Preparação da Xtz 125 e da Xr 200 ?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Emilson
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Preparação da Xtz 125 e da Xr 200 ?

Mensagem por Emilson »

Queria um tutorial falando sobre o que tenho que mudar, para poder praticar cross... Ah as duas motos estão do mesmo jeito que sairam da fabrica, as duas nunca foram em uma trilha, só são usadas na cidade ...

Muito obrigado a quem poder ajudar...
Ricardo
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Mensagem por Ricardo »

O básico é retirar tudo que não vai ser utilizado (espelhos, piscas, porta placa etc.), trocar os pneus por pneus de trilha (borrachudos), colocar um escapamento mais aberto e filtro de espuma, caso não tenha.
Andre Mello
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Mensagem por Andre Mello »

Para motocross o principal é preparar as suspensões. Há diversas lojas que podem realizar esse serviço.

fora o que o Ricardo skolaude disse,

Encurtar a relação colocondo uma coroa maior e/ou um pinhão menor também ajudará a ganhar tork em baixa... Com isso vc terá uma moto com preparação básica para andar na pista...

se vc quiser investir mais $$$ poderá colocar Aros de alumínio, ponteira de alumínio almentar a cilindrada com KIts disponíveis no mercado, trocar o Guidão original por um de alumínio etc..
Emilson
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Mensagem por Emilson »

Vlw galera, posso jurar que eu andava antes na minha Xr, 100 mudar nada, fazia muita trilha, todo fim de semana inventava de ir pro interior, só pra arregasar a X-erinha, acho que erra por isso q eu ficava todo quebrado, mesmo sem cair...pense quando caia então!!! uahuhuhauhauahuahuahauhauahuahauhauhauahuahauhauhauahuahuahauahu

Vlw Andre Mello e Ricardo Skolaude !!!

Quem poder ajudar mais eu ficarei grato....
Marlos L. Pacher
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Mensagem por Marlos L. Pacher »

:D Oi Emilsom, preparar uma xtz p trilha é basicamente facil, mas para cross já se tem que tomar algums cuidados, principalmente com a suspensão, ela deve de ser preparada por um mecanico especializado, nada de engamb.. ou adap.. pois isso pode custar a sua vida num salto ou derapa.. , as condis... das pistas exigem muito da suspenção porque ela trabalha em mais alta velocidade do que numa trilha..... blzz.
Pois Trabalh.. exec...por um proficional é certeza de que VOCÊ meu amigo esteja novamente varias e varias vezes por muitos e muitos anos se divertindo ( INTEIRO ). :roll:
Marlos L. Pacher
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Mensagem por Marlos L. Pacher »

:shock: AI coloquei o KiT 176cc na minha xtz ficou bruxaaaaaa, sobe até em poste, fui dar uns saltos no barranco la perto de casa, já acostumado com mot.. 125 e me esedi na velocidade da subida heeeeeee Freeeestylllleee quase me ||||MATEI//// loco do céu vou postar a foto meu filho bateu. :shock: :shock:
Emilson
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Mensagem por Emilson »

Pô galera vlw, v6 ajudam pra caramba...
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

Hj em dia existem vários kits de aumento de potência tanto pra Xrinha qto pra XTZ.....

Agora...já vi gente adaptando roupa de XTZ na DT200....além da motinha ter ficado linda...ela ainda tinha um motor nervoso q só quem já foi DTzeiro sabe descrever!
Emilson
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Mensagem por Emilson »

GuiBH !!! Agora estou sem moto, tinha uma Xr200, mas já andei em uma Dt 180, que achava mais brava do que a minha ex-Xr200.
Dt aqui na minha cidade, os caras ficão zuando, mas só porque andam de Tornado, ai menosprezam a Dt, bando d babacas !!! Meu primo tinha uma Dt, ele mora no interior, deixava eu andar, "Baralho a moto é nociva, é tipo puxa que ela vai sozinha, muito nervosa a moto" Como vc mesmo disse: "só quem já foi DTzeiro sabe descrever"
Emilson
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Mensagem por Emilson »

PREPARE SUA MOTO PARA A TRILHA:

- Use apenas motocicleta do tipo trail e antes de mais nada, uma boa conferida no estado geral da moto é fundamental. Se existir manutenção a fazer é bom começar por ai mesmo. Verifique freios, parte elétrica, transmissão, raios bambos, rolamentos de roda, trincas no quadro.

- Retire todos os acessórios dispensáveis para a trilha, tais como: espelhos retrovisores, setas (piscas), pedaleiras para o garupa, painel com instrumentos, bagageiro, controles de seta, trava de capacete, porta-placa, etc;

- Substitua os pneus de cidade por pneus tipo Cross - aqueles cheios de cravos. Fique atento aos diferentes tipos de compostos de borracha. Resumindo, um mesmo modelo de pneu de um mesmo fabricante pode ter diferentes compostos, veja a NUMERAÇÃO DO PNEU e compare com a TABELA do Vendedor. Composto de borracha macia é bom pra época de chuvas e pisos macios e o composto duro é bom pra tempo seco e piso com muita pedra. Pra uso misto dê preferência ao composto intermediário ou seja, os pneus classificados no MEIO DA TABELA de seu representante ou mecânico. Calibre-os com 15 libras em tempo seco ou 12 libras em tempo molhado, mas para isso é preciso substituir as câmaras de ar também, lembrando que a calibragem varia muito com o gosto pessoal e com o peso da criança em cima da moto.

- Existem Câmaras de Ar de 6mm muito boas pra evitar furos nas trilhas, duram muito, mas o preço está de lascar. Pra fazer uma câmera de Ar Especial ”Genérica” é só usar uma câmara dessas normais por dentro de outra. É só abrir a câmara externa (a que vai ficar em contato com o pneu) em todo seu diâmetro interno e enfiar uma outra câmara de ar, essa ultima com bico e valvula. OBS: A câmara que irá ser cortada pode ser uma câmara velha.

- Não esqueça do farol !!! Se vc acha q o original é feio ou que vai quebrar fácil (é Roia?) tire e coloque um number plate com um farol universal, que é bonitinho e bem menor. Custa uma merreca e faz a diferença na hora que precisa. Mas se tiver grana pode optar por uma carenagem do tipo Acerbis, dá um ar mais PRÓ pra sua motoca. Independente de qual usar, use farol !!! Acredite, você nunca sabe quando vai ter que ficar na trilha até mais tarde... rs*.

- Equipe-a com protetores de mão, eles protegem também as manetes de freio e embreagem, o que já é uma coisa a menos para se preocupar nas trilhas.

- E por falar em manetes, mesmo com os protetores às vezes eles se quebram. Para acabar de vez com o problema, não aperte muito os manetes no guidão. Deixe-os com meio-aperto, de modo que se levarem uma pancada eles rodem e não se quebrem. Se vc tiver com tempo sobrando em vez de deixar os manetes bambos, recorte um pedaço de tampa de margarina (sim, essa q vc passa no pão) e coloque entre o manete e o guidão. Isso fará o mesmo serviço: o manete vai rodar quando tomar uma pancada.

- Tenha atenção com o tripé da moto. Vi uma vez um trilheiro cortar a perna em um tombo por causa de tripé muito torto. Um tripé inofensivo é aquele que fica rente a balança da moto quando fechado.

- Se você tem constantes dores nas mãos após a trilha pode ser a hora de trocar os punhos da sua moto. Procure por um que tenha um diâmetro compatível com o tamanho da sua mão. Quase ninguém presta atenção a esse detalhe pois acha q a dor vem do esforço da trilha.

- Evite gambiarras na moto, a confiabilidade de seu equipamento é essencial, afinal, ficar no meio do caminho não tem graça nenhuma e ainda estraga a trilha de seus colegas (que não vão te deixar na mão, lógico).

- Lembre-se: A MOTO É SUA !!! Adapte e regule o que achar necessário para te proporcionar uma trilha confortável e eficiente.

Bom... digamos que essas são as dicas para uma preparação BÁSICA. Se você já chegou até aqui, parabéns, sua moto já está pronta pra te levar pra trilha, mas se agora você quer um pouco mais, a gente pode te dar:

- Pode-se equipar a moto também com um acelerador-rápido, mas essa é uma questão de gosto pessoal. Eu particularmente não gosto e não uso acelerador-rápido, mas tem gente que simplesmente adora e não tira nunca de sua moto. Experiente e deixe como preferir.

- Substitua o pinhão e/ou coroa obtendo uma relação de transmissão de potência mais apropriada ao seu estilo de pilotagem. Mas como estamos falando de preparar a moto para TRILHAS, dê preferência a maior torque em baixas rotações pois esse será o regime de motor mais usado. Quanto maior a coroa e/ou menor o pinhão mais torque, do contrário (menor a coroa e/ou maior o pinhão) mais velocidade. Na seção MECÂNICA falamos mais sobre esse assunto, confira.

- Equipe-a com um bom filtro de ar feito de ESPUMA. Modelos de papel deixam muito a desejar no uso Off-Road. Lembre-se que a durabilidade do seu motor - mais expecificamente pistão, cilindro e aneis - e também seu rendimento dependem diretamente da qualidade do ar que ele aspira para queima-lo.

- Tanto nas 2T quanto nas 4T, escapes esportivos são muito bem vindas pois ajudam na potencia também... mas pelo amor de Deus e pelo amor aos ouvidos dos seus amigos trilheiros: Troque sempre a LÃ DE VIDRO de sua ponteira. Além de ser muito barato (aliás, vc até consegue de graça nas oficinas de ar-condicionado e geladeira) o ouvido de quem vem atrás agradece. Motos 2T queimam a lã de vidro mais rapidamente. Para trilhas, se for uma 4T é bom uma curva mais reta possiviel e uma ponteira grande com diametro grosso. Se for uma moto 2T é legal um bojo grande (dimensionado para a sua moto) e uma ponteira fina. Essas configurações priorisam o torque em baixas.

- Guia de corrente: Eu uso e recomendo, evita que a corrente saia da transmissão. Existe um modelo pra cada moto, mas se você for um cara criativo, será capaz de adaptar facilmente um pra sua moto, caso não exista.

MANUTENÇÃO

É extremamente recomendável que se efetue uma revisão após TODO o uso da moto (trilha, corrida, treino, etc) e o objetivo é manter a moto em boas condições de uso, evitando quebras inesperadas e acidentes no seu uso. Você mesmo pode executa-la em casa, mas também vale a pena solicitar ao seu mecânico uma vistoria da moto para saber se não existe nenhuma falha técnica que você não detectou.

REVISÃO
- Lavagem Completa (desmonte as carenagens e retire o banco)
- Limpeza do Filtro de Ar e da Caixa
- Verificar pastilhas e lonas de freio
- Desgaste e Calibragem dos Pneus
- Verificar a Bateria da Moto
- Verificar lâmpadas de Farol e Lanterna
- Verificar desgaste de coroa, pinhão e corrente
- Esticar a Corrente
- Verificar ou trocar vela
- Reapertar raios das rodas
- Eliminar gases da suspensão dianteira
- Inspecionar o quadro da moto a procura de trincas

REAPERTAR
- Coroa e pinhão
- Discos de freio
- Pedal de cambio
- Pedal de partida
- Guidão
- Banco
- Plásticos
- Pedal de descanso (tripé)

LUBRIFICAÇÃO
- Corrente
- Verificar Nível do Óleo do motor
- Verificar nível de óleo de freios e radiador
- Verificar e lubrificar cabos de embreagem e acelerador
- Lubrificar link da suspensão traseira (a cada 3 meses)

NAVEGAÇÃO (NAVEGADOR, ROADBOOK E GPS)
- Verificar Nível de Baterias ou pilhas
- Limpeza externa completa
- Reapertar parafusos
- Reapertar parafusos dos imãs ou cabos
- Verificar contatos dos cabos e conectores

Como já foi dito, o primeiro item de uma manutenção/revisão é lavar a moto. Mas se você pensar: "Pra que lavar? Vai sujar tudo de novo.." E vou usar a explicação do nosso amigo mecânico Amaury lá da Motocar: "Você não limpa a bunda??? Pois eh... moto é a mesma coisa !!!". Bem... ocorre que na verdade tirar o barro ajuda a preservar os rolamentos e buchas das suspensões. O barro depois de seco funciona como uma lixa entre as partes móveis da moto.

E não se esqueça que um re-aperto geral também é recomendável. No mais, confira sempre as dicas de MECÂNICA.

Creditos: terra no zoio...
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