Coluna Supermotard do Motox

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Coluna Supermotard do Motox

Mensagem por Andre Mello »

Coluna Supermotard do Motox


http://www.motox.com.br/PubliX/index.asp?id=1266


Gostei, abordaram algumas questõe que eu não sabia como por exemplo:


"O freio dianteiro também fica melhor, já que antes “brigava” com uma roda de 21”e agora “luta”apenas contra 17”

"mas na frente, a roda 4 polegadas menor causa alguns efeitos colaterais, sendo o “shimi”o mais prejudicial deles. Isto significa que um bom amortecedor de direção pode ajudar em ruas esburacadas e estradas de terra."


E o que vcs acharam das dicas das medidas dos aros/pneus vs potência da tornado..???
Luigi
Membro
Mensagens: 907
Registrado em: 26 Setembro 2006 à08 07:43

Mensagem por Luigi »

Shimmi ainda não sofri na falcon com o aro 17
Mas o freio é bem perceptivel!

Ele fica bem melhor mesmo!
franhaydin
Super Membro
Mensagens: 1808
Registrado em: 21 Novembro 2005 à13 11:06

Mensagem por franhaydin »

Não consegui ver o site :?
Mas com certeza faz sentido a melhora do freio e das curvas, uma pelo pneu e outra por diminuir a distancia solo da moto!!!

:mrgreen:
murilo_cb
Ultra Membro
Mensagens: 3417
Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Mensagem por murilo_cb »

franhaydin escreveu:Não consegui ver o site :?
Mas com certeza faz sentido a melhora do freio e das curvas, uma pelo pneu e outra por diminuir a distancia solo da moto!!!

:mrgreen:

Muito bom as dicas !!!
Ajudinha pro amigo ler >>>>>>>>




Na coluna de estréia falamos sobre a categoria Supermoto ou Supermotard no Brasil e no mundo, agora, vamos esclarecer as dúvidas mais freqüentes sobre a preparação das motos nacionais, mais especificamente a Honda XR 250 Tornado, atual líder do Campeonato Brasileiro na classe SM3.

Transformar uma trail em SM é fácil, mas se você não tomar alguns cuidados com a preparação pode se dar mal e acabar no chão. A principal diferença está nas rodas, que deixam de ter 18 e 21 polegadas para serem ambas de 17.

Na traseira a mudança não é tão grande, mas na frente, a roda 4 polegadas menor causa alguns efeitos colaterais, sendo o “shimi”o mais prejudicial deles. Isto significa que um bom amortecedor de direção pode ajudar em ruas esburacadas e estradas de terra. Não é recomendado baixar a frente da motocicleta ou subir as bengalas em relação às mesas. Esta medida torna ainda menor o ângulo de cáster do modelo, deixando a frente mais pesada e arisca.

Os benefícios com a roda menor são muitos, principalmente nas pistas, onde são necessárias mudanças rápidas de direção e pneus de boa qualidade para inclinações absurdas. O freio dianteiro também fica melhor, já que antes “brigava” com uma roda de 21”e agora “luta”apenas contra 17”. Mesmo assim, para o uso em competição é recomendado trocar a linha de freio original por outra coberta com malha de aço, os famosos aerokips.

As rodas devem ser proporcionais à cilindrada e potência da moto, ou seja, para uma Tornado original, estão de bom tamanho aros com tala de 2,5”e pneus 100/80 na dianteira e 130/70 na traseira. Se a moto preparada ultrapassar ou beirar os 30 cv de potência, é recomendado utilizar um aro de 3,5”na roda traseira e pneus 110/870 na frente e 140/70 atrás.

A preparação dos motores é muito extensa e não vamos entrar neste tópico, mas é importante lembrar que quanto mais forte o motor se tornar, menor será sua vida útil.
Para terminar, são adicionados protetores de mão para não quebrar os manetes nos tombos on-road e um pára-lama pequeno, que condiz com a nova roda de 17”, pronto, você tem uma moto ideal para começar nesta categoria!
franhaydin
Super Membro
Mensagens: 1808
Registrado em: 21 Novembro 2005 à13 11:06

Mensagem por franhaydin »

Valeu murilo_cb, muito boas as dicas!!! =D>
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

murilo_cb escreveu:As rodas devem ser proporcionais à cilindrada e potência da moto, ou seja, para uma Tornado original, estão de bom tamanho aros com tala de 2,5”e pneus 100/80 na dianteira e 130/70 na traseira. Se a moto preparada ultrapassar ou beirar os 30 cv de potência, é recomendado utilizar um aro de 3,5”na roda traseira e pneus 110/870 na frente e 140/70 atrás.
O Campeonato Brasileiro de Supermoto SM3, só permite pneus com medida 100/70 na dianteira e 130/70 na traseira.

Legal a coluna, o SM aparece cada dia mais na mídia!
smoke
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 18 Agosto 2006 à03 14:07

Mensagem por smoke »

olha que esculacho
as materias do brasilmotard nimguem comenta né?
um site só voltado pra isso q ta ficando as sombras né?

forum nimguem acessa vo fala heehhe
"img inimiga" --- como o fabricio me avisou mata mesmo em
brasil e o brasileiro sao pequenos de mais...
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

As rodas devem ser proporcionais à cilindrada e potência da moto, ou seja, para uma Tornado original, estão de bom tamanho aros com tala de 2,5”e pneus 100/80 na dianteira e 130/70 na traseira.
EEEE!!! A minha tá certinha com os dois aros 2,50 hahaahah
Não tenho Potencia pra 3,50 :cry:

Muito bom mais um lugar pra divilgar o SM.

Smoke não chora não, eu to lá :mrgreen:
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

smoke, relaxa! Aqui é tudo a passos de tartaruga mesmo! Veja nas estatísticas desse Fórum, como era nos seus primeiros dias! No começo é difícil mesmo, ... depois piora um pouquinho! Insista!
giano gomes
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 20 Setembro 2006 à46 17:08

Mensagem por giano gomes »

pois é pessoal!!!! como alguns sabem acabei de pegar minha toni!!!

seguinte!!!

mais pra frente vo deixa ela SM....

eu tava querendo botar

roda frente 17 3,50 120/70

roda traseira 17 4,25 160/60

o motor continuara sem preparação( original)

a duvida é o seguinte!!!!
vou perder rendimento????????
pq na materia ele não cita estas medidas??????

digam ai os prós e contras!!!

valeu #-o
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

Se vc pensa também na estética essa configuração que vc postou é a ideal. Para corrida acho que ela não é permitida em algumas categorias em provas SM (A galera do forum que compete pode te explicar melhor) talvez por isso ela não tenha sido mencionada na matéria.

Agora quanto a perda de desempenho acho que deve perder um pouquinho sim, mas prefiro esperar a galera tem a toni com essa configuração opninar.. :lol:
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

Bem, pelo que eu sei, quanto maior o peso da roda, menor é o rendimento!
Quanto a parte regulamentar do SM pra competição...
Para a classe SM3 ficam liberados os aros, em caso de uso de aro 17 fica limitado o uso de pneus nas seguintes medidas, Traseiro 130/ -17 / Dianteiro 100/ -17.
smoke
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 18 Agosto 2006 à03 14:07

Mensagem por smoke »

se o motor ta original uma roda 4,5 e um pneusão pra essa roda vai perde bastante redimento, mais pra andar na cidade (viajar) nao faz muita muita diferença, só mais uma coisa q nimguem comenta (vai gastar um poquinho a mais de gasolina)
cadio
Super Membro
Mensagens: 1308
Registrado em: 07 Fevereiro 2006 à40 10:08

Mensagem por cadio »

na minha bros o frio ficou bem melhor, curvas tbm..

mais ficou mais dura a frente dela..

mais ta tranquilo !

vou ler a materia agora!
franhaydin
Super Membro
Mensagens: 1808
Registrado em: 21 Novembro 2005 à13 11:06

Mensagem por franhaydin »

smoke escreveu:se o motor ta original uma roda 4,5 e um pneusão pra essa roda vai perde bastante redimento, mais pra andar na cidade (viajar) nao faz muita muita diferença, só mais uma coisa q nimguem comenta (vai gastar um poquinho a mais de gasolina)
Pra andar na cidade tem que ser cada vez maior hehehe :twisted:
Jorge Farias
Membro
Mensagens: 241
Registrado em: 19 Agosto 2006 à27 09:21

Mensagem por Jorge Farias »

giano gomes escreveu:pois é pessoal!!!! como alguns sabem acabei de pegar minha toni!!!

seguinte!!!

mais pra frente vo deixa ela SM....

eu tava querendo botar

roda frente 17 3,50 120/70

roda traseira 17 4,25 160/60

o motor continuara sem preparação( original)

a duvida é o seguinte!!!!
vou perder rendimento????????
pq na materia ele não cita estas medidas??????

digam ai os prós e contras!!!

valeu #-o
Cara, só pra complementar o que o CãoBravo falou:
Minha sm (tornado) está com essas medidas. Com esses pneus vc vai ter uma melhora em curvas de alta e uma perda no "ataque das curvas", isto é, com o pneu dianteiro mais fino, a inclinação de ataque inicial para as curvas fica mais rápida, o que é bom para circuitos travados, como kartódromos (palavras de um grande preparador de motos de Bsb e que está envolvido com motovelocidade há anos). Não tenho mto referencial pra te dizer se realmente faz mta diferença, pois só andei uma vez numa SM com pneus mais finos (a do Bolinha). Achei ela mais agressiva e fácil de "definir a trajetória" mas não dá pra te falar com convicção pois ela tem tbm uma maravilhosa suspa invertida na frente... Assim q trocar meus pneus te dou um relato preciso!!
Quanto ao regulamento do Brasileiro, infelizmente o CãoBravo tem razão: Pense bem antes de optar por aros mto largos se pretende disputar o brasileiro, pois as medidas oficiais não ficam bem em aros tão largos. Ex.: Vou correr o Desafio das Estrelas em Floripa (http://lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=9932) :twisted: , e até lá terei q trocar rodas e pneus q ainda estão zerados (3 meses de uso)... :cry: meu consolo é que terei uma moto mais rápida no asfalto... :D Ah, outro detalhe: acho q na terra o pneu dianteiro mais largo tem mais vantagem sobre o fino em aderência, principalmente se vc tirar algumas libras dos dois. Ponto positivo em corridas do tipo Veloterra...
Espero ter sido claro
[]s
Jorge Farias
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

Legal os comentários da galera tá todo mundo antenado , Smoke, tenha paciencia, eu particularmente sempre que posso divulgo o teu site, o esporte "também" é novo...
Mais uma coisa que me intriga na preparação daquela toni é o tamanho da relação, enquanto todos nós diminuimos a coroa o cara bota uma 50!!! essa moto passa pelas nossas como se fosse uma crf 450!!! gostaria de conhecer a sua preparação, pelo que conversei com o preparador dela em santa luzia ele está com 390cc, e usa um bura "original" temos que tirar o chapéu pros caras... =D> =D> =D>
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

BOLINHA, até hoje vc não pegou a receita daquela toni???

Jorge Farias, vc vai correr o Desafio???
giano gomes
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 20 Setembro 2006 à46 17:08

Mensagem por giano gomes »

Jorge Farias!!! valeu pelo esclarecimento, mas no meu caso, não penso em competir.. somente cidade e umas viagem curtas.
a toni SM fica muito bonita!!!!!por isso querro mexer nela!!!!

obrigado pessoal!!!!

pois é, vai rolar o desafio aqui na ilha!!!! ja estou na espectativa do evento!!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem