Disco de Freio

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Disco de Freio

Mensagem por chitola »

Tô postando aqui pq nessa seção é onde se discute mais sobre discos de freio e tal...

To fazendo uns Ups na minha RD pra corrida, agora falta um disco nela, o da YBR que é a frente dela tem 245mm, mas eu queria um de 280mm, é mais por estética mesmo hehehe, mas eu queria saber se alguém tem como me passar as medidas das furações e tudo que tiver sobre o disco, vou fazer um desenho aqui e mandar fazer em aço inox, preciso das medidas completas pra daí aumentar o diâmetro externo e fazer os desenhos tipo Wave personalizado.

Se alguém puder ajudar valeu.
smoke
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 18 Agosto 2006 à03 14:07

Mensagem por smoke »

Não faça de inox vai empenar facil, faça de aço 1045, mais de qualquer maneira vc fazer o disco vai ser complicado, principalmente no tratamento, não é simplesmente pega um aço e corta.

Vai em ferro velhos procure uns discos grandes, sempre acha, de um trato nele, e faço o desenho.. é bem mais simples
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

smoke escreveu:Não faça de inox vai empenar facil, faça de aço 1045, mais de qualquer maneira vc fazer o disco vai ser complicado, principalmente no tratamento, não é simplesmente pega um aço e corta.

Vai em ferro velhos procure uns discos grandes, sempre acha, de um trato nele, e faço o desenho.. é bem mais simples
o problema de pegar disco pronto é que não irá servir na moto, a fixação dele é diferente. Tem como mudar o miolo dele no caso se precisar ?
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

o CROSS tem razao, mas mesmo assim eu acho melhor pegar um disco de moto maior e adaptar! Os cara fazem isso direto com CGs! fica mais facil e mais barato! dah pra usar uns discos 330mm de cbrs gsx 1000!
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

andre pasi Guelfi escreveu:o CROSS tem razao, mas mesmo assim eu acho melhor pegar um disco de moto maior e adaptar! Os cara fazem isso direto com CGs! fica mais facil e mais barato! dah pra usar uns discos 330mm de cbrs gsx 1000!
eu queria um igual ao do Nuautocustom, ele coloco de GSX1100 na CG dele e ficou massa, será que aquele tem 330mm ?
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

chitola escreveu:
andre pasi Guelfi escreveu:o CROSS tem razao, mas mesmo assim eu acho melhor pegar um disco de moto maior e adaptar! Os cara fazem isso direto com CGs! fica mais facil e mais barato! dah pra usar uns discos 330mm de cbrs gsx 1000!
eu queria um igual ao do Nuautocustom, ele coloco de GSX1100 na CG dele e ficou massa, será que aquele tem 330mm ?
eu nao sei se eh 330mm, eu soh chutei esse valor! Mas deve ser por ai! 320 310 330 por ai! eu acho q eh relativamente facil de adaptar e o gasto eh pequeno!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

seria legal usar a pinca maior tb neh! mas ia ficar mais caro!
smoke
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 18 Agosto 2006 à03 14:07

Mensagem por smoke »

cross nem forçei, 1° a fabrica tem tecnologia pra fazer a tempera correta do disco, mais "caseiro" dificilmente vc vai conseguir fazer a tempera do aço adequadamente, e é muito mais facil empenar.

Pelo que entendi dele ele queria economia, no caso de um corte a lazer q não é nada barato! e nada facil de acha quem faça por unidade, alem do tratamento termico, fica inviavel, por isso a opção de se pega um disco velho.

Corta aço inox mesmo temperado é facil, só tem q fica esperto com disco usado porque com os choques de temperaturas q ele sofre, frenagem (esquenta) chuvas (esfria) com o temo o disco vai ficando duro e quebradiço
smoke
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 18 Agosto 2006 à03 14:07

Mensagem por smoke »

"não faz muito diferença "

não quer dizer q não faça diferença. em momento algum citei tempo de ação, qualquer q seja a tempera ela não resiste a vida toda correto? você vai saber quanto tempo o disco usado foi utlizado e ou esta nas condições correta pra que essa tempera dure?

acredito que o chitola não é nenhum especialista e podera esta fazendo "um mal negocio" adquirindo um disco ruim, ou então pegando uma empresa que "diga" fazer tempera entregue um aço não temperado corretamente.

Tudo q comentei ate agora é pelo fator custo/beneficio/facilidade.
Você ta na capital de são paulo, facil achar empresas que executem o serviço, mais não quer dizer que no brasil inteiro seja assim correto?

O melhor a fazer é entrar em contato com uma empresa q faz discos de freios com garantia, e com tempo no mercado, Acredite é melhor gastar 100 a mais e ter segurança do que brincar com a vida é minha opinião.

a HFR é de Joinville/SC é só ligar la passar as informações que eles fazem o disco q vc quizer no tamanho e no formato q vc quer com garantia e qualidade.
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

a agora sim, eu não sabia que essas empresas que fazem discos de freio faziam por encomenda, tipo o desenho que eu quizer, achei que fizessem um padrão e só vendessem esse.

vou ver na HFR, valeu smoke.
Marcelo_Soh
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Julho 2006 à27 15:44

Mensagem por Marcelo_Soh »

Senhores, fazia tempo que não via uma discução tão proveitosa, obrigado pela aula !!
Agora ... vou atras do meu "oversize" também !!!
klauber.santilli
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 22 Março 2007 à29 08:33

Mensagem por klauber.santilli »

é uma boa discussão...para o pessoal de sampa tem a powerbrakes...

www.powerbrakes.eng.br

Eles fazem discos e adaptadores sob medida para carros e motos!!!
Marcelo_Soh
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Julho 2006 à27 15:44

Mensagem por Marcelo_Soh »

Ótima dica, já estou fazendo a minha encomenda !!
Obrigado !
Jsimbalista
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 17 Setembro 2005 à05 20:28

Mensagem por Jsimbalista »

ta barato mesmo..., R$195 o disco com adaptador para a pinça... mas não sei se são em inox, alguém pode confirmar???
Pelas fotos parece a impressão é de que são em aço carbono galvanizado, pois alguns estão amarelos, já os que estão instalados nas motos são aparentemente zincados...?

Alguem contatou para saber mais detalhes???
Jsimbalista
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 17 Setembro 2005 à05 20:28

Mensagem por Jsimbalista »

crosschão escreveu: pelo preço tah na cara que eh aço carbono ou seja ele enferruja, eu dei uma olhada lah e vih que são zincados sendo assim tah mais na cara que eh aço carbono,aço inos não pega banho , um disco de freio de aço inox 520, não sai por menos de 500,00 sendo assim um indicativo que ele eh de aço carbono eh o preço.

"milagre o unico que fez na terra pregamos ele na cruz e chamamos ele de mentiroso"


abs
cross
(...) um disco de freio de aço inox 520, não sai por menos de 500,00(...)

Tomar como base o preço praticado aqui no mercado Brasileiro não é referência, pois o mesmo disco, do mesmo fabricante (base marca R2), sendo do diametro original custa ± R$200, já o oversize R$ 650,00 sendo que o material é o mesmo. Só aqui no Brasil que se busca ganhar muito vendendo pouco, no lugar de aumentar o volume com um preço mais em conta... é o BRASIL!!!

Mas mudando de saco pra mala, acredito que pro off-road, esse disco de 305mm ficaria muito arisco, estava pesquisando, outros modelos no diametro de 260mm, 270mm, mas não sei como fica a reação do freio, quem já utiliza algum disco oversize/flutuante poderia dar a sua opinião aí!!!

Estava cogitando/pesquisando entre as marcas HFR oversize/flutuante (design meio esquisito, área de contato com as pastilhas parece ser menor no modelo wave/flutuante devido aos raios serem muito grandes, algumas partes me parecem muito finas na minha opinião) e/ou R2 oversize/flutuante (design melhor, área de contato me parece ser melhor tbm), fica a pergunta, alguem já usou algum destes ou outra marca para dar um parecer???
Marcelo_Soh
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Julho 2006 à27 15:44

Mensagem por Marcelo_Soh »

Senhores, como havia dito, fiz minha encomenda do disco da POWERBRAKE de 305 mm. Posso afirmar que ele é de aço inox e de espessura bem avantajada. Quanto ao preço, acho que vale os R$205,00 pagos já com o frete até a minha casa (Bauru). Pretendo testa-lo na prova de Supermotard que acontecerá aqui em Bauru no próximo domingo, depois disso posto uma mensagem com a minha impressão sobre a sua eficiência!
Jsimbalista
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 17 Setembro 2005 à05 20:28

Mensagem por Jsimbalista »

Marcelo,

Ficamos no aguardo do seus comentários...
Marcelo_Soh
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Julho 2006 à27 15:44

Mensagem por Marcelo_Soh »

Vou aproveitar e colocar umas fotos dele também ...
Marcelo_Soh
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Julho 2006 à27 15:44

Mensagem por Marcelo_Soh »

Para ilustrar sobre os discos de freio da Powerbrakes, segue a explicação do Sr. Sergio Rodrigues sobre os materiais utilizados e motivos.


Boa tarde,

Os nossos discos são de aço carbono com alto teor de carbono e depois de retificados são bicromatizados (as cores são o amarelo/dourado ou o branco/prateado) para não sofrerem oxidação.
Este material possui propriedades mecânicas de resistência a abrasão (que é o que interessa no caso de discos de freio) melhores que do inox utilizado no discos originais, com a desvantagem da oxidação, que é evitada com o tratamento químico. Este material é utilizado em alguns discos de motos de competição (superbike mundial) com ótimos resultados.
Devo salientar que o inox utilizado normalmente pela indústria de reposição (paralelo) não é o mesmo que o original e desgasta-se muito mais rapidamente.
O inox dos discos originais é muito difícil de encontrar em fornecedores nacionais nas medidas de 4 a 5 mm (que são as utilizadas nos discos de freio) e é muito caro para produções pequenas, por isso são utilizados este outro inox menos resistente.
Como os meus freios são feitos para serem utilizados de forma mais severa que o normal, optamos pela utilização do aço carbono.


Um abraço,

Sergio Rodrigues
11 5181-5627
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

isso aí crosschão, trabalho numa empresa de injeção de plásticos e usamos muito o inox para ferramentas que vão injetar PVC, pois é um material extremamente corrosivo, em aço carbono comum no primeiro dia já oxida, já o inox é muito resistente, usamos mais o 420, mas já cotei outros e sei tbm que se acha inox 520 em 6 mm de espessura, dependendo do "lote" é muito provável que o fornecedor consiga em 4 ou 5mm tbm :)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem