A Primeira Moto Flexível em Combustível do Brasil
A Primeira Moto Flexível em Combustível do Brasil
A primeira moto flexível em combustível do Brasil
AME Amazonas terá a 1ª moto brasileira equipada com o sistema Multifuel da Delphi Automotive Systems, que permitirá escolher entre álcool e gasolina
Texto: Aldo Tizzani/InfoMoto
Fotos: Divulgação
(23-04-08) - Depois de conquistar o mercado de automóveis, o sistema flexível em combustível chega finalmente às motocicletas. A AME Amazonas Motocicletas Especiais anunciou nesta quarta-feira (23 de abril) que produzirá uma moto com a tecnologia de injeção eletrônica Multifuel desenvolvida pela Delphi Automotive Systems do Brasil. O sistema, apresentado pela multinacional na Automec (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços), em abril do ano passado, vai permitir ao motociclista optar entre álcool, gasolina ou uma mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
A nova motocicleta, que vai se chamar AME GA, além de permitir escolher entre gasolina, álcool ou ambos e ter uma menor geração de gases do efeito estufa, trará uma economia ao bolso do motociclista de 25% - considerando o preço de venda médio dos combustíveis para o Estado de São Paulo de fevereiro a março de 2008, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Segundo a AME, integrante da GHF Trading, o primeiro produto flexível em combustível em duas rodas deve ter grande aceitação, assim como aconteceu com a venda de automóveis flexíveis - que atingiu em 2008 a marca de cinco milhões de veículos fabricados com essa tecnologia.
Para Stefano Dehó, diretor de Marketing da AME, a tecnologia usada no projeto oferecerá uma maior economia ao motociclista, já que a motocicleta poderá utilizar um combustível brasileiro autosustentável. “O que podemos adiantar é que será um novo modelo de média cilindrada. Esperamos que o veículo seja apresentado até o final do ano”, adianta Dehó.
Sistema Multifuel
O projeto da Delphi do sistema Multifuel para motocicletas começou há três anos com o desenvolvimento do sistema flexível em combustível no Centro Tecnológico de Piracicaba (SP). O novo sistema para motocicletas já estará adequado aos níveis de emissão do Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), lei de emissões de gases que entrará em vigor em 2009 e que equivale às normas da EURO III, já em vigor na Europa. “Com a utilização do álcool, esses índices de emissão podem ser ainda menores", explica o diretor de Engenharia e Vendas da Delphi para a América do Sul, Roberto Stein.
Além dos sistemas de gerenciamento de motor e bombas de combustível Multifuel, a Delphi fornecerá chicotes elétricos, conectores e sensores de temperatura para esta nova motocicleta, seguindo a filosofia da Delphi em prover soluções completas, agora também para o mercado de duas rodas na América do Sul.
Como funciona
À época do lançamento do sistema Multifuel em 2007, o diretor de Engenharia e Vendas da Delphi para a América do Sul, Roberto Stein, afirmou não haver grandes diferenças entre o sistema flex para carros e motos. Para que a motocicleta possa utilizar os dois combustíveis em qualquer proporção a taxa de compressão do motor tem de ser ajustada. É preciso instalar uma bomba de combustível especial para trabalhar também com álcool. Além disso, são usados sensores inteligentes de ar e combustível, que, aliados ao sensor de oxigênio, "aprendem" qual a mistura de gasolina/álcool que está no tanque.
Tudo isso é controlado por um Módulo Eletrônico de Controle da injeção (ECM) - software de calibração para controle da mistura de combustível - que envia as informações a bicos injetores de última geração com maior vazão. Diversas peças, como o tanque e pistões, entre outras, também devem receber um tratamento especial para resistir à corrosão causada pelo álcool.
Uma grande dificuldade para a adoção de sistemas multicombustíveis em motos era onde alojar o sistema de partida a frio, que consiste em um pequeno tanque apenas para gasolina utilizada ao se ligar a moto em dias de baixas temperaturas. A solução da Delphi foi eliminar esse sistema de "cold start" (partida a frio). "Conseguimos criar o Multifuel sem a necessidade do "tanquinho" de gasolina. Para isso temos duas opções: em motos maiores pode ser utilizado um sistema de aquecimento da mistura; já em motos menores existe apenas a necessidade de se colocar meio litro de gasolina no tanque em cidades que as temperaturas atinjam menos de 10º C", explica Stein.
Fonte: WEBMOTORS
Link: http://www.webmotors.com.br/wmpublicado ... hnid=39457
AME Amazonas terá a 1ª moto brasileira equipada com o sistema Multifuel da Delphi Automotive Systems, que permitirá escolher entre álcool e gasolina
Texto: Aldo Tizzani/InfoMoto
Fotos: Divulgação
(23-04-08) - Depois de conquistar o mercado de automóveis, o sistema flexível em combustível chega finalmente às motocicletas. A AME Amazonas Motocicletas Especiais anunciou nesta quarta-feira (23 de abril) que produzirá uma moto com a tecnologia de injeção eletrônica Multifuel desenvolvida pela Delphi Automotive Systems do Brasil. O sistema, apresentado pela multinacional na Automec (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços), em abril do ano passado, vai permitir ao motociclista optar entre álcool, gasolina ou uma mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
A nova motocicleta, que vai se chamar AME GA, além de permitir escolher entre gasolina, álcool ou ambos e ter uma menor geração de gases do efeito estufa, trará uma economia ao bolso do motociclista de 25% - considerando o preço de venda médio dos combustíveis para o Estado de São Paulo de fevereiro a março de 2008, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Segundo a AME, integrante da GHF Trading, o primeiro produto flexível em combustível em duas rodas deve ter grande aceitação, assim como aconteceu com a venda de automóveis flexíveis - que atingiu em 2008 a marca de cinco milhões de veículos fabricados com essa tecnologia.
Para Stefano Dehó, diretor de Marketing da AME, a tecnologia usada no projeto oferecerá uma maior economia ao motociclista, já que a motocicleta poderá utilizar um combustível brasileiro autosustentável. “O que podemos adiantar é que será um novo modelo de média cilindrada. Esperamos que o veículo seja apresentado até o final do ano”, adianta Dehó.
Sistema Multifuel
O projeto da Delphi do sistema Multifuel para motocicletas começou há três anos com o desenvolvimento do sistema flexível em combustível no Centro Tecnológico de Piracicaba (SP). O novo sistema para motocicletas já estará adequado aos níveis de emissão do Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), lei de emissões de gases que entrará em vigor em 2009 e que equivale às normas da EURO III, já em vigor na Europa. “Com a utilização do álcool, esses índices de emissão podem ser ainda menores", explica o diretor de Engenharia e Vendas da Delphi para a América do Sul, Roberto Stein.
Além dos sistemas de gerenciamento de motor e bombas de combustível Multifuel, a Delphi fornecerá chicotes elétricos, conectores e sensores de temperatura para esta nova motocicleta, seguindo a filosofia da Delphi em prover soluções completas, agora também para o mercado de duas rodas na América do Sul.
Como funciona
À época do lançamento do sistema Multifuel em 2007, o diretor de Engenharia e Vendas da Delphi para a América do Sul, Roberto Stein, afirmou não haver grandes diferenças entre o sistema flex para carros e motos. Para que a motocicleta possa utilizar os dois combustíveis em qualquer proporção a taxa de compressão do motor tem de ser ajustada. É preciso instalar uma bomba de combustível especial para trabalhar também com álcool. Além disso, são usados sensores inteligentes de ar e combustível, que, aliados ao sensor de oxigênio, "aprendem" qual a mistura de gasolina/álcool que está no tanque.
Tudo isso é controlado por um Módulo Eletrônico de Controle da injeção (ECM) - software de calibração para controle da mistura de combustível - que envia as informações a bicos injetores de última geração com maior vazão. Diversas peças, como o tanque e pistões, entre outras, também devem receber um tratamento especial para resistir à corrosão causada pelo álcool.
Uma grande dificuldade para a adoção de sistemas multicombustíveis em motos era onde alojar o sistema de partida a frio, que consiste em um pequeno tanque apenas para gasolina utilizada ao se ligar a moto em dias de baixas temperaturas. A solução da Delphi foi eliminar esse sistema de "cold start" (partida a frio). "Conseguimos criar o Multifuel sem a necessidade do "tanquinho" de gasolina. Para isso temos duas opções: em motos maiores pode ser utilizado um sistema de aquecimento da mistura; já em motos menores existe apenas a necessidade de se colocar meio litro de gasolina no tanque em cidades que as temperaturas atinjam menos de 10º C", explica Stein.
Fonte: WEBMOTORS
Link: http://www.webmotors.com.br/wmpublicado ... hnid=39457
E a Kasinski está na parada em parceria com a Magneti Marelli...
"a primeira moto equipada com a tecnologia flex deve chegar ao Brasil em 2009. A divisão Powertrain da Magneti Marelli apresentou na nona edição do Salão das Duas Rodas, realizada este mês em São Paulo, o sistema de injeção eletrônica para motos (SIM) com a tecnologia SFS (Software Flexfuel Sensor).
O sistema de injeção eletrônica é basicamente o mesmo que equipa atualmente as motos e os scooters na Europa. A diferença do sistema flex da Marelli está na adoção do programa que gerencia a queima do álcool, da gasolina comum ou pura, ou de qualquer proporção de mistura dos dois combustíveis no mesmo motor.
No Brasil, a Kasinski Seta 125 serviu de base para a instalação do sistema flex-fuel...."
"a primeira moto equipada com a tecnologia flex deve chegar ao Brasil em 2009. A divisão Powertrain da Magneti Marelli apresentou na nona edição do Salão das Duas Rodas, realizada este mês em São Paulo, o sistema de injeção eletrônica para motos (SIM) com a tecnologia SFS (Software Flexfuel Sensor).
O sistema de injeção eletrônica é basicamente o mesmo que equipa atualmente as motos e os scooters na Europa. A diferença do sistema flex da Marelli está na adoção do programa que gerencia a queima do álcool, da gasolina comum ou pura, ou de qualquer proporção de mistura dos dois combustíveis no mesmo motor.
No Brasil, a Kasinski Seta 125 serviu de base para a instalação do sistema flex-fuel...."
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kasinsk tá parada em tudo.... essa marca sumui, pelo menos aq na minha regiao nem se ouve falar dela... a sundown sim dá provas de que veio pra ficar...NESTOR/RS escreveu:E a Kasinski está na parada em parceria com a Magneti Marelli...
"a primeira moto equipada com a tecnologia flex deve chegar ao Brasil em 2009. A divisão Powertrain da Magneti Marelli apresentou na nona edição do Salão das Duas Rodas, realizada este mês em São Paulo, o sistema de injeção eletrônica para motos (SIM) com a tecnologia SFS (Software Flexfuel Sensor).
O sistema de injeção eletrônica é basicamente o mesmo que equipa atualmente as motos e os scooters na Europa. A diferença do sistema flex da Marelli está na adoção do programa que gerencia a queima do álcool, da gasolina comum ou pura, ou de qualquer proporção de mistura dos dois combustíveis no mesmo motor.
No Brasil, a Kasinski Seta 125 serviu de base para a instalação do sistema flex-fuel...."
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