Cálculo para correção do velocímetro em SM

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Cálculo para correção do velocímetro em SM

Mensagem por Stealth »

Fala ae galera
Recentemente consegui colocar minhas rodas SM na minha tornado.
Como todos aqui já sabem, o velocímetro começa a marcar a mais devido a diferença no tamanho do aro.
Já li bastante coisa sobre a porcentagem da diferença.
Conversando com meu primo, ele fez umas contas e me passou umas contas para calcular a velocidade e a distância dos odômetros.
Fazendo as contas, pude perceber que está batendo certinho com o que era antes da modificação, ou seja, velocidade máxima que eu atingia está dando a mesma e a kilometragem do odômetro parcial até chegar a reserva também está batendo certo. Resolvi compartilhar com vocês, pode ser de ajuda para alguém. Vou colocar aqui o email que meu primo mandou. Não sei se o raciocínio que ele fez está certo, mas está batendo direitinho com o que era antes. Meu primo é engenheiro mecânico, então acho que pode estar certo ou próximo. Espero que gostem:

Estão aí as medidas dos pneus dianteiros:
Original: 90/90 - 21"
Motard: 110/80 - 17"

Pergunta:
Qual a diferença de velocidade marcada no velocímetro depois de transformar a Tornado em SuperMotard ?

Largura do pneu original: 90mm
Mas como ele é 90/90 isto significa que a medida lateral é 90% disto.
Para calcular a porcentagem: (90mm x 90) / 100 = 90 x 0.90 = 81
Assim a altura da lateral do pneu é: 81mm

O diâmetro da roda é duas vezes esta medida mais o diâmetro do aro.
Assim duas vezes a medida da lateral do pneu: 81 x 2 = 162mm

E o aro está em polegada. Para converter para milímetro eu preciso
multiplicar por 25,4.
21 x 25,4 = 533,4mm

Somando tudo (2 vezes a medida lateral do pneu, mais o diâmetro do aro):
162 + 533,4 = 695,4mm (que é o tamanho da roda).

Repetimos o mesmo raciocínio para a roda na nova medida:

110 X 0,80 = 88mm
77 X 2 = 176mm
17 x 25,4 = 431,8mm
176 + 431,8 = 607,8mm (tamanho da segunda roda)

A diferença de tamanho das rodas é proporcional a diferença de velocidade.

Assim por regra de três:
695,4mm está para 100(%), assim como 607,8mm está para X(%).

(607,8 x 100) / 695,4 = 87,402
Ou seja X= 87,402%

Esta é a diferença de tamanho entre uma roda e outra.
Como a nova roda é 87,402% do tamanho da roda original, para cada volta ela anda 87,4% a menos. Assim quando o velocímetro marcar por exemplo 80km/h você multiplica por 0.874 e obtém: 69,92 km/h

Para facilitar as contas multiplique a velocidade no velocímetro por 0,874 para obter a velocidade em relação ao que era originalmente marcado. Isso serve também para o odômetro.

Vou adiantar aqui algumas velocidades que são cobradas em radares tanto nas cidades quanto nas estradas e algumas mais elevadas para verificação (cálculos bem aproximados):

Velocidade "Real":________Velocidade no velocímetro SM:
40km/h__________________45,76km/h
60km/h__________________68,64km/h
80km/h__________________91,53km/h
100km/h_________________114,41km/h
120km/h_________________137,29km/h
140km/h_________________160,18km/h
160km/h_________________183,06km/h

Grande abraço
Stealth
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Caraca...q show em Rodrigo.... =D>

Depois podemos jogar esse tópico lá para as dicas.... :wink:
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

Fabrício escreveu:Caraca...q show em Rodrigo.... =D>

Depois podemos jogar esse tópico lá para as dicas.... :wink:
Fabrício eu não sabia onde postar, aí coloquei aqui mesmo.
Coloca no lugar certo se estiver errado.

Abração
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Show de bola, mas o que eu queria msm era fazer com que o velocimetro marque certo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

furia SM escreveu:Show de bola, mas o que eu queria msm era fazer com que o velocimetro marque certo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Seria o ideal... É que agora eu já olho para o velocímetro e já visualizo a velocidade já convertida. Acabei acostumando com a difrença.

Abração
Stealth
Paulo
Membro
Mensagens: 169
Registrado em: 17 Setembro 2004 à47 12:55

Mensagem por Paulo »

perfeito seu cálculo, Stealth

Pelo lado prático, você poderia pegar os dois pneus, marcá-los com um giz, e colocar estas marcas no solo, marcando também o chão. Gire os pneus até a marca de giz re-encontrar o chão.
Meça as distâncias e faça a conta que você fez - divida os valores e ache a constante de proporcionalidade.


O bom mesmo seria poder inserir este valor no velocímetro, deve ter como fazer isso na lógica eletrônica.
ruanmt
Membro
Mensagens: 313
Registrado em: 23 Fevereiro 2007 à45 22:52

Mensagem por ruanmt »

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
eu ia tentar bolar uma "proporcionalidade" tb...só nao iria leva em consideração a altura do pneu...pois só quiria uma média....mais pro caso dos radares!! mas PARABENS CARAAA!! ISSO ME ANIMA MUITOOO!! pq...vc disse q seu primo eh eng mecanico....e eu to fazendo cursinho esse ano pq quero eng mecanica tb hehehe!!

só uma coisa....me corrijam se eu estiver errado........a moto qndo sm.. (tornado) axo q perde velocidade final (REAL), Pois antes...a roda traseira era 18"...ea gora eh 17", isso quer dizer, q ela vai girar mais para atingir uma velocidade X......entenderam??? nao soube me expressar direito..

abraçãooo!
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

ruanmt escreveu:=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
só uma coisa....me corrijam se eu estiver errado........a moto qndo sm.. (tornado) axo q perde velocidade final (REAL), Pois antes...a roda traseira era 18"...ea gora eh 17", isso quer dizer, q ela vai girar mais para atingir uma velocidade X......entenderam??? nao soube me expressar direito..

abraçãooo!
Realmente ela gira mais para estar na mesma velocidade X que antes. Mas não sei se o motor (ou sei lá o que) tem que fazer mais força para isso. O lance concreto que percebi, foi que o pneu SM em RETA fica mais solto (livre) do que o pneu original da Tornado. Acho que a área de contato, com a moto na reta, é menor com o SM do que com o original.
Um exemplo: vamos supor que desse para ter 2 motos Tornados, uma SM e uma original. Vamos supor que desse, hipoteticamente, falar que as duas estão iguais no que diz respeito a estado das peças (rolamento, relação, etc, etc). Coloasse as duas andando a 80km/h e segurássemos ao mesmo tempo a embreagem das duas e deixasse elas deslizando até parar. A com roda SM pára depois, ou seja, na reta ela "desliza" mais, fica mais solta. Não sei se me expressei bem, mas é o que notei quando fiz a modificação. Já na curva, a área de contato com o SM é maior do quem com a original.

Grande abraço
Stealth
ruanmt
Membro
Mensagens: 313
Registrado em: 23 Fevereiro 2007 à45 22:52

Mensagem por ruanmt »

vendo por esse lado tem todo o sentido....resumidamente.....o motor faz "menos" força com as rodas e pneus SM....por eles serem propicios ao asfalto.....eh isso??
abração!
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

ruanmt escreveu:vendo por esse lado tem todo o sentido....resumidamente.....o motor faz "menos" força com as rodas e pneus SM....por eles serem propicios ao asfalto.....eh isso??
abração!
Os termos aí eu não. Como não entendo, procuro não usar os termos como "menos" força, sei lá. Sei que na prática ela fica mais solta devido ao pneu mais liso. Agora com relação a força sobre aro menor e tal eu não sei explicar.

Abração
Stealth
aag
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 27 Fevereiro 2007 à13 15:27

Mensagem por aag »

furia SM escreveu:Show de bola, mas o que eu queria msm era fazer com que o velocimetro marque certo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
ñ dá para utilizar aquela peça(sem fim) do cabo de velocimetro pelo da TW? isso resolveriao não? ou a peça ñ cabe?
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

aag escreveu:
furia SM escreveu:Show de bola, mas o que eu queria msm era fazer com que o velocimetro marque certo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
ñ dá para utilizar aquela peça(sem fim) do cabo de velocimetro pelo da TW? isso resolveriao não? ou a peça ñ cabe?
Esse assunto é tão antio. Já falaram neste "sem fim" da Twister, no desmultiplicador da Twister, na engrenagem da Twister. Mas nunca vi alguém que tenha colocado e realmente testado com algum velocímetro aferível para comprovar que ficou marcando certo. Já vi algumas pessoas falando que instalaram essas peças da Twister e está marcando certinho. Mas aí eu perguntava: "você instalou algum GPS ou outro velocímetro de biciclete (por exemplo) para comprovar que está marcando certo ? A responsta era não. As pessoas falavam que achava que estava marcando certo.

