Preparação leve motor XR 200R

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Divensi
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Janeiro 2012 à14 22:08

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por Divensi »

Depois de muito sofrimento de tanta saudade da minha Vermêia, eis que um telefonema na manhã de hoje acaba com tudo isso, a XR tá pronta!

Foi feito o seguinte:

- Retífica do cabeçote e cilindro;
- Pistão 1mm Metal Leve;
- Comando de válvulas BBR;
- Válvulas e retentores novos;
- Discos de embreagem novos;
- Afinação de tudo.

A partir de agora ela só vai se lambusar de óleo Motul 3000, já usava na XTZ e realmente é outro nível, as trocas de marcha ficam macias e mantém assim mesmo após uso severo pois o óleo não afina.

A impressão que tive logo de cara foi um torque maior em baixa e média, não quero levantar muito o giro até os 700km da primeira troca de óleo então em alta ficarei na dúvida, mas dei uma levantada nela aqui em casa na maior facilidade, só chamei o pulso direito em 1ª marcha sem puxar embreagem nem nada e ela subiu rapidinho, antes era mais difícil fazer isso.

No geral a XR ficou bem mais redodinha, a lenta estabilizada, motor sem qualquer barulhinho estranho, ficou show de bola!

Pra quem precisar de preparador nas redondezas de Curitiba pode confiar no Basíco, o cara manda muito bem e não deixa fazerem loucuras nas motos, é bem sincero neste quesito justamente por ser especializado em motos de Enduro de regularidade, então as motos que ele prepara ficam fortes e aguentam o tranco mesmo.

Obrigado pelas opiniões que foram bem esclarecedoras também!

Abraços!
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por Rushdb »

Divensi, vc pode colocar valores (R$) nisso aí? Meu primo ta namorando uma XR200 de leilão, sabe-se lá oq podemos encontrar pela frente...
Divensi
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Janeiro 2012 à14 22:08

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por Divensi »

Vamos lá:

Pistão + Anéis R$60
Discos embeagem R$25
Jogo de junta R$12
2L óleo Motul R$40
Comando BBR R$190
TOTAL R$327

Comprei as peças acima pessoalmente, o restante não sei informar o preço exatamente pois o próprio mecânico forneceu de seu estoque:

Válvulas + - R$20 cada
Retentores das válvulas deve ser baratinho
Retífica cabeçote
Retífica ciclindro
Mão de obra
TOTAL R$294

Gastei em tudo R$621 sendo que o que mais fez diferença foi o valor do comando BBR, num caso de fazer a parte de cima original fica mais barato pois geralmente o comando está bom, inclusive fiquei com o original pra guardar ou trocar em algo de meu interesse =)
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por Rushdb »

Divensi, vc acabou de resolver a próxima moto do meu primo!
De graça as peças! Sempre pensamos que por mais baleada que esteja a XR (leia-se, baleada não é faltando pedaço), por mil conto arrumava a moto... 600 de motor ainda sobra grana pra manutenção das duas suspensões!
Divensi
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Janeiro 2012 à14 22:08

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por Divensi »

Essa é uma das vantagens da XR 200, peças baratas e manutenção fácil.

Se a parte de baixo do motor estiver boa como estava na minha XR, com 600tão dá pra deixar ela mais nervosinha mesmo.
Fale pro seu primo olhar bem a parte de amortecedor e link pois se estiverem quebrados é bem caro trocar utilizando peças de qualidade, o resto da XR é barato arrumar.
Jean Lange
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Abril 2015 à16 22:55

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por Jean Lange »

Fala galera, tenho uma XR 200 com motor original ainda, faço trilha com a moto, e quero mexer no motor e tenho umas duvidas.... falei com um mecanico, ele me disse que se colocar Pistao forjado da crf230 e encamisar e tal, otimizar o carburador, aumentar mistura ar/combustivel, otimizar o cabeçote (saidas de escape e ar) e colocar um escape BRC com curva dimensionada, filtro esportivo e um cdi sem limitador, ela pode gerar 260cc (+ -) será que chega a toda essa cilindrada? ele disse pra deixar o comando original pois uso na trilha, preciso de baixa...
Diz o mecanico que o motor durará muito mais com o kit forjado do que o kit normal da crf...
e aliviar o magneto ajuda no ganho da potencia?
nao devo usar punho rapido em motores com Kit?

Desde ja agradeço!

:)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem