É possível motor fumar por excesso de óleo ?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

É possível motor fumar por excesso de óleo ?

Mensagem por SPEED RACER »

Pessoal , como havia postado antes , minha falcon esta fumando com o motor frio .
Porém o antigo dono dela que é MEU AMIGO , me jurou que isso não ocorria antes da troca de óleo feita numa revisão pra me entregar a moto .
Noto que o motor esta fumando cada dia menos !!!

Pergunta :

Excesso de óleo pode fazer fumar ?

Na minha twister eu colocava mais óleo que o normal e ela nunca fumou .

Abraizzz
rodrigo_m20
Membro
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Novembro 2004 à42 22:31

Mensagem por rodrigo_m20 »

Acho que já falei isso umas 3x, mas vou falar de novo, como é possível eu não sei, mas que a minha deu uma baita baforada depois de uma troca de óleo e depois de constar que o medidor estava morrendo afogado no óleo, e que, depois de tirar o excesso de óleo ela parou com o cigarro.

Tipo, aconteceu por 2 dias de manhã na primeira ligada. O que eu acho que aconteceu:
- O óleo era tanto que não descia e ficava no cabeçote descendo pelos retentores durante a noite, de manhã a câmara de combustão estava do jeito.
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

rodrigo_m20, e eu ja te respondi umas 6x que eu num sei como isso é possível :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Na teoria isso nunca poderia acontecer ,salvo eu esteja enganado.
Agora se isso acontece do óleo não descer e vazar pra camera de combustão é sinal que nossos retentores estão cansados já.
A minha fumou por 1 semana e agora está diminuindo , mas num parou .
A sua moto é uma XLX ?
Ela tem cárter seco ?

Abraizzz
rodrigo_m20
Membro
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Novembro 2004 à42 22:31

Mensagem por rodrigo_m20 »

hehe, pow speed, pra dizer a verdade eu tb to supondo sabe meu conhecimento de mecânica é o mesmo q um açogueiro tem de medicina kkkkkkkk :mrgreen:
A minha é tornado ta com kit e o cabeçote preparado tb.
Talvez seja pelos retentores ou pela preparaçao do cabeçote, tipo as folgas das valvulas sei lá :/
Na minha acontece tb de dar umas baforadas nas reduzidas mais fortes, mas fumar mesmo direto não fuma.

O Henriquejensen diz a acontece tb na XLX dele quando tem óleo demais.
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

rodrigo_m20, to intrigado com isso cara .
Sua moto é nova , achei que fosse um XLão.
Sei lá , vamos esperar o pessoal que manja nos ajudar .
Mas a minha twister num fumava qdo tava com excesso de óleo , ela jorrava pra cx do filtro de ar .

Abraço
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

SPEED.....o mais comum de acontecer isto, por incrível que pareça, não é pelos retentores de válvula...e sim pelos "guias" de válvula trocados de forma incorreta ou montados faltando os anéis de vedação.....mas para isto aconteçer, a moto já tem de ter passado pela troca dos guias de válvula....se não, sobra a possibilidade de retentores de válvula mesmo (cansados ou de marca com qualidade duvidosa....) :wink:
O porque de ir "fumando cada vez menos???? é que com o uso, o óleo vai ficando mais espesso em função do acúmulo de impurezas do motor...consequentemente vai ficando mais difícil de ele passar por pequenas folgas, onde , quando novo e sem impurezas, ele passava.... :wink:
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Grande NESTOR/RS, discordo de vc qto ao óleo ficar mais espesso.
Normalmente qdo faço a troca o óleo esta mais fino.
Será que em 1 semana o óleo tenha tanta impureza que chega a "vedar" as pequenas folgas ?
O filtro de óleo faz essa limpeza ....mas sei lá né ....tudo é possível , heheheheh
abduzido
Membro
Mensagens: 187
Registrado em: 05 Agosto 2006 à26 01:21

Engrossando o coro

Mensagem por abduzido »

Eu engrosso o coro. O motor Sahara está de pistão novo e cilindro retificado. Nunca trocou guias, mas trocou retentores de válvulas e só fuma de manhã quando tem excesso. Penso que o excesso causa uma pressão extra no cárter obrigando o óleo ir para a câmara por qualquer lugar onde haja passagem. Com a o motor quente e consequente dilatação as folgas diminuem e os retentores tendem a amolecer vedando melhor. Com o óleo mais baixo a minha não fuma nada!
O engraçado é que noto também uma pequena perda de rendimento com o óleo acima do nível.
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Beleza Crosschão , isso indica que alguma folga existe , pq se não não deveria fumar né ?
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

crosschão, eu me referia a uma folga acima do normal , hehehehehe

Abraços a todos !
ArDiZZoN
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 28 Junho 2005 à38 10:17

Mensagem por ArDiZZoN »

HEHEHhehehe!!!
Speed, estou meio atrasado no tópico mas vou contar o meu relato para a galera, reforçando a resposta do Crosschão.

Quando peguei a minha Xtrecona, a dana não fumava nada, so soltava umas fumacinhas de cinza pra preta quando dava um regaço no acelerador, indicando um pouco de excesso em alta, como o próprio Speed pode constar.
E desde o dia que a peguei ela sempre marcava o nível intermediário na vareta(na metade).

Troquei o óleo seguindo a risca o manuel de serviço da cavala, 2 Litros e 900 ML, e depois de seguir todo o ritual pra trocar o óleo da XT, o nível marcou o máximo da vareta. :)

Até ai tudo blz.

Passado dois dias fui ligar a moto pra ir almoçar.
Dei a 1ª startada e nada, na segunda Startada, :oops: eu dei uma acelerada até o 3mil RPM.
PQP!!!
Ela soltou um tuchããããooo de fumaça azul, azul mesmo... :shock: a fumaça foi tanta que atravessou uma avenida de fora-a-fora...matei um bocado de mosquitos da Dengue... :lol:

Fiquei assustado...

Lembrei de alguns relatos do Clube XT600 e resolvi sangrar o óleo até a metada da vareta.

Resultado, nunca mais ela soltou um fumaça se quer de manhã.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

OLha galera eu tenho uma XT600, ela enche encharca a caixa do filtro de ar quando tem oleo em execesso, isso por que ela tem uma cano que vai ligado a caixa de marcha. Algumas motos fumam quando frias por causa da motivos diferentes. A familia XT, 125, 225, 600, 750 fumam quando frias mas é pelos redendores das valvulas estarem frios e assim com tamanho menor. Algumas saharas jogam oleo fora quando inclunadas.

A tua moto quente fuma? Se não então nem te extressa, se sim vai num mecânico.
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

O Ardizzon foi chamado pra trabalhar na prefeitura de Vitória como MOTO-FUMACÊ , haushuiashuashui
Galera , minha moto esta parando de soltar fumaça...tem fumado cada vez menos.
ArDiZZoN
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 28 Junho 2005 à38 10:17

Mensagem por ArDiZZoN »

SPEED RACER escreveu:O Ardizzon foi chamado pra trabalhar na prefeitura de Vitória como MOTO-FUMACÊ , haushuiashuashui
Galera , minha moto esta parando de soltar fumaça...tem fumado cada vez menos.
Speed, seu cabeça de bagre!
Você já verificou o nível de óleo da FalconetePatinete.
Tá, eu sei que é ritual.

Se ela está "parando" de fumar, é sinal que o nível do óleo está baixando.
Verifica no manuel o nível correto, se estiver em excesso, faz uma sangria de alguns ML de óleo e vê o resultado...
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Ainda não tive paciência de verificar o nível.
Mas estou querendo sangrar sim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem