Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por apalareti »

Selvagem, segue uma tabela viscosidade x temperatura
No Brasil creio que não seja adequado usar óleo menor que 40.



Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por Selvagem »

apalareti escreveu:Selvagem, segue uma tabela viscosidade x temperatura
No Brasil creio que não seja adequado usar óleo menor que 40.



Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Show esta tabela Pala. Como moro no RS, no inverno acontece de fazermos trilha em temperaturas inferiores a 10ªC. Assim, o 20W50 estaria no limite, mas é raro isto acontecer, vou pesquisar preços e ver se encontro um bom compromisso entre custo/benefício. O 10W40, pela tabela é desnecessário, não enfrentamos temperatura abaixo de 0ªC.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por Matsui »

eu tava aqui pensando... pela temperatura ambiente aqui de brasilia deveria usar esse 20 w 40 mas pela temperatura de trabalho desses oleos em todas motos acredito que todos nao atenda pois o oleo trabalha bem acima dos 50 graus celcius
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por jjacob »

Olha Matsu a viscosidade a quente do oleo é medida a 100°C.

O lance é que oleo para carro na teoria não serve para motos porque não foi feito para banhar os discos de embreagem, se não me engano para moto em que o oleo tem contato com a parte de cima e a embreagem(4T) os oleos possuem a sigla SL no nome. Para motos 2T uma alternativa é usar o mesmo oleo usado na caixa de cambio de carros.

Uma coisa que o pessoal fala é que o YamaLub é o mesmo Havoline Premiun mas com o simbolo da Yamaha e o dobro do preço.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por apalareti »

Matsui escreveu:eu tava aqui pensando... pela temperatura ambiente aqui de brasilia deveria usar esse 20 w 40 mas pela temperatura de trabalho desses oleos em todas motos acredito que todos nao atenda pois o oleo trabalha bem acima dos 50 graus celcius
Essa é a temperatura ambiente, a temperatura do motor já está calculada.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por cascao »

Quem projetou e fez a moto, escreve o manual. Confio nele...
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por apalareti »

cascao escreveu:Quem projetou e fez a moto, escreve o manual. Confio nele...
São dois.
Com uma ressalva, muitos manuais erram na quantidade mínima de óleo das suspensões, que de fato não foram projetadas por eles.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por cascao »

Minha GasGas veio com óleo ATF!
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por Matsui »

no boletin da gas gas diz pra nunca usar oleo sintetico na caixa de marcha das motos com embreagem banhada a oleo, e tem gente que acha que a opcao sintetica sempre vai ser melhor. eu mesmo achava..

o oleo hidraulico tem caracteristicas de lubrificacao superiores a de outros oleos pois ele e foi desenvolvido pra aguentar altas presoes coisa que nem todo oleo e feito pra aguentar .
mas esse ATF dexron III e meio caro pra gente usar ein $$$$, no diferencial da S10 e indicado colocar esse oleo,
alias muitos carros com traçao positiva usa este oleo....
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por Selvagem »

cascao escreveu:Minha GasGas veio com óleo ATF!
Cascão, como identificaste que era óleo ATF? Foi comentado contigo na hora que lhe entregaram a moto?
OrlandoMX
Membro
Mensagens: 480
Registrado em: 07 Agosto 2009 à21 00:27

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por OrlandoMX »

Quando tinha 2t e a crf250r, usava o Motul TransOil na caixa, melhor oleo para essa finalidade, o cabio ficava mais macio, engates melhores, sem sombra de duvidas !!!
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por Selvagem »

OrlandoMX escreveu:Quando tinha 2t e a crf250r, usava o Motul TransOil na caixa, melhor oleo para essa finalidade, o cabio ficava mais macio, engates melhores, sem sombra de duvidas !!!
É o óleo que estou usando no momento.

100% recomendado.

Agora se o ATF é melhor não sei, nunca usei e como não tenho problemas com o Motul vou continuar usando ele.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por cascao »

O óleo é vermelho e tem um cheiro característico. Vi quando troquei o óleo.
rodrigo fonseca
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Julho 2009 à10 21:08

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por rodrigo fonseca »

ola pessoal, afinal alguem tem ai em experiência que o oleo atf é bom para a embreagem da 2 tempo? tenho uma wr 200 e estou com duvida em que oleo colocar!
abraço
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por Rushdb »

Óleo pra caixa automotivo tem aditivo EP (extrema pressão), que não deixa "cisalhar" os polímeros na hora do contato dos dentes das engrenagens, caindo a viscosidade...
Não acho que os discos da embreagem iriam patinar pelo EP, porque ele não serve pra "lubrificar" em extrema pressão, e sim manter a integridade do óleo nessa condição...

Mas com certeza o óleo de moto pra caixa tem aditivação de dispersantes muito maior que o óleo de caixa de carro, devido ao "restolho" da embreagem. Embreagem seca sai pó igual pastilha de freio, aquilo contamina o óleo e com certeza atrapalha a lubrificação... E não sei se material de sinterização fica retido no bujão magnético. Pode ter mistureba orgânica na sinterização (vide EBC), ou não ser 100% ferro-magnético...

Acho que é tudo na base do achismo... O ideal é fazer o que está no manual, porque eles sim ensaiaram todo nosso achismo em laboratório. Quem quiser arriscar, é só fazer uma troca a 500km e 1000km usando os 2 oleos e mandar o resultado pra uma Laboroil da vida. Vai custar uns R$50 cada análise, mas aí tem dados pra discutir...
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por mfd »

tenho usado o Transoil da Motul (Ester)

Troco esse óleo entre 10 e 15 horas
(nas 4T eu trocava óleo de motor a cada 3 ou 4 trilhas, e óleo da caixa a cada 2 trocas de óleo de motor)

antes usei Mobil Preto, Yamalub, Motul 5100 e tudo mais
nunca consegui perceber alguma diferença no comportamento da moto entre um óleo e outro.

vejo q o Transoil é bem fino (e claro tb), parecendo um azeite, e talvez por isso ofereça menos resistencia ao movimento das engrenagens e embreagem aumentando o desempenho da moto.
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por Rushdb »

mfd, com óleo o buraco é mais em baixo...

As vantagens de um bom óleo são impossíveis de verificar no funcionamento, só a longo prazo...

Coisas que não precisa ser um expert pra sacar:
1) Uma moto que gira a 14mil rpm (250F atuais) que vive em média/alta rotação sofre um desgaste muito maior que uma 230 torcuda em baixa...
2) Um pistão recebendo quase 60cv na cabeça (450cc) tem uma vida muito pior que um que recebe 20cv...
3) Uma caixa de marcha que compartilha óleo de motor trabalha com um óleo muito mais porco e sujo que uma com compartimento separado (as 2t e algumas 4t).

E quem faz o serviço aí é o oleo... Outra coisa, vejo muita gente com moto mais velha dizendo que a moto já ta com pé na cova, que as "folgas já ajustaram", que moto nova é que precisa de óleo bom.... Ai vc raciocina que uma moto velha já tem os retentores de caixa todos estrupiados, entra umidade pelo eixo do pedal de marcha, pela carcaça de caixa soldada 25 vezes, pelo durepoxi que ta virando farelo... óleo "ruim" tem uma estabilidade muito pior a contaminação por água que um sintético...
Eu acho que vale do bom senso (e bolso).... Jamais colocaria Motul de R$60/litro numa CRF230 como jamais usaria Yamalube numa YZ450...
zanelli
Membro
Mensagens: 203
Registrado em: 06 Julho 2010 à49 13:45

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por zanelli »

To usando oleo AFT na caixa da minha TM 250. Senti uma diferença muito grande quando troquei. Antes dava trabalho pra ficar na lenta engatada (so ficava quando estava muito quente) agora fica na lenta normal mesmo engatada e o cambio bem mais facil de trocar de marcha. Ja fiz umas 4 trocas com oleo ATF
rodrigo fonseca
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Julho 2009 à10 21:08

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por rodrigo fonseca »

ola pessoal, quero deixar aqui o resultado da minha experiençia com o óleo atf, que coloquei na minha wr 200 neste final de semana! a moto simplesmente mudou da agua para o vinho, heheh! até pareçe que coloquei discos nóvos! ficou zero bala, bem como comentaram! fico mais macia, façil de achar ponto morto, enfim exelente! muito obrigado a todos!
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por cascao »

ATF dura menos, tem que trocar com mais frequencia
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem