SM com a lei informações e dicas

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

cadio
Super Membro
Mensagens: 1308
Registrado em: 07 Fevereiro 2006 à40 10:08

Mensagem por cadio »

Rodrigo_n°45, mandou bem no e-mail.. quando os kras responderem posta ai pra galera saber..
Rodrigo_n°45
Membro
Mensagens: 629
Registrado em: 11 Abril 2006 à45 17:32

Mensagem por Rodrigo_n°45 »

cadio escreveu:Rodrigo_n°45, mandou bem no e-mail.. quando os kras responderem posta ai pra galera saber..
Obrigado cadio...
Mandei ontem, hoje ainda não chegou nada...
Estou Rezando para que seja uma boa resposta...
Quer dizer, espero que haja alguma resposta né...
Valeu...
Rodrigo_n°45
Membro
Mensagens: 629
Registrado em: 11 Abril 2006 à45 17:32

Mensagem por Rodrigo_n°45 »

Segue a resposta.
Não sei se me fiz entender direito.



Senhor,

essa questão de Emenda ou alteração no código é processo legislativo, que só pode ser iniciado pelo Denatran/Contran junto ao Congresso Nacional. Nesse sentido, sua mensagem deve ser enviada ao Denatran/Contran. No tocante à sua realidade, esclarecemos que veículos adaptados para esporte não podem circular nas vias normalmente. Lamentamos que agentes públicos estejam sendo benevolentes com vossa senhoria e deixando de aplicar a lei. Para sua maior segurança e também para evitar aborrecimentos futuros, sugerimos que coloque seu veículo dentro dos padrões atuais exigidos pela lei, até que uma alterção no Código Trânsito Brasileiro vem surgir.
Detran-DF
Rodrigo_n°45
Membro
Mensagens: 629
Registrado em: 11 Abril 2006 à45 17:32

Mensagem por Rodrigo_n°45 »

Agora segue o e-mail ao Denatran.
Sugiro que mandem também.
Colocarei até em um tópico exclusivo...
Temos que fazer muito barulho, até ser legalizada nossa situação.

:? :? :?


Prezado leitor.
Sou condutor de motocicletas e possuo uma motocicleta da Marca Honda, modelo XR250 Tornado.
Venho por meio deste tirar algumas dúvidas, e pedir por alguns esclarecimentos.
Existe uma tendência nas motos de rua, de uns 3 anos para cá, que é colocar em motos tipo trail, pneus e rodas de aro 17 polegadas de diâmetro, esta modificação é conhecida como Supermotard/Supermoto.
A referida alteração trás benefícios para os condutores, na ordem de segurança pois as motocicletas apresentam uma maior estabilidade e segurança rodando com pneus esclusivos para ruas asfaltadas, diferentemente dos atuais pneus mistos utilizados originalmente em rodas de 21 e 18 polegadas de diâmetro.
A questão por mim levantada neste momento é, segundo o código nacional de trânsito é proíbida qualquer alteração do conjunto roda/pneu no tocante a alteração do diâmetro.
Como condutor e cidadão, que quer ter uma motocicleta com estas rodas de aro 17 polegadas, como posso fazer para regularizar a motocicleta?
Existe a possibilidade de estar sendo revista a legislação, ou de se estar fazendo uma emenda para permitir estas motocicletas no tânsito?
Como posso proceder neste sentido?
Uma montadora, a Sundown tem um modelo de motocicleta chamada STX Motard, ela já vem com estas características de fábrica, esta é uma tendência mundial em se tratando de motocicletas, e um assunto que diz respeito a muitos brasileiros condutores de motocicletas.
Neste sentido fica a dúvida de se podemos ou não realmente transitar com estas motos, diante da legislação vigente.

Obrigado pela atenção.
Rodrigo.
Rodrigo_n°45
Membro
Mensagens: 629
Registrado em: 11 Abril 2006 à45 17:32

Mensagem por Rodrigo_n°45 »

E-mail do denatran.


[email protected]
aag
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 27 Fevereiro 2007 à13 15:27

Mensagem por aag »

Eu acho que todo erforço é válido e gente tem que tentar todos os meios, porém se tomarmos o caminho errado além de ñ ajudar em nada pode acabar prejudicando, pois pode chamar atenção das autoridades e haver uma maior fiscalização.
Rodrigo_n°45 escreveu: ... No tocante à sua realidade, esclarecemos que veículos adaptados para esporte não podem circular nas vias normalmente. Lamentamos que agentes públicos estejam sendo benevolentes com vossa senhoria e deixando de aplicar a lei....
Eu li em algum site que a Honda é quem investe nas corridas SuperBike e SuperMotard, pode ser que eu esteja engando, vou buscar a fonte dessa informação e depois eu posto aqui...como eu dizia eu acho que os donos de Honda devem fazer contato com a mesma, se alguém grande estiver ao nosso lado a vida vai ficar bem mais fácil.
aag
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 27 Fevereiro 2007 à13 15:27

Mensagem por aag »

Eu madei 2 emails pra Yamaha, no primeiro eles não foram nada animadores com sua resposta, no segundo eles já deixaram uma porta aberta, pode ñ dar em nada mas vamos esperar pra ver.

Meu email:
Ao Departamento tecnico.

Bom dia!
Srs. Engenheiros,
Sei que é um procedimento de vcs, desaconselhar toda e qualquer modificação nas
motos, mas eu insisto mas uma vez pois não me contentei com a resposta que
voces me deram, queria um motivo mais palpavel, para que tal modificação seja
desaconselhada.
Até onde sei quando se transforma um trail em SuperMotard, vc agrega valores a
mesma, maior estabilidade, maior aderencia,etc.
Não sei em que ponto a substituição por aros menores pode diminuir a vida util
da moto ou até comprometer seu desempenho.
Se compararmos a Lander e a Fazer, mesmo motor, mesma relação, logico que a
ciclitica é diferente. A Fazer por sua vez possui ambas as rodas 17", isso quer
dizer que possui vida util menor em relação a Lander???
Na verdade oque eu e muitos companheiros queremos é um apoio dos fabricantes
para conseguirmos legalizar nossas motos, pois a tendecia das Super Motards é
cada vez maior no Brasil, já existe fabrica nacional que possue SM de fabrica
onde
um mesmo modelo é fabricado em dois estilos, Trail e Super Motard, isto vcs bem
sabem, não há necessidade de citar.... Houve-se rumores que dizem que voces em
breve farão o mesmo com a Lander, teremos as duas versões Trail e Super Motard.
O motivo da minha insistencia é que fui ao Detran e eles me informarão que se eu
possuir um laudo da Yamaha favoravel fica bem mais facil de legalizar.
Eu quero ter uma Super Motard, quando optei pela Lander não tinha conheciemento
da lei, se não for possivel legalizar talvez tenha que escolher outra moto, pois
não vou abrir mão de possuir uma Super Motard.

Grato,
Alexander.


resposta da Yamaha:
Prezado Senhor Alexander Alves Gonçalves.

Inicialmente agradecemos o seu contato.

Em atenção ao seu e-mail, esclarecemos que o caso está sendo analisado.

Solicitamos a gentileza de aguardar o retorno.

Qualquer informação adicional estamos à sua inteira disposição.

Atenciosamente.
Rodrigo_n°45
Membro
Mensagens: 629
Registrado em: 11 Abril 2006 à45 17:32

Mensagem por Rodrigo_n°45 »

AAG.
Bom e-mail.
É interessante falar com as montadoras.
Mais até do que com as autoridades responsáveis pelo Trânsito.
O que eu percebo é que os Detran's da vida estão empacados em burocracias imbecís e inúteis.
O e-mail que passei a eles, veio com uma resposta ao meu ver absurda, e incompleta, ela está lá em cima, inclusive com uma réplica minha, passei um e-mail ao denatran, e da mesma forma obtive uma resposta que em nada ajudou a resolução de minhas dúvidas.
O denatran, ao me responder, apenas me mandou cópias da legislação vigente, que em nada contribuiram, pois tudo o que estava escrito eu já sei de cór.
Agora o grande negócio será escrever para as montadoras mesmo, pois somente elas poderão modificar suas motos de uma maneira legal.
Aqui em Brasília, uma consercionária da yamaha, já está colocando a Lander para competir no Motard, com a sua rival Tornado, já é um importante passo, mas as autoridades ainda estão empacadas nos anos 50.
Ô raiva que eles me fazem passar.
Mas uma coisa eu estou começando a pensar, assim como carros, é melhor deixar as autoridades quietas, para que elas façam vistas grossas para as rodas, se não, seria bem proibido andar com carros com rodas aro 17" ou 22" como tenho visto constantemente.

Sei lá.
Vou continuar fugindo do homi, até levar um tiro.
aag
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 27 Fevereiro 2007 à13 15:27

Mensagem por aag »

Então Rodrigo_n°45....
eu acho interessante tbm quem tiver conhecimento e acesso facil aos Deputados Fed./Estd., pode dar uma investida com os caras...
Eu não entendo nada de politica, pode ser então que deputado não vai dar solução, mais são os politicos que fazem as leis, imendas, etc.

Mas eu acho que é caso de Dep. mesmo, quem foi que inventou aquela lei dos kit's de 1° socorros, e essa lei dos adesivos nos capacetes???
Se a questão for bem colocada eu acho que teremos grande chance de uma mudança na lei, é só achar algum dep. que se interesse pela questão.

Vlw!
Cyber
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 04 Setembro 2006 à35 23:41

Mensagem por Cyber »

Pessoal que escreve bonito ae podia manda um e-mail pra honda neh, pra ver oq os cara falam em relação a tornado, bem utilizada no meio... :twisted:
JHS
Membro
Mensagens: 577
Registrado em: 29 Março 2006 à06 19:07

Mensagem por JHS »

Sobre a questão da Honda,

quem é aqui de brasilia sabe que a Freedom está vendo um Kit Motard pra tornado, tentei falar com uns dos vendedores(realmente não fui a pessoa certa), sobre a questão da lei, ele simplismente falou que não tinha problema nenhum, que era normal e num sei o que....... talvez um papo com o Dono da Freedom pudesse ser um começo jah que sendo uma autorisada Honda que esta fazendo a transformação, poderiamos ter um parecer favoravel.
aag
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 27 Fevereiro 2007 à13 15:27

Mensagem por aag »

Ae jhschaefer,
essa é uma noticia boa, se uma autorizada está fazendo a transformação a conversa começa a mudar de figura....pois na maioria (pra ñ dizer todas) das autorizadas eles são proíbidos até de vender peças que ñ sejam originais...tipo TH, Circuit, etc., mesmo que tais peças sejam melhores que as originais, em tcnologia e acabamento, vai enteder.....
Eu acho que vcs de DF devem entrar em contato, no mínimo com o gerente pois vendedor realmente ñ vai ajudar em nada.
Se na autorizada ñ obtiver nenhuma ajuda, o jeito é apelar mesmo pra Honda, que investe no segmento, sem contar que a Honda é parte interessada, pois muitos dos produtos existentes no mercado são destinados paras as motos da marca, oq torna muito mais fácil a transformação das motos Honda.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem