Construindo uma Lâmpada Ponto
Construindo uma Lâmpada Ponto
Basicamente uma Lâmpada ponto ou Pistola de ponto é um ferramenta que emite uma flash de luz cada vez que ocorre uma faisca na vela e é utilizada para acompanhar em tempo real a posição angular do disparo da faisca. Eu construi uma utilizando uma lâmpada de xenon do flash de uma câmera fotografica velha, um diodo, um resistor e 2 capacitores. Esses ultimos 4 componentes não lembro quanto custaram mas deve ter sido menos de 3 Reais.
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- Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51
Re: Construindo uma Lâmpada Ponto
que top jjacob, vou montar um desse pra mim! achou o defeito, na hora que tu acertar o ponto dela, a motinha vai ficar um canhão
Re: Construindo uma Lâmpada Ponto
Essa é a fonte onde encontrei o circuito, tem outros tambem e uma versão para 110Vca
http://www.feiradeciencias.com.br/sala16/16_LP_02.asp
http://www.feiradeciencias.com.br/sala16/16_LP_02.asp
Re: Construindo uma Lâmpada Ponto
essa marca do PMS ja tem ali ou tem que fazer?
Re: Construindo uma Lâmpada Ponto
como achar o PMS para motos que a vela fica bem em cima do pistão perpendicular à ele.
Jeito certo.
Adapta o relógio comparador na rosca da vela e olha a indicação do máximo no ponteiro. Algumas motos indicam o ponto em mm antes do PMS. Então com o relógio também dá para achar o ponto.
Jeitos errados :)
com um palitinho, chave de fenda ou algo do tipo, tenta-se ver onde é o local que o piston está mais em cima.
Enrosca-se um parafuso com a mesma rosca da vela do lugar da vela. O piston quando subir vai bater nele. Faz uma marca no magneto. Roda-se o magneto no sentido contrário e o piston vai bater de novo. Faz outra marca no magneto. O PMS está exatamente entre as duas marcas.
Achar o ponto desses modos tem uma desvantagem: Folga nos rolamentos da biela ou do virabrequim atrapalham a medição. Se o motor estiver ruim não fica bom.
Mas tem uma grande Vantagem: A marcação na carcaça e do magneto sempre tem algum erro devido às tolerâncias de fabricação e na fábrica ninguém confere isso pois não dá tempo. Há erros no ponto também devido à posição da bobina de pulso e usinagem da mesa. Por isso o ideal é acertar as marcações e depois checar com a lampada de ponto o ponto.
PMS é a marca T em algumas motos.
Ponto é a marca F em algumas motos.
Ponto um pouco adiantado perde na alta mas tem uma resposta mais esperta do motor.
Ponto atrasado evita batida de pino, motor gira mais e esquenta menos.
Jeito certo.
Adapta o relógio comparador na rosca da vela e olha a indicação do máximo no ponteiro. Algumas motos indicam o ponto em mm antes do PMS. Então com o relógio também dá para achar o ponto.
Jeitos errados :)
com um palitinho, chave de fenda ou algo do tipo, tenta-se ver onde é o local que o piston está mais em cima.
Enrosca-se um parafuso com a mesma rosca da vela do lugar da vela. O piston quando subir vai bater nele. Faz uma marca no magneto. Roda-se o magneto no sentido contrário e o piston vai bater de novo. Faz outra marca no magneto. O PMS está exatamente entre as duas marcas.
Achar o ponto desses modos tem uma desvantagem: Folga nos rolamentos da biela ou do virabrequim atrapalham a medição. Se o motor estiver ruim não fica bom.
Mas tem uma grande Vantagem: A marcação na carcaça e do magneto sempre tem algum erro devido às tolerâncias de fabricação e na fábrica ninguém confere isso pois não dá tempo. Há erros no ponto também devido à posição da bobina de pulso e usinagem da mesa. Por isso o ideal é acertar as marcações e depois checar com a lampada de ponto o ponto.
PMS é a marca T em algumas motos.
Ponto é a marca F em algumas motos.
Ponto um pouco adiantado perde na alta mas tem uma resposta mais esperta do motor.
Ponto atrasado evita batida de pino, motor gira mais e esquenta menos.
Re: Construindo uma Lâmpada Ponto
Estou à testar algumas coisinhas ....breve novidades
Re: Construindo uma Lâmpada Ponto
Conta aí, fiquei curioso.cascao escreveu:
Estou à testar algumas coisinhas ....breve novidades
Re: Construindo uma Lâmpada Ponto
eu tambem pois tenho a leve impressao que minha GG esta com o ponto atrasado ,,,
ela nao da nada de contra pedal nunca nenhum , e isso me parece estranho,...
e assim mesmo?
ela nao da nada de contra pedal nunca nenhum , e isso me parece estranho,...
e assim mesmo?
Re: Construindo uma Lâmpada Ponto
Cascão, cada vez mais viro teu fã cara!
Pela 1ª vez acredito nesta história dos 2 mapas, pois a diferença entre eles é muito difícil de ser percebida.
Valeu mesmo!!!
Pela 1ª vez acredito nesta história dos 2 mapas, pois a diferença entre eles é muito difícil de ser percebida.
Valeu mesmo!!!
Re: Construindo uma Lâmpada Ponto
muita moto anda mal mas 99% dos mecânicos que tem por ai ficam trocando peça e fuçando no carburador sem saber o que está acontecendo....às vezes é o CDI que não está avançando o ponto corretamente ou as marcações do ponto da moto que estão erradas.
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