Saindo de frente na curva.. o que fazer????

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Saindo de frente na curva.. o que fazer????

Mensagem por Fernando PF »

E aí galera..., estou tentando aproveitar mais da motoca, hj entrei com a twistinha mais chutado do que deveria em uma curva, deitei a motoca, até aí blza, mas quase não venci a curva, a motoca começou a escapar de frente, mas não sabia o que fazer na hora, fui para a pista contrária, com medo de puxar mais a moto para dentro da curva, fiquei com medo de frear também, pensei em dar uma cutucada no freio traseiro, para tentar alinhar a moto, mas não sei se seria o correto, preferi não arriscar.. meu pneu traseiro é novo, tem 2000km, mas o dianteiro está com 18000, e a suspa dianteira está mais baixa, eu tirei o tubo de 50mm de dentro dos amortecedores, para ficar mais baixa, consequentemente ficou mais firme.
Acho que entrei mal na curva, mas procuro tentar sempre entrar com a moto o mais alinhada possível...
E aí, nessa situação, o que se fazer:

:arrow: Acelar?
:arrow: Frear?
:arrow: Deixar que vá sozinha e rezar para não cair?
:arrow: Não sabem ou não opinaram
:arrow: Nulos ou indecisos

Abraços.
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

Fernando PF, vai a minha dica:

:arrow: Entrou errado na curva, tipo muito rápido??? A primeira coisa a fazer, é recorrer ao freio traseiro, pois a traseira da moto vai baixar e aliviará o peso na dianteira e daí vc já poderá arriscar um pouco mais o freio dianteiro, mesmo dentro da curva, use também o contra-esterço pra deitar mais rapidamente a moto em caso de urgência. A partir do momento que vc estiver na segunda metade da curva, a regra é acelerar a bagaça, pra mais uma vez aliviar o peso na dianteira e vc poder embicar ela onde quiser.

Essa é a técnica do Cão, espero que ajude! :mrgreen:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

é.. entrei muito rápido... 140 pra twistinha já é demais, ainda mais na curva que entrei, eu entrava a 120, 130 sempre, mas hj arrisquei mais, mas achei que não ia conseguir..rsrss Ela começou bem a curva, na metade começou a escapar, o ruim é que acelerar ela a 140 é a mesma coisa que nada, ainda mais no plano, ela não ganha velo fácil... acho que o negócio vai ser controlar no freio mesmo, amanha vou tentar de novo, e ir aumentando a velo aos poucos.. não conheço o limite da motoca nas curvas, acho que esse é o maior problema, não tenho segurança para deitar ela de vez e me jogar na curva....
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

O Fernando PF, mas não fica tentando achar os limites seus e da motoca nas ruas não véio!! Isso faz mal à saúde!!! hehehehehe

Já que a curva é tão rápida, realmente a moto não terá muito motor na saída, mas tenta controlar então no freio traseiro e no contra-esterço! Lembre-se que é mais fácil controlar a moto em curvas rápidas do que nas lentas! :wink:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

esquenta não cão.. o lugar que eu vou é um parque industrial, fica longe da city, não oferece riscos, inclusive o lugar serve para eventos como arrancada e coisas do tipo.. :wink:

Vou ir mais na manha.. :roll:

Abração!
franhaydin
Super Membro
Mensagens: 1808
Registrado em: 21 Novembro 2005 à13 11:06

Mensagem por franhaydin »

Já passei por isso, mas não tava acostumado com a moto, mas eu nessa situação faria:

:arrow: Desacelerar: acho que o frei a motor é a melhor saida!

mas isso é meu palpite humilde, aqui tem uns caras feras que podem respondem bem melhor hehehe

EDITADO: (postei e só agora que vi os conselhos do Cão... hehehe vai na dele que o cara é fera!!!

Mas ve se testa seus limites na pista com as roupas adequadas!!! :wink:

abs
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

De uma coisa eu sei....nunca use o dianteiro....senao é chao na certa!!!!

oq vc pode fazer mesmo é desacelerar....é o mais seguro e sensato a se fazer!
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

Que isso franhaydin??? Sou fera não, aqui tá geral aprendendo!!! hehehe :mrgreen:

O GuiBH, na terra eu não sei, mas no asfalto eu uso o dianteiro sempre, mas na dosagem certa!
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

franhaydin escreveu:Já passei por isso, mas não tava acostumado com a moto, mas eu nessa situação faria:

:arrow: Desacelerar: acho que o frei a motor é a melhor saida!

mas isso é meu palpite humilde, aqui tem uns caras feras que podem respondem bem melhor hehehe

EDITADO: (postei e só agora que vi os conselhos do Cão... hehehe vai na dele que o cara é fera!!!

Mas ve se testa seus limites na pista com as roupas adequadas!!! :wink:

abs
também pensei em somente desacelerar.. mas queria corrigir a moto e continuar a curva, tipo, não somente livrar a situação. Só que não conheço muito esse tipo de pilotagem (By Cão rsrsrs), acho que para saber andar assim tem que achar o limite da moto. O ruim é que na hora a coisa passa rápido, e o babaca aqui quando desacelera acaba mudando a posição em cima da moto, acho que isso faz eu perder mais ainda ela.

Cara, sempre ando de jaqueta, calça e luvas, até no verão.. tem uns que me chegam a me perguntar o que eu uso no inverno...rsrssrssrs

Eu não quero abusar tanto, mas com o tempo quero ir aproveitando um pouco mais dos pneus.. rsrs gastá-los só no meio já cansei..
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

Fernando PF, o seu pneu é o Sport Demon???
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

é sim..
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Franhaydin, nao entendo muito de motos streets, mas na terra, se voce desacelerar faz com que a moto saia mais ainda, pois o freio motor joga seu peso pra cima da roda dianteira fazendo que espalhe, isso se aplica ao asfalto tambem? Cão?
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

Ricardo Skolaude, com certeza o freio motor aumenta o peso na dianteira sim, mas aí entra outra dica, que é da embreagem, muito usada no passado na motovelô, pra não deixar a roda traseira travar nas reduções mais bruscas, hj em dia as motos mais novas já vêm com sistema anti-blocante!

Fernando PF, vou esperar meus pneus chegarem aqui, daí eu dou uma analisada e te passo o que pode estar acontecendo no caso dos pneus!
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

FLM tb é cultura :D ... sempre ouvi falar nessa bagaça de anti blocante mas não sabia ao certo o que era isso ma noto...hehehee Valeu pelo esclarecimento Cão :wink:


A minha quando eu reduzo dá umas BLOCADAS animais...hehehe
Bom no meu caso eu to tentando umas curvas diferentes, to jogando a moto pra um lado e jogando o corpo pro outro a moto fica bem deitada e eu fazendo o contra peso do outro, as curvas assim ficam melhores.
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

guilherme_sbc, pelo que vejo os outros fazendo, parece que no SM é mais assim mesmo, como vc falou, mas já na motvelô, é corpo e moto, tudo pro mesmo lado, sem dó!!! hehehehehehe :mrgreen:
franhaydin
Super Membro
Mensagens: 1808
Registrado em: 21 Novembro 2005 à13 11:06

Mensagem por franhaydin »

Pessoal, quando falo em "desacelerar" não é descer uma marcha e reduzir! #-o heheh isso com certeza pode piorar o cenário! Acho que o Cão, que além de fera é modesto hehehe, disse tudo "embreagem".

Bom mas é isso aí, as ruas são diferentes das pistas, as curvas nas ruas são erradas, a maioria delas te joga para fora naturalmente sendo um tanto inclime(da-lhe engenheiro civil e mão de obra brasileira :lol: ), fora a sujeira e imperfeição!!!

Lembre-se, até para os feras, o chão é o limite!!

<object width="500" height="426"><param name="movie"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed id="VideoPlayback" type="application/x-shockwave-flash" src="http://video.google.com/googleplayer.sw ... d></object>

Por isso que eu falo Fernando PF, se tu gosta de testar o limite, vai brincar numa pista!!!



:roll:
abs
Marcones
Membro
Mensagens: 117
Registrado em: 18 Maio 2006 à53 14:31

Mensagem por Marcones »

com certeza embreagem é a melhor solução !
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

É isso aí Marcones!!! Mas é muito difícil explicar o lance da embreagem, por isso, a galera vai ter que aprender praticando mesmo! A parada é, nas reduções, não soltar a embreagem de uma só vez, pois isso trava a roda! Vc tem que ir soltando, até achar o ponto certo, onde reduz a velocidade e não trava a roda, mas esse ponto vc só acha depois de alguns sustos mesmo!! hehehehehe

Fernandão, estive olhando o Sport Demon e não gostei mesmo! Não creio que ele tenha um bom ângulo de inclinação e se inclinar um pouco mais que o máximo dele, ele escapa de uma vez, pois não tem uma áreazinha que eu chamo de área de aviso. Portanto, cuidado com as inclinações tambem!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem