Protetor eixo cambio da tornado + tampa do magneto
Protetor eixo cambio da tornado + tampa do magneto
Pessoal, eu fiz um protetor do eixo de cambio da tornado e um protetor da tampa lateral do magneto (p/ evitar do pedal amassar e atingir a tampa lateral do motor qdo cair p/ o lado esquerdo).
Para quem interessar, as fotos estao no link abaixo, p/ fazer so precisa de uma furadeira, uma segueta e maquina de solda.
Nao e' gambiarra, ja foi testado e aprovado por mim levando muitos tombos nas trilhas de Macacos, Nova Lima, Moeda e regiao de BH.
http://www45.brinkster.com/NetTrail/protetorEixo.aspx
Para quem interessar, as fotos estao no link abaixo, p/ fazer so precisa de uma furadeira, uma segueta e maquina de solda.
Nao e' gambiarra, ja foi testado e aprovado por mim levando muitos tombos nas trilhas de Macacos, Nova Lima, Moeda e regiao de BH.
http://www45.brinkster.com/NetTrail/protetorEixo.aspx
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- Moderador
- Mensagens: 8793
- Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57
Grande idéia! parabéns leojas! Por sorte nunca tive problemas com o eixo do cambio, mas ja vi acontecer muito de quebrar o eixo, e na sequencia, muito amigo indo embora triste da vida porque perdeu a trilha! Ou ir embora de 2 ou 3 marcha e todo mundo ir chingando de lesma (só p/ zoar é claro) :mrgreen:
=D> =D> =D> =D>
=D> =D> =D> =D>
Parabéns pela idéia. Com certeza ter q abrir o motor inteiro p/ trocar o eixo de cambio é dose né.
Mas um conselho bom tb p/ os proprietários de Tornado é substituir o pedal de cambio original por um da XL 250 desses mais vagabundos, pois o original é muito mais forte, e ao invés de entortar o pedal acaba entortanto o eixo de cambio, e os mais vagabundos (paralelos) entorta mais fácil preservando mais o eixo de cambio.
Entao, coloquem o pedal de cambio desses paralelos q custa uma merreca e ainda instalem o protetotor do eixo q nosso amigo desenvolveu, aí nunca mais terá problemas
Mas um conselho bom tb p/ os proprietários de Tornado é substituir o pedal de cambio original por um da XL 250 desses mais vagabundos, pois o original é muito mais forte, e ao invés de entortar o pedal acaba entortanto o eixo de cambio, e os mais vagabundos (paralelos) entorta mais fácil preservando mais o eixo de cambio.
Entao, coloquem o pedal de cambio desses paralelos q custa uma merreca e ainda instalem o protetotor do eixo q nosso amigo desenvolveu, aí nunca mais terá problemas
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- Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57
leojas, uma dúvida me ocorreu agora... Eu não sei qual a resistência dos metais, mas acho que aqui nem vem ao caso. Resumindo, minha dúvida é a seguinte.
1. O pedal de cambio da tornado é bastante forte, correto;
2. Então em uma colisão todo o impacto força o eixo, que pode entortar ou quebrar facilmente, correto também;
3. Se eu prendo esta aste nos parafusos da carcaça do motos, então o impacto que seria contra o eixo, passa ser contra a carcaça do motor certo, que por sua vez, se quebrar fica muito mais caro que trocar o eixo da moto não é não? :|
Qual a probabilidade disso acontecer?
1. O pedal de cambio da tornado é bastante forte, correto;
2. Então em uma colisão todo o impacto força o eixo, que pode entortar ou quebrar facilmente, correto também;
3. Se eu prendo esta aste nos parafusos da carcaça do motos, então o impacto que seria contra o eixo, passa ser contra a carcaça do motor certo, que por sua vez, se quebrar fica muito mais caro que trocar o eixo da moto não é não? :|
Qual a probabilidade disso acontecer?
Blz Synval, ja faz muito tempo. O Edu cuxujo sumiu do mapa pq ele saiu do emprego e esta sem internet (desinternettado)synval escreveu:Ô Léo, blz cara, quanto tempo heim...
Cara show o negócio que vc. fez... Vou fazê também...
Leo, aproveitando, gostaria de saber onde foi que o Edu cuxujo se enfiou... ele sumiu do mapa. Fala prá ele entrar no msn.
Abraço
Eu ja usei desse pedal, mas o problema era qdo pegava um trilha com muita pedra ou cavas eu tinha que parar quase toda hora p/ desamassar o pedal. Ja ate quebrei um pedal uma vez, a sorte eh que meu irmao tinha um pedal de XR200 de reserva, ai coloquei ele p/ ir embora. So ficou ruim p/ passar marcha p/ cima, tinha que ser com o calcanhar pq o pedal da XR200 eh curto.PERUCH escreveu:Mas um conselho bom tb p/ os proprietários de Tornado é substituir o pedal de cambio original por um da XL 250 desses mais vagabundos, pois o original é muito mais forte, e ao invés de entortar o pedal acaba entortanto o eixo de cambio, e os mais vagabundos (paralelos) entorta mais fácil preservando mais o eixo de cambio.
Outro problema do pedal paralelo era ele entortar e atingir a tampa do magneto, mas isso resolve-se com o protetor da tampa.
item 1 e 2 correto.Siquinelli escreveu:leojas, uma dúvida me ocorreu agora... Eu não sei qual a resistência dos metais, mas acho que aqui nem vem ao caso. Resumindo, minha dúvida é a seguinte.
1. O pedal de cambio da tornado é bastante forte, correto;
2. Então em uma colisão todo o impacto força o eixo, que pode entortar ou quebrar facilmente, correto também;
3. Se eu prendo esta aste nos parafusos da carcaça do motos, então o impacto que seria contra o eixo, passa ser contra a carcaça do motor certo, que por sua vez, se quebrar fica muito mais caro que trocar o eixo da moto não é não? :|
Qual a probabilidade disso acontecer?
item 3 esta correta a observacao, eu tambem pensei nisso qdo fiz as pecas.
Um dos motivos que eu nao usei os protetores que vendem nas lojas foi justamente por isso, eles sao presos por apenas 1 parafuso (aquele da borracha da corrente). Tentando resolver este problema, fiz a peca de modo que seja fixada por 2 parafusos (o da borracha da corrente + o do guia da corrente perto do pinhao) e creio que aumenta bastante a resistencia contra o impacto na carcaça do motor.
Nao sei te informar qual probabilidade disso acontecer, mas acho que o risco de quebrar a carcaça do motor eh bastante reduzido.
Esse teste eu nao quero fazer nao, hehehe.
Vou arrumar uma camera emprestada e tirar fotos com + detalhes e outros angulos.
O segredo p/ fazer a peca do eixo sao os furos na medida e na posicao certa.
De material vai gastar:
+/- 16cm de barra chata de 1"x1/8"
+/- 4cm de barra chata de 1"x1/4"
A proteção da tampa do magneto, o segredo eh dobrar na medida certa.
O material: +/- 20cm de barra chata de 1/2"x1/8"
O segredo p/ fazer a peca do eixo sao os furos na medida e na posicao certa.
De material vai gastar:
+/- 16cm de barra chata de 1"x1/8"
+/- 4cm de barra chata de 1"x1/4"
A proteção da tampa do magneto, o segredo eh dobrar na medida certa.
O material: +/- 20cm de barra chata de 1/2"x1/8"
realmente eu notei q akele cuxujo sumiu da net!!!leojas escreveu:Blz Synval, ja faz muito tempo. O Edu cuxujo sumiu do mapa pq ele saiu do emprego e esta sem internet (desinternettado)synval escreveu:Ô Léo, blz cara, quanto tempo heim...
Cara show o negócio que vc. fez... Vou fazê também...
Leo, aproveitando, gostaria de saber onde foi que o Edu cuxujo se enfiou... ele sumiu do mapa. Fala prá ele entrar no msn.
Abraço
bela invençao leo....vc ja tinha me mostrado a um tempo atras
show de bola!!!
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