Veja como trocar a lã de vidro de sua ponteira!
não pode "socar" muito, pq se vc fizer isso o "pacote" vai fica tão compactado q o ar não vai circular entre as fibras.
deixe o "pacote" com uma consistencia semelhante a um saco de bombril, ou pouco mais duro q um saco de estopa.
algo tipo um peito flácido.
pra essas ponteiras finas, estilo Papaléguas eu ja peguei o macete e reponho a fibra no mesmo tempo em q o ólo do motor escorre (troco a fibra sempre q troco o óleo)
agora vou montar uma Wacs Tyranno, q é bem mais grossa e deve caber muito mais fibra, ali acho q vou ter q usar um pouco de lã de aço.
deixe o "pacote" com uma consistencia semelhante a um saco de bombril, ou pouco mais duro q um saco de estopa.
algo tipo um peito flácido.
pra essas ponteiras finas, estilo Papaléguas eu ja peguei o macete e reponho a fibra no mesmo tempo em q o ólo do motor escorre (troco a fibra sempre q troco o óleo)
agora vou montar uma Wacs Tyranno, q é bem mais grossa e deve caber muito mais fibra, ali acho q vou ter q usar um pouco de lã de aço.
EvandroMM escreveu:não entendo porque o pessoal paga tão caro em ponteiras, as esportivas são praticamente quase iguais por dentro!!
É um tubo grosso, com outro menor todo furado dentro e lã no meio.
O que é que muda tanto de um 788 pra um importado caríssimo como esse da foto além da etiqueta?
Muda TUDO.
Oque as empresas brasileiras fazem eh copiar esteticamente um modelo da gringa. Que eu saiba, somente a sarachu estuda o fluxo de gases.
Eu li num site, que somente o polimento da curva de escape pode gerar um ganho de fluxo de 10%, imagina quantas variaveis nao podem acontecer.
Outra, no brasil, a pro tork, faz um uma ponteira e basicamente (deve ter uns 2 ou 3 tamanho ja padronizados) serve pra todas as motos, soh muda a curva (k entra na ponteira) pra servir nos modelos, pra ela nao interesa a compressao, fluxo e etc, somente se vai caber na moto ou nao, ja uma ponteira gringa, ele estudam fluxo de entrada no bulbo, saida, diametro de entrada saida, qual eh melhor, qual vai ter um reverterio maior e menor........eh bem complexo.
Na Dirtrider ja saiu um teste com uma CRF e eles tavam testando umas 5 ponteiras diferente, e cada um da um resultado diferente, algumas aproximam a curva no comeco, outras no fim, outras aumentam os cv em alta e por ai vai......
Na verdade sou facinado por ponteiras e ja fiz um trabalho (na faculdade - faco engenharia) sobre o fluxo em canos e o meu trabalho era no escapamento de veiculos e nao eh facil nao.......nenm sempre um maior fluxo significa maior desempnenho.....senao era soh colocar um cano....
Fora os materiais e acabamento........nao se compara,...
Bessa27: já que você estuda isso e é apaixonado por ponteira, me dê uma opinião pessoal sua. Qual é a melhor ponteira + curva para tornado ? Levando em conta melhora de desempenho.bessa27 escreveu:EvandroMM escreveu:não entendo porque o pessoal paga tão caro em ponteiras, as esportivas são praticamente quase iguais por dentro!!
É um tubo grosso, com outro menor todo furado dentro e lã no meio.
O que é que muda tanto de um 788 pra um importado caríssimo como esse da foto além da etiqueta?
Muda TUDO.
Oque as empresas brasileiras fazem eh copiar esteticamente um modelo da gringa. Que eu saiba, somente a sarachu estuda o fluxo de gases.
Eu li num site, que somente o polimento da curva de escape pode gerar um ganho de fluxo de 10%, imagina quantas variaveis nao podem acontecer.
Outra, no brasil, a pro tork, faz um uma ponteira e basicamente (deve ter uns 2 ou 3 tamanho ja padronizados) serve pra todas as motos, soh muda a curva (k entra na ponteira) pra servir nos modelos, pra ela nao interesa a compressao, fluxo e etc, somente se vai caber na moto ou nao, ja uma ponteira gringa, ele estudam fluxo de entrada no bulbo, saida, diametro de entrada saida, qual eh melhor, qual vai ter um reverterio maior e menor........eh bem complexo.
Na Dirtrider ja saiu um teste com uma CRF e eles tavam testando umas 5 ponteiras diferente, e cada um da um resultado diferente, algumas aproximam a curva no comeco, outras no fim, outras aumentam os cv em alta e por ai vai......
Na verdade sou facinado por ponteiras e ja fiz um trabalho (na faculdade - faco engenharia) sobre o fluxo em canos e o meu trabalho era no escapamento de veiculos e nao eh facil nao.......nenm sempre um maior fluxo significa maior desempnenho.....senao era soh colocar um cano....
Fora os materiais e acabamento........nao se compara,...
Stealth escreveu:Bessa27: já que você estuda isso e é apaixonado por ponteira, me dê uma opinião pessoal sua. Qual é a melhor ponteira + curva para tornado ? Levando em conta melhora de desempenho.bessa27 escreveu:EvandroMM escreveu:não entendo porque o pessoal paga tão caro em ponteiras, as esportivas são praticamente quase iguais por dentro!!
É um tubo grosso, com outro menor todo furado dentro e lã no meio.
O que é que muda tanto de um 788 pra um importado caríssimo como esse da foto além da etiqueta?
Muda TUDO.
Oque as empresas brasileiras fazem eh copiar esteticamente um modelo da gringa. Que eu saiba, somente a sarachu estuda o fluxo de gases.
Eu li num site, que somente o polimento da curva de escape pode gerar um ganho de fluxo de 10%, imagina quantas variaveis nao podem acontecer.
Outra, no brasil, a pro tork, faz um uma ponteira e basicamente (deve ter uns 2 ou 3 tamanho ja padronizados) serve pra todas as motos, soh muda a curva (k entra na ponteira) pra servir nos modelos, pra ela nao interesa a compressao, fluxo e etc, somente se vai caber na moto ou nao, ja uma ponteira gringa, ele estudam fluxo de entrada no bulbo, saida, diametro de entrada saida, qual eh melhor, qual vai ter um reverterio maior e menor........eh bem complexo.
Na Dirtrider ja saiu um teste com uma CRF e eles tavam testando umas 5 ponteiras diferente, e cada um da um resultado diferente, algumas aproximam a curva no comeco, outras no fim, outras aumentam os cv em alta e por ai vai......
Na verdade sou facinado por ponteiras e ja fiz um trabalho (na faculdade - faco engenharia) sobre o fluxo em canos e o meu trabalho era no escapamento de veiculos e nao eh facil nao.......nenm sempre um maior fluxo significa maior desempnenho.....senao era soh colocar um cano....
Fora os materiais e acabamento........nao se compara,...
Cara eu sou suspeito a pra falar, pois a ponteira que eu mais gosto e que faz o barulho mais legal, nao eh a mais bonita.
Os caras da sarachu desenvolvem as ponteiras a partir do dinamometro, e com um engenheiro (que trabalha lah toda segunda - pois conheco a fabrica).
Eu concordo que as ponteira nao tem os visuais mais legais, mas em termo de desempenho acho k sao as melhores, principalmente nas baixas rpm, pois as concorretes fazem um ponteira bem livre, dando soh enfase nas altas..........
==================
Agora se vc quer uma ponteira irada mesmo, vc tem k ir na sarachu na segunda feira (eh quando o engenheiro ta lah e eles fazem isso, nao sei se eh aberto ao publico, mas tenho certeza k se vc perguntar sobre isso, talvez eles podem lhe ceder isso). Vc pode montar a sua ponteira do jeito k vc quizer. Eu ia fazer isso na XR, mas nao tenho tempo segunda, vc pode escolher o acabamento o material (aco, aluminio e ateh fibra de carbono), o diametro do bulbo, se o bulbo vai ser oval ou nao, a inclinacao que a ponteira sai da moto, o tipo de bico e por ai vai...........
Eh bem legal isso ai, e eles fazem akele tratamento quimico no aluminio, e vc pode escolher entre umas 7 cores..........
Eh massa pois na XR, todas as ponteiras saem meio retas (horizoltal) e eu acho bonita as ponteiras que saem quase 45 graus (tipo akelas ponteiras do mundial de enduro), e eu ia fazer uma ponteira desse tipo pra XR, mas nao deu..............
Bom, essa eh minha opniao..............sarachu eh 10, a qualidade do aluminio eh muito boa..........
======================
As BRC tbm sao boas, mas nunca testei, somente ouvi falar k elas nao dao muita performance, mas o acabamento eh muiiiiiiito show.........
Agora, as pro tork, vixi, nem de graca eu ponho........acho feia, e odeia uma empresa que copia o seu produto.......ela copia tudo.......a 788 eh copia das pro circuit, (alais, ateh o nome eh copia, era tork, depois virou pro torck por causa das pro circuit) as Vpro eh copias da Whitebrodhers.......e o barulho tbm nao acho legal.........enfim, nao vou com a cara da pro tork........
Mas eh +- isso ai oque eu penso
abracao
bessa27: Onde que é a Sarachu que você diz que podemos ir e tal ? Outra coisa: COM CERTEZA se numa mesma moto eu colocar uma Sarachu, depois uma BRC, depois uma ProTork eu vejo diferença de desempenho entre elas ? Agora, pelo que entendi, cada tipo de ponteira dá uma ênfase em uma determinada rotação né ? A ProTork pelo que você disse dá ênfase em alta e a Sarachu em baixa ? Então isso seria mais um item para se escolher uma ponteira adequada para "você" né ?
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Stealth escreveu:bessa27: Onde que é a Sarachu que você diz que podemos ir e tal ? Outra coisa: COM CERTEZA se numa mesma moto eu colocar uma Sarachu, depois uma BRC, depois uma ProTork eu vejo diferença de desempenho entre elas ? Agora, pelo que entendi, cada tipo de ponteira dá uma ênfase em uma determinada rotação né ? A ProTork pelo que você disse dá ênfase em alta e a Sarachu em baixa ? Então isso seria mais um item para se escolher uma ponteira adequada para "você" né ?
http://www.sarachu.com.br/
Eh +- isso, logico, k depois k vc coloca uma ponteira vc tem k dar uma carburada depois, pois suponho k a saida de gases seja mais rapida e pra entrar em hamonia, a entrata tbm tem k seguir o mesmo fluxo.......
Uma ponteira podem sim mudar o desempenho em todas as faixas, mas acho k isso varias mais de moto pra moto. Numa moto de competicao (motocross) essa diferenca vai ser menor, pois a pontiera original ja eh desenvolvida pra dar um certo desempenho (logico, dentro das emicoes e dbs possiveis).
Vai na www.dirtrider.com pra vc ver o teste das ponteira (ja eh velho, deve ter uns 3 anos).......eh bem legal.
Valew
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Cara, eh mais facil vc me falar qual a sua moto.........mas se eu pudesse (tempo) eu ajudaria nisso, mas acho k nao eh assim com medidas, tem mais a ver com o fluxo da sua moto, por ex: Teoricamnete a ponteira de uma tornado 250, da 293, da 330 seriam todas diferentes, mas eu nao trabalho com isso pra lhe passar as medidas ou tal, tinha k er com a empresa mesmo . Mas realmente to sem tempo pra ir lah na segunda...........na verdade eu ia fazer a ponteira de minha CRFX lah, ia gastar o dia todo, mas como surgiu a possibilidade deu pegar uma FMF, acabei optando pela gringa.....mfd escreveu:Bessa27,
Se eu te passar as medidas e outras características de uma ponteira, vc conseguiria, mesmo que de forma pouco precisa, avaliar como seria o seu desempenho em baixa, média e alta rotação ?
mas ve o site ai www.sarachu.com.br
Abracos
bessa27 escreveu:Cara, eh mais facil vc me falar qual a sua moto.........mas se eu pudesse (tempo) eu ajudaria nisso, mas acho k nao eh assim com medidas, tem mais a ver com o fluxo da sua moto, por ex: Teoricamnete a ponteira de uma tornado 250, da 293, da 330 seriam todas diferentes, mas eu nao trabalho com isso pra lhe passar as medidas ou tal, tinha k er com a empresa mesmo . Mas realmente to sem tempo pra ir lah na segunda...........na verdade eu ia fazer a ponteira de minha CRFX lah, ia gastar o dia todo, mas como surgiu a possibilidade deu pegar uma FMF, acabei optando pela gringa.....mfd escreveu:Bessa27,
Se eu te passar as medidas e outras características de uma ponteira, vc conseguiria, mesmo que de forma pouco precisa, avaliar como seria o seu desempenho em baixa, média e alta rotação ?
mas ve o site ai www.sarachu.com.br
Abracos
Bessa,
a moto em questão é uma XR200.
eu queria uma ponteira q privilegiasse rotações mais baixas e médias.
Ai eu posso te garantir 100% que eh a sarachu, pois eu competi 3 anos com uma XR e testei de tudo nela.......no quesito poniteiras a sarachu foi a melhor......mfd escreveu:bessa27 escreveu:Cara, eh mais facil vc me falar qual a sua moto.........mas se eu pudesse (tempo) eu ajudaria nisso, mas acho k nao eh assim com medidas, tem mais a ver com o fluxo da sua moto, por ex: Teoricamnete a ponteira de uma tornado 250, da 293, da 330 seriam todas diferentes, mas eu nao trabalho com isso pra lhe passar as medidas ou tal, tinha k er com a empresa mesmo . Mas realmente to sem tempo pra ir lah na segunda...........na verdade eu ia fazer a ponteira de minha CRFX lah, ia gastar o dia todo, mas como surgiu a possibilidade deu pegar uma FMF, acabei optando pela gringa.....mfd escreveu:Bessa27,
Se eu te passar as medidas e outras características de uma ponteira, vc conseguiria, mesmo que de forma pouco precisa, avaliar como seria o seu desempenho em baixa, média e alta rotação ?
mas ve o site ai www.sarachu.com.br
Abracos
Bessa,
a moto em questão é uma XR200.
eu queria uma ponteira q privilegiasse rotações mais baixas e médias.
rebite
[Do ár. ribA+, ‘laço’, ‘atadura’.]
Substantivo masculino.
1.Cilindro de metal, com cabeça, destinado a unir permanentemente duas chapas ou peças de metal: depois de introduzido num orifício que atravessa as chapas ou peças, e cuja extremidade oposta à cabeça é bem martelada de modo que se forme outra cabeça, que o impede de sair do orifício. [O martelamento pode ser feito com a extremidade do rebite aquecida ao rubro, ou na temperatura ambiente. F. paral.: arrebite.]
2.Dobra na extremidade de um prego para que não saia da madeira.
arrebitar
[De ar-1 + rebite + -ar2.]
Verbo transitivo direto.
1.Revirar (a ponta ou a aba) para cima:
Arrebitava o lábio superior, despeitado.
Verbo pronominal.
2.Levantar-se, altear-se.
3.Levantar-se com altivez; emproar-se.
4.Irritar-se, abespinhar-se. [F. paral.: rebitar.]
[Do ár. ribA+, ‘laço’, ‘atadura’.]
Substantivo masculino.
1.Cilindro de metal, com cabeça, destinado a unir permanentemente duas chapas ou peças de metal: depois de introduzido num orifício que atravessa as chapas ou peças, e cuja extremidade oposta à cabeça é bem martelada de modo que se forme outra cabeça, que o impede de sair do orifício. [O martelamento pode ser feito com a extremidade do rebite aquecida ao rubro, ou na temperatura ambiente. F. paral.: arrebite.]
2.Dobra na extremidade de um prego para que não saia da madeira.
arrebitar
[De ar-1 + rebite + -ar2.]
Verbo transitivo direto.
1.Revirar (a ponta ou a aba) para cima:
Arrebitava o lábio superior, despeitado.
Verbo pronominal.
2.Levantar-se, altear-se.
3.Levantar-se com altivez; emproar-se.
4.Irritar-se, abespinhar-se. [F. paral.: rebitar.]
Procure em casa de refrigeração também. A minha eu comprei neste tipo de loja. Bem barato. Paguei R$ 18,00 em um pedaço que tem 1,50 m X 1,30. Pelas contas que eu fiz, dá para trocar umas 15 vezes. Agora tem uma coisa... este tipo de lã deixa a ponteira mais quente. Acredito que não seja a mais adequada para ponteiras. Pelo menos na minha moto esquentou a ponteira. A curva não sofreu alteração, mas a ponteira sim. E tenha um cuidado na hora de cortar o pedaço para colocar na ponteira. Use uma luva e faça movimentos leves, pois este tipo de lã solta um espécie de pó, que em contato com a pele causa uma irritação e coceira. Agora o barulho ficou show. Abafadão e mais grosso. Se você não encontrar e quiser que eu compre e te mande pelo correio é só falar. Abração.xaxim escreveu:auhauhauah Acontece...
Alguém sabe onde compro lã de vidro na ZS de SP?
Estou pensando em passar em alguem lugar que reforme fogão/geladeira
Valeu Stealth, me deram uma dica de passar num ferro velho de geladeiras/fogões que tem aqui perto, tbm ficaram de me dar lã vidro de forro de PVC, vou ver o que conseguir.
Minha moto tá mto barulhenta e já tem um som bem grave, se ficar ainda mais grave será show!
O estranho é a temperatura aumentar, pelo que sei a lã é um bom isolante térmico.
Minha moto tá mto barulhenta e já tem um som bem grave, se ficar ainda mais grave será show!
O estranho é a temperatura aumentar, pelo que sei a lã é um bom isolante térmico.
Pois é. Também não entendi. Somente a ponteira esquenta. Exatamente onde está em contato com a lã. Mas já vi em alguns sites lãs específicas para ponteiras. Duram bem mais e esquentam menos. Acho que se chamava lã de rocha. Eram "uns fiapos brancos". Só que custava R$ 110,00, e era para única aplicação. Então prefiro comprar essa que citei acima e mesmo que dure menos, eu troco várias vezes. A minha dura 6 meses. A partir daí vai ficando muito barulho. Abração.xaxim escreveu:Valeu Stealth, me deram uma dica de passar num ferro velho de geladeiras/fogões que tem aqui perto, tbm ficaram de me dar lã vidro de forro de PVC, vou ver o que conseguir.
Minha moto tá mto barulhenta e já tem um som bem grave, se ficar ainda mais grave será show!
O estranho é a temperatura aumentar, pelo que sei a lã é um bom isolante térmico.
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