Construindo Hallmeter para motos

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

As sondas vão de 1 (corsa) a até 6 fios (wideband, rápidas, precisas porém mto caras) As de 4 fios são as mais usadas, mas existe de 1, 2, 3, 4... fios.
Giordano
Super Membro
Mensagens: 1007
Registrado em: 17 Junho 2005 à32 18:10

Mensagem por Giordano »

Gui, parabéns pelo projeto!

Eu tenho parado em casa um hallmeter da Beast Racing igual a dessa foto:

Imagem

Ele é bem legal porque permite a programação da escala e já te mostra em tempo real se a mistura está rica, pobre ou ideal.

Mais infos em http://www.beastracing.com.br/html/airfuelpro.html .

Se vc tiver interesse, podemos fazer um negócio. É só me mandar uma MP, ok? :wink:
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

jjacob_xt225 escreveu:Olha a distãncia do cilindro acho que depende do modelo da sonda lambda que esta sendo usado, pois ela só trabalha bem quente, e tem algumas que usam o proprio calor do motor( 2 fios) e outras tem uma resistencia interna para aquecer( 4 fios).

Essa oscilação tu consegue ver bem com um multimetro analogico( com ponteiro no lugar do display).


Mas será que o oleo 2T não vai afetar a leitura?

o problema do anologico e que com a vibracao da moto andando, vai alterar a leitura, alem do que no analogiuco a leitura ja eh mais dificil!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Giordano escreveu:Gui, parabéns pelo projeto!

Eu tenho parado em casa um hallmeter da Beast Racing igual a dessa foto:

Imagem

Ele é bem legal porque permite a programação da escala e já te mostra em tempo real se a mistura está rica, pobre ou ideal.

Mais infos em http://www.beastracing.com.br/html/airfuelpro.html .

Se vc tiver interesse, podemos fazer um negócio. É só me mandar uma MP, ok? :wink:

o problema desse hall eh que ele nao eh tao preciso quanto o multimetro! por ex. o multimetro indica 880mV ou 940mV, que ja faz diferenca, ja o hall pode cair na mesma escala essas duas medidas!
Giordano
Super Membro
Mensagens: 1007
Registrado em: 17 Junho 2005 à32 18:10

Mensagem por Giordano »

É verdade, André. Mas em compesação a leitura é muito mais fácil. É só bater o olho no aparelho e conferir a mistura.
klauber.santilli
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 22 Março 2007 à29 08:33

Mensagem por klauber.santilli »

Tópico de utilidade pública esse...muito bom...
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Giordano escreveu:É verdade, André. Mas em compesação a leitura é muito mais fácil. É só bater o olho no aparelho e conferir a mistura.

ressucitando....


conclusao: multimetro pra acertar/regular, e hallmeter pra usar no dia a dia por precaussao, pois a leitura eh mais facil, e mais instantanea, jah que o multimetro eh meio lerdo!!!
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Mensagem por Stone »

up!
Tenho uma DT 200r, se eu construir um desses, qual seria a voltagem certa?
600mV? 650?
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

humm... sei nao... nesse valor acho q vai eh furar pistao! :| no minimo 750mV, mas acho q seria legal uns 820/850mV!

dah mais uma pesquisada, pois tem mais um topico falando bastante sobre os valores de leitura ideal! :wink:
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Mensagem por Valentin »

Como fnciona? e so botar na saida do escape? ou os gases tem q passar por compelto? se fosse o caso eu colocaria a sonda mais proxima ao motor ( minha moto é uma DT180)...
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

o ideal msm seria mais proximo do motor!
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Mensagem por Stone »

já vi por aí uma curva de escape dimensionado pra DT 200 já com o furo para instalar a sonda
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Hoje terminei de montar o Hallmeter na XLX 350, Assim que possivel postarei algumas fotos com o celular. (hehe, precisei de grana e vendi a camera)

Basicamente soldei uma rosca na junção dos coletores e puxei os fios, colocando um interruptor H-H.

A única canseira foi descobrir que o magneto estava gerando interferência no meter, passando os fios por outro caminho resolveu. Também precisei dar um jeito na alimentação do meter, já que percebi que a elétrica da xlx gera uma DC pulsante :shock:

Em lenta está bem rica e acelerando melhora, mas ainda está rica, quando tira a mão com a rotação mais alta empobrece bem, tal como deve ser :P

Agora é partir pro acerto fino do bura, procurar uns giclês e ver no que vai dar, fazer 19-20 km/L mesmo com a relação alongada tá osso.
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Pessoal estou na duvida de qual sonda comprar vou mandar o link para voces me ajudarem a analizar.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... r-5500-_JM
Com as sondas de 1 ou 2 fios qual seria a maior dificuldade ?? somente leitura mais lenta ??
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

a sonda 4 fios tem aquecimento! dah uma leitura mais rapida!

nao sei nao, mas em motos pequenas acho q sonda de 1 fio nao vai gerar calor suficiente pra aquecer a sonda ( minimo de 300º), pelo menos na lenta! provavelmente em alta rotacao dah certo!

prefira as sondas 4 fios... a diferenca de preco nao eh grande!

se quiser eu tenho tres sondas usadas ( mas funcionando perfeito) aki paradas... 2 delas sao iguais essas do anuncio! te faco por 50 reais + frete, cada uma 8)
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

50 conto tá cara, ainda mais que sonda é algo que vai se "consumindo" ao passar do tempo. Uns 30 estaria mto bem pago, se bem que prederia por mais 30 e ficar com uma nova.

Eu tenho umas 6 aqui paradas, ainda para testar, mas a diferença da nova que peguei numa oportunidade é grande.

Pra moto é praticamente obrigatório ter 3 ou 4 fios, o coletor de escape perde muito calor (o que é bom, menos pra sonda) com relação ao do carro.
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

A sonda que eu uso ela tem 2 fios, quando ultilizo o multimetro uso os 2, qnd. ultilizo o hallmeter uso so 1 fio. Ela esquenta mt rapido, menos de 1 min. ja esquentou :wink: :wink: :wink:
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

xaxim escreveu:50 conto tá cara, ainda mais que sonda é algo que vai se "consumindo" ao passar do tempo. Uns 30 estaria mto bem pago, se bem que prederia por mais 30 e ficar com uma nova.

Eu tenho umas 6 aqui paradas, ainda para testar, mas a diferença da nova que peguei numa oportunidade é grande.

Pra moto é praticamente obrigatório ter 3 ou 4 fios, o coletor de escape perde muito calor (o que é bom, menos pra sonda) com relação ao do carro.
nao acho q esta caro nao XAXIM... uma nova esta mais de 90!
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Achei aqui na loja uma sonda de 4 fios, mas disconfio que esteja ruim, senao nao estaria perdida aqui :lol:
Como faço pra ver se ela esta boa, nao tenho a minima ideia de como se usa isso com todos esses fios :oops:
APGUELFI, final de ano é f... to meio enrolado, mas me interesso na sonda sim. pelo que eu andei vendo se comprar uma nova vou pagar bem mais caro mesmo.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

pra testar eu acho ( apenas acho) q eh soh colocando no lugar e ver como ela reage!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem