PROJETO PARA UM ROADBOOK ELÉTRICO.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

Vamos eliminar a correia, tem que ser engrenagem, correia lisa se molhar vai patinar.

E se a montagem for feita em cima de um winner manual? Pode ficar um pouco mais caro mas já tem tudo pronto, é bem menos incomodação, fica mais acessível a todos fazerem, basta desenvolver o kit elétrico. Acho que vale a pena.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

O problema que vejo com engrenagem é o peso que fica prá voltar a planilha p/ trás...
Existem umas correias dentadas de borracha que são utilizadas em máquinas de costura... Se tem a correia dentada, provavelmente tem também a polia, que consequentemente é pequena e pode ser utilizada !!!
Alguém aí tem acesso a oficinas de máquina de costura convencionais ?
danilobueno27
Membro
Mensagens: 673
Registrado em: 29 Outubro 2006 à53 15:29

Mensagem por danilobueno27 »

as correias d borracha d radio q foi citado tbm são dentadas....
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Mas alguma idéia ?? Alguém consegiu fazer um desenho ?
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Léo, vc. consegue fazer o Desenho...?
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Olha só:
A foto abaixo é de um road Book feito com uma parafusadeira !!! Peguei a foto nas imagens do motoraid. O dono tava participando do Enduro da Polenta no E.Santo... Tá vendo, quando o kra tem vontade, faz qualquer coisa... hahahah....

Imagem

Abraço a todos...
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Mensagem por cascao »

bom dia

No: http://picasaweb.google.com/LeoCascao/ coloquei as fotos de um road book que eu fiz há algum tempo. O que me levou a fazer este road book foi que eu estava pensando em algo mais seguro do que vejo por ai. Fiz de fibra de vidro sem pontas vivas ou arestas. Na minha opinião quanto a segurança, ficou bem legal e usei ele por um ano aproximadamente (hoje uso totem-corona) mas houveram outros problemas...

1) O motor de vidro de carro é realmente exagerado. No tamanho e no consumo o que inviabiliza o uso de baterias 9V e só permite o seu uso em motos com parte elétrica.

2) Como podem ver, ele só puxa a planilha. a idéia inicial era fazer um com avanço e retrocesso. Não funcionou. Adaptei para só puxar por que foi mais fácil.

No http://www.endurohp.eng.br/planilha/planilha3.html tem duas fotos. A de cima, é um road book feito com motor de parafusadeira também. Ele tinha como principal problema o fato de que em qualquer porrada (!) desalinhava o motor e ficava agarrando. A foto de baixo é o que uso hoje. Tentei usar o conceito da segurança idealizado acima e um road book corona. Por enquanto estou satisfeito.

Quanto à tração, o corona que uso hoje e o que fiz, são de "o-ring" (a borrachinha preta redonda) Nunca deu problema. Se molhar, tomara que patine, senão rasga o papel.

O road book vermelho que está em uma das fotos foi meu primeiro road book. (está adaptado para escrever planilhas) Quando o TCMG parou de usar planilhas A5, não existia road book. Por isso o próprio clube vendeu este modelo que eu acho que foi importado. Na verdade ele era bem pequeno e logo apareceu modelos maiores feitos por aqui.

Leo Cascão
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Olha aí as fotos que o Léo Cascão citou acima:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Tem esta foto também:

Imagem
Ric_Cross
Membro
Mensagens: 89
Registrado em: 30 Maio 2006 à36 17:06

Mensagem por Ric_Cross »

É moçada. Tô vendo que vai sair caro esta invenção de fazer um roadbook elétrico.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Caro ?? Imagino que vc. como um praticante de Enduro(creio), saiba quanto custa o modelo mais barato do mercado, que é o Corona Mini não é ?? Com cerca de R$ 170,00, dá prá fazer um RB caseiro que funcione bem...Portanto CARO é uma coisa bem relativa, em todos os sentido. Todo trilheiro de verdade deve ser criativo, inventivo, e saber improvisar, sempre !!!
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

No link abaixo, apresento os melhores preços que encontrei de RB.

http://www.americasports.com.br/o1store ... tion=Busca

Como disse anteriormente: Caro é uma coisa bem relativa !!!
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Mensagem por cascao »

O problema é que com 170 o road booq que a gente faz fica meia boca. E dá um trabalhão...
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Mensagem por cascao »

Vamos fazer então um banquinho para a moto!

http://picasaweb.google.com/LeoCascao/R ... 6311299922

(Vendo CR250 97)
deco 100 tranquera
Super Membro
Mensagens: 1254
Registrado em: 23 Fevereiro 2007 à13 10:02

Mensagem por deco 100 tranquera »

170,00 tá bararto, mesmo q meia boca, um winner manual ta 105!
Ric_Cross
Membro
Mensagens: 89
Registrado em: 30 Maio 2006 à36 17:06

Mensagem por Ric_Cross »

É lógico que não tem nem comparação com os existentes no mercado.
O caro que eu quiz dizer é gastar por uma coisa que sabe lá se vai funcionar direito.
Espero que consigam...
Abçs.
Ric_Cross
Membro
Mensagens: 89
Registrado em: 30 Maio 2006 à36 17:06

Mensagem por Ric_Cross »

deco 100 tranquera escreveu:170,00 tá bararto, mesmo q meia boca, um winner manual ta 105!




Realmente 170 tá de graça... isso se não rasgar a planilha, não ter que ficar ajustando no meio do enduro, que possa pegar uma chuvinha, que não descarregue a bateria da moto...
deco 100 tranquera
Super Membro
Mensagens: 1254
Registrado em: 23 Fevereiro 2007 à13 10:02

Mensagem por deco 100 tranquera »

bah ,nem fala em descarregar a bateria da moto..... vou no meu primeiro enduro amanha com um winner eletrico liado na bateria.... o road book consome muito???????????
Cassius
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 31 Maio 2005 à54 16:13

Mensagem por Cassius »

Olá amigos!

Já construí alguns Roll Books ou Road Books, como queiram. Tenho alguns projetos interessantes e q podem variar muito de preço. Desde R$ 30,00, manuais (que não são gambiarras e duram anos) até R$ 1.000,00 e c/ qualidade bem superior ao q temos no mercado. Só q estes projetos estão rascunhados em papel e nem mãe Diná decifra...rs..., mas faz algum tempo q já estou p/ passar ao computador. Este tópico é um bom estímulo. Me dêem uma semana, q quero ver se consigo fazer um tutorial. Um abraço.
Editado pela última vez por Cassius em 08 Junho 2008 à09 21:58, em um total de 1 vez.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Demorô... Valeu Cassius, sua colaboração será mto bem vinda e de antemão agradecemos a sua boa-vontade.
Grande Abraço
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem