A Primeira Moto Flexível em Combustível do Brasil

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

A Primeira Moto Flexível em Combustível do Brasil

Mensagem por PERUCH »

A primeira moto flexível em combustível do Brasil

AME Amazonas terá a 1ª moto brasileira equipada com o sistema Multifuel da Delphi Automotive Systems, que permitirá escolher entre álcool e gasolina

Texto: Aldo Tizzani/InfoMoto
Fotos: Divulgação



(23-04-08) - Depois de conquistar o mercado de automóveis, o sistema flexível em combustível chega finalmente às motocicletas. A AME Amazonas Motocicletas Especiais anunciou nesta quarta-feira (23 de abril) que produzirá uma moto com a tecnologia de injeção eletrônica Multifuel desenvolvida pela Delphi Automotive Systems do Brasil. O sistema, apresentado pela multinacional na Automec (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços), em abril do ano passado, vai permitir ao motociclista optar entre álcool, gasolina ou uma mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

A nova motocicleta, que vai se chamar AME GA, além de permitir escolher entre gasolina, álcool ou ambos e ter uma menor geração de gases do efeito estufa, trará uma economia ao bolso do motociclista de 25% - considerando o preço de venda médio dos combustíveis para o Estado de São Paulo de fevereiro a março de 2008, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Segundo a AME, integrante da GHF Trading, o primeiro produto flexível em combustível em duas rodas deve ter grande aceitação, assim como aconteceu com a venda de automóveis flexíveis - que atingiu em 2008 a marca de cinco milhões de veículos fabricados com essa tecnologia.

Para Stefano Dehó, diretor de Marketing da AME, a tecnologia usada no projeto oferecerá uma maior economia ao motociclista, já que a motocicleta poderá utilizar um combustível brasileiro autosustentável. “O que podemos adiantar é que será um novo modelo de média cilindrada. Esperamos que o veículo seja apresentado até o final do ano”, adianta Dehó.

Sistema Multifuel

O projeto da Delphi do sistema Multifuel para motocicletas começou há três anos com o desenvolvimento do sistema flexível em combustível no Centro Tecnológico de Piracicaba (SP). O novo sistema para motocicletas já estará adequado aos níveis de emissão do Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), lei de emissões de gases que entrará em vigor em 2009 e que equivale às normas da EURO III, já em vigor na Europa. “Com a utilização do álcool, esses índices de emissão podem ser ainda menores", explica o diretor de Engenharia e Vendas da Delphi para a América do Sul, Roberto Stein.

Além dos sistemas de gerenciamento de motor e bombas de combustível Multifuel, a Delphi fornecerá chicotes elétricos, conectores e sensores de temperatura para esta nova motocicleta, seguindo a filosofia da Delphi em prover soluções completas, agora também para o mercado de duas rodas na América do Sul.

Como funciona

À época do lançamento do sistema Multifuel em 2007, o diretor de Engenharia e Vendas da Delphi para a América do Sul, Roberto Stein, afirmou não haver grandes diferenças entre o sistema flex para carros e motos. Para que a motocicleta possa utilizar os dois combustíveis em qualquer proporção a taxa de compressão do motor tem de ser ajustada. É preciso instalar uma bomba de combustível especial para trabalhar também com álcool. Além disso, são usados sensores inteligentes de ar e combustível, que, aliados ao sensor de oxigênio, "aprendem" qual a mistura de gasolina/álcool que está no tanque.

Tudo isso é controlado por um Módulo Eletrônico de Controle da injeção (ECM) - software de calibração para controle da mistura de combustível - que envia as informações a bicos injetores de última geração com maior vazão. Diversas peças, como o tanque e pistões, entre outras, também devem receber um tratamento especial para resistir à corrosão causada pelo álcool.

Uma grande dificuldade para a adoção de sistemas multicombustíveis em motos era onde alojar o sistema de partida a frio, que consiste em um pequeno tanque apenas para gasolina utilizada ao se ligar a moto em dias de baixas temperaturas. A solução da Delphi foi eliminar esse sistema de "cold start" (partida a frio). "Conseguimos criar o Multifuel sem a necessidade do "tanquinho" de gasolina. Para isso temos duas opções: em motos maiores pode ser utilizado um sistema de aquecimento da mistura; já em motos menores existe apenas a necessidade de se colocar meio litro de gasolina no tanque em cidades que as temperaturas atinjam menos de 10º C", explica Stein.



Fonte: WEBMOTORS
Link: http://www.webmotors.com.br/wmpublicado ... hnid=39457
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

E a Kasinski está na parada em parceria com a Magneti Marelli...

"a primeira moto equipada com a tecnologia flex deve chegar ao Brasil em 2009. A divisão Powertrain da Magneti Marelli apresentou na nona edição do Salão das Duas Rodas, realizada este mês em São Paulo, o sistema de injeção eletrônica para motos (SIM) com a tecnologia SFS (Software Flexfuel Sensor).

O sistema de injeção eletrônica é basicamente o mesmo que equipa atualmente as motos e os scooters na Europa. A diferença do sistema flex da Marelli está na adoção do programa que gerencia a queima do álcool, da gasolina comum ou pura, ou de qualquer proporção de mistura dos dois combustíveis no mesmo motor.

No Brasil, a Kasinski Seta 125 serviu de base para a instalação do sistema flex-fuel...."
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

legal!!! derrepente com a concorrecia assim, as vezes a suzuki, honda e yamaha resolvam se mexer tb! muito bom! =D>
=D> =D> =D> =D> =D>
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

o furia já fez a dele :mrgreen:
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

guilherme_sbc escreveu:o furia já fez a dele :mrgreen:
Essa foi boa gui! rsrsrs



*** Nestor, acho que era sobre isso que o Moska iria falar!
Tops
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Abril 2008 à16 11:03

Mensagem por Tops »

NESTOR/RS escreveu:E a Kasinski está na parada em parceria com a Magneti Marelli...

"a primeira moto equipada com a tecnologia flex deve chegar ao Brasil em 2009. A divisão Powertrain da Magneti Marelli apresentou na nona edição do Salão das Duas Rodas, realizada este mês em São Paulo, o sistema de injeção eletrônica para motos (SIM) com a tecnologia SFS (Software Flexfuel Sensor).

O sistema de injeção eletrônica é basicamente o mesmo que equipa atualmente as motos e os scooters na Europa. A diferença do sistema flex da Marelli está na adoção do programa que gerencia a queima do álcool, da gasolina comum ou pura, ou de qualquer proporção de mistura dos dois combustíveis no mesmo motor.

No Brasil, a Kasinski Seta 125 serviu de base para a instalação do sistema flex-fuel...."
kasinsk tá parada em tudo.... essa marca sumui, pelo menos aq na minha regiao nem se ouve falar dela... a sundown sim dá provas de que veio pra ficar...
klauber.santilli
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 22 Março 2007 à29 08:33

Mensagem por klauber.santilli »

Isso é uma boa Evolução!!! Tomara que eles desenvolvam um esquema flex para motos 400cc, pois tá fróids bancar R$160,00 por mês de gasolina para a falquera...se não me engano tem uma empresa em piracicaba que está desenvolvendo sistemas flex para motos, alguém sabe qual é?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem