Adaptação de Freio dianteiro para deficientes físicos

vanderleifaleiros:

O meu objetivo com este post é divulgar como é feita a adaptação de motos para PNE que necessitam mudar o freio da moto, pois não encontrei nada falando sobre o assunto na internet.

Eu tenho uma deficiencia no braço direito com perca de alguns movimentos da mão e ombro.
Depois de 10 anos dirigindo com a CNH normal, fui renovar e no momento que fui fazer o exame médico ele alegou que houve mudanças na legislação e colocou 3 restrições na minha CNH:

F: carro com direção hidráulica
G: carro com cambio ou embreagem automatica e
O: motocicleta com manopla de freio adaptada e é desta que se trata o post

No meu caso eu tenho que passar o freio da moto para o lado esquerdo, mas eu sempre usei do lado direito, portanto a moto teria que funcionar o freio dos dois lados.

Seria simples se a moto (XRE300) não tivesse freio a disco, mas segue imagens e explicações de como foi feita esta adaptação

Imagem
No lado esquerdo a embreagem ficou acima e o freio abaixo

Imagem
Observe que foi usado o reservatório do freio traseiro da Falcon, pelo fato do reservatorio não funcionar de cabeça para baixo (o reservatório do cilindro mestre foi eliminado)

Imagem
por outro angulo... o cilindro mestre é da Suzuki Yes pelo fato do reservatorio ser de plástico e ser mais facil a eliminação

Imagem
Para jogar o freio para o lado direito foi usado o flexível da Titan ESD, que foi cortado e refeita a ponta novamente.

Imagem
Esta foto é do lado direito, que tambem tem o reservatório eliminado (foi utilizado o da Suzuki Yes)

Imagem
No lugar do reservatório foi colocada uma válvula para que quando acionado o freio direito o óleo seja empurrado para o pistão e não para o outro manete (esquerdo)

Quem fez esta "gambiarra" para mim foi um rapaz que pratica Wheeling e é torneiro mecanico.
O funcionamento ficou da seguinte maneira: O freio esquerdo nada mais é que uma extensão do direito, assim qualquer um dos dois quando acionado o freio funciona perfeitamente.

Esta técnica é utilizada por quem pratica Wheeling, só que eles colocam o freio traseiro tanto para acionar no pé quanto na mão (esquerda).

Portanto TEM JEITO SIM!!, contrariando muita gente que disse que seria impossível.... rsrsrs

bieel120:

Ficou muito bem adaptado, meus parabéns.

PS: Como diz Chorão, impossível é só questão de opinião!

Juliano:

Vanderlei, seja muito bem vindo ao FLM, e obrigado pela excelente contribuição! Já vou indicar para um conhecido que está pesquisando sobre essa alteração.

vanderleifaleiros:

Obrigado biel...

A intenção é ajudar mesmo Juliano, eu não achei nenhum assunto que me ajudasse na net, por isso criei este tuto (se é q pode se chamar assim... rsrsrs) se quiser mais alguma informação é só avisar...

tomazte:

aplauso:: palmas::

Show irmão! Seja muito bem vindo ao FLM!

jjacob:

E se pegasse uma moto que tenha freio a disco nas 2 rodas e fize-se com que o cilindro do freio traseiro tambem aciona-se o freio diânteiro mas com uma divisão de forças, tipo 20% para traseiro e 80% para dianteiro, é uma ideia.

vanderleifaleiros:

eu pensei nesta hipotese tb, a transalp já vem de fabrica om este sistema (EBD) mas a legislação não prevê este tipo de situação, seria muito mais facil fazer isto ou pegar uma moto com EBD ou ABS... e como tem que seguir a legislação... negativo::

a segunda questão é que pretendo fazer uso off-road tb, e neste caso tem q ser freios separados

NESTOR/RS:

Seja muito bem-vindo ao Super FLM!!

Show de bola o seu tópico!!
joia::: aplauso::

Gustavo/PR:

criatividade + boa vontade da nisso ai!

parabéns!

GELOUS:

mestre:: mestre::

Parabéns pela adaptação (e parabéns pro torneiro) e pela vontade de andar de moto! mestre::

Seja bem-vindo ao FLM!

Depois vou procurar uma reportagem de um amigo nosso aqui que não tem o antebraço a mão esquerda e anda de trilha! viola::

O Cicarelli já postou de um cara do PR que faz trilha tendo uma perna só! viola::

Muito bom ver gente assim! joia:::

Rafael Corretor:

Bem vindo!

Tem um rapaz em Porto Alegre se não me engano que não tem o antebraço inteiro e faz motocross e veloterra como poucos, inclusive competindo em igualdade de condições!

Bem vindo!

henriquejensen:

Muito legal cara, parabéns pela dedicação e força de vontade de fazer a adaptação. aplauso::

apalareti:

Muito bom, parabéns, excelente post.

Rafael Corretor:

Imagem

E o link do cara que eu falei.

http://brmx.com.br/noticias/ele-e-o-cara" onclick="window.open(this.href);return false;

vanderleifaleiros:

caramba, o cara detona hein... coordenar acelerador, embreagem e freio todos de um lado só e ainda é campeão de motocross... embreagem e freio já é dificil acostumar...

guilhermeDF:

cara as pessoas que sao "perfeitas" fisicamente botam dificuldade em tudo para se melhorar.... enquanto as que possuem limitações sempre buscando soluções para se superar......

seja bem vindo e parabéns pela força de vontade... joia::: joia:::

GELOUS:

Rafael Corretor escreveu:Imagem

E o link do cara que eu falei.

http://brmx.com.br/noticias/ele-e-o-cara" onclick="window.open(this.href);return false;
E anda na ponta! mestre::

paulao.cross:

Vi esse Cara , o Anderson! em 1999 andar em Venancio Ayres, no brasileiro de MX, com toda patota , se nao me falha a memoria ele chegou em 6 lugar na 125cc afffffffffffffffff , no final o veio J Toledo deu uma RM pra ele... pensa em azula a biela !!!!!!!!!!!!!

Vi ele em Carlos Borbosa em 2008 e fui falar com ele, ele deu risada figuraaaaaaaaçaa...

Exemplo de superação pra nós... fazer o q gosta...

leolima:

se eu tivesse a metade do talendo q esse cara tem... mestre::

Bartels:

Olá amigos sofri um acidente e também preciso adaptar a minha moto, por acaso existe a possibilidade de me informarem que tipo de válvula foi colocada no tanque do lado direito...ou se alguém conhece um método, fácil e barato.

obrigado a todos