GALVANOPLASTIA CASEIRA - TIRA FERRUGEM...

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

GALVANOPLASTIA CASEIRA - TIRA FERRUGEM...

Mensagem por synval »

Encontrei num site francês, uma maneira caseira, simples e barata de se fazer uma mini-galvanoplastia em casa !!!
O processo é uma forma simples e eficaz de tirar a ferrugem de peças feitas em ferro.
Como aqui tem um monte de professor pardal, deixo a dica....
O site está em francês ok.

LINK: http://www.ma500.fr/amoi/index.php?2006 ... lectrolyse" target="_blank

Abraço a todos...
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: GALVANOPLASTIA CASEIRA - TIRA FERRUGEM...

Mensagem por cascao »

Deve ser mais tipo uma fosfatização. Mas valeu.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: GALVANOPLASTIA CASEIRA - TIRA FERRUGEM...

Mensagem por Juliano »

Para esse tipo de peça eu sou mais o "oxidado preto". Muito usado na indústria fabricante de máquinas, deixa o aço preto e resistente à ferrugem - muito utilizado mesmo.

Eu já vi fazer, muito simples, coloca a peça dentro de um recipiente com um cal diluído em água, e aquece até uns 150 graus. Deixa a peça lá por umas 4 horas e pronto.

Agora dando uma pesquisada na internet, encontrei esse produto que faz a mesma coisa, porém à frio. Não conheço, nunca vi, mas a marca (Tapmatic) é excelente, muito usada na indústria. Então se eles estão vendendo deve ser coisa boa:

http://www.tapmatic.com.br/produto/oxi-black/



Elton, Ajax dêem um help aí, creio que vocês devem conhecer esse tal oxidado preto.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: GALVANOPLASTIA CASEIRA - TIRA FERRUGEM...

Mensagem por cascao »

Eu uso o Quimox http://www.tapmatic.com.br/produto/quimox/
Funciona mais como uma preparação para pintura.
a resistência dele contra oxidação não é suficiente para pequenas peças de moto.

é muito bom para "limpar" alumínio.

Um produto "caseiro" que tem um resultado parecido é com uma solução de sulfato de cobre (usado em tratamento de água de piscinas por que quer economizar sem se preocupar com a saúde de quem nada)
Só mergulhar a peça dentro que ela adquire uma coloração acinzentada que protege contra oxidação.

Para peças fosfatizadas que não são pintadas, recomenda-se que a superfície seja mantida oleada com uma fina camada. A camada fosfatizada é porosa e permite a passagem do ar
guips
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 22 Setembro 2009 à15 16:21

Re: GALVANOPLASTIA CASEIRA - TIRA FERRUGEM...

Mensagem por guips »

No caso do site frances ele esta fazendo somente a decapagem eletrolítica da peça fazendo com que a oxidação seja eletrodepositada no anodo de ferro ( polo positivo da fonte de tensão dc)


para peças de alumínio da para usar qualquer produto com base ácida e com passivador , talvez um sabão de pedra mas somente para retirtar o óxido na camada externa .

já para galvanização poderia usar (para peças metálicas ) agua com soda caustica no mesmo sistema do site frances somente trocando o anodo por um pedacinho de zinco puro e invertendo a polaridade da fonte de tensão por cerca de 15 min , tendo assim uma camada de zinco eletrodepositada no material , logo após , para dar coloração e brilho teria que passar em algum cromatizante ( amarelo , verde , preto , branco , etc)...

da para fazer em casa mas nao vale a pena !
viapiana pr
Membro
Mensagens: 435
Registrado em: 26 Maio 2009 à48 21:31

Re: GALVANOPLASTIA CASEIRA - TIRA FERRUGEM...

Mensagem por viapiana pr »

pelo jeito minha moto vai continua enferujada.. nao entendi nd.. kkk só pra cara cabeça isso.


Juliano escreveu:Para esse tipo de peça eu sou mais o "oxidado preto". Muito usado na indústria fabricante de máquinas, deixa o aço preto e resistente à ferrugem - muito utilizado mesmo.

Eu já vi fazer, muito simples, coloca a peça dentro de um recipiente com um cal diluído em água, e aquece até uns 150 graus. Deixa a peça lá por umas 4 horas e pronto.

Agora dando uma pesquisada na internet, encontrei esse produto que faz a mesma coisa, porém à frio. Não conheço, nunca vi, mas a marca (Tapmatic) é excelente, muito usada na indústria. Então se eles estão vendendo deve ser coisa boa:

http://www.tapmatic.com.br/produto/oxi-black/



Elton, Ajax dêem um help aí, creio que vocês devem conhecer esse tal oxidado
preto.
esse produto que vc citou Tapmatic, ele pode ser usado direto na moto sem tirar as peças??

ta froids desmonta agora,to sem tempo e tem corrida nos fds ..
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: GALVANOPLASTIA CASEIRA - TIRA FERRUGEM...

Mensagem por Juliano »

viapiana pr escreveu:pelo jeito minha moto vai continua enferujada.. nao entendi nd.. kkk só pra cara cabeça isso.


Juliano escreveu:Para esse tipo de peça eu sou mais o "oxidado preto". Muito usado na indústria fabricante de máquinas, deixa o aço preto e resistente à ferrugem - muito utilizado mesmo.

Eu já vi fazer, muito simples, coloca a peça dentro de um recipiente com um cal diluído em água, e aquece até uns 150 graus. Deixa a peça lá por umas 4 horas e pronto.

Agora dando uma pesquisada na internet, encontrei esse produto que faz a mesma coisa, porém à frio. Não conheço, nunca vi, mas a marca (Tapmatic) é excelente, muito usada na indústria. Então se eles estão vendendo deve ser coisa boa:

http://www.tapmatic.com.br/produto/oxi-black/



Elton, Ajax dêem um help aí, creio que vocês devem conhecer esse tal oxidado
preto.
esse produto que vc citou Tapmatic, ele pode ser usado direto na moto sem tirar as peças??

ta froids desmonta agora,to sem tempo e tem corrida nos fds ..

Tem que desmontar sim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem