XLX 350 R - Pane na parte Elétrica

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
zehhez
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Dezembro 2006 à54 11:32

XLX 350 R - Pane na parte Elétrica

Mensagem por zehhez »

Buenos Dias!
Primeiro vou me apresentar por ser meu primeiro tópico:
Zé, Dono de uma XLX 350 R ano 1990, uma bela moto :)
Agora o meu problema....
2 semanas de chuva, 3 semanas sem lavar a moto... sabado dei uma lavada linda nela.... depois de lavar dei aquela voltinha pra secar hehehe tudo normal... No entanto, depois disso a parte elétrica dela entrou em pane: A luz do neutro quando parada em ponto morto e desligada não acende, só acende bem fraquinho se ligar a moto, pra fica com a luz normal só se ligar o farol na primeira posição, o pisca normalmente não ta certo, só funciona se acionar a luz de freio, tanto do freio de trás quanto da frente,a luz do painel ta bem fraca, só acende legal quando o farol ta na 2ª posição, bem como a luz do farol da primeira posição bem fraca....
A bateria tava quase sem carga, mas acho que isso não está interferindo sendo que os problemas ocorrem com a moto em movimento...
Alguem pode me dar uma ajuda, alguma idéia antes de eu levar em algum mecânico ?
Abraços!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

zehhez....Well....come vc... :mrgreen: :lol:
Bem-vindo ao Super FLM!! =D>
Depois, de uma passadinha lá no apresente-se e fale um pouco de vc e sua motoca para a galera....daí fica todo mundo conheçendo vc melhor.... :wink:
Pois bem....o mais provável é que tenha entrado água no chicote elétrico, em alguma falha ou rasgo na capa externa do mesmo....estes rasgos costumam acontecer entre a mesa inferior e o paralama dianteiro, e tbém logo abaixo do tanque de combustível....de uma revisada...se o problema for este, tem que ir pensando em trocar o chicote, porém se ele for original, vale a pena pedir para o mecânico para "refazer" ele, pois não há nenhum chicote elétrico no mercado paralelo, com qualidade ao menos parecida com o original.... :wink:
jlspe
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à25 14:19

Mensagem por jlspe »

Fala Zehhez!

Muita coincidência, meu nome é Zé (José Luis), tenho uma xlx 88 e recentemente também tive um problema parecido com o seu. O chicote da minha moto tá todo detonado, cheio de emendas e a moto começou a falhar do nada... verifiquei CDI, carburador e ela continuava falhando, como se a vela não desse conta de queimar toda a gasolina. Refiz todas as emendas e isolei algumas partes que estavam descascando, e pimba, minha motoca ressucitou! Já cotei o chicote original numa concessionária (R$ 100,00) e pretendo trocá-lo nos próximos dias.

Abraço!
zehhez
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Dezembro 2006 à54 11:32

Mensagem por zehhez »

É, domingo eu dei uma olhadinha básica, mas no sábado vou me aprofundar...
Só não sei se aguento até sabado hehehe porque tenho que fazer malabarismo pra dobrar nas ruas: dar o sinal, apertar o freio de leve só pra acionar a luz (ai começa a dar o sinal) reduzir, trocar a marcha(isso sem largar o freiode leve), freiar as vezes um pouco mais forte e etc UHAuaHuaahua achar coordenação hehehe

Mas, jlspe, tivesