Cara, a CRF230 tem filtro de óleo ou só aquela telinha? Pra limpar é só jatear com ar?Juliano escreveu:Fiz a 1a troca na minha CRF230 com 3hs, sendo que o original foi substituído por Motul 5100. Agora com 9,5 horas foi substituído novamente. Ando muito pouco, não custa nada trocar o óleo com poucas horas.
4T - Hora da manutenção
Re: 4T - Hora da manutenção
Re: 4T - Hora da manutenção
Achei a peça que procuro no http://partsfinder.onlinemicrofiche.com ... A=198&B=39 só que agora fiquei em duvida sobre qual preço usar é o "SALE PRICE EACH"?
Dia 10 comprei no Ebay um par de manetes wirtz para minha kdx por 19 doletas( produto+frete ) e chegou hoje dia 18.
E ontem fiquei sabendo que fui vencedor de um leilão onde comprei a bolsa de borracha para camelbak por 11 doletas (frete + produto).
Dia 10 comprei no Ebay um par de manetes wirtz para minha kdx por 19 doletas( produto+frete ) e chegou hoje dia 18.
E ontem fiquei sabendo que fui vencedor de um leilão onde comprei a bolsa de borracha para camelbak por 11 doletas (frete + produto).
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Re: 4T - Hora da manutenção
O amigo gringo do pala tá fod@ de responder perguntas do ebay (ATV)
Re: 4T - Hora da manutenção
Marcus DT escreveu:Cara, a CRF230 tem filtro de óleo ou só aquela telinha? Pra limpar é só jatear com ar?Juliano escreveu:Fiz a 1a troca na minha CRF230 com 3hs, sendo que o original foi substituído por Motul 5100. Agora com 9,5 horas foi substituído novamente. Ando muito pouco, não custa nada trocar o óleo com poucas horas.
Pelo que andei pesquisando é somente a telinha. O mecânico limpa a cada troca. E a bomba é centrífuga, então as impurezas ficam grudadas nas paredes da bomba - tem que limpar também. Mas eu não vi desmontado, o mecânico que me falou.
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Re: 4T - Hora da manutenção
Dei uma ligada pro Negretti hj tirar umas dúvidas. Ele comentou comigo q abriu uma X com kit Athena q tava com 200hs. Nas medições, as peças estavam perfeitas!
Tô falando! Não vou me preocupar muito não. Mas de qquer forma, to xeretando as peças no eBay. Vou estocando aos poucos.
cadu
Tô falando! Não vou me preocupar muito não. Mas de qquer forma, to xeretando as peças no eBay. Vou estocando aos poucos.
cadu
Re: 4T - Hora da manutenção
Falei há pouco com o Sebilosky e fiquei mais tranquilo. Ele como sempre muito atencioso e explica cada item.
Segundo ele há muito exagero nas manutenções dos motores 4T, e um dos fatos é que o pessoal que tira zero e que não pretende ficar muito tempo com a moto já manda logo trocar o kit de pistão, ou seja, uma troca que poderia ser feita com 60 a 80 horas acaba sendo feita com 30 ou 40.
Segundo o Sebila, a parte de baixo do motor é o ponto forte, ele aconselha a se preocupar com isso lá pelas 140 hs, já o pistão ele recomenda uma troca com 80hs, mas o cabeçote (válvulas, guias, corrente) ele diz que é o ponto fraco e recomenda inspecionar com 40 hs.
No caso da minha moto que está com 70 horas, sendo que pistão e corrente estão com 40, ele recomenda verificar as válvulas e checar compressão. Se tudo ainda estiver bem, posso esperar mais umas 20 ou 30 horas e trocar pistão, anéis, corrente, e as válvulas.
Engraçado, tem mecânico que acha que dinheiro nasce em árvore, pois um deles já me garantiu que meu motor já deveria ter sido feito tudo com 40 horas. Como se a diferença fosse 100 reais.
Segundo ele há muito exagero nas manutenções dos motores 4T, e um dos fatos é que o pessoal que tira zero e que não pretende ficar muito tempo com a moto já manda logo trocar o kit de pistão, ou seja, uma troca que poderia ser feita com 60 a 80 horas acaba sendo feita com 30 ou 40.
Segundo o Sebila, a parte de baixo do motor é o ponto forte, ele aconselha a se preocupar com isso lá pelas 140 hs, já o pistão ele recomenda uma troca com 80hs, mas o cabeçote (válvulas, guias, corrente) ele diz que é o ponto fraco e recomenda inspecionar com 40 hs.
No caso da minha moto que está com 70 horas, sendo que pistão e corrente estão com 40, ele recomenda verificar as válvulas e checar compressão. Se tudo ainda estiver bem, posso esperar mais umas 20 ou 30 horas e trocar pistão, anéis, corrente, e as válvulas.
Engraçado, tem mecânico que acha que dinheiro nasce em árvore, pois um deles já me garantiu que meu motor já deveria ter sido feito tudo com 40 horas. Como se a diferença fosse 100 reais.
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Re: 4T - Hora da manutenção
hehehehe
já ouvi muito......tipo assim......
"quem tem moto importada tem $$$$"
É uma "M" mesmo !!!!
já ouvi muito......tipo assim......
"quem tem moto importada tem $$$$"
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Re: 4T - Hora da manutenção
Pedí pistão Athena 82mm (tamanho B) e jg de juntas Athena compatíveis.
Corrente de comando tem aqui no Brasil e o preço é justo.
Qdo chegar, já terei em estoque: embreagem original Honda com discos metálicos, fibra e molas; pistão anéis e juntas 280cc.
Acredito ser o mínimo para qdo pensar em abrir a endureira (lá pelos 8.000 mil km! hahahaha)
É sempre bom conversar com a turma aqui.
abrs,
Cadu
Corrente de comando tem aqui no Brasil e o preço é justo.
Qdo chegar, já terei em estoque: embreagem original Honda com discos metálicos, fibra e molas; pistão anéis e juntas 280cc.
Acredito ser o mínimo para qdo pensar em abrir a endureira (lá pelos 8.000 mil km! hahahaha)
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Re: 4T - Hora da manutenção
carlos_edu escreveu:Pedí pistão Athena 82mm (tamanho B) e jg de juntas Athena compatíveis.
Corrente de comando tem aqui no Brasil e o preço é justo.
Qdo chegar, já terei em estoque: embreagem original Honda com discos metálicos, fibra e molas; pistão anéis e juntas 280cc.
Acredito ser o mínimo para qdo pensar em abrir a endureira (lá pelos 8.000 mil km! hahahaha)
É sempre bom conversar com a turma aqui.
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Cadu
pega uma bielinha tbm !!!
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Re: 4T - Hora da manutenção
Bielinha??? Pelo q ví no manual de peças só venda a arvore de manivelas inteira!!!!! É um part numver só!
Nem tive coragem de consultar o preço rsrsrs
Nem tive coragem de consultar o preço rsrsrs
Re: 4T - Hora da manutenção
É barato. Coisa de 200 doletas o vira completo, com biela e rolamentos. Vale a pena.
Re: 4T - Hora da manutenção
Falei com o Negreti e com o Alex Preparações.
O Negreti seguiu a mesma linha do Sebiloski e me deu as mesmas informações quanto ao uso e próximas manutenções, ou seja, roda mais umas 30 horas. Disse que se fosse Honda seria interessante verificar biela que é um ponto fraco, mas yamaha é mais tranquilo.
Já o Alex disse que tem que trocar as 5 válvulas de titânio com no máximo 70 horas (deve sair uns 300 cada válvula = 1.500) e fazer o motor todo (mais uns 2000). Pediu para eu levar para dar uma olhada.
Hehehehe... Eu prefiro acreditar no Negreti e no Sebila, não sei porque!
O Negreti seguiu a mesma linha do Sebiloski e me deu as mesmas informações quanto ao uso e próximas manutenções, ou seja, roda mais umas 30 horas. Disse que se fosse Honda seria interessante verificar biela que é um ponto fraco, mas yamaha é mais tranquilo.
Já o Alex disse que tem que trocar as 5 válvulas de titânio com no máximo 70 horas (deve sair uns 300 cada válvula = 1.500) e fazer o motor todo (mais uns 2000). Pediu para eu levar para dar uma olhada.
Hehehehe... Eu prefiro acreditar no Negreti e no Sebila, não sei porque!
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Re: 4T - Hora da manutenção
hahahaah, leva no Alex pala! rsrsrsrs
Calma gelado. Olhando assim isoladamente não parece tanto. Mas ja foram 200 e pouco de embreagem, 200 e pouco de pistão e juntas... Vou focar nos principais primeiro.
O mais curioso é o seguinte: falei com meu mec hj cedo (aquele), pois conseguiram furar a espuma do filtro de ar. Pedí pra deixar q eu faria o trabalho, mas eles se ofereceram p/ trocar o diesel por agua e sabão na lavagem do filtro. Mas qdo fui pegar a moto hj nem tocaram no filtro, pois acharam q estou exagerando e q estava limpo e com óleo (trampo q eu fiz).
É difícil vc falar com uma pessoa q está mais preocupado com ele do q com os clientes. E é tão tênua a linha entre exigente (p/ não se ferrar com um motor) e chato. Devo ser um chato pra eles, mas no fundo, sou exigente e cuidadoso com a moto, pois sabemos o preço das peças. Não ando sem limpar o filtro, mesmo aparentando estar limpo.
abrs,
cadu
Calma gelado. Olhando assim isoladamente não parece tanto. Mas ja foram 200 e pouco de embreagem, 200 e pouco de pistão e juntas... Vou focar nos principais primeiro.
O mais curioso é o seguinte: falei com meu mec hj cedo (aquele), pois conseguiram furar a espuma do filtro de ar. Pedí pra deixar q eu faria o trabalho, mas eles se ofereceram p/ trocar o diesel por agua e sabão na lavagem do filtro. Mas qdo fui pegar a moto hj nem tocaram no filtro, pois acharam q estou exagerando e q estava limpo e com óleo (trampo q eu fiz).
É difícil vc falar com uma pessoa q está mais preocupado com ele do q com os clientes. E é tão tênua a linha entre exigente (p/ não se ferrar com um motor) e chato. Devo ser um chato pra eles, mas no fundo, sou exigente e cuidadoso com a moto, pois sabemos o preço das peças. Não ando sem limpar o filtro, mesmo aparentando estar limpo.
abrs,
cadu
Re: 4T - Hora da manutenção
Cadu, foi só uma sugestão mesmo. Se tem certeza que a biela tá zerada, show!carlos_edu escreveu:Calma gelado. Olhando assim isoladamente não parece tanto. Mas ja foram 200 e pouco de embreagem, 200 e pouco de pistão e juntas... Vou focar nos principais primeiro.
É que eu acho barato 200 dólares para trocar tudo na parte de baixo (vira, biela e rolamentos) e depois rodar mais 150h sem nenhuma dor de cabeça. Mas, como eu disse, vc conhece tua moto, sabe que tá bom, não tem porque mecher.
Normal, he, he, he!carlos_edu escreveu:O mais curioso é o seguinte: falei com meu mec hj cedo (aquele), pois conseguiram furar a espuma do filtro de ar. Pedí pra deixar q eu faria o trabalho, mas eles se ofereceram p/ trocar o diesel por agua e sabão na lavagem do filtro. Mas qdo fui pegar a moto hj nem tocaram no filtro, pois acharam q estou exagerando e q estava limpo e com óleo (trampo q eu fiz).
É difícil vc falar com uma pessoa q está mais preocupado com ele do q com os clientes. E é tão tênua a linha entre exigente (p/ não se ferrar com um motor) e chato. Devo ser um chato pra eles, mas no fundo, sou exigente e cuidadoso com a moto, pois sabemos o preço das peças. Não ando sem limpar o filtro, mesmo aparentando estar limpo.
abrs,
cadu
Eu então devo ser o CHATO PRA Baralho!hauhaua
Velho, eu reclamo de tudo, se a lavagem tá ruim eu reclamo, se peço pra fazerem algo e não fazem eu reclamo, e por aí vai. rsrsrs
Cara, tem muita lenda sobre manutenção de moto 4T. Quando começam a falar que tem que gastar 5mil pra fazer um motor, ou que é facada pra manter porque tem mais peças e bla, bla, bla eu fico caladinho, porque minhas motos devem ser protótipos, pois gasto com elas quase nada.apalareti escreveu:Falei com o Negreti e com o Alex Preparações.
O Negreti seguiu a mesma linha do Sebiloski e me deu as mesmas informações quanto ao uso e próximas manutenções, ou seja, roda mais umas 30 horas. Disse que se fosse Honda seria interessante verificar biela que é um ponto fraco, mas yamaha é mais tranquilo.
Já o Alex disse que tem que trocar as 5 válvulas de titânio com no máximo 70 horas (deve sair uns 300 cada válvula = 1.500) e fazer o motor todo (mais uns 2000). Pediu para eu levar para dar uma olhada.
Hehehehe... Eu prefiro acreditar no Negreti e no Sebila, não sei porque!
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Re: 4T - Hora da manutenção
Dá uma olhada em ProX ou HotRod que é mais barato que a original e é muito boa também.carlos_edu escreveu:Bielinha??? Pelo q ví no manual de peças só venda a arvore de manivelas inteira!!!!! É um part numver só!
Nem tive coragem de consultar o preço rsrsrs
Abs
http://www.jokersracing.com/content-pro ... g_rod.html" target="_blank
Re: 4T - Hora da manutenção
Carlos Edu , a minha WR 250 F é 2007 ,de agôsto ,tem 42 meses de uso e 10.300 KM no RIO,Minas ,Goiás e Mato Grosso em trilhas de todos os tipos de terreno e temperaturas ,enduros e até uns dois ou três "raids" de 300 KM só de mato ,pedra e areião,nada de estradinhas , nunca precisei usar o afogador e ela pega só no botão ,sem nem relar no acelerador e o motor já cai na lenta,não faz nenhum tipo de barulho estranho,aliás só chia igual como quando era zero,a manutenção é toda "by me" ,óleo Motorex das suspas trocado a cada ano junto com fluido de freios e água dos radiadores ,óleo de motor Elf 100% sintético trocado sempre com 500 KM de uso ,filtro de óleo lavável limpo uma troca sim outra não ,filtros de ar Twin Air com Motorex limpos após cada uso ,rolamentos verificados ou trocados e engraxados a cada 6 meses, e eu acho que ela vai mole até uns 15.000 Km ou mais, sem me dar nenhuma preocupação, então eu acho que voce também pode ficar de boa com a sua X ,eu sugiro só que voce mande verificar as folgas e o estado das válvulas dela, que são o ponto crítico das Honda X e R .
abrs
abrs
Re: 4T - Hora da manutenção
Tracker escreveu:Carlos Edu , a minha WR 250 F é 2007 ,de agôsto ,tem 42 meses de uso e 10.300 KM no RIO,Minas ,Goiás e Mato Grosso em trilhas de todos os tipos de terreno e temperaturas ,enduros e até uns dois ou três "raids" de 300 KM só de mato ,pedra e areião,nada de estradinhas , nunca precisei usar o afogador e ela pega só no botão ,sem nem relar no acelerador e o motor já cai na lenta,não faz nenhum tipo de barulho estranho,aliás só chia igual como quando era zero,a manutenção é toda "by me" ,óleo Motorex das suspas trocado a cada ano junto com fluido de freios e água dos radiadores ,óleo de motor Elf 100% sintético trocado sempre com 500 KM de uso ,filtro de óleo lavável limpo uma troca sim outra não ,filtros de ar Twin Air com Motorex limpos após cada uso ,rolamentos verificados ou trocados e engraxados a cada 6 meses, e eu acho que ela vai mole até uns 15.000 Km ou mais, sem me dar nenhuma preocupação, então eu acho que voce também pode ficar de boa com a sua X ,eu sugiro só que voce mande verificar as folgas e o estado das válvulas dela, que são o ponto crítico das Honda X e R .
abrs
Re: 4T - Hora da manutenção
Valeu Guilherme.
Re: 4T - Hora da manutenção
Galera,
Já peguei a moto no Sebila e recebi um parecer muito positivo.
Ele com auxílio de manômetros injetou ar no cilindro para avaliar a vedação das válvulas e dos anéis. - Não há nenhum vazamento nas válvulas. Já nos anéis há um pequeno vazamento que ele julga absolutamente normal até mesmo em conjuntos novos.
Foi conferido o pastilhamento, e todas as folgas estão dentro do especificado em manual, ou seja, não precisou corrigir nada.
Ele me recomendou rodar mais 30 horas antes de medir novamente.
Claro que isso não garante que não haja problemas antes, é apenas uma estimativa baseada nos parâmetros atuais.
Minha moto é uma YZF 250 - 2006.
Motor com 76 horas.
Pistão, anéis, corrente de comando trocados prematuramente com 30 horas
Próxima revisão só com 106 horas.
Confesso que meu preconceito com os motores 4T já está mudando para melhor.
Já peguei a moto no Sebila e recebi um parecer muito positivo.
Ele com auxílio de manômetros injetou ar no cilindro para avaliar a vedação das válvulas e dos anéis. - Não há nenhum vazamento nas válvulas. Já nos anéis há um pequeno vazamento que ele julga absolutamente normal até mesmo em conjuntos novos.
Foi conferido o pastilhamento, e todas as folgas estão dentro do especificado em manual, ou seja, não precisou corrigir nada.
Ele me recomendou rodar mais 30 horas antes de medir novamente.
Claro que isso não garante que não haja problemas antes, é apenas uma estimativa baseada nos parâmetros atuais.
Minha moto é uma YZF 250 - 2006.
Motor com 76 horas.
Pistão, anéis, corrente de comando trocados prematuramente com 30 horas
Próxima revisão só com 106 horas.
Confesso que meu preconceito com os motores 4T já está mudando para melhor.
Re: 4T - Hora da manutenção
Tem certeza? Não vai precisar gastar 19mil reais pra fazer o motor? rsrsrsrs
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