Velocimetro Lander SM

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

DMSB
Membro
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Julho 2007 à04 17:39

Velocimetro Lander SM

Mensagem por DMSB »

Então, agora que temos a Lander X, que já vem de fabrica SM, como fica o velocimetro dela??

Alguem sabe se a correção da velocidade é feito no proprio velocimetro ou se trocaram alguma peça no motor para compensar a roda menor???

Pergunto isso porque eu tenho uma Lander que eu transformei em SM, e queria "regular" meu velocimetro.

Ahh. Por favor, não precisa nem dizer pra ir na concessionária porque aqui em Floripa são tudo uns tansos. Até a semana passada eles ainda não tinham sequer recebido o catalogo de peças dela. Nem sabiam me dizer preço do paralama dianteiro. Cidade do interior é uma M mesmo.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Na Lander o sensor não é na roda, então pouco importa o diâmetro desta! :wink:
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Mensagem por Guga Ramone »

Gelous o tamanho da roda traseira influi na marcação do velocímetro.

A medição é feita no eixo do cambio, q tá conectado com a relação de transmissão e com o pneu. Se vc alterar algum desses parâmetros a tua marcação tb muda.

A Lander X tem a roda e a coroa diferentes da trail e com isso (não sei se é verdade) as marcações do velocímetro se equivalem.

Eu já entrei em contato com o SAC da Yamaha, perguntando sobre a possibilidade de ajustar o velocímetro e o odômetro da lander e a resposta foi a padrão: "dirija-se até a concessionária mais próxima para verificar se isso é possível." Se nem eles sabem, como q a concessionária vai saber????
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

Guga Ramone escreveu: Eu já entrei em contato com o SAC da Yamaha, perguntando sobre a possibilidade de ajustar o velocímetro e o odômetro da lander e a resposta foi a padrão: "dirija-se até a concessionária mais próxima para verificar se isso é possível." Se nem eles sabem, como q a concessionária vai saber????
Guga, creio q não é q eles não saibam. É q o canal deles são as concessionárias!

Se as concessionárias não tiverem competencia, aí sim vc entra em contato e aponte q sua dúvida não foi sanada.
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Mensagem por Guga Ramone »

Então eles deveriam ter respondido que "sim, é possível" e ter falado pra eu ir na concessionária providenciar o ajuste. Só q eles não responderam isso. Só falaram q era pra eu verificar se isso era possível na concessionária.
DMSB
Membro
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Julho 2007 à04 17:39

Mensagem por DMSB »

Sobre as concessionárias, é phoda. Eels estão vendendo motos a doidado e não tem nem ai pro resto. Até hoje nao consegui saber o preço do paralama dianteiro da Lander X.

Ajustar velocimetro então nem pensar.

Depois que eu postei aqui, eu percebi que a relação da Lander X é mais reduzida. Ela tem coroa 44, contra 46 da Lander normal.

Com estas informações,

Lander original = relação 15x46 roda 18 pneu 120/80

Lander X = relação 15x44 roda 17 pneu 130/70


Alguem tem as manhas de fazer as contas e descobrir se só com isso o velocimetro já está "calibrado"??

Eu já quero mesmo "alongar" a minha relação pois aqui em floripa a gente anda sempre acima de 80km/h e a moto fica com um giro muito alto.

Agradeço a ajuda.
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

Dá uma lida com atenção neste tópico.
A partir dos cálculos que mostrei, você faz para qualquer medida.
Leia com calma, sem pressa para entender o procedimento.
Espero que ajude.

http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... hp?t=17918

Abração
Stealth
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Mensagem por Guga Ramone »

DMSB escreveu:Depois que eu postei aqui, eu percebi que a relação da Lander X é mais reduzida. Ela tem coroa 44, contra 46 da Lander normal.
Na verdade a Lander X é mais LONGA que a trail. heheheh
Coroa menor = relação mais longa
DMSB
Membro
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Julho 2007 à04 17:39

Mensagem por DMSB »

Stealth escreveu:Dá uma lida com atenção neste tópico.
http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... hp?t=17918

Abração
Stealth
Opa, verdade, já tinha lido este tópico mas não me lembrei disso.

Seguindo as contas do tópico, minha roda 17 causou um erro de 5,5% para mais na velocidade.

E a troca da coroa, ALONGANDO a relação, causaria um erro de 5% para menos na velocidade.

Ou seja, em teoria, trocando a roda para 17" e a coroa para 44, na pratica o velocimentro marcaria a mesma velocidade .



APENAS UMA OBSERVAÇÃO. Na teoria fica tudo muito bonito. Na pratica, estes calculos funcionam????


Fico com esta dúvida porque quando fui trocar as rodas originais pela SM, eu fiz o procedimento básico de aferição de velocimetro de bicicleta.

Marquei um ponto no pneu com tinta, subi na moto, e fiz ela rodar em linha reta. Medi então a distância entre 2 pontos. Assim eu tinha o comprimento da circunferencia REAL do conjunto roda+pneu. Fiz este procedimento com a roda e pneu original e em seguida com a roda e pneu SM. Usei umas equações que peguei num outro forum e não tinha jeito de fazer bater as velocidades. Até que desisti dos calculos e fui pra rua. No carro cravou 80km/h e eu de moto marcava 87Km/h. Um erro de mais de 8,5%


Eu acho que esta variação (5,5% na teoria e 8,5% na pratica) deve ser em função do pneu. Na teoria a gente considera que a altura do pneu é exatamente X% da largura. Sera que num aro mais largo que nem o de SM isso não causa uma diferença nestas medidas?????
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

DMSB escreveu:
Stealth escreveu:Dá uma lida com atenção neste tópico.
http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... hp?t=17918

Abração
Stealth
Opa, verdade, já tinha lido este tópico mas não me lembrei disso.

Seguindo as contas do tópico, minha roda 17 causou um erro de 5,5% para mais na velocidade.

E a troca da coroa, ALONGANDO a relação, causaria um erro de 5% para menos na velocidade.

Ou seja, em teoria, trocando a roda para 17" e a coroa para 44, na pratica o velocimentro marcaria a mesma velocidade .



APENAS UMA OBSERVAÇÃO. Na teoria fica tudo muito bonito. Na pratica, estes calculos funcionam????


Fico com esta dúvida porque quando fui trocar as rodas originais pela SM, eu fiz o procedimento básico de aferição de velocimetro de bicicleta.

Marquei um ponto no pneu com tinta, subi na moto, e fiz ela rodar em linha reta. Medi então a distância entre 2 pontos. Assim eu tinha o comprimento da circunferencia REAL do conjunto roda+pneu. Fiz este procedimento com a roda e pneu original e em seguida com a roda e pneu SM. Usei umas equações que peguei num outro forum e não tinha jeito de fazer bater as velocidades. Até que desisti dos calculos e fui pra rua. No carro cravou 80km/h e eu de moto marcava 87Km/h. Um erro de mais de 8,5%


Eu acho que esta variação (5,5% na teoria e 8,5% na pratica) deve ser em função do pneu. Na teoria a gente considera que a altura do pneu é exatamente X% da largura. Sera que num aro mais largo que nem o de SM isso não causa uma diferença nestas medidas?????
Opa...

Acho que pode dar uma variação sim, dependendo do aro. Pois um aro mais largo, dependendo do pneu que for usar, por alargar esse pneu, dando alguma diferença na "tala" dele.
É complicado pra kct essas coisas. O ideal era fazer o que vc fez com um velocímetro de bicicleta aferível junto com o velocímetro da moto. Ver a diferença que dá entre eles e depois ir para as contas.
Coloquei as contas mais por curiosidade. E fazendo as conversões com o odêometro da moto, bate mais ou menos com o que dava em relação a gasolina até chegar a reserva. Então fica algo certo ou bem próximo do certo. Mas, como eu não ligo pro velocímetro mesmo, fica mesmo só por curiosidade as contas.

Abração
Stealth
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem