Protetor eixo cambio da tornado + tampa do magneto

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
leojas
Membro
Mensagens: 216
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à31 13:38

Protetor eixo cambio da tornado + tampa do magneto

Mensagem por leojas »

Pessoal, eu fiz um protetor do eixo de cambio da tornado e um protetor da tampa lateral do magneto (p/ evitar do pedal amassar e atingir a tampa lateral do motor qdo cair p/ o lado esquerdo).
Para quem interessar, as fotos estao no link abaixo, p/ fazer so precisa de uma furadeira, uma segueta e maquina de solda.
Nao e' gambiarra, ja foi testado e aprovado por mim levando muitos tombos nas trilhas de Macacos, Nova Lima, Moeda e regiao de BH.
http://www45.brinkster.com/NetTrail/protetorEixo.aspx
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Cara! Patenteie e vende pra todo mundo! Vai ganhar uma grana legal! Parabéns!!!! :D :D :D
leojas
Membro
Mensagens: 216
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à31 13:38

Mensagem por leojas »

boa ideia, vou ficar rico $$$, hehehe.
estou tentando fazer um outro de nylon ou poliuretano, qdo tiver pronto colocarei fotos
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Grande idéia! parabéns leojas! Por sorte nunca tive problemas com o eixo do cambio, mas ja vi acontecer muito de quebrar o eixo, e na sequencia, muito amigo indo embora triste da vida porque perdeu a trilha! Ou ir embora de 2 ou 3 marcha e todo mundo ir chingando de lesma (só p/ zoar é claro) :mrgreen:

=D> =D> =D> =D>
leojas
Membro
Mensagens: 216
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à31 13:38

Mensagem por leojas »

Valeu cara.
Perder a trilha ja e´ triste, mas o pior e´ ter que abrir o motor todo p/ trocar o eixo.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Muito fera, mesmo, leojas... =D>

Dica super útil pra quem usa a moto no off-road....Fácil, simples, e barato de ser feito.... =D>
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

putz... e eu paguei 50 real num protetor uns tempos atras ... esse ai resolve totalmente o problema e custa merreca.... #-o


parabens pela criatividade leojas..
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Racer143 escreveu:Cara! Patenteie e vende pra todo mundo! Vai ganhar uma grana legal! Parabéns!!!! :D :D :D

Ta ai vou correr la pra patentiar isso ae, ja era eu sou o enventor agora hehehe :lol: :lol: :lol: :lol: TO ZUANDO GALERA HEHEHE :!: :!: :!:
achira19

Mensagem por achira19 »

Muito massa a ideia, parabens. Mas em, Mas eu nao entendi como aquele ferro protege a tampa do magneto. ;)
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Ô Léo, blz cara, quanto tempo heim...
Cara show o negócio que vc. fez... Vou fazê também...
Leo, aproveitando, gostaria de saber onde foi que o Edu cuxujo se enfiou... ele sumiu do mapa. Fala prá ele entrar no msn.
Abraço
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Parabéns pela idéia. Com certeza ter q abrir o motor inteiro p/ trocar o eixo de cambio é dose né.
Mas um conselho bom tb p/ os proprietários de Tornado é substituir o pedal de cambio original por um da XL 250 desses mais vagabundos, pois o original é muito mais forte, e ao invés de entortar o pedal acaba entortanto o eixo de cambio, e os mais vagabundos (paralelos) entorta mais fácil preservando mais o eixo de cambio.
Entao, coloquem o pedal de cambio desses paralelos q custa uma merreca e ainda instalem o protetotor do eixo q nosso amigo desenvolveu, aí nunca mais terá problemas
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

leojas, uma dúvida me ocorreu agora... Eu não sei qual a resistência dos metais, mas acho que aqui nem vem ao caso. Resumindo, minha dúvida é a seguinte.

1. O pedal de cambio da tornado é bastante forte, correto;

2. Então em uma colisão todo o impacto força o eixo, que pode entortar ou quebrar facilmente, correto também;

3. Se eu prendo esta aste nos parafusos da carcaça do motos, então o impacto que seria contra o eixo, passa ser contra a carcaça do motor certo, que por sua vez, se quebrar fica muito mais caro que trocar o eixo da moto não é não? :|



Qual a probabilidade disso acontecer?
leojas
Membro
Mensagens: 216
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à31 13:38

Mensagem por leojas »

synval escreveu:Ô Léo, blz cara, quanto tempo heim...
Cara show o negócio que vc. fez... Vou fazê também...
Leo, aproveitando, gostaria de saber onde foi que o Edu cuxujo se enfiou... ele sumiu do mapa. Fala prá ele entrar no msn.
Abraço
Blz Synval, ja faz muito tempo. O Edu cuxujo sumiu do mapa pq ele saiu do emprego e esta sem internet (desinternettado)
leojas
Membro
Mensagens: 216
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à31 13:38

Mensagem por leojas »

PERUCH escreveu:Mas um conselho bom tb p/ os proprietários de Tornado é substituir o pedal de cambio original por um da XL 250 desses mais vagabundos, pois o original é muito mais forte, e ao invés de entortar o pedal acaba entortanto o eixo de cambio, e os mais vagabundos (paralelos) entorta mais fácil preservando mais o eixo de cambio.
Eu ja usei desse pedal, mas o problema era qdo pegava um trilha com muita pedra ou cavas eu tinha que parar quase toda hora p/ desamassar o pedal. Ja ate quebrei um pedal uma vez, a sorte eh que meu irmao tinha um pedal de XR200 de reserva, ai coloquei ele p/ ir embora. So ficou ruim p/ passar marcha p/ cima, tinha que ser com o calcanhar pq o pedal da XR200 eh curto.
Outro problema do pedal paralelo era ele entortar e atingir a tampa do magneto, mas isso resolve-se com o protetor da tampa.
leojas
Membro
Mensagens: 216
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à31 13:38

Mensagem por leojas »

Siquinelli escreveu:leojas, uma dúvida me ocorreu agora... Eu não sei qual a resistência dos metais, mas acho que aqui nem vem ao caso. Resumindo, minha dúvida é a seguinte.

1. O pedal de cambio da tornado é bastante forte, correto;

2. Então em uma colisão todo o impacto força o eixo, que pode entortar ou quebrar facilmente, correto também;

3. Se eu prendo esta aste nos parafusos da carcaça do motos, então o impacto que seria contra o eixo, passa ser contra a carcaça do motor certo, que por sua vez, se quebrar fica muito mais caro que trocar o eixo da moto não é não? :|
Qual a probabilidade disso acontecer?
item 1 e 2 correto.
item 3 esta correta a observacao, eu tambem pensei nisso qdo fiz as pecas.
Um dos motivos que eu nao usei os protetores que vendem nas lojas foi justamente por isso, eles sao presos por apenas 1 parafuso (aquele da borracha da corrente). Tentando resolver este problema, fiz a peca de modo que seja fixada por 2 parafusos (o da borracha da corrente + o do guia da corrente perto do pinhao) e creio que aumenta bastante a resistencia contra o impacto na carcaça do motor.
Nao sei te informar qual probabilidade disso acontecer, mas acho que o risco de quebrar a carcaça do motor eh bastante reduzido.
Esse teste eu nao quero fazer nao, hehehe.
andrext
Super Membro
Mensagens: 1660
Registrado em: 07 Dezembro 2005 à23 09:59

Mensagem por andrext »

Ah testa ai? rs Começou termina. heheh
Brincadeira, meus parabéns pela criatividade.
Tracker
Membro
Mensagens: 273
Registrado em: 29 Novembro 2005 à42 02:06

Mensagem por Tracker »

Bela invenção a sua Leojas,me pareceu bem robusta,legal mesmo.
Imigrante
Membro
Mensagens: 773
Registrado em: 15 Setembro 2005 à15 10:04

Mensagem por Imigrante »

leojas,
Poderia colocar outras fotos da sua invenção???
Gostaria de ver melhor os detalhes p/ tentar reproduzi-la.
A proteção da tampa do magneto nem consegui ver, ou entender.
Continue assim.
Abraços...
:arrow:
leojas
Membro
Mensagens: 216
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à31 13:38

Mensagem por leojas »

Vou arrumar uma camera emprestada e tirar fotos com + detalhes e outros angulos.
O segredo p/ fazer a peca do eixo sao os furos na medida e na posicao certa.
De material vai gastar:
+/- 16cm de barra chata de 1"x1/8"
+/- 4cm de barra chata de 1"x1/4"

A proteção da tampa do magneto, o segredo eh dobrar na medida certa.
O material: +/- 20cm de barra chata de 1/2"x1/8"
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

leojas escreveu:
synval escreveu:Ô Léo, blz cara, quanto tempo heim...
Cara show o negócio que vc. fez... Vou fazê também...
Leo, aproveitando, gostaria de saber onde foi que o Edu cuxujo se enfiou... ele sumiu do mapa. Fala prá ele entrar no msn.
Abraço
Blz Synval, ja faz muito tempo. O Edu cuxujo sumiu do mapa pq ele saiu do emprego e esta sem internet (desinternettado)
realmente eu notei q akele cuxujo sumiu da net!!!

bela invençao leo....vc ja tinha me mostrado a um tempo atras

show de bola!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem