Suspensão dianteira p/ Tornado?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Gustavo/PR
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Mensagem por Gustavo/PR »

Isso mesmo....vendia...hehee....Acho q a kasisk descobriu...Pois existe uma fabrica da Kasisk em Manaus e eu já fiz de tudo para comercializar as suspas deles...e não tem jeito....e acho q eles fizeram a mesma coisa com a Race Tech..hehee...
Uhmmmmm é isso então! Continue pesquisando!

Tranqüilo Sica,
Acho que ambos somos interessados.
Acima o Fabrício já respondeu.
Pelo que entendi, a suspa Race Tech/Kasinsk, das boas é a mais simplesinha e ao mesmo tempo muito melhor que a original que vem na Toni.
Abraços...
Sempre tranquilo, ou quase sempre :mrgreen:

Acho que é isso que você entendeu mesmo!!! Pior que as especiais, melhor que a da toni! 8)

Compra uma e fala p/ gente do resultado! abraço.
henriquejensen
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Mensagem por henriquejensen »

Isso mesmo....vendia...hehee....Acho q a kasisk descobriu...Pois existe uma fabrica da Kasisk em Manaus e eu já fiz de tudo para comercializar as suspas deles...e não tem jeito....e acho q eles fizeram a mesma coisa com a Race Tech..hehee...
mas são uns cabeça de curvina mesmo né, tão perdendo dinheiro.
PEBINHA
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Mensagem por PEBINHA »

SE FOR PRA VC POR SUSPENSÃO DIANTEIRA DA KASINSKI DEIXA A ORIGINAL DA TORNADO QUE É MELHOR, JA ANDEI EM UMA KASINSKI E ACHEI QUE A DA TORNADO É MELHOR, AINDA MAIS QUE A TORNADO É BEM MAIS PESADA E EU ACHO QUE NÃO VAI FICAR BOM. EU PARTICULARMENTE NÃO TENHO O QUE RECLAMAR DA SUSPENSÃO DA MINHA TORNADO NÃO, ACHO MUITO BOA...
diabo2
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Mensagem por diabo2 »

A suspensão que fica perfeita na tornado é a da DR650.
Por que ? Porque é de 41mm e tem 260mm de curso. Ou seja. Idêntica e sem problemas de empenar.
Suspensão upside down. Bom... eu acho que a moto fica muito estilosa com essa suspensão, porém existem umas coisas que temos que considerar... as upside-down que encontramos por aqui são as de 43mm das especiais 2t. Suspensões projetadas para motos com menos de 100kg. Suspensões que tem 300 de curso sendo que as traseiras tem 325 de curso então na tornado teria que acertar a geometria da moto pois a traseira tem 240mm. Outra coisa é que a frente da moto fica mais alta apesar de vc medindo as bengalas das duas motos terem o mesmo tamanho a fixação do eixo das upside down é bem em baixo e da tornado fica mais ou menos 10 cm da ponta. Isso faz com que a moto fique ruim para curvar e uma certa perda de estabilidade nas retas tb. Para quem quer fazer um teste abaixe uns 3 cm a suspensão da tornado de sua fixação na mesa e uso um alongador de guidão pra compensar a redução da altura e teste a moto.
Porém, nos saltos e nas costelas de vaca a moto fica show.... mas a pista num é feita só de mesa e costela de vaca.
Isso que eu tô falando num é no chutômetro.. pois eu já andei numa com a suspensão da YZ.
synval
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Mensagem por synval »

Imigrante, eu sempre fui mto enjoado prá suspa de moto, e quando peguei a minha tornado, percebi que do jeito que estava não dava prá encarar trilha. Comecei então a pesquisar prá melhorar a danada.... Então achei um kit da ANKER que é composto por molas reforçadas, válvula e regulador de pré carga. Coloquei um óleo 10W Spectro e regulei do meu jeito. A frente da moto lê tudo e ficou tão boa ou igual a de uma importada, MAS tem que ter um pouco de cuidado com ela se não as bengalas empenam à toa... A grande vantagem deste kit da ANKER é que além do excelente preço, funciona de verdade e elimina o uso de calços internos.

[img=http://img156.imageshack.us/img156/3461/kitprecargagfe3.gif]
synval
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Mensagem por synval »

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Imigrante
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Mensagem por Imigrante »

synval escreveu:Imigrante, eu sempre fui mto enjoado prá suspa de moto, e quando peguei a minha tornado, percebi que do jeito que estava não dava prá encarar trilha. Comecei então a pesquisar prá melhorar a danada.... Então achei um kit da ANKER que é composto por molas reforçadas, válvula e regulador de pré carga. Coloquei um óleo 10W Spectro e regulei do meu jeito. A frente da moto lê tudo e ficou tão boa ou igual a de uma importada, MAS tem que ter um pouco de cuidado com ela se não as bengalas empenam à toa... A grande vantagem deste kit da ANKER é que além do excelente preço, funciona de verdade e elimina o uso de calços internos.

[img=http://img156.imageshack.us/img156/3461/kitprecargagfe3.gif]
Legal Synval,
Eu já havia visto este kit p/ vender em algumas lojas online, no entanto achei que não prestassem.
Valeu pela recomendação.
Me responda duas coisas, quanto que vc pesa e o que vem a ser "empenar"? Como cuidar p/ que isso não aconteça?
Abraços...
:arrow:
synval
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Mensagem por synval »

Imigrante, peso 118kg !!! e do jeito que ficou boa pro meu peso, recomendo prá qualquer um.
Um dos pontos fracos da suspensão dianteira da Tornado são os tubos que são finos, então eles ENTORTAM(EMPENAM) seja num salto ou mesmo quando vc. entra muito forte numa curva descendo uma pirambeira puxando o freio dianteiro. Se algum dia vc. for a uma corrida de motocross e tiver algumas tornados na categoria nacional com suspensão original, note que no meio delas sempre haverá uma que parecerá estar com a dianteira puxada prá frente... Isto é o resultado que fica quando o piloto após o salto "aterrisa" de frente. Devido a este empeno a suspensão perde a ação e fica dura, pois se o tubo está torto ele não sobe e nem desce. Os tubos de suspensão dianteira da XT600 são muito usados nas Toni de motocross por suportarem um pouco mais que as originais.
diabo2
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Mensagem por diabo2 »

Duas dicas para a suspa da tornado não empenar.
Primeiro faça aquilo que eu citei de abaixar 3 cm da fixação da mesa... isso já reduz muito o empeno. Segundo de tempos em tempos gire a bengala na fixação 1/4 de volta sacam ? Solta a mesa superior e inferior e vai girando a cada duas trilhas ou duas corridas. Isso diminue o stress em um único ponto.
Imigrante
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Mensagem por Imigrante »

synval escreveu:Imigrante, peso 118kg !!! e do jeito que ficou boa pro meu peso, recomendo prá qualquer um.
Um dos pontos fracos da suspensão dianteira da Tornado são os tubos que são finos, então eles ENTORTAM(EMPENAM) seja num salto ou mesmo quando vc. entra muito forte numa curva descendo uma pirambeira puxando o freio dianteiro. Se algum dia vc. for a uma corrida de motocross e tiver algumas tornados na categoria nacional com suspensão original, note que no meio delas sempre haverá uma que parecerá estar com a dianteira puxada prá frente... Isto é o resultado que fica quando o piloto após o salto "aterrisa" de frente. Devido a este empeno a suspensão perde a ação e fica dura, pois se o tubo está torto ele não sobe e nem desce. Os tubos de suspensão dianteira da XT600 são muito usados nas Toni de motocross por suportarem um pouco mais que as originais.
Legal Synval,
Então p/ mim tb ficaria boa, pois tenho 97 kg.
Valeu pelas explicações.
Abraços...
:arrow:
Imigrante
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Mensagem por Imigrante »

diabo2 escreveu:Duas dicas para a suspa da tornado não empenar.
Primeiro faça aquilo que eu citei de abaixar 3 cm da fixação da mesa... isso já reduz muito o empeno. Segundo de tempos em tempos gire a bengala na fixação 1/4 de volta sacam ? Solta a mesa superior e inferior e vai girando a cada duas trilhas ou duas corridas. Isso diminue o stress em um único ponto.
Entendi,
Faz bastante sentido!
Abraços...
:arrow:
leojas
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Mensagem por leojas »

muito boa essa dica do diabo2 de girar a bengala na fixação 1/4 de volta.
Synval, fiquei interessado nesse kit da ANKER, ele vem com manual de instalacao?
pq óleo 10W Spectro, ela nao fica muito dura nao?
peso 85kg, p/ mim ficaria boa?
e na suspa traseira, tem alguma coisa barata e facil que se pode fazer?
diabo2
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Mensagem por diabo2 »

Olha o kit da anker. http://soekipa.locaweb.com.br/loja/inte ... oduto=2651
Preço bom.. já comprei 2 vezes com eles sem problemas.
diabo2
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Mensagem por diabo2 »

leojas escreveu:muito boa essa dica do diabo2 de girar a bengala na fixação 1/4 de volta.
Synval, fiquei interessado nesse kit da ANKER, ele vem com manual de instalacao?
pq óleo 10W Spectro, ela nao fica muito dura nao?
peso 85kg, p/ mim ficaria boa?
e na suspa traseira, tem alguma coisa barata e facil que se pode fazer?
O Kit se vc tiver as ferramentas vc mesmo instala.
10W num fica duro. Eu uso 20w motul com válvula.
O que eu recomento é que se vai instalar o kit aproveite e dê uma geral na suspensão pra previnir problemas depois.
Desmonte as bengalas e faça uma limpeza com óleo diesel. Veja o estado da flauta e principalmente verifique o anel de vedação que fica na parte superior da flauta. É uma pecinha de nada e é o que dá o retorno do óleo. Quando ela não está vedando faz com que a suspensão trabalhe sem nada que faça a restrição do retorno do óleo e sobrecarrega fazendo com que ela esteja mais sujeita aos famosos empenos.
leojas
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Mensagem por leojas »

diabo2 escreveu:
leojas escreveu:muito boa essa dica do diabo2 de girar a bengala na fixação 1/4 de volta.
Synval, fiquei interessado nesse kit da ANKER, ele vem com manual de instalacao?
pq óleo 10W Spectro, ela nao fica muito dura nao?
peso 85kg, p/ mim ficaria boa?
e na suspa traseira, tem alguma coisa barata e facil que se pode fazer?
O Kit se vc tiver as ferramentas vc mesmo instala.
10W num fica duro. Eu uso 20w motul com válvula.
O que eu recomento é que se vai instalar o kit aproveite e dê uma geral na suspensão pra previnir problemas depois.
Desmonte as bengalas e faça uma limpeza com óleo diesel. Veja o estado da flauta e principalmente verifique o anel de vedação que fica na parte superior da flauta. É uma pecinha de nada e é o que dá o retorno do óleo. Quando ela não está vedando faz com que a suspensão trabalhe sem nada que faça a restrição do retorno do óleo e sobrecarrega fazendo com que ela esteja mais sujeita aos famosos empenos.
Valeu a dica do anel de vedação.
Esqueci de falar que eu quero regular a suspa p/ enduro, o oleo recomendado entao seria o 10W.
Ultimas perguntas:
Esse kit da p/ regular externamente ou so internamente?
A regulagem eh na pré-carga da mola ou nas válvulas ou eh aqueles bicos de camara de ar?
Qtos ml de oleo em cada bengala se for o 10W (586ml é o indicado no manual), mas como o 10W deve ser mais grosso teria que ser menos ml?
O Óleo ELF FORK OIL SYN 10W 100% SINTÉTICO eh bom?
e o AMA 10W FORK OIL eh bom, custa uns 35,00 o litro?
diabo2
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Mensagem por diabo2 »

Ouví falar bem do elf.
motul eu acho que paguei mais ou menos isso 35-39 o litro.
Na parte de cima vc regula a pré carga. E na própria emuladora (válvula) vem com duas molas. Uma fica mais dura que a outra.
Tem que contar que a válvula já ocupa um certo volume. Eu recomendo colocar uns 500ml e ir testando. E regulando mais dura ou mole com a pré carga.
Como vc citou os bicos de câmara de ar. Aquilo lá foi feito para tirar o ar e não pra colocar como algumas pessoas falam em colocar 3-4 libras. Isso só serve pra estourar os retentores.
Outro detalhe. Sempre que for tirar a tampa da bengala com a mesa montada. Faça uma de cada vez. Senão a frente dá uma arriada legal e fica ruim depois pra vc tampara a bengala. A não ser que a moto esteja num cavalete.
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