Meu projeto! peço a opinião de vocês-moto Anime Akira

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

sn-masters
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 30 Janeiro 2011 à14 14:00

Meu projeto! peço a opinião de vocês-moto Anime Akira

Mensagem por sn-masters »

Pessoal nunca tinha feito nada do tipo; certa vez adaptei um motor de CG em um buggy fapinha, mas foi só, sendo esse o primeiro projeto do zero. Então peço a opinião de vocês com criticas, sugestões etc. Eu sei que tem gente que julga os outros com base nas próprias atitudes, ou com base em pessoas que conhecem. Sempre tem um... Com isso, aviso que estou apenas postando, não para ser ovacionado, mas apenas para saber com base na visão de pessoas que eu não conheco, se o que eu estou fazendo, pode ser considerado uma "M"; no mínimo diferente, ou algo realmente legal. Então, peço a opinião de vocês. =]


Primeira luz de idéia. E foi ai que decidir que dava pra fazer.

Imagem
Executando a primeira idéia.
Imagem
Primeira idéia executada
Imagem
Isatisfação com a primeira idéia. Problema: Motor muito pra frente, não deixando espaço suficiente para o piloto. Esteticamente também ficava horrível. Legenda: segurando o motor, procurando o ponto ideal.
Imagem
Execução de uma nova idéia: Motor, sistema do amortecedor, altura dianteira e traseira foram modificados.
Imagem
Ainda executando a segunda idéia. * Amortecedor substituído pelo da primeira idéia, pois era menor e mais forte. Como por enquanto é só pra teste, ainda preciso achar um par parecido com esse.
Imagem
Dia de hoje 30/01/11: finalização de uma parte do suporte para o banco* Frente um pouco levantada*
Imagem


Então quando você para e pensa: Hoje eu acabei! Você olha, e.... "Holy shit" Me liguei que o suporte para o banco, na parte de cima passa quase em cima do buraco do carburador. Acho que colocando ele virado pra trás, da certo. Acho que não tem problema nisso, alguém confirma? Ou talvez precise dar um alterada no suporte do banco, chegando só a parte de cima um pouco pra frente. Alguém tem conhecimento de um amortecedor forte e pequeno o bastante, que seja parecido com o da penúltima foto? Pessoal, não sei se esse "projeto" é valido pra esse fórum, então me desculpem qualquer coisa. Se puderem me indicar um fórum que o povo faça essas ganbiarras, ficaria agradecido. Flwww

Se o lugar do post estiver errado, peço desculpa aos moderadores. Se puderem mover, agradeço =)

Inspiração:

Imagem
Imagem
Editado pela última vez por sn-masters em 31 Janeiro 2011 à50 00:43, em um total de 1 vez.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por Juliano »

Seja bem vindo!

Dica no.1 - o carburador não pode trabalhar deitado. Uma injeção resolve esse problema;

Dica no.2 - esse motor trabalhando deitado pode apresentar falta de lubrificação no comando de válvula.


Mas tá ficando legal, eu gostaria de ter um brinquedo desses!
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por Leo Racing »

para deixar o motor deitado ... acho que o ideal seria da biz
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por Leo Racing »

o carburador até pode ficar meio inclinado , mas deitado não tem como ... Mas você pode fabricar um coletor de admissão , e levar ele onde quiser , desde que não seja muito longe .. ai conseguirá espaço
ROGERIO-RS
Super Membro
Mensagens: 1135
Registrado em: 13 Julho 2009 à12 20:05

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por ROGERIO-RS »

Cara eu não tenho essas habilidades,mas admiro muito o trbalho de quem as tem e vc é um .Parabens e Bem vindo ao Forum aplauso:: aplauso::
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por rodpinheiro »

bacana o projeto, conforme a evolução vai mandando as fotos, o motor se não me engano é de biz ou similar né!

Somente um palpite, diminua o angulo da caixa de direção pois desse jeito vai ficar ruim de manobrar.
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por guilhermeDF »

rodpinheiro escreveu:bacana o projeto, conforme a evolução vai mandando as fotos, o motor se não me engano é de biz ou similar né!

Somente um palpite, diminua o angulo da caixa de direção pois desse jeito vai ficar ruim de manobrar.
muito sow so como o colega falo coloque esssa suspa dianteira mais hereta para facilitar manobrar e a mesma nao quebrar quando vc tiver a uns 60 70KM e seus cotovelos e palmas de maos virarem carne moida joia::: joia:::

to querendo fazer um cart tipo off com suspençao longa e tals mas isso é outro assunto....

boa sorte e continue se aprimorando........
sn-masters
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 30 Janeiro 2011 à14 14:00

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por sn-masters »

Flw pessoal, fico feliz que tenham gostado. Isso da um animo a mais =]

@leov8
@Juliano

Então, mas esse motor é justamente um de biz; não está trabalhando deitado. Sobre o carburador, ainda não tenho, mas dei uma olhada na foto de um na internet: Em motor sem start, parece que da pra colocar ele virado pra trás. O problema é que esse meu tem, e a duvida é que ele virado pra trás bata no motor do start. Caso bata, estava pensando justamente em fabricar no torneiro um coletor mais longo e inclinado. A duvida era se essa mudança, mesmo sendo mínima poderia comprometer no desempenho. Então vlw pelo esclarecimento. =]

@guilhermeDF
@rodpinheiro

Eita, me confirmaram o que eu temia.
Até então eu ia deixar assim mesmo, torcendo que com o meu peso, ao virar a direção em movimento, não fosse apenas empurrando a roda virada, enquanto a moto em si, vira pouquíssimo. E também da forma como os garfos estão bem inclinados, a roda acaba seguindo esse curso. Sendo assim, com a direção toda virada, para voltar ao centro precisa-se por alguma força, pois a roda precisa levantar o peso da moto. Logo a altura da moto baixa consideravelmente quando a direção esta no seu curso final. Um bom jeito de resolver acho que seria colocando como na terceira foto: sem nada alongando o tamanho do ferro da direção. Só que assim a frente ficaria alta de mais com relação a traseira, diferente da terceira foto que a altura esta bem nivelada, pois ainda eu não tinha rebaixado a traseira, fazendo o corte do ferro e o alongando (Bem abaixo do eixo em que pega a balança) Esse ferro foi alongado, para o quadro ficar mais próximo ao chão. Precisa pensar em alguma maneira pra resolver isso, talvez mudando o corte do ferro da direção..... Também Já vi uns triciclos e até mesmo motos que tem tipo uma mine balança na roda, enquanto os garfos são apenas ferros e os amortecedores ficam mais a cima, em paralelo com os ferros do garfo...

*Juliano
Vlw cara, postar aqui até que deu um animo a mais. Vou continuar postando fotos conforme for evoluindo. Flw

-----------

Preciso de um par forte de amortecedores que tenha de comprimento de 26,5 a 28CM, alguém saberia indicar um?
Também estava pensando em por um aro 13 atrás, mas acho que esse motorzinho da biz iria sofrer muito com isso. Mas não tenho duvidas que esteticamente ficaria melhor. O que acham?
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por guilhermeDF »

cara é o seguinte vc devia colocar um pneu mais fino na dianteira e se vc colocar tipo 2 pneus atras tipo com duas balanças independentes ai vc colocaria um eixo no meio com 3 coroas a do meio ia no motor e as duas uma pra cada pneu ou vc escolheria um dos dois e colocaria a traçao
isso equilibraria a moto e dava pra vc fazer curvas de boa

parecendo o sistema da dodge tomahawk
Imagem
sn-masters
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 30 Janeiro 2011 à14 14:00

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por sn-masters »

Não é uma idéia ruim, até porque não é tão complicado quanto pode parece. Só que mesmo assim, esse lance de duas rodas, é melhor deixar pra próxima. rs Amanhã vou ter tempo, e espero evoluir em algo no projeto. Eu pretendo fazer carenagens: pelo o que eu li, parece ser relativamente fácil trabalhar com fibra de vidro, o problema seria como fazer o molde. Vi pessoas usando panos, e até mesmo papel laminado, mas para o que eu quero papelão me parece ideal. sou bem leigo nesse assunto ainda, sendo assim, alguém saberia indicar um bom tuto?
sn-masters
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 30 Janeiro 2011 à14 14:00

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por sn-masters »

Hoje resolvi alguns problemas que estavam me impedindo de terminar a dianteira. A direção da forma em que está nas primeiras fotos que postei, estava muito pesada, pois todo o peso da moto ficava sobre ela quando a mesma atingia seu curso total. Além disso, ao virar, o quadro também se aproximava muito do chão. Pra resolver esse problemas fiz uma mudança típica de triciclos. Segue as fotos:

Algo simples, mas que resolveu o problema do peso na direção, dirigibilidade, e altura de uma unica vez.
Imagem

Como acho que podem ver, minha solda ainda não é das melhores.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por guilhermeDF »

sn-masters é o seguinte vc ta fazendo isso tudo com solda eletrica??? e essa frente ai cara coloca um pneu mais fino e um mais quadrado atras tipo de carro ela fica com mais estabilidade tipos as choppers e a caixa de direçao velho eu insisto com vc em falar reforça essa "M" ai se nao vc vai de F**** todo veio.....
sn-masters
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 30 Janeiro 2011 à14 14:00

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por sn-masters »

guilhermeDF escreveu:sn-masters é o seguinte vc ta fazendo isso tudo com solda eletrica??? e essa frente ai cara coloca um pneu mais fino e um mais quadrado atras tipo de carro ela fica com mais estabilidade tipos as choppers e a caixa de direçao velho eu insisto com vc em falar reforça essa "M" ai se nao vc vai de F**** todo veio.....
Sim é solda elétrica. Nunca tinha soldado antes, e ainda não tenho muita pratica. Hora fica bom, hora fica bom o suficiente apenas pra prender e testar. Se eu não ficar bom, as soldas dos pontos mais criticos ao final de tudo, pretendo levar para alguém que realmente saiba reforçar. Já li e vi uns vídeos na net, mas ainda não consigo fazer aquela solda , tipo com escamas. Aceito dicadas - urgente - ^^

Eu já tinha pensado em um aro 13 para substituir essa roda traseira, e deixar essa mesmo na dianteira, mas tem alguns problemas...

1° Não que seja muito difícil de arrumar um aro 13, mas não aguento esperar, dai vou fazendo com o que tem. Bem provavelmente não precisaria mexer em muita coisa, além de uma enlarguecida na balança, mas outras coisas não tão trabalhosas. Então acho que isso posso deixar pra fazer mesmo depois que já estiver tudo pronto.

2° Apesar de provavelmente ficar melhor, tanto na estabilidade quanto na aparência, acho que um aro 13 seria começar a forçar de mais esse motorzinho de biz.

Quanto a direção dianteira, ela vai ser reforçada sim, assim como todo o resto. Hj tive um trabalhão modificando o que já estava praticamente pronto: chegando o motor um pouco mais pra trás, e também aquele o ferro amarelo que faz o encosto do banco. Agora sim ficou bom. Nas fotos não da pra perceber, mas o piloto ficaria muito pra frente. Reforcei também a suspensão traseira, ma ainda tem muita coisa a ser feita. Fiz uns rabiscos no paint só pra terem uma idéia de como eu pretendo que fique.

Imagem

Voltando ao aro 13: Tem alguma idéia de roda similar a essa, que não use aquele sistema pesado dos carros? é não sei o nome daquilo... Me refiro a peça em que a roda é parafusada. Ali já tem um rolamento e tudo mais, porem acho muito pesado, não combinando muito com o projeto. Alguém tem idéia de como eu poderia fazer com um aro 13 ou similar, de forma que ficasse algo mais leve. Hum... como eu não sei o nome da parada, ficou meio confuso, espero que tenham entendido.
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por guilhermeDF »

cara é o seguinte vc pode colocar aro de carro 13 é só vc tirar o miolo do aro e furar e depois enraiar num cubo feito por vc mesmo ou vc pode mandar fazer
a respeito da solda era pq solda eletrica nao é muito resistente pra issso ai nao
vc devia procurar uma MIG OXIGENIO

olhe esse video http://www.youtube.com/watch?v=CVbZ39y3 ... dded#at=71
sn-masters
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 30 Janeiro 2011 à14 14:00

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por sn-masters »

Cara... vou deixar esse lance de aro 13 pra próxima, ou pra esse projeto mesmo, mas com certeza pra mais tarde. Do jeito que ta, já ta dando uma dor de cabeça... x.x Mas o vídeo é bem maneiro. Aprendendo a fazer isso da pra fazer umas paradas bem maneiras.

Sobre a solda, bom... eu acho que é elétrica né xD É aquela que você usa um alicate com eletrodo, mais outro fio com um jacaré na ponta, pra fazer o terra. Nem nunca tinha parado pra pensar que esse tipo de solda, não era o mais indicado. Mas é bom saber disso, pra futuramente, quem sabe... Mas infelizmente, vai ter que ser com essa mesmo.

@GuilhermeDF
Curiosidade, por acaso você também mexe com essas paradas?


Novas fotos. Ficou bem funcional e legal de pilotar. Mas sei la.... achei que ficou mais feio assim, e ainda acho que dessa forma, não vai ter como colocar a carenagem, exatamente como eu queria, e desenhei nas fotos a cima.

Imagem
Imagem

Ficou tão funcional, que acho que vou deixar assim mesmo. Agora é fazer o lugar para o pé, vim reforçando tudo, desde a direção e suspensão traseira, até a mesa do motor. E depois, pensar na parte estética, carenagem. Ah e claro, comprar um par de amortecedores, porque esses são de cg rebaixados(sem nenhum curso) que estão no lugar, apenas para poder progredir no resto.
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por guilhermeDF »

sn-masters cara eu so curioso e gosto de mexer sim eu to com um projeto pra fazer tipo um cart off prara brincar na terra com pneus de carrinho de mao soldar encaixes para rolamento e tals mas isso é quando eu arrumar um motor pelomenos 125 umas 4 molas de titan direçao de fusca e tals mas so pra brincar aki por perto de casa mesmo mas sao só planos nao tenho muito tempo.....
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por Matsui »

guilhermeDF escreveu:sn-masters cara eu so curioso e gosto de mexer sim eu to com um projeto pra fazer tipo um cart off prara brincar na terra com pneus de carrinho de mao soldar encaixes para rolamento e tals mas isso é quando eu arrumar um motor pelomenos 125 umas 4 molas de titan direçao de fusca e tals mas so pra brincar aki por perto de casa mesmo mas sao só planos nao tenho muito tempo.....
guilherme tambem to querendo fazer um esquema desses ja tenho um motor de rd 135 e arranjo um outro pra vc mas uma hora que tiver tempo passa la no pontao do lago sul e vai la no bar da mormaii cara vc vai ficar louco com os brinquedos que tem la pra vender..
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por guilhermeDF »

Matsui escreveu:
guilhermeDF escreveu:sn-masters cara eu so curioso e gosto de mexer sim eu to com um projeto pra fazer tipo um cart off prara brincar na terra com pneus de carrinho de mao soldar encaixes para rolamento e tals mas isso é quando eu arrumar um motor pelomenos 125 umas 4 molas de titan direçao de fusca e tals mas so pra brincar aki por perto de casa mesmo mas sao só planos nao tenho muito tempo.....
guilherme tambem to querendo fazer um esquema desses ja tenho um motor de rd 135 e arranjo um outro pra vc mas uma hora que tiver tempo passa la no pontao do lago sul e vai la no bar da mormaii cara vc vai ficar louco com os brinquedos que tem la pra vender..
pow Matsui arruma mesmo que eu tenho umas ideias muito bacanas
da pra fazer orrores ....... rindo3:: rindo3:: caveira:: caveira::
e esse de RD vc pago quanto nele to atras de um tbm mas nao tenho (tempo) no final de semana
pra investir mas se vc quiser agente da um jeito
so queria mais um cara pra animar de fazer as ferramentas eu tenho(algumas robaram bastante coisa aki em casa) mas agente da um jeito....
abraçao velho
sn-masters
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 30 Janeiro 2011 à14 14:00

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por sn-masters »

guilhermeDF escreveu:sn-masters cara eu so curioso e gosto de mexer sim eu to com um projeto pra fazer tipo um cart off prara brincar na terra com pneus de carrinho de mao soldar encaixes para rolamento e tals mas isso é quando eu arrumar um motor pelomenos 125 umas 4 molas de titan direçao de fusca e tals mas so pra brincar aki por perto de casa mesmo mas sao só planos nao tenho muito tempo.....
É cara isso é lega. Na verdade eu tinha esse mesmo pensamento: de apenas fazer algo pra me divertir, levar pra praia em que viajo todo carnaval, dar umas zoadas lá, essas coisas... Porém agora já me parece que da pra fazer algo mais aprimorado(ou apenas menos pior). Talvez até seja muita viagem, mas to botando fé nesse projeto, e pensando futuramente em vende-lo. E obviamente conseguir algum lucro com isso. Tanto que to pesquisando fundo sobre fibra de vidro, pra poder fazer uma carenagem maneira e tudo mais. Solda também... já é bom saber que esse tipo de solda não era o mais recomendado. Só que infelizmente arrumar outra maquina agora é meio impossível pra mim. De qualquer forma, se souber soldar, ou tiver alguém ai que realmente saiba, aceito dicas!(URGENTE) Não queria ter que levar pra alguém terminar as soldas.

Como você vai fazer pra colocar os rolamentos? Muito tempo atrás tinha um kart off, sem suspensão, bem simples. O eixo das rodas traseiras passavam por rolamentos, que por sua vez tinham tipo uma "armadura", e nela, tinham os furos para fixa-lo na estrutura do kart, Sempre me perguntei se esse tipo de coisa vendia separadamente em casas de rolamento ou sei la, porque caso venda, seria bem mais simples fazer um projeto como esse. Eu mesmo já tinha pensado nisso, mas prender os rolamentos direto na estrutura do kart? várias e pequenas duvidas como essa, que desanimam. Pode especificar mais como pretende fazer?

Outra duvida também que tenho, é sobre o parafuso e buxa da balança das motos. Quero, dizer, existe um jogo de sobe e desce ali, mas não existe rolamento, é apenas o parafuso passando por dentro de um tubo de ferro, e nas pontas buxas que se encaixam na balança (pelo menos nessa moto que eu fatiei, era assim). Então penso eu: se eu comprasse o kit de alguma moto, e nele viesse a buxa, parafuso... Dessa forma eu poderia fazer outros projetos como esse, ou parecidos, sem necessariamente precisar arrumar uma balança de moto. Poderia fazer a minha do zero, só fazendo o uso desse "kit". Bom, acho que não tem como ser muito claro nessa explicação, mas espero que tenham entendido, e possam me dar uma luz quanto a isso.

Segue mais algumas fotos.

Direção reforçada. Ficou bom, mas eu pretendia colocar mais V daquele de cabeça pra baixo, antes daquele que já tem. Preciso de mais ferro. Fiz também o apoio para o pé, mas ainda precisa ser lapidado.(ta feio)

Imagem
Imagem
Imagem
"Opa, chegou alguém"
Imagem
"Opa, chegou na hora certa. Senta ai!"
Imagem

Ainda preciso dos amortecedores traseiros*
Fazer o motor* ficou por 260 pratas*
Reforçar o restante da estrutura*
E por fim, carenagem* Nem eu acredito muito nessa parte xD. Então se realmente conseguir, vai ser quase como uma superação.

Custo total do projeto, + peças! até agora:

Amortecedores dianteiros + balança traseira + pneus = Menos uma mine moto no mundo
Amortecedor de CG - Par, estourados = 3 reais na feira
Ferros para quadro = 6m = 70 reais
Engate para reboque(primeira foto) = Menus um entulho no quintal


Pessoal, tentando ter uma visão pronta do projeto, com tudo limpo, bem acabado, uma carenagem maneira e talz. Acham que teria uma boa aceitação do publico? Sinceridade (y) =]

Puts... acho que escrevi de mais X.X
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Meu projeto! peço a opinião de vocês.

Mensagem por guilhermeDF »

sn-masters fala ai cara bels??/
ta muito bom eu so faria o seguinte daria uma lixada nas soldas (acabamento) pintava tudo e cobria a parte de tras do motor e faria um assoalho pq sem pode voa pedra num orgao inportante e isso nao pode né caveira:: caveira:: mas do mais ta tudo bem bacana


vi seu projeto e animei de começar o meu so q vo fazer um cart off com amortecedores nas 4 rodas banco e tals
ja to correndo atras de um motor de DT RD qualquer um 2T q tem bastante força e a manutençao é facil
vo usar amortecedores traseiros de titan um pra cada roda
as rodas q sao o grande problema
onde vc conseguiu as suas sao de q treco???
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem