Como trocar os rolamentos da roda dianteira
Como trocar os rolamentos da roda dianteira
Galera, desulpem a minha ausência no fórum, ando muito sem tempo. É mulher, é trabalho, é estudo e claro... moto :D
Mas venho mais uma vez deixar minha contribuição aqui, espero que seja de grande utilidade ;)
Hoje explicarei aqui, sem muitos detalhes, como efetuar a troca dos rolamentos da roda dianteira da XR 250. Precisaremos de poucas ferramentas e não exige muito conhecimento técnico, a parte mais difícil mesmo é conseguir um cavalete para suspender a moto. Qualquer coisa firme que você possa colocar debaixo da curva do escape ou da parte frontal direita do protetor do motor que deixe a roda dianteira livre do chão, resolve o problema.
Eu fiz o serviço da troca de rolamentos de minha moto em uma segunda-feira, justamente no "feriado" da oficina que tem ao lado de minha casa, os caras cheios de cachaça no rabo, não consegui acordá-los para pedir um cavalete emprestado, tive que improvisar com um balde.
Por que trocar os rolamentos?
- Os rolamentos radiais de esfera se desgastam com o uso, vão apresentar folga e posteriormente vão "estourar".
Quando trocar os rolamentos?
- Basta fazer uma simples inspeção na roda dianteira da moto, com a mão, faça movimentos transversais procurando folgas, caso seja percebida alguma folga, efetue a troca dos mesmos.
Vamos às ferramentas necessárias:
- Chave biela (chave L) de 10mm
- Chave biela (chave L) de 17mm
- Chave de fenda velha ou algo semelhante para bater
- Martelo
- Lenço, preferencialmente de papel, pois pode sujar de graxa.
- Dois novos rolamentos radiais de esfera 6202
As chaves L podem ser muito bem substituidas por chaves combinadas de boca e estria (usa o lado estriado).
Os rolamentos comprei da marca NSK que são ótimos, comprei do tipo DDU, que possuem retentores dos dois lados, o original de nossa moto é do tipo U, com retentor apenas de um lado. Os do tipo DDU não deve-se abri-los jamais para manutenção, são duráveis justamente por não haver contaminação da graxa com nenhum material exterior, são pouca coisa mais caros. Os dois custavam R$ 16,00, com a choradinha ficou R$ 15,00.
Eu tive que improvisar um cavalete para a moto, não podia andar com a moto no estado que estava e meus vizinhos dormindo de ressaca, aproveitando que minha mãe não estava em casa, peguei um balde dela no quintal e coloquei uma lajota em cima para ficar bem plano e bem apoiado tanto no balde como no quadro da moto. Ficou bem firme
Vamos trabalhar...
Folgue os 4 parafusos que seguram o eixo da roda com a chave de 10mm, depois folgue o eixo até soltar e proceda a remoção da roda.
Após retirar a roda, retire os retentores dos dois lados para deixar os rolamentos à vista.
Após isto, apoie a roda da moto em suas pernas, ou em uma parede que possa sujar, coloque a chave de fenda por dentro onde passa o eixo da roda, mas encaixei-o de forma inclinada para que a ponta da chave tope no rolamento. Com a outra mão use o martelo para bater, não precisa de muita força, e vá variando os pontos em que você bate no rolamento, não bata apenas em um lado, caso contrário o rolamento sairá com dificuldade e vai deixar folote a sede do rolamento. Coloque um jornal debaixo pois o rolamento e o espaçador vão saltar melados de graxa e sujar o chão. Repita o processo para retirar o rolamento do outro lado.
Coloque o rolamento novo no lugar mas não bata diretamente no rolamento com o martelo, utilize o rolamento antigo como calço, vá batendo devagar distribuindo a força uniformemente por todo o rolamento, quando ele chegar no final da sede, você notará que o barulho da batida do martelo ficará diferente, para confirmar é só retirar o rolamento velho de cima e observar se o novo está rente com a aresta do cubo.
Repita o procedimento para colocação do rolamento do outro lado da roda, mas não esqueça de colocar o espaçador interno. Use novamente o rolamento velho para bater em cima do rolamento novo, este também deve ficar rente com a aresta do cubo.
Dê uma limpada em tudo com estopa e unte os retentores e eixo com graxa antes de remontar a roda, isso evita oxidação no eixo e atrito no retentor do lado do disco de freio. Não esqueça de colocar o espaçador externo do lado do disco de freio.
Feito tudo isso, proceda a recolocação da roda, com cuidado para não derrubar a moto. Se a roda estiver com dificuldade de entrar, você pode enfiar uma chave de fenda entre as fitas de freio para forçar o recuo dos pistões da pinça de freio e a roda assim entrará mais fácil. Aperte bem o eixo da roda. O valor de torque a ser aplicado (aperto) equivale a pôr uma massa de 5,9kg em uma alavanca com comprimento de 1 metro. Se sua chave tiver um comprimento de 20cm por exemplo, você deverá aplicar uma força 5 vezes maior. O torque das procas de fixação do eixo recebem um torque de 1,2kgfm.
Após a roda no lugar e todos os parafusos apertados, gire-a e verifique se há o rolamento suave e livre da roda, observe também o funcionamento do freio. Caso a roda não gire livremente... VOCÊ FEZ "M"!!! Agora pode chorar e pegar o lenço de papel para enchugar as lágrimas hahuhuahuahuahu
Confira a montagem com a visão explodida apresentada abaixo e boa sorte ;)
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Hoje explicarei aqui, sem muitos detalhes, como efetuar a troca dos rolamentos da roda dianteira da XR 250. Precisaremos de poucas ferramentas e não exige muito conhecimento técnico, a parte mais difícil mesmo é conseguir um cavalete para suspender a moto. Qualquer coisa firme que você possa colocar debaixo da curva do escape ou da parte frontal direita do protetor do motor que deixe a roda dianteira livre do chão, resolve o problema.
Eu fiz o serviço da troca de rolamentos de minha moto em uma segunda-feira, justamente no "feriado" da oficina que tem ao lado de minha casa, os caras cheios de cachaça no rabo, não consegui acordá-los para pedir um cavalete emprestado, tive que improvisar com um balde.
Por que trocar os rolamentos?
- Os rolamentos radiais de esfera se desgastam com o uso, vão apresentar folga e posteriormente vão "estourar".
Quando trocar os rolamentos?
- Basta fazer uma simples inspeção na roda dianteira da moto, com a mão, faça movimentos transversais procurando folgas, caso seja percebida alguma folga, efetue a troca dos mesmos.
Vamos às ferramentas necessárias:
- Chave biela (chave L) de 10mm
- Chave biela (chave L) de 17mm
- Chave de fenda velha ou algo semelhante para bater
- Martelo
- Lenço, preferencialmente de papel, pois pode sujar de graxa.
- Dois novos rolamentos radiais de esfera 6202
As chaves L podem ser muito bem substituidas por chaves combinadas de boca e estria (usa o lado estriado).
Os rolamentos comprei da marca NSK que são ótimos, comprei do tipo DDU, que possuem retentores dos dois lados, o original de nossa moto é do tipo U, com retentor apenas de um lado. Os do tipo DDU não deve-se abri-los jamais para manutenção, são duráveis justamente por não haver contaminação da graxa com nenhum material exterior, são pouca coisa mais caros. Os dois custavam R$ 16,00, com a choradinha ficou R$ 15,00.
Eu tive que improvisar um cavalete para a moto, não podia andar com a moto no estado que estava e meus vizinhos dormindo de ressaca, aproveitando que minha mãe não estava em casa, peguei um balde dela no quintal e coloquei uma lajota em cima para ficar bem plano e bem apoiado tanto no balde como no quadro da moto. Ficou bem firme
Vamos trabalhar...
Folgue os 4 parafusos que seguram o eixo da roda com a chave de 10mm, depois folgue o eixo até soltar e proceda a remoção da roda.
Após retirar a roda, retire os retentores dos dois lados para deixar os rolamentos à vista.
Após isto, apoie a roda da moto em suas pernas, ou em uma parede que possa sujar, coloque a chave de fenda por dentro onde passa o eixo da roda, mas encaixei-o de forma inclinada para que a ponta da chave tope no rolamento. Com a outra mão use o martelo para bater, não precisa de muita força, e vá variando os pontos em que você bate no rolamento, não bata apenas em um lado, caso contrário o rolamento sairá com dificuldade e vai deixar folote a sede do rolamento. Coloque um jornal debaixo pois o rolamento e o espaçador vão saltar melados de graxa e sujar o chão. Repita o processo para retirar o rolamento do outro lado.
Coloque o rolamento novo no lugar mas não bata diretamente no rolamento com o martelo, utilize o rolamento antigo como calço, vá batendo devagar distribuindo a força uniformemente por todo o rolamento, quando ele chegar no final da sede, você notará que o barulho da batida do martelo ficará diferente, para confirmar é só retirar o rolamento velho de cima e observar se o novo está rente com a aresta do cubo.
Repita o procedimento para colocação do rolamento do outro lado da roda, mas não esqueça de colocar o espaçador interno. Use novamente o rolamento velho para bater em cima do rolamento novo, este também deve ficar rente com a aresta do cubo.
Dê uma limpada em tudo com estopa e unte os retentores e eixo com graxa antes de remontar a roda, isso evita oxidação no eixo e atrito no retentor do lado do disco de freio. Não esqueça de colocar o espaçador externo do lado do disco de freio.
Feito tudo isso, proceda a recolocação da roda, com cuidado para não derrubar a moto. Se a roda estiver com dificuldade de entrar, você pode enfiar uma chave de fenda entre as fitas de freio para forçar o recuo dos pistões da pinça de freio e a roda assim entrará mais fácil. Aperte bem o eixo da roda. O valor de torque a ser aplicado (aperto) equivale a pôr uma massa de 5,9kg em uma alavanca com comprimento de 1 metro. Se sua chave tiver um comprimento de 20cm por exemplo, você deverá aplicar uma força 5 vezes maior. O torque das procas de fixação do eixo recebem um torque de 1,2kgfm.
Após a roda no lugar e todos os parafusos apertados, gire-a e verifique se há o rolamento suave e livre da roda, observe também o funcionamento do freio. Caso a roda não gire livremente... VOCÊ FEZ "M"!!! Agora pode chorar e pegar o lenço de papel para enchugar as lágrimas hahuhuahuahuahu
Confira a montagem com a visão explodida apresentada abaixo e boa sorte ;)
desenterrando o tópico.......vish....esse faz tempo.....coveiroo....... existe a possibildade de desgaste no cubo da moto??? pq as rodas q eu comprei prontas...motard.....jah eram usadas.....e eu coloquei rolamentos novos.....e a traseira apresenta pouquissima folga...mas tem folga....pode ser eixo??? ou cuboo??
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- Membro
- Mensagens: 842
- Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30
Isso mesmo.
Se o rolamento é preso pelo externo esquente a peça.
Se é pelo interno esquente o rolamento.
3min de um bom secador de cabelo no cubo e o rolamento entra e sai sem esforço (as vezes até cai).
Se num tiver como esquentado pra dilatar faça um calço e prense o danado com morça ou algo que o valha.
Pancada em rolamento causa "desbalanceio" ou folga.
Se o rolamento é preso pelo externo esquente a peça.
Se é pelo interno esquente o rolamento.
3min de um bom secador de cabelo no cubo e o rolamento entra e sai sem esforço (as vezes até cai).
Se num tiver como esquentado pra dilatar faça um calço e prense o danado com morça ou algo que o valha.
Pancada em rolamento causa "desbalanceio" ou folga.
ale primo escreveu:Duas coisas!
"Eu":
1) tiro a capa de blindagem do rolamento pq o que vem de graxa nele é ridículo. E seu projeto de uso não é específico para o "nosso" uso.
2) nunca dou pancada em rolamento novo. Instalo usando soprador térmico (vulgo secador de cabelo) ou no maxímo prensando.
Você retira as duas capas do rolamento ou só a do lado interno???
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