Abração
Stealth
aag
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 27 Fevereiro 2007 à13 15:27

Mensagem por aag »

essa é minha duvida, se funciona ou não...
SuperIcePower
Super Membro
Mensagens: 1771
Registrado em: 21 Junho 2005 à25 19:07

Mensagem por SuperIcePower »

Tenho um amigo q mudou e disse q agora ta correto, vou perguntar pra ele, é que eu acabei desistindo de fuçar nisso.
Abraço e obrigado pela tabela, vou fazer uma cola pra passar nos radares.
:lol:
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

SuperIcePower escreveu:Tenho um amigo q mudou e disse q agora ta correto, vou perguntar pra ele, é que eu acabei desistindo de fuçar nisso.
Abraço e obrigado pela tabela, vou fazer uma cola pra passar nos radares.
:lol:
Depois você acostuma e já passa a olhar a velocidade correta. Outra forma de calcular velocidade "redondas" é assim: 10km/h "real" equivale a 11,4km/h na SM (arredondando 11,5km/h). Então vc sabe que a cada 10km/h tem 1,5km/h a mais. Então a 80km/h terão 8 X esse 1,5km/h. Também é simles para calcular. Tanto a velocidade quanto o odômetro.

Abração
Rodrigo Lemos
SuperIcePower
Super Membro
Mensagens: 1771
Registrado em: 21 Junho 2005 à25 19:07

Mensagem por SuperIcePower »

Stealth escreveu:
SuperIcePower escreveu:Tenho um amigo q mudou e disse q agora ta correto, vou perguntar pra ele, é que eu acabei desistindo de fuçar nisso.
Abraço e obrigado pela tabela, vou fazer uma cola pra passar nos radares.
:lol:
Depois você acostuma e já passa a olhar a velocidade correta. Outra forma de calcular velocidade "redondas" é assim: 10km/h "real" equivale a 11,4km/h na SM (arredondando 11,5km/h). Então vc sabe que a cada 10km/h tem 1,5km/h a mais. Então a 80km/h terão 8 X esse 1,5km/h. Também é simles para calcular. Tanto a velocidade quanto o odômetro.

Abração
Rodrigo Lemos
Stealth, bacana mesmo, aproveitando seu tópico, esses tipos de gráficos da sua moto, existe algum site pra eu ver os modelos que existem ?
Será que o Fabró vende ? Das aletas mais novas eu digo.
Vlw
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

SuperIcePower escreveu:
Stealth escreveu:
SuperIcePower escreveu:Tenho um amigo q mudou e disse q agora ta correto, vou perguntar pra ele, é que eu acabei desistindo de fuçar nisso.
Abraço e obrigado pela tabela, vou fazer uma cola pra passar nos radares.
:lol:
Depois você acostuma e já passa a olhar a velocidade correta. Outra forma de calcular velocidade "redondas" é assim: 10km/h "real" equivale a 11,4km/h na SM (arredondando 11,5km/h). Então vc sabe que a cada 10km/h tem 1,5km/h a mais. Então a 80km/h terão 8 X esse 1,5km/h. Também é simles para calcular. Tanto a velocidade quanto o odômetro.

Abração
Rodrigo Lemos
Stealth, bacana mesmo, aproveitando seu tópico, esses tipos de gráficos da sua moto, existe algum site pra eu ver os modelos que existem ?
Será que o Fabró vende ? Das aletas mais novas eu digo.
Vlw
SIP: esses gráficos da Doublex comprei com o Fabiano (LM). Só tem 2 cores. Esses que uso meio alaranjados e o azul. Eu nunca vi para as aletas novas. Mas pergunte o Fabiano se existe. Como o gráfico é meio antigo, acredito que não tenha para as novas aletas. Mas tem vários gráficos muito legais para as novas.

Abração
Stealth
Marcelo_Soh
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Julho 2006 à27 15:44

Mensagem por Marcelo_Soh »

Ou seja, desconta uns 12% da velocidade lida na SM que dá tudo certo ... rsrsrss
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem