Preparação suspensão SM Tornado

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Preparação suspensão SM Tornado

Mensagem por Andre Mello »

Vendo algumas fotos de motos importadas SM me parece que os preparadores muitas vezes diminuem o curso das suspensões. No caso da Tornado seria melhor manter o curso original, colocar o kit para 280mm, ou reduzi-lo (para diminuir o centro de gravidade)? A preparação de uma suspa para SM para Toni é a mesma preparação que é usada no motocross / cross coutry?? :roll:
andrext
Super Membro
Mensagens: 1660
Registrado em: 07 Dezembro 2005 à23 09:59

Mensagem por andrext »

Bom vamos lá,

Na minnha infinita ignorancia lhe faço, O curso de motocross de fato tem que ser melhorado para aterrissagens mais perfeitas, endurecer também é o ideal para não dar fim de curso.

É muito semelhante a preparação da suspensão de motocross para SM, mas no caso da SM não pode ser tão mais dura quanto motocross por conta das entradas de curva, pode até sair de dianteira caso endureça muito.

isso no caso da Tornadinha.


Agora nas importadas, principalmente nas corridas européias as motos são geralmente 5 a 7 cm mais baixas, para diminuir o centro de gravidade mesmo.
A preparação é muito minuciosa.

Espero ter ajudado.
Abraços xará;
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Andrés..hehee....eu estive conversando com o Fonsequinha a respeitos das suspas da Toni...A suspa preparada pra SM é bem diferente da de Cross...A da SM é exclusiva...
Nós ainda corremos com a mesma preparação...mas isso não é bom...e estamos perdendo tempo com isso...

A moto de SM deve ficar mais próxima ao chão...mas a Tornado tem o quadro muito largo...e pega os parafusos da pedaleira no chão....q pode inclusive levar o piloto ao chão.... :shock:
Como se resolve isso????
Endurecendo as suspas....a traseira então...deve ficar bem mais dura para não deixar a moto abaixar...sacaram????
Como nós não damos slides (tornadeiros)...a frente da moto soca no chão quando freiamos forte....por tanto...dar uma endurecidinha tb vai ajudar a não deixar a moto abaixar demais...
Para asfalto....acho q dá pra endurecer legal....mas pro chão...temos q testar pra ver se os aros dão conta de aguentar as porradas....
Estamos preparando uma nova Tornado SM da LM....e daqui a pouco repasso algumas notícias...hehhee :mrgreen:
andrext
Super Membro
Mensagens: 1660
Registrado em: 07 Dezembro 2005 à23 09:59

Mensagem por andrext »

Mas olha só o perigo, tudo bem, é uma faca de dois gumes mesmo, Endurecer a traseira fará com que saia muito a mesma. Vc pode não socar a pedaleira no chão, mas vai ser mais dificil na saida de curva acelerando forte. Exatamente seu grande medo Fabricio. hehehe.

No caso das SM vc mesmo falou, exigimos muito mais do freio dianteiro. Por isso a endurecida na dianteira é mais rigorosa. E as entradas de curva são bem mais fortes.

No motocross existem outras diferenças do tipo calços para de fato não dar fim de curso, afinal os saltos são muito maiores.
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

Então o Kit 280mm para suspensões da Toni fica menos eficaz na curva do que o curso original, mas e no salto o curso da suspa original somente endurecendo ela da conta do recado? Não vai bater fim de curso? alguem já usou amortecedor de direção scott em provas SM? Eu particularmente nuca ví.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Andre Mello escreveu:Então o Kit 280mm para suspensões da Toni fica menos eficaz na curva do que o curso original, mas e no salto o curso da suspa original somente endurecendo ela da conta do recado? Não vai bater fim de curso? alguem já usou amortecedor de direção scott em provas SM? Eu particularmente nuca ví.

André Mello....vc pode usar o kit 280mm...e ainda sim, abaixar a moto...ou seja...mesmo a moto estando baixa...a suspa vai trabalhar com um curso maior...e não dar tôco...heheee...
Já o amortecer de direção...acho q não é o caso do SM....onde a possibilidade de "shimi" pode acontecer em pouquíssimas ocasiões.... :wink: .....a velocidade geralmente é alta em apenas 01 reta...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem