Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
Pessoal, o cabo de embreagem da minha moto rebentou, fui ver o local , bem ali naquela curva que ele faz mais embaixo, tava uma crosta mais grossa onde foi rebentado. O mecanico lá tinha me ensinado a limpar com gasolina, mas acho foi corroendo onde ela ficava parada (na curva). Então o negócio e óleo mesmo!
cascao escreveu:é bom pesquisar primeiro pois não é recomendado lubrificar certos cabos pois o óleo ataca o teflon que reveste o cabo de aço.
Cascão, eu desconhecia isto pois existem mangueiras hidráulicas feitas em teflon e pesquisando achei esta tabela: http://www.fopil.com.br/gates/mangueira ... STQUIM.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Teflon suporta óleo lubrificante sim. O que não dá para afirmar é que todos os cabos de comando usam Teflon, pode ser outro material que este sim não suporte óleo. Se não me engano os cabos da Incaflex (são meus clientes e já fiz maquinário para eles) usam outro material mas este também é resistente ao lubrificante.
Acredito que o risco de estragar o cabo com óleo é muito menor que o risco de estragar simplesmente por não lubrificar.
Quando eu peguei a minha 450 troquei todos os cabos pois os comandos estavam duros, acelerador travando. Morri na concessionária, paguei caro e comprei todos os cabos originais, acelerador(AeB), embreagem e hotstart. Isso já faz quase 1 ano e desde então venho lubrificando a cada 3~4 meses.. espero que durem muito com a correta manutenção.
Essa dica de lubrificar com oleo amarrando um saco na ponta me pareceu ótima.. pois com a ferramenta específica, praticamente só podemos utilizar óleos do tipo WD, que embora lubrifiquem, secam muito rápido.. melhor seria lubrificar com um óleo de motor bem fino. Vou fazer isso na próxima.
Faço uma mistura de óleo fino (tipo Singer ) com grafite em pó ( mistura fina- o óleo serve p/ levar o grafite p/ dentro do cabo...) e coloco pouco para cobrir o fundo e Vc poder movimentar o cabo , diversas vezes, para fazer a mistura entrar e ir puxando o óleo p/ dentro ( ponta na vertical / gravidade ajuda! ...), até sair na outra ponta ( óbvio que esta tem de estar desconectada para Vc movimentar em Vai-Vem, o cabo...).
O resultado é um cabo q. dura uma "eternidade", comandos sempre macios etc...
Pessoal, como citei acima , o q. lubrifica por mais tempo não e´o óleo, mas o grafite em pó (lubrificação "seca" ) que se acumula dentro do cabo.... levado pelo óleo fino. Continua macio (os comandos...) apesar da "aparência" de pouca/nenhuma oleosidade...
Apesar de ser "um pouco mais "trabalhoso ( e + sujo...) os resultados compensam....
Já que você ressuscitou o tópico, mais recentemente fiz um tutorial de lubrificação de cabos usando bicos de mamadeira: http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... 8&p=440956" onclick="window.open(this.href);return false;
A minha "ferramenta" para lubrificar cabos é a seguinte:
Pego um pedaço de papel "plastificado" em um dos lados ( esta parte fica pelo lado de dentro, em contato com o óleo...) tipo capa de lista telefônica , enrolo na ponta do conduíte (parte metálica ) fazendo um pequeno funil ( corto o excesso do papel ) e aperto com um arame fino ou "zip-tie "
Faço uma mistura de óleo fino (tipo Singer ) com grafite em pó ( mistura fina- o óleo serve p/ levar o grafite p/ dentro do cabo...) e coloco pouco para cobrir o fundo e Vc poder movimentar o cabo , diversas vezes, para fazer a mistura entrar e ir puxando o óleo p/ dentro ( ponta na vertical / gravidade ajuda! ...), até sair na outra ponta ( óbvio que esta tem de estar desconectada para Vc movimentar em Vai-Vem, o cabo...).
O resultado é um cabo q. dura uma "eternidade", comandos sempre macios etc...
Receita de 1940 de meu Pai ( Saudades, sempre ! ...)
Se ajudar, custa pouco, e economiza muitos cabos...KKKK!