Construindo Hallmeter para motos

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
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xaxim
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Mensagem por xaxim »

É isso aí, precisa ter uma sonda boa (nova) pra poder comparar com as usadas a serem testadas.

Liga direto no hallmeter, espera aquecer (com resistência é rápida) e compara os resultados.

O problema das sondas usadas é que geralmente os mecânicos trocam por achar que o problema é ela, pode estar travada num valor ou numa faixa. Aí fica na dúvida se a sonda está boa ou não, além, de como já disse, a sonda tem um uma vida útil que não é muito longa. Pode pegar uma que dure 2 anos e outra que não dure um mês.
APGUELFI
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Mensagem por APGUELFI »

cara, tava lendo um artigo a respeito de sonda esses dias... lah dizia q as sondas 1 ou 2 fios tem vida util de ate 160000 kms, e q as 4 fios vao ate 240000kms... acho q era isso! e nesse artigo tb falava a maioria das vezes os mecanicos trocam achondo q o problema eh na sonda, e q nao verdade na maioria dos casos nao eh esse o problema!

tenho um amigo q eh mecanico de carros, peguei 6 sondas com ele, a maioria era de VW, das 6 apenas uma estava com problema, pois estava travada em 400 mV... as outras ele trocou sem precisar! :mrgreen:
rodrigojti
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Mensagem por rodrigojti »

A sonda que tenho aqui em maos tem 4 fios 2 pretos, um azul e um branco, nao consegui descobrir pra serve cada um deles.
Em qual das opçoes eu deixo botao do multimetro??
Posso saber se a sonda é boa testando sem colocar na moto ?? tenho aqui uma curva de um escape esportivo que nao uso mais e iria furar ela mas vai que a sonda nao esta boa...
xaxim
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Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

A vida útil das velas tbm é de cerca de 200 mil km segundo o fabricante, porém as fábricas, motos ou carros, costumam recomendar a troca de 15 a 30 mil km. Além das váriações normais de trabalho, ainda temos problemas com combustivel adulterado e falta de manutenção correta, o que acaba por diminuir incrivelmente a vida útil das peças. E tanto as velas como a sonda e outros sensores estão bem no caminho desses problemas.
xaxim
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Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

rodrigojti escreveu:A sonda que tenho aqui em maos tem 4 fios 2 pretos, um azul e um branco, nao consegui descobrir pra serve cada um deles.
Em qual das opçoes eu deixo botao do multimetro??
Posso saber se a sonda é boa testando sem colocar na moto ?? tenho aqui uma curva de um escape esportivo que nao uso mais e iria furar ela mas vai que a sonda nao esta boa...
Dando uma olhada no google achei isso

http://www.ecanfix.com/~mdhamilton/o2sensor.html

Espero que seja útil.

o multímetro tem que ficar na escala DCV em 2000 mV ou 2 volts para melhor precisão.

Não vejo como testar sem instalar, coloque num carro que e veja com o multimetro.
rodrigojti
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Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Valeu galera!
Todas as sondas sao do mesmo diametro e mesma rosca ?
Vou furar o cano que nao uso mais, mas to na duvida vai que eu furo e essa sonda nao esta boa e eu tenho q comprar outra diferente....
xaxim
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Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Das que eu tenho aqui todas são da mesma rosca, não pergunte qual é, só levei a sonda na casa de parafusos e o cara pegou a porca certa.
APGUELFI
Super Membro
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Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

xiiii... nao sei que das cores dessa sonda! sei q nas 4 fios, 2 sao brancos, e esses sao a resistencia... umeh preto q eh o negativo (terra) e o outro eh o sinal! faz tempo q instalei... nao me lembro direito!!! :lol: :lol:
xaxim
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Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Nas de 4 fios, onde 2 são brancos, um preto e um cinza, os brancos são a resistencia, o cinza é o terra e o preto é o sinal.
APGUELFI
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Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

xaxim, nao seria o preto terra e o cinza sinal???
xaxim
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Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Não cara, infelizmente nesse caso foge a regra do preto ser o terra e o cinza é que é o terra e o preto o sinal.

Mesmo sabendo disso, esse foi um dos problemas que tive para ligar a lambda no meter, ainda bem que não tinha aterrado o preto, caso contrário poderia ter inutilizado uma lambda novinha.
rancig
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Registrado em: 15 Maio 2012 à12 20:21

Re: Construindo Hallmeter para motos

Mensagem por rancig »

sera que posso usar um desses http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ro-led-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
e qual sonda comprar?
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