SM com a lei informações e dicas

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

SM com a lei informações e dicas

Mensagem por Andre Mello »

Texto retirado do Clube XT 600


prezados parceiros

antes de transformar uma moto de fabrica em supermotard.
a gente deve tomar algumas providencias.
a primeira de todos e planejar essa mudança porque esse tipos de tranformaçao custa caro,
o orçamento pode subir rapidamente dependo de a modifiaçao que a gente quer .
so o conjuto pneus,aros,raios vai de 2000 a 3000 rs dependo do material que vc escolha ,depois vem as suspensaos,os freios e o motor e ai o orcamento vai la no ceu
se vc tem ainda dinheiros sobrando vem painel,conta giro,carenagem,pisca...
ect.....
nem se fala do orçamento
enfim todo mundo ja sabe disso
o maior problema e que custa caro e a gente vai divagar
ai pinta mais um problema coma fazer para continuar rodando nas pista dentro da lei??


Nenhum proprietário ou responsável poderá sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características (Art. 98 do CTB).

o maior pepino e o artigo 8 da resoluçao 201

Art. 8º Ficam proibidas:
I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II – O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;


felizemente para a gente o mercado das motos muda e comenca a sair de fabrica as motos 'supermotard'' ex; a sundow
vamos ver se a gente pode com essa mudanca de mercado
faser jurisprudencia..


fora desse pequeno''pepino'' vem as outras mudança pelo menos visual

ai a gente pode dar um jeito
ante des todo sabendo qual e a tranformaçao que vc vai faser e
ir no detran com o moto original e as notas fiscals dos items para transformaçao que vc quer ex;aro,pneus carenagem,piscas,lanterna.

dai ele vao faser o que se chame ''vistoria previa''
depois dessa vistoria ele vao liberar uma autorisaçao para faser as mudancas.
essa autorisacao tem um mes de prazo .quer dizer pouco na realidade
dependo da transformaçao
por isso e importante de planejar exatamente a mudanca.
depois de trocar toudo vc vao tem que ir no INMETRO ou um orgao acreditada pelo INMETRO
la vc chegue com sua moto modificada com de novo ....as notas fiscal de todos os items trocados..a documentaçao da moto ,seus documentos
la ele vao verificar as mudancas para a segurancase ect..enfim conferir e se da todo certo vao liberar um documento chamado
''certificado de seguranca vehicular''
dai volta para o detran com esse CSV para a modificaçao dos documentos.Fazer constar no CRV e no CRLV a expressão "Veículo Modificado", bem como o (s) item (s) modificado (s) e sua nova configuração.
sabendo que mesmo assim depende da boa vontade do detran para o artigo 8 da resoluçao 201 ate a jurisprudencia




e um caminho dificil mas e bom de saber antes de fazer qualquer coisas..
a escolha e nossa e depende de cada um
cuidados nas pistas parceiros
abraçao
wilmo


ps:segue no anexo artigos,resoluçao,ect....

link para orgao acreditado http://www.inmetro.gov.br/organismos/de ... namento=13

link para certificado
http://www.tapiramuta.ba.cnm.org.br/sit ... eis/75.swf
AcidGaucho
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 18 Fevereiro 2006 à38 08:22

Mensagem por AcidGaucho »

deveria ser fixo esse topic.... =D> =D> =D>
Luigi
Membro
Mensagens: 907
Registrado em: 26 Setembro 2006 à08 07:43

Mensagem por Luigi »

Só uma coisa, a mudança do diametro externo do aro não passa no CSV, o codigo de transito proibe, pode-se tentar mudar para "protótipo", a minha passou por Veiculo modificado, mas foi na pura sorte! =D>
aag
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 27 Fevereiro 2007 à13 15:27

Mensagem por aag »

Eu fui a um orgão do INMETRO e o engenherio me disse que além desse procedimento, seria neccessario tbm a assinatura de um tecnico/responsavel por tal modificação(aro/pneu), inclusive ele me disse que se o fabricante desse um laudo favoravel seria bem mais fácil a legalização.
Fiz um contato via email com a Yamaha e o retorno ñ foi nada animador.
Só uma coisa, a mudança do diametro externo do aro não passa no CSV, o codigo de transito proibe, pode-se tentar mudar para "protótipo", a minha passou por Veiculo modificado, mas foi na pura sorte!
Luigi,
este mesmo engenheiro do INMETRO me disse que ele ñ pode dar o CSV, sem este procedimento inicial de autorização do Detran, ou seja, primeiro o Detran tem que autorizar a modificação para então o INMETRO fazer a vistoria e dar o CSV, pois como todos sabem é proíbido mudar o diametro externo aro/pneu.
Luigi
Membro
Mensagens: 907
Registrado em: 26 Setembro 2006 à08 07:43

Mensagem por Luigi »

Sim eu fui no detran eles autorizaram o aro, mas o imetro não, porque a lei proibe, mas acho que o delegado ficou com medo de eu colocar ele no pau e liberou o doc com "aros 17" =D>
cadio
Super Membro
Mensagens: 1308
Registrado em: 07 Fevereiro 2006 à40 10:08

Mensagem por cadio »

e la vem mais multas!
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Puts galera confesso que tenho andando pela rua olhando pra tudo quanto é lado, com medo dos homi, fiquei sabendo que o BPTRAN (BATALHAO DE TRANSITO) aqui de brasilia todos passaram por tipo um curso sobre as novar regras e digo mais segundo informacoes que tive nego vai levar pro deposito sem do :| :| :|
aag
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 27 Fevereiro 2007 à13 15:27

Mensagem por aag »

Mas Luigi,
o Detran liberou a transformação ou cometeram um erro como vc já disse.
Eu só tenho uma duvida, pois fui no despachante e ele me disse que só em algumas cidades(que ñ tem detran) que o delegado responde pelo orgão.
Isto procede ou sempre tem um delegado que pode fazer tal liberação?
Luigi
Membro
Mensagens: 907
Registrado em: 26 Setembro 2006 à08 07:43

Mensagem por Luigi »

Aqui o delegado respondia (na época) pelo orgão

Seguinte, ele liberou, (uma declaração) fui no imetro e não passou, voltei no detran e meti o pau, falei que ia meter processo, porque gastei e blablabla, dai acho que o cara ficou com o "u" fechado e meu documento saiu os aros e talz.!
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

mt bom topicoAndre Mello...falando em SM cade as fotos da Lander c os aros Exccel???
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

AuaTT escreveu:mt bom topicoAndre Mello...falando em SM cade as fotos da Lander c os aros Exccel???

AuaTT Acho que esse topico deveria até ser fixo. Quanto a minha Lander ela ja esta rodando com os aros Excel, mas essa semana vou montar mais algumas peças que encomendei (to esperando chegar)aí sim tiro as fotos e coloco aqui no forum... :lol:
Rodrigo_n°45
Membro
Mensagens: 629
Registrado em: 11 Abril 2006 à45 17:32

Mensagem por Rodrigo_n°45 »

Pelo que sei a moto não vai para o depósito não.
Os documentos ficam retidos, pois está se trafegando com veículo de características alteradas, até que se leve o veículo ao depósito para a verificação da correção das alterações...

Aí vai uma dica para burlar a lei.
Tenham em casa uma segunda via do CLRV.
Mas lembrem-se que caso tenha uma verificação no computador, teremos que passar um Caô, pois constará restrição no veículo.

:)
As vezes dá certo...
Comigo tem dado...
Até não dar mais, farei o possível para burlar a lei... até ue tomar um tiro, ou até a lei mudar...
Mas gastar dinheiro com estes vagabundos que estão do lado "certo" da lei, é que eu não vou...
:? :? :?

Abraço.
Cyber
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 04 Setembro 2006 à35 23:41

Mensagem por Cyber »

Pessoal a gente tem que tentar fazer um abaixo assinado ou coisa parecida encaminhar pros "grandes" pra tentar derrubar esta lei de trocentos anos atrás... alguem que conheçe de engenharia mecanica ou algo assim teria que fazer um laudo dizendo os pros da modificação e deveriamos assinar e mandar pra lá, acabando com nossa dor de cabeça!
Rodrigo_n°45
Membro
Mensagens: 629
Registrado em: 11 Abril 2006 à45 17:32

Mensagem por Rodrigo_n°45 »

Cyber escreveu:Pessoal a gente tem que tentar fazer um abaixo assinado ou coisa parecida encaminhar pros "grandes" pra tentar derrubar esta lei de trocentos anos atrás... alguem que conheçe de engenharia mecanica ou algo assim teria que fazer um laudo dizendo os pros da modificação e deveriamos assinar e mandar pra lá, acabando com nossa dor de cabeça!
Concordo plenamente.

Mandemos também e-mails para as autoridades de trânsiro...
gut0-
Membro
Mensagens: 202
Registrado em: 02 Novembro 2006 à16 15:22

Mensagem por gut0- »

É, eu já fui parado uma vez...+- no inicio de março...
Eram 2 policiais...1 começou a olhar o documento e as rodas da moto, mas o outro falou:"vamo logo, a gente tem q ir em tal lugar"...
ai o q estava olhando o documento:"eh, dessa vez vc passa..."
o.0...
fikei com o "u" na mao essa hora...aoihweoiuaweuawe!!!
Nunca mais passei por akele local...AIOHWIOUEWWEUWEUWE
Cyber
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 04 Setembro 2006 à35 23:41

Mensagem por Cyber »

Rodrigo_n°45 escreveu:
Cyber escreveu:Pessoal a gente tem que tentar fazer um abaixo assinado ou coisa parecida encaminhar pros "grandes" pra tentar derrubar esta lei de trocentos anos atrás... alguem que conheçe de engenharia mecanica ou algo assim teria que fazer um laudo dizendo os pros da modificação e deveriamos assinar e mandar pra lá, acabando com nossa dor de cabeça!
Concordo plenamente.

Mandemos também e-mails para as autoridades de trânsiro...
Pois eh, também eh uma forma...
Rodrigo_n°45
Membro
Mensagens: 629
Registrado em: 11 Abril 2006 à45 17:32

Mensagem por Rodrigo_n°45 »

mandei uma mensagem para o detran df.
Estou no aguardo de respostas...
Segue a mensagem.




Saudações.
Sou condutor de motocicletas, e possuo uma motocicleta comrodas diferentes das originais.
Não sei se a pessoa que estará recebendo esta mensagem conhece o tipo de moto a qual me refiro, eu possuo uma motocicleta que se enquadra na categoria supermotard/supermoto, que são motocicletas de trilha com rodas alteradas para aro 17 polegadas.
Esta modificação altera o diâmetro externo Roda/Pneu, o que é proíbido pelo código nacional de trânsito.
É notado que existem vários carro com rodas de liga leve que também trafegam com rodas que alteram o diâmetro do conjunto original.
Existe uma motocicleta no mercado da marca Sundown modelo STX, que já vem com estas rodas menores.
Primeiro eu gostaria de saber se já existe algum processo tramitando em relação a alterações, ou emendas no código de trânsito, ou se existe alguma forma de regularizar minha documentação, pois o que percebo é que toda vez que passo por fiscalizações necessito da boa vontade e compreensão do agente de trânsito para permanecer rodando.
Haja vista que a modificação para aros 17 polegadas e pneus de rua, diferentemente dos pneus mistos das rodas originais, proporcionam uma maior segurança para a condução do veículo.
É notada também que esta prática se torna cada vez mais comum entre motociclistas, e é uma modalidade que vem crescendo como esporte.
A sugestão que faço, é que esta consideração quanto a uma emenda ou facilitação na regularização deste aspecto do código trânsito, seja apreciada, para que os motociclistas saiam da irregularidade.

Obrigado pela atenção.
Cyber
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 04 Setembro 2006 à35 23:41

Mensagem por Cyber »

Boa rodrigão... texto bem explicadinho pros doido entender. :roll: , mantenha-nos informado das respostas
aag
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 27 Fevereiro 2007 à13 15:27

Mensagem por aag »

Eu tbm já tinha pensado em um abaixo assinado...já tinha até sugerido em outro tópico.
o pessoal que anda de Tornado(Maioria na categoria SM3) podia fazer contato com a Honda, quem possuir Yamaha faz contato com a mesma e assim por diante.
Eu acho que os Lojista e fabricantes tbm tem que entrar nessa briga, o interresse é de todos, pois apartir de uma maior fiscalização e punição com multa ou retenção da moto, as vendas vão cair,cair,cair....
Aí, só vai ter transformação pra competição.
Cyber
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 04 Setembro 2006 à35 23:41

Mensagem por Cyber »

aag escreveu:Eu tbm já tinha pensado em um abaixo assinado...já tinha até sugerido em outro tópico.
o pessoal que anda de Tornado(Maioria na categoria SM3) podia fazer contato com a Honda, quem possuir Yamaha faz contato com a mesma e assim por diante.
Eu acho que os Lojista e fabricantes tbm tem que entrar nessa briga, o interresse é de todos, pois apartir de uma maior fiscalização e punição com multa ou retenção da moto, as vendas vão cair,cair,cair....
Aí, só vai ter transformação pra competição.
Verdade mano... também podemos recorrer a sua ideia
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem