Primeiras impressões ptos [positivos e negativos] Toni SM

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Primeiras impressões ptos [positivos e negativos] Toni SM

Mensagem por Gustavo/PR »

Primeiras opniões sobre a toni sm.

1. Positivo: Ficou mais baixa, ótimo para mim usar na cidade, pernas curtas é um problema rsrsrs

2. Negativo: Com aro 4,25 e pneu 150, o conjunto traseiro ficou pesando +- 4 kilos a mais, e isso fica muito nitido na aceleração ou retomada, da até um pouco de dó do motor.

3. Positivo: A moto apesar de mais lenta pelo peso da roda, ficou mais agil, virando mais rápido...

4.Negativo: A moto ficou muito dura. A moto esta "kikando" nas imperfeições do asfalto. Eu não se é porque estou usando pneu muito cheio, ou se seria preciso mecher na suspensão? (já que rodas são mais pesadas) - (estou usando 30libras - qual o recomendado?)

5.Negativo: A aceleração quando constante, já não é mais tão constante como antes, passando a impressão que a moto esta andando e levando umas freadinhas, como se eu desse umas beliscadas muito leves no freio. É normal das sm? Ou tem coisa errada?



*Aproveitando o tópico vou perguntar novamente. O para-lamas dianteiro original da tornado tem uma cavidade na parte que encosta na mesa inferior por onde passa o chicote. Existem algum para-lamas SM com essa mesma cavidade? Se não tem, qual a solução para não esmagar o chicote?


valeu! Abraços.
Editado pela última vez por Gustavo/PR em 22 Julho 2008 à38 18:21, em um total de 1 vez.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Cicarelli, 30 libras é pneu muito cheio, principalmente porque, quando aquece, supera muito essa calibragem.

Acho que uma calibragem como 20-23 libras, com pneu frio, seria o ideal.
Luigi
Membro
Mensagens: 907
Registrado em: 26 Setembro 2006 à08 07:43

Mensagem por Luigi »

Nossa eu usava na falcon 28/30
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Eu acho... sou palpiteiro de plantão! :lol:
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

Gustavo, eu também tive esse mesmo problema de kikar no asfalto. Eu uso a calibragem de 23 na dianteira e 25 na traseira. Dá uma leve melhorada. Mas só resolveu os "kikes" mesmo melhorando a suspensão. Colocando um óleo de boa qualidade já ajuda muito. Se tiver uma graninha sobrando instala umas válvulas que ajuda mais ainda. Com relação a aceleração que você disse que não é constante, eu não percebi isso. Pelo contrário, a arranca eu achei melhor, tendo em vista que com a moto reta, o atrito é menor que o pneu original. Achei a moto mais solta. Com relação ao paralama, tem o Acerbis SM (esse tem uma cavidade um pouco pequena) e tem o da Circuit (modelo Stealth) que tem uma cavidade boa para passar os cabos. Espero ter ajudado.

Abração
Stealth
ruanmt
Membro
Mensagens: 313
Registrado em: 23 Fevereiro 2007 à45 22:52

Mensagem por ruanmt »

cara...em relação ao paralama...faz o seguinte.....eu uso o da acerbis...e fiz assim.....sabe aquelas "calço-arroelas" q encaixam no paralama original?? usa elas invertidas....com o calço encostando na mesa....e a arroela no paralama.....isso te dah uma distancia boa entre a mesa e o paralama e nao esmaga o chicote!!

abraços!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

ruanmt escreveu:cara...em relação ao paralama...faz o seguinte.....eu uso o da acerbis...e fiz assim.....sabe aquelas "calço-arroelas" q encaixam no paralama original?? usa elas invertidas....com o calço encostando na mesa....e a arroela no paralama.....isso te dah uma distancia boa entre a mesa e o paralama e nao esmaga o chicote!!

abraços!
Eu estava pensando exatamente nisso, mas não sabia se seria espaço suficiente. Valeu!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Stealth escreveu:Gustavo, eu também tive esse mesmo problema de kikar no asfalto. Eu uso a calibragem de 23 na dianteira e 25 na traseira. Dá uma leve melhorada. Mas só resolveu os "kikes" mesmo melhorando a suspensão. Colocando um óleo de boa qualidade já ajuda muito. Se tiver uma graninha sobrando instala umas válvulas que ajuda mais ainda. Com relação a aceleração que você disse que não é constante, eu não percebi isso. Pelo contrário, a arranca eu achei melhor, tendo em vista que com a moto reta, o atrito é menor que o pneu original. Achei a moto mais solta. Com relação ao paralama, tem o Acerbis SM (esse tem uma cavidade um pouco pequena) e tem o da Circuit (modelo Stealth) que tem uma cavidade boa para passar os cabos. Espero ter ajudado.

Abração
Stealth
Vou testar as 23 x 25, eu no almoço logo depois de postar aqui deixei com 20 x 20 e achei ruim, ou é falta de costume, quem sabe... mas vou testar 23 x 25 ;)

Sobre a moto kikar, o problema é a suspenão muito dura ou muito mole? Imagino que a minha tem óleo original, e já são 4 anos de uso né.

Qual óleo esta usando?
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

Gustavo/PR escreveu:
Stealth escreveu:Gustavo, eu também tive esse mesmo problema de kikar no asfalto. Eu uso a calibragem de 23 na dianteira e 25 na traseira. Dá uma leve melhorada. Mas só resolveu os "kikes" mesmo melhorando a suspensão. Colocando um óleo de boa qualidade já ajuda muito. Se tiver uma graninha sobrando instala umas válvulas que ajuda mais ainda. Com relação a aceleração que você disse que não é constante, eu não percebi isso. Pelo contrário, a arranca eu achei melhor, tendo em vista que com a moto reta, o atrito é menor que o pneu original. Achei a moto mais solta. Com relação ao paralama, tem o Acerbis SM (esse tem uma cavidade um pouco pequena) e tem o da Circuit (modelo Stealth) que tem uma cavidade boa para passar os cabos. Espero ter ajudado.

Abração
Stealth
Vou testar as 23 x 25, eu no almoço logo depois de postar aqui deixei com 20 x 20 e achei ruim, ou é falta de costume, quem sabe... mas vou testar 23 x 25 ;)

Sobre a moto kikar, o problema é a suspenão muito dura ou muito mole? Imagino que a minha tem óleo original, e já são 4 anos de uso né.

Qual óleo esta usando?
Pra te falar a verdade a suspensão vou fazer mês que vem. Eu te falei sobre isso, pois andei na de um amigo que fez o que te falei. E ele tinha os mesmos problemas sitados por você e por mim. Instalou válvulas e colocou óleo melhor. Senão me engano, o óleo original é um tal de ATF. Ele trocou por Motorex (pode ser Motul também), agora não lembro a viscosidade. O lance das válvulas ajudam a copiar melhor o terreno (tanto na terra - com buracos, quanto no asfalto - com buracos e ondulações). O retorno dela (suspensão) fica mais rápido. Você disse que testou 20 X 20 e não gostou... o que achou ? Nunca coloquei essas calibragens.

Abração
Stealth
aag
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 27 Fevereiro 2007 à13 15:27

Mensagem por aag »

eu sempre achei aro 3,5 e 4,25 exagero para motos como Tornado, Lander e afins.....sei que o visual fica massa, mas acho muito aro para pouca moto...
Como isso é uma adptação vc tem ir fazendo os testes, pode-se ter uma refencia da pressão pelos dados na lateral do pneu(creio q consta a pressão max. e min.).
Cleber T.
Membro
Mensagens: 402
Registrado em: 07 Agosto 2007 à49 21:51

Mensagem por Cleber T. »

Stealth escreveu:
Gustavo/PR escreveu:
Stealth escreveu:Gustavo, eu também tive esse mesmo problema de kikar no asfalto. Eu uso a calibragem de 23 na dianteira e 25 na traseira. Dá uma leve melhorada. Mas só resolveu os "kikes" mesmo melhorando a suspensão. Colocando um óleo de boa qualidade já ajuda muito. Se tiver uma graninha sobrando instala umas válvulas que ajuda mais ainda. Com relação a aceleração que você disse que não é constante, eu não percebi isso. Pelo contrário, a arranca eu achei melhor, tendo em vista que com a moto reta, o atrito é menor que o pneu original. Achei a moto mais solta. Com relação ao paralama, tem o Acerbis SM (esse tem uma cavidade um pouco pequena) e tem o da Circuit (modelo Stealth) que tem uma cavidade boa para passar os cabos. Espero ter ajudado.

Abração
Stealth
Vou testar as 23 x 25, eu no almoço logo depois de postar aqui deixei com 20 x 20 e achei ruim, ou é falta de costume, quem sabe... mas vou testar 23 x 25 ;)

Sobre a moto kikar, o problema é a suspenão muito dura ou muito mole? Imagino que a minha tem óleo original, e já são 4 anos de uso né.

Qual óleo esta usando?
Pra te falar a verdade a suspensão vou fazer mês que vem. Eu te falei sobre isso, pois andei na de um amigo que fez o que te falei. E ele tinha os mesmos problemas sitados por você e por mim. Instalou válvulas e colocou óleo melhor. Senão me engano, o óleo original é um tal de ATF. Ele trocou por Motorex (pode ser Motul também), agora não lembro a viscosidade. O lance das válvulas ajudam a copiar melhor o terreno (tanto na terra - com buracos, quanto no asfalto - com buracos e ondulações). O retorno dela (suspensão) fica mais rápido. Você disse que testou 20 X 20 e não gostou... o que achou ? Nunca coloquei essas calibragens.

Abração
Stealth
pelo q eu entendo retorno rápido faz kikar ainda mais a traseira, no supermoto o retorno geralmente é lento.
Marcelo_Soh
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Julho 2006 à27 15:44

Mensagem por Marcelo_Soh »

Fala Gustavão ...
Seguinte cara ... dá uma olhada na pré-tensão da mola traseira, ela deve estar muito tensionada fazendo a traseira ficar dura e quicando demais, quanto às dianteiras, um emulador ajuda bastante, agora, quanto à quicar, vá se acostumando, com o aro 17" a moto copia todos os buraquinhos que eram imperceptíveis con o aro 21", simplesmente pq agora a roda cabe dentro de buracos menores. Pre competição uso até 17lbs para melhorar a aderencia e ficar mais "macio". Outro ponto importante é o perfil do pneu que vc. está usando, se vc. achou mais "bonito" usar perfil baixo (150/60 "original" da suzuki) é mais um ponto favorável ao quique !!
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Puts 30 ta muito mano, eu uso 26 na frente e 28 30 a tras.

Qnt a sua moto ficar tipo freiando, o pneu esta pegando na corrente :?: :?: :?: pq as rodas em si nao influencia nisso nao :wink: :wink: :wink: Vc percebeu que o freio dianteiro ficou melhor :?: :?: Qnt ao peso das rodas vc acostuma :wink: :wink: :wink:
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Stealth escreveu:
Gustavo/PR escreveu:
Stealth escreveu:Gustavo, eu também tive esse mesmo problema de kikar no asfalto. Eu uso a calibragem de 23 na dianteira e 25 na traseira. Dá uma leve melhorada. Mas só resolveu os "kikes" mesmo melhorando a suspensão. Colocando um óleo de boa qualidade já ajuda muito. Se tiver uma graninha sobrando instala umas válvulas que ajuda mais ainda. Com relação a aceleração que você disse que não é constante, eu não percebi isso. Pelo contrário, a arranca eu achei melhor, tendo em vista que com a moto reta, o atrito é menor que o pneu original. Achei a moto mais solta. Com relação ao paralama, tem o Acerbis SM (esse tem uma cavidade um pouco pequena) e tem o da Circuit (modelo Stealth) que tem uma cavidade boa para passar os cabos. Espero ter ajudado.

Abração
Stealth
Vou testar as 23 x 25, eu no almoço logo depois de postar aqui deixei com 20 x 20 e achei ruim, ou é falta de costume, quem sabe... mas vou testar 23 x 25 ;)

Sobre a moto kikar, o problema é a suspenão muito dura ou muito mole? Imagino que a minha tem óleo original, e já são 4 anos de uso né.

Qual óleo esta usando?
Pra te falar a verdade a suspensão vou fazer mês que vem. Eu te falei sobre isso, pois andei na de um amigo que fez o que te falei. E ele tinha os mesmos problemas sitados por você e por mim. Instalou válvulas e colocou óleo melhor. Senão me engano, o óleo original é um tal de ATF. Ele trocou por Motorex (pode ser Motul também), agora não lembro a viscosidade. O lance das válvulas ajudam a copiar melhor o terreno (tanto na terra - com buracos, quanto no asfalto - com buracos e ondulações). O retorno dela (suspensão) fica mais rápido. Você disse que testou 20 X 20 e não gostou... o que achou ? Nunca coloquei essas calibragens.

Abração
Stealth

Pneu mt vazio na roda traseira para a rua, dia a dia eu nao gosto nao, a traseira fica escapando mt na hora de fazer as curvas mais fechadas, eu uso 28 30 que ai fica mais dificil de sair, por encrivel que pareca hehehe
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

esse negicio de ficar freiando, meio esquesito! se fosse motor mexido eu ia falar q eh oscilacao devido ao ajuste do bura! mas pode ser o disco empenado... seilah! normal nao eh msm! :-?
Marcelo_Soh
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Julho 2006 à27 15:44

Mensagem por Marcelo_Soh »

É verdade ....
Gustavo ... explica pra gente essa história de freiar, com que frequencia isso acontece ?
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

acho que o Gustavo quis dizer que a roda gera um maior arrasto, ai da a impressão de freiar quando se de desacelera
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Marcelo_Soh escreveu:Fala Gustavão ... agora, quanto à quicar, vá se acostumando, com o aro 17" a moto copia todos os buraquinhos que eram imperceptíveis con o aro 21", simplesmente pq agora a roda cabe dentro de buracos menores.
Isso eu imaginei, quanto menor a roda, em mais buracos ela cabe! rsrs E einda estava usando 30l, fazira ficar mais duro ainda. Valeu!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

F_Barata escreveu:acho que o Gustavo quis dizer que a roda gera um maior arrasto, ai da a impressão de freiar quando se de desacelera
Isso isso isso... não esta pegando não, acho que é pura desaceleração por conta do peso da roda.



Furia, percebi uma melhora no freio dianteiro sim! Melhora grande alias. Hoje vou ver se troco todo fluido de freio! Pois o mesmo anda beeeem borrachudo!


Abraço!
Marcelo_Soh
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Julho 2006 à27 15:44

Mensagem por Marcelo_Soh »

Agora fez sentido ....
Não esqueça de "aferir" o velocímetro !!! Senão vc. vai achar que ela está correndo muito mais que realmente está !!! rsrsr
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem