Preparação cilindro dt 180

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
mateusMX
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 09 Maio 2015 à27 19:37

Preparação cilindro dt 180

Mensagem por mateusMX »

Ola galera, sou novo no forum, tenho uma dt 180z 97 para trilha, minha 2 dt , fazer o que tem jeito mais nao o 2t entrou no sangue rindo3:: , minha dtzinha esta forte andando junto com crf de boa, mais ja comprei ela batendo saia,
fiz 2 trilhas e depois de afogar a bixinha na passagem de um rio (ja que a caixa de ar da dt nao presta pra agua kkkkk)
abrir o motor da danada pra fazer uma revisão, a parte de baixo ta 100%, ai ja aproveitando o trampo aproveitei pra dar uma preparada no cilindro dela, vi uns tutoriais e tal e antes de mandar o cilindro pra retificar, ja esta indo pra 1.50 buaa::, gostaria de mandar umas fotos pros manjadores pra ver se meu trampo ta bom ou tem que mexer em algo!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

eu ai polir a adimição, mais li que isso ia atrapalhar na mistura da gasolina fazendo-a gotejar, por isso deixei ate alguns riscos da broca kkkkk ficou muito ? o pistao fiz essa marca para abrir a janela dele, ficou grande demais? sera que desse tamanho tem risco de quebra? primeira vez que mexo com isso entao não entendo nada ainda kkkkk acabamento nao ficou de primeira pq nao tenho a microretifica usei uma de 6mm ai ja vio né! abraços galera
matheus loyo
Membro
Mensagens: 861
Registrado em: 20 Dezembro 2012 à41 11:52

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por matheus loyo »

caveira:: suici:: ::evil:: Frio::
mateusMX
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 09 Maio 2015 à27 19:37

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por mateusMX »

matheus loyo escreveu:caveira:: suici:: ::evil:: Frio::
what? que foi, fiz "M" no cilindro? agora fiquei preocupado doeu:: kkkkkkkkkk
matheus loyo
Membro
Mensagens: 861
Registrado em: 20 Dezembro 2012 à41 11:52

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por matheus loyo »

Parece que abriu demais tudo kkkkk
mateusMX
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 09 Maio 2015 à27 19:37

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por mateusMX »

Então, hj montei a motoca pra ver ser deu muita diferença. Ela esta forte, como antes, ela da o ganho de potencia de uma vez na media alta, mais agora ela esta cortando em alta, fiz o teste da vela e esta cor de telha, estou desconfiando das palhetas que nao estao vedando direito, ela da esses sintomas? ah e no teste de hj fui com meu primo em uma xt 600 fazer o teste de aceleração numa reta/subida que tem aqui, quando comprei ela ela chegou ao fim da subida a 120km/h =/- hj ela só deu 105km/h, lembrando que o pistao esta original ainda.
como abri ,como o amigo ai de cima disse, ate demais as janelas sera que se eu comprimir o vira com rolha+ cola 3m da alguma diferença significativa na motoca? valeu ai abraço joia:::
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por Juliano »

Amigo, boa noite. Eu havia escrito umas coisas aqui outro dia, mas deve ter dado algum erro no post.


É o seguinte, você deve polir o máximo possível essas aberturas, não pode ficar áspero desse jeito. Não tem dessa de gotejar combustível, ele é vaporizado nos giclês - você tem que deixar essas janelas parecendo espelho.

Não adianta você abrir a admissão desse jeito, as janelas de admissão, janelas de escape e as janelas do pistão fazem a função das válvulas no motor 4T.

Eu já tive uma DT com o cilindro modificado, quando eu fiz a 1a troca de pistão o motor ficou uma bost@, então eu copiei as alterações do pistão que estava nela antes para o novo pistão para a motoca voltar a apitar.

No seu caso, como você abriu a admissão na vertical, somados aos furos para admissão direta no cárter, o que ocorre é que agora as paletas tem que aguentar o rojão durante o ciclo de explosão, se não estiverem vedando bem você terá problemas.

Como você mesmo já notou, a sua moto perdeu força em rotações menores, pois alterando a altura das janelas é o mesmo de se instalar um comando modificado numa moto 4T, você aumentou o tempo de permanência das janelas "abertas", o motor tem menos curso para manter o ciclo de explosão.

Tem um tópico do Elton que explica muito bem como fazer tudo isso, dá uma lida lá que você vai entender melhor.

http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... =2&t=14162" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... =2&t=14163" onclick="window.open(this.href);return false;
mateusMX
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 09 Maio 2015 à27 19:37

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por mateusMX »

Ola juliano, obrigado pela ajuda, vou desmontar o motor da dtzinha amanha e vou regular as palhetas de torque e polir os dutos, sobre o pistao teria alguma foto ou desenho de um ja aberto o furo, o desenho do que eu fiz ficou bom posso abrir daquele tamanho sem risco de quebra? abraços e obrigado só uma observação ela esta com curva dimencionada wacs joia:::
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por Juliano »

O lance não é abrir ao máximo as janelas, tem que medir as alturas, lê os tópicos que eu indiquei, procura na internet um manual do Henrique Comando Bravo, ele participava aqui do forum, mas faleceu.
mateusMX
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 09 Maio 2015 à27 19:37

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por mateusMX »

Juliano escreveu:O lance não é abrir ao máximo as janelas, tem que medir as alturas, lê os tópicos que eu indiquei, procura na internet um manual do Henrique Comando Bravo, ele participava aqui do forum, mas faleceu.
eu tenho segui o tutorial que baixei na net aqui que é de henrique dall'igna, é esse ?
abri +/- 4mm na admição pra baixo e 1mm pra cada lado mais ou menos, nao abri pra cima, os furos que abri ligando a admiçao foram de 8,5mm mais ou menos, na exaustao so tirei as rebarbas que tinham na saida, nao mexi na janela, li que tirando aquela meia lua que tem encima melhora a alta da moto mais como uso ela em trilhas nao mexi. o pistao vi esse video do coruja https://www.youtube.com/watch?v=ABOjDgyjP4A" onclick="window.open(this.href);return false; , vou abrir o meu amanha +/- assim e testar.
sobre comprimir o vira estou com um motor de rd aqui vou abrir pra ver a situação da caixa se estiver boa ja aproveito o trampo e troco a caixa. obrigado pela ajuda joia:::
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por Juliano »

Faça um pequeno furo, mas bem pequeno, uns 2mm de diâmetro no lado da frente do pistão (virado para a janela de escape) para lubrificar essa região da camisa.
dinho_limno
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Maio 2014 à00 17:13

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por dinho_limno »

O ideal seria vc fazer primeiramente um "mapa" das janelas e depois trabalhar nos tempo de exposição das janelas em uma rotação que vc julgue adequada para uso. Como minha experiência mecânica é limitada, comprei um software para esse cálculo (http://porting-programs.com/" onclick="window.open(this.href);return false;)...acho que vale a pena. Estou esperando chegar as juntas para tirar a medida da altura do deck e brincando com o programa (caso minhas medidas estiverem certas!!), a potencia estimada ficou em 30HP a 9000 RPM (ela vem de fábrica com 25HP a 8500 RPM).
Pelo jeito sua moto deve estar muito forte mas com uma faixa útil de rotação restrita. E cuidado com a velocidade do pistão!
Anexos
DT200-stock.png
DT200-stock.png (170.71 KiB) Exibido 10371 vezes
mateusMX
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 09 Maio 2015 à27 19:37

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por mateusMX »

Opa juliano sera que vale a pena fazer 4 furos igual o do topico da rd ? estou sem tempo de mexer na motoca, ontem so mexi nas palhetas de torque, não deu muita diferença não... sera que vale a pena colocar aquelas palhetas de torque de fibra que tem no ML, e o cdi de mobilete vale a pena?

dinho_limno obrigado pela observação, as janelas só aumentei para baixo e laterais a admissão, realmente a moto esta com muita força só em alta, a moto parece que se o cdi nao limitasse ela iria andar muito mais, quantos rpm o motor da dt pode virar?
abraços
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por Stone »

Cara o CDI de 2T não corta, deve ter algo errado aí que está fazendo cortar.

Não sou o dono da verdade, mas segue minha opinião:

>Você abriu de mais a admissão pra cima e poderia ter melhorado em outros pontos.
>Na saída de escape você deve tirar tudo até ficar sem nenhum ressalto.
>Nas transferências na base do cilindro você deve igualar às carcaças do motor.
>As janelas de transferência/escape dentro do cilindro devem ser diagramadas de acordo com a faixa de giro que você deseja, que também deve ser de acordo com o escape.
mateusMX
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 09 Maio 2015 à27 19:37

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por mateusMX »

Stone escreveu:Cara o CDI de 2T não corta, deve ter algo errado aí que está fazendo cortar.

Não sou o dono da verdade, mas segue minha opinião:

>Você abriu de mais a admissão pra cima e poderia ter melhorado em outros pontos.
>Na saída de escape você deve tirar tudo até ficar sem nenhum ressalto.
>Nas transferências na base do cilindro você deve igualar às carcaças do motor.
>As janelas de transferência/escape dentro do cilindro devem ser diagramadas de acordo com a faixa de giro que você deseja, que também deve ser de acordo com o escape.
Opa e ai amigo, então o cdi da dt nao tem corte, mais se nao me engano ele atrasa o ponto em alta pra evitar que o motor continue subindo giro. a admissão não cheguei abrir pra cima, só tirei o resalto que tinha dela para a admissão,a broca pegou e abriu ela um pouco para os lados na parte de cima.
eu pensei em retirar aquele resalto que tem na saida de escape, deixar igual os das rdzinhas, mais nao lembro onde vi que retirando ele a moto perde um pouco de baixa... não sei se é verdade
sobre comer a camisa para igualar a carcaça, vou fazer isso, só nao tive tempo ainda de mexer na motoca pois aqui onde moro nao acha facil pistoes sobremedida (1.75) para dt, achei na net um copillar com aneis rik por 150 frete gratis, ta bom o preço? ainda vou polir a admissão e dar um acabamento melhor, nao o fiz da primeira vez pq pensei que nao seria necessário suici:: . obrigado pelas dicas e se eu tiver falando besteira por favor me corrija , ja que sou somente um curioso joia::: abração
aviaum
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Agosto 2013 à35 19:01

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por aviaum »

Amigo, abaixe o gicle de alta em alguns pontos(Somente ele não mecha na agulha), esta muito gorda em alta, por isso que esta cortando, ainda mais depois que fez o motor e abriu tudo, acertar o carburador é primordial.

Não esqueça de verificar a vela pra ver se não deixa mistura muito pobre, engate uma quarta num lugar aberto e ande com o acelerador no talo por uns 30 segundos, andando aperte a embreagem, corte o motor depois pare a moto, tire a vela e veja sua coloração, só assim vai conseguir ver se o glice de alta esta adequado, se tiver muito branca aumente um número.
mateusMX
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 09 Maio 2015 à27 19:37

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por mateusMX »

Ola amigos depois de um bom tempo, consegui fazer a preparação na motoca, coloquei pistao novo 1.75 + aneis rik poli os dutos, mexi nas janelas do pistao, Ficou muito top! crf 230 nem chega perto na arrancada e nem na final, a moto estava monstra, mais como aqui na minha cidade o único oleo que se acha é aquele br mineral resumindo: travei a parte de baixo do meu motor, ja abri o motor e comprei uma biela marca KITAKI alguem ai conhece?
ja que abri o motor vou aproveitar e tampar os furos do vira, araudite com tarugos de nylon resiste ao calor do motor?
ja fiz pedido do oleo motul 800, caro bagarai, vi gente falando que usa 1,5% outros usando 2%, vi ate um falando que usava 0,5% dele numa 180 e o motor estava durando. estou querendo usar 1% na minha, as trilhas aqui sao travadas mais as vezes pega uns estradoes que da pra esticar, e as vezes dou uns treinos em veloterra, sera que essa quantidade aguenta o pique? ah tenho uma caixa de rd 135 5m aqui, a da dt 6m nao escapa marcha mais esta com algus dentes marcados, vale a pena colocar essa caixa na dt? vai ficar muito mais curta a moto?futuramente posto mais fotos da magrela
abraços
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por Juliano »

A parte de baixo não travou por falta de lubrificação, ela simplesmente não aguentou a parte de cima.

Quando você preparar a parte de baixo, então o câmbio não vai mais aguentar, e depois a embreagem... já vi esse filme bem de perto.

Pode usar Motul a 1% tranquilo.
mateusMX
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 09 Maio 2015 à27 19:37

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por mateusMX »

Juliano escreveu:A parte de baixo não travou por falta de lubrificação, ela simplesmente não aguentou a parte de cima.

Quando você preparar a parte de baixo, então o câmbio não vai mais aguentar, e depois a embreagem... já vi esse filme bem de perto.

Pode usar Motul a 1% tranquilo.
Opa e ai juliano, obrigado pelas dicas, já fechei a parte de baixo, tampei os furos com nylon colocado em prensa hidráulica sem cola, acho que não tem risco de soltar não, o cambio eu coloquei o de rd 135 que tinha aqui que esta em bom estado, e a embreagem eu adaptei os discos da tornado/twister que sao bem parecidos só tive que diminuir um pouco, eles sao mais largos logo no local onde antes ia aquelas borrachas de amortecimento da embreagem agora também tem fricção, e as molas coloquei as da rd tb que são mais firmes. agora vc acha que essa biela kitaki vai pedir menos mesmo usando motul?
abraço
mateusMX
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 09 Maio 2015 à27 19:37

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por mateusMX »

Opa o motul 800 chegou hoje, puts tem cheiro de tutti-frutty rindo3:: rindo3::
se alguem me perguntar o porque de um oleo caro na dtzinha, vou responder que comprei por causa do cheiro kkkkkkk
olha a motoca ai Imagem
igorbetanin
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 22 Novembro 2014 à28 21:50

Re: Preparação cilindro dt 180

Mensagem por igorbetanin »

Muito bonita a dtzinha parabens aplauso::
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem