Lavação e Revisão em Casa
Lavação e Revisão em Casa
Boa Noite galera.
Ontem fiz uma trilha muito boa, muito barro (semanada de chuvas aki) e muitos tombos da galera e é lógico muitos risos.
Bom, todos sabemos q fazer trilha é muito bom né? mas e depois? Qdo vc olha p/ garagem e ve a sua moto q te dá tanto prazer lá jogada toda imunda, dá até dó da motoca né! Então p/ aqueles q querem dar um trato na mákina e deixar ela pronta p/ outra trilha, sem ter q levar ao mecanico ou lavação, aki vai umas dicas.
Claro q é mais fácil levar no seu mecanico o uno posto de lavação, mas com a situação muita gente opta por lavar a moto em casa, e ainda mais as Tornado, q dificilmente dão manutenção, e é só lavar, tá novo, entao vamos meter a mão na moto... ( e no barro tb).
Primeiramente separe os produtos e serem utilizados.
-Maquina de alta pressão (se vc tiver paciencia pode usar apenas a mangueira)
-Shampoo concentrado p/ automóveis (ou na crise, vai um sabão em pó mesmo, o detergente q tb é muito bom)
-Solupan ou Metazil (sei q muita gente é contra isso, mas quem vai fazer é VOCE mesmo então use ele beeem diluido em água, geralmente eles tem uma mistura de 1 litro de solupam p/ cada 50 Litros de água) entao use apenas umas 2 tampinhas) eu uso o recipiente q vem nas maq de alta pressão karcher, coloco o solupam, agua e engato na maquina.
-esponja, escova, balde, pano e o q mais vc quiser.,
*Coloque a moto num cavalete, ou se vc não tiver deixe ela no descanso lateral mesmo. (tripé) e tampe a ponteira com uma Tampa especial (Acerbis ou Orbital) ou pode ser um pano mesmo. O q importa é q não entra agua pela escapamento. Feche a torneira da gasolina.
* Ligue o lavador de alta pressão e comece a jatear a moto, toda ela,m em todos os cantos, geralmente onde acumula mais barro é na balança, no pinhão, e na parte da frente do motor, principalmente nas motos q tem protetor de motor, então abaixe, olhe bem, e meta muita agua nesses lugares. Se precisar tire com a mão os torrões de barro.
* Agora depois de retirar todo o excesso de barro, pegue o reservatorio da maq. de alta pressao ou use akeles borrifadores de agua de barbeiro já com a mistura de Solupan dentro e pulverize na moto, se não quiser jogar nos plásticos pulverize apenas no motor, balança, cubos de roda, pois sao as partes mais difíceis de esfregar. Mas eu jogo nos plásticos mesmo, pois não tem problema nenhum.
* Após passar o Solupan, com uma esponja, comece a esfregar a moto, essa é a parte mais chata, esfregue toda ela, se no motor apenas a esponja não tirar as manchas de barro, tente utilizar uma escova macia, ou tire o cabo dakelas vassouras de nylon e use ela escovando as partes do motor.
* Agora, deite a moto, é isso mesmo, apoie o guidao dela em algo, pode ser no cavalete mesmo, p/ q assim os pedais de freio e de marcha não encostem no chão evitando q amassem. Primeiro faça de um lado e depois de outro. E aí q vc vai ver o qto de barro ainda existe na parte de baixo da moto, no meio das balanças, no link, no proprio motor, de uma espiada pelos cantinhos e meta o jato com agua. Aproveite a moto assim p/ dar mais uma geral nela, por baixo dos para-lamas, cubos de roda, coroa e pinhão, sempre fica um barro o sujeira q a gente não ve.
* Agora com a moto limpa, coloque ela no sol, aproveite p/ limpar o filtro, enquanto isso a moto vai secando no sol. Tire a tampa lateral, note a na DR é no lado esquerdo e tem parafuso rápido p/ tirar a tampa. Nas tornados e XR200 o filtro é do lado direito. Tem a caixa do filtro de ar e 4 parafusos philips. solte os parafusos e tire a tampa, ai vc ja consegue ver o filtro, desencaixe-o com cuidado. Para limpar o filtro muita gente usa querosene, gasolina (lembrando q com ela o filtre tende a rasgar mais facil pos a gasolina corrói) eu uso o mesmo shampoo p/ lavar o carro, boto no balde um pouco de agua com o shampoo (apenas o sufuciente p/ cobrir o filtro) mergulhe o filtro, aperte um pouco deixe um tempo ali dentro, depois retire tiro todo o excesso de espuma, apertando o filtro (JAMAIS torcendo) e depois deixe secando.
*Enquanto o filtro de ar seca, pegue um pano e vá secando a moto (como vc faz com o carro). Após secar toda a moto, vamos agora verificar a corrente, se ela estiver frouxa, aperte seguindo os passos indicados no manual da moto, e se não precisar apertar vamos então passar a graxa branca nela. pegue uma escova de dentes, o uum pincel com as cerdas no meio, e aplique a graxa na corrente, lembrando q a graxa sempre se passa na parte de dentro da corrente. Já muito mecanico passando na parte de fora, assim qdo a moto está andando a corrente joga a graxa toda p/ fora. Se vc quiser passar por fora tb, nao tem problema, pode pintar toda a corrente de branco, mas não eskeça de pasar pelo lado de dentro dela. Vamos lá então:
* Agora é um caso a parte, se sua moto possuir graxeiras (mandei instalar) não eskeça de engraxá-las. basta q vc tenha um aplicador especial q pode ser comprado em qqer casa de ferramentas. Na minha moto instalei graxeiras no eixo da balança, na caixa de direção e no eixo do pedal de freio traseiro. Assim vc aumenta a vida util dessas peças e evita q a ferrugem se acumule dentro dos eixos.
Graxeira da Balança:
Graxeira da caixa de direção:
Graxeira do eixo do pedal de freio:
Agora não eskeça de pegar o frio já seco, aplique um pouco de óleo específico p/ filtros de ar, o use óleo de motor bem fino, passe tb um pouco de graxa branca nas bordas do filtro, evitando assim q a poeira entre. Coloque o filtro no lugar, feche a tampa lateral.
* Depois disso se sua moto for refrigerada a agua não eskeça de verificar o nivel da agua do radiador, e se necessário acrescente aditivo.
* Verifique os freios, se estão com a regulagem certa.
* De uma olhada na embreagem;
* Verifique o nível de óleo, e troque-o se necessário (costumo trocar o óleo do motor a cada 4 trilhas)
* Antes de guardar a moto, aplique spray anti-ferrugem nas partes do motor, parafusos das rodas (cuidado p/ não aplicar nos discos de freio), descanso lateral, puxe a embreagem e aplique uma boa quantidade de spray dentro do cabo, assim evita q a ferrugem se acumule dentro do cabo, evitando q o cabo arrebente na trilha.
* De uma ligada na moto, veja se tudo está funcionando perfeitamente.
Depois desligue a moto, e guarde-a, assim ela fica mais cuidada e vai estar te esperando ansiosa p/ a próxima trilha.
Abração a todos.
Ontem fiz uma trilha muito boa, muito barro (semanada de chuvas aki) e muitos tombos da galera e é lógico muitos risos.
Bom, todos sabemos q fazer trilha é muito bom né? mas e depois? Qdo vc olha p/ garagem e ve a sua moto q te dá tanto prazer lá jogada toda imunda, dá até dó da motoca né! Então p/ aqueles q querem dar um trato na mákina e deixar ela pronta p/ outra trilha, sem ter q levar ao mecanico ou lavação, aki vai umas dicas.
Claro q é mais fácil levar no seu mecanico o uno posto de lavação, mas com a situação muita gente opta por lavar a moto em casa, e ainda mais as Tornado, q dificilmente dão manutenção, e é só lavar, tá novo, entao vamos meter a mão na moto... ( e no barro tb).
Primeiramente separe os produtos e serem utilizados.
-Maquina de alta pressão (se vc tiver paciencia pode usar apenas a mangueira)
-Shampoo concentrado p/ automóveis (ou na crise, vai um sabão em pó mesmo, o detergente q tb é muito bom)
-Solupan ou Metazil (sei q muita gente é contra isso, mas quem vai fazer é VOCE mesmo então use ele beeem diluido em água, geralmente eles tem uma mistura de 1 litro de solupam p/ cada 50 Litros de água) entao use apenas umas 2 tampinhas) eu uso o recipiente q vem nas maq de alta pressão karcher, coloco o solupam, agua e engato na maquina.
-esponja, escova, balde, pano e o q mais vc quiser.,
*Coloque a moto num cavalete, ou se vc não tiver deixe ela no descanso lateral mesmo. (tripé) e tampe a ponteira com uma Tampa especial (Acerbis ou Orbital) ou pode ser um pano mesmo. O q importa é q não entra agua pela escapamento. Feche a torneira da gasolina.
* Ligue o lavador de alta pressão e comece a jatear a moto, toda ela,m em todos os cantos, geralmente onde acumula mais barro é na balança, no pinhão, e na parte da frente do motor, principalmente nas motos q tem protetor de motor, então abaixe, olhe bem, e meta muita agua nesses lugares. Se precisar tire com a mão os torrões de barro.
* Agora depois de retirar todo o excesso de barro, pegue o reservatorio da maq. de alta pressao ou use akeles borrifadores de agua de barbeiro já com a mistura de Solupan dentro e pulverize na moto, se não quiser jogar nos plásticos pulverize apenas no motor, balança, cubos de roda, pois sao as partes mais difíceis de esfregar. Mas eu jogo nos plásticos mesmo, pois não tem problema nenhum.
* Após passar o Solupan, com uma esponja, comece a esfregar a moto, essa é a parte mais chata, esfregue toda ela, se no motor apenas a esponja não tirar as manchas de barro, tente utilizar uma escova macia, ou tire o cabo dakelas vassouras de nylon e use ela escovando as partes do motor.
* Agora, deite a moto, é isso mesmo, apoie o guidao dela em algo, pode ser no cavalete mesmo, p/ q assim os pedais de freio e de marcha não encostem no chão evitando q amassem. Primeiro faça de um lado e depois de outro. E aí q vc vai ver o qto de barro ainda existe na parte de baixo da moto, no meio das balanças, no link, no proprio motor, de uma espiada pelos cantinhos e meta o jato com agua. Aproveite a moto assim p/ dar mais uma geral nela, por baixo dos para-lamas, cubos de roda, coroa e pinhão, sempre fica um barro o sujeira q a gente não ve.
* Agora com a moto limpa, coloque ela no sol, aproveite p/ limpar o filtro, enquanto isso a moto vai secando no sol. Tire a tampa lateral, note a na DR é no lado esquerdo e tem parafuso rápido p/ tirar a tampa. Nas tornados e XR200 o filtro é do lado direito. Tem a caixa do filtro de ar e 4 parafusos philips. solte os parafusos e tire a tampa, ai vc ja consegue ver o filtro, desencaixe-o com cuidado. Para limpar o filtro muita gente usa querosene, gasolina (lembrando q com ela o filtre tende a rasgar mais facil pos a gasolina corrói) eu uso o mesmo shampoo p/ lavar o carro, boto no balde um pouco de agua com o shampoo (apenas o sufuciente p/ cobrir o filtro) mergulhe o filtro, aperte um pouco deixe um tempo ali dentro, depois retire tiro todo o excesso de espuma, apertando o filtro (JAMAIS torcendo) e depois deixe secando.
*Enquanto o filtro de ar seca, pegue um pano e vá secando a moto (como vc faz com o carro). Após secar toda a moto, vamos agora verificar a corrente, se ela estiver frouxa, aperte seguindo os passos indicados no manual da moto, e se não precisar apertar vamos então passar a graxa branca nela. pegue uma escova de dentes, o uum pincel com as cerdas no meio, e aplique a graxa na corrente, lembrando q a graxa sempre se passa na parte de dentro da corrente. Já muito mecanico passando na parte de fora, assim qdo a moto está andando a corrente joga a graxa toda p/ fora. Se vc quiser passar por fora tb, nao tem problema, pode pintar toda a corrente de branco, mas não eskeça de pasar pelo lado de dentro dela. Vamos lá então:
* Agora é um caso a parte, se sua moto possuir graxeiras (mandei instalar) não eskeça de engraxá-las. basta q vc tenha um aplicador especial q pode ser comprado em qqer casa de ferramentas. Na minha moto instalei graxeiras no eixo da balança, na caixa de direção e no eixo do pedal de freio traseiro. Assim vc aumenta a vida util dessas peças e evita q a ferrugem se acumule dentro dos eixos.
Graxeira da Balança:
Graxeira da caixa de direção:
Graxeira do eixo do pedal de freio:
Agora não eskeça de pegar o frio já seco, aplique um pouco de óleo específico p/ filtros de ar, o use óleo de motor bem fino, passe tb um pouco de graxa branca nas bordas do filtro, evitando assim q a poeira entre. Coloque o filtro no lugar, feche a tampa lateral.
* Depois disso se sua moto for refrigerada a agua não eskeça de verificar o nivel da agua do radiador, e se necessário acrescente aditivo.
* Verifique os freios, se estão com a regulagem certa.
* De uma olhada na embreagem;
* Verifique o nível de óleo, e troque-o se necessário (costumo trocar o óleo do motor a cada 4 trilhas)
* Antes de guardar a moto, aplique spray anti-ferrugem nas partes do motor, parafusos das rodas (cuidado p/ não aplicar nos discos de freio), descanso lateral, puxe a embreagem e aplique uma boa quantidade de spray dentro do cabo, assim evita q a ferrugem se acumule dentro do cabo, evitando q o cabo arrebente na trilha.
* De uma ligada na moto, veja se tudo está funcionando perfeitamente.
Depois desligue a moto, e guarde-a, assim ela fica mais cuidada e vai estar te esperando ansiosa p/ a próxima trilha.
Abração a todos.
Cara, se são as mesmas de trator eu não sei, mas vc vai em qqer loja de ferragens e ferramentas e pede graxeira, mas´p/ instalar creio q não é tão simples, tem q furar no local certo, fazer rosca na peça e depois sim, instalar a graxeira q é parafusada. E como vc falo, isso mesmo, ela tem uma cabecinha, q tem uma esferinha no interior q impede q a graxa vaze.gerema_ escreveu:otimo
perfeito
soh não entendi o eskema das graxeiras como vc fez pra instala essa saum as mesmas ke tem em trator ke tem uma bolinha en cima pra graxa naum voltar
eh ke usa a engraxadeira pra mete graxa?
abs
Isso aí é uma mão na roda, pois as partes internas estão sempre lubrificadas. Na minha Tornado mandei instalar desde 0 Km, usei ela 3 anos na trilha e nunca precisei trocar a bucha da balança.
Abraços
-
- Moderador
- Mensagens: 8793
- Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57
Putz Siqui...nem uma "aguinha" de mangeira mesmo??? :shock: :lol: :lol:Siquinelli escreveu:Cara, parabéns mesmo! Se eu tivesse 1/3 do seu capricho minha moto não estava fazendo "nhéck nhénk" em todo canto! Mas eu ja fui mais apaixonado por minha moto. Acho que ja fazem uns dois meses que eu não lavo a moto! #-o
Mas essa semana ela vai p/ revisão e volta limpinha p/ mim! :mrgreen:
Siquinelli escreveu:Cara, parabéns mesmo! Se eu tivesse 1/3 do seu capricho minha moto não estava fazendo "nhéck nhénk" em todo canto! Mas eu ja fui mais apaixonado por minha moto. Acho que ja fazem uns dois meses que eu não lavo a moto! #-o
Mas essa semana ela vai p/ revisão e volta limpinha p/ mim! :mrgreen:
Cara, imagina como estao os rolamentos e buchas da tua moto?? :shock: #-o
pelo menos um WAP ou mangueira tem que lavar quando chegar em casa siqui!!
Pois é Nestor, ja me falaram isso da XL.NESTOR/RS escreveu:Parabéns Peruch... =D> =D> =D>
Na XL já tem de fábrica.....hummmmm vejamos...isto em 1983... :shock: :mrgreen:Na minha Tornado mandei instalar desde 0 Km, usei ela 3 anos na trilha e nunca precisei trocar a bucha da balança.
Acho q todas as motos deveriam vir com graxeira né. É muito bom, deixa a moto sempre lubrificada.
Abraços
-
- Super Membro
- Mensagens: 1589
- Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30
-
- Super Membro
- Mensagens: 1589
- Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30
Ricardo num entendo nada de graxa hahaha
Ela é boa pra corrente mesmo, ou usa ela so pra nao enferrujar enquanto nao se anda com a moto?
Qual a marca, se eu chegar em algum lugar é so pedir graxa branca?
Quando troquei a relaçao da moto, coloquei uma corrente DID e veio uma graxa meio amarronzada, me pareceu boa!
Ela é boa pra corrente mesmo, ou usa ela so pra nao enferrujar enquanto nao se anda com a moto?
Qual a marca, se eu chegar em algum lugar é so pedir graxa branca?
Quando troquei a relaçao da moto, coloquei uma corrente DID e veio uma graxa meio amarronzada, me pareceu boa!
Ae File, eu uso da Wurth, mas tem da Polyparts e agora tem mais um monte de marcas. Chega numa loja de lubrificantes e pede Graxa branca, tem tb umas q vendem num sachet, vc pode levar p/ as trilhas, enduros, etc... mais fácil de aplicar, nao precisa de pincel ou escova de dentes.. heheheFiletoxico escreveu:Ricardo num entendo nada de graxa hahaha
Ela é boa pra corrente mesmo, ou usa ela so pra nao enferrujar enquanto nao se anda com a moto?
Qual a marca, se eu chegar em algum lugar é so pedir graxa branca?
Quando troquei a relaçao da moto, coloquei uma corrente DID e veio uma graxa meio amarronzada, me pareceu boa!
A graxa branca ela é mais resistente q as graxas comuns, "gruda" mais e protege mais a corrente e tb tem uma resistencia maior na água.
Abraços
-
- Super Membro
- Mensagens: 1589
- Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30
Nestor so que o problema é na quantidade, eles nao pensam em uma moto só!
Imagina 100.000 motos se cada engraxadeira custar 1 centavo! e tem muita gente que num ta nem ai pra isso nem sabe pra que serve isso!
É dificil mas é assim!
Valew pela dica peruch! vou procurar, ontem mesmo nao tinha nada ai pra nao ficar seca passei um desengripante, mas o problema é que ele seca!
Imagina 100.000 motos se cada engraxadeira custar 1 centavo! e tem muita gente que num ta nem ai pra isso nem sabe pra que serve isso!
É dificil mas é assim!
Valew pela dica peruch! vou procurar, ontem mesmo nao tinha nada ai pra nao ficar seca passei um desengripante, mas o problema é que ele seca!
-
- Membro
- Mensagens: 297
- Registrado em: 17 Novembro 2005 à55 08:16
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem