajustes a seu gosto.
DICA: Para melhorar a fixação no novo guidão, corte um pedaço de borracha(câmara de ar) e coloque entre o guidão e o controlador.
FOTO:
6º PROTETOR DE MÃO - Insira as buchas internas dentro do guidão, acople o protetor na buxa/parafuso e também no ponto de fixação inserido no "meio" do guidão (mencionado no 1º passo acima). Aperte os parafusos;
7º Com a chave de boca 12mm afrouxe os parafusos da mesa, sente na moto e regule os "ângulos" do guidão conforme seu gosto e dê o aperto final (não exagere). IMPORTANTE: Lembre-se de deixar o guidão CENTRALIZADO;
8º Regule a altura e distância das manetes de freio e embreagem conforme seu gosto e dê o aperto final. Aproveite e conecte os sensores da manete de embreagem;
9º Aperte os parafusos de fixação do acelerador;
10º Regule os controladores de seta e de "start" conforme seu gosto e dê o aperto final;
11º dê o "ajuste fino" no protetor de mão para que não pegue na ponta das manetes e fique da melhor forma que encontrar;
12º Ligue a moto e dê uma volta no quarteirão para ver como ficou. Caso necessite, faça outros ajustes dos ângulos do guidão, manetes e protetor de mão.
13º Acelere com cuidado pq a mudança da forma de pilotar é da água para o vinho!!
:P :P :P
RESULTADO:
Editado pela última vez por fumaça? em 15 Setembro 2007 à32 20:30, em um total de 1 vez.
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Se o guidão é novo ou ele veio torto ou a mesa está empenada, mas ñ dá pra vc colocar um lado do guidão + pra frente que o outro (pelo menos nas motos que já tive), pode ser ilusão de ótica da foto.
Mas a barra sim essa pode estar mas a frente de um lado, oq poe estar dando essa impressão.
Ah, Parabens pelo Tutorial!
Tem dicas que valem ouro, tipo a do aceletador....
Mas a barra sim essa pode estar mas a frente de um lado, oq poe estar dando essa impressão.
Ah, Parabens pelo Tutorial!
Tem dicas que valem ouro, tipo a do aceletador....
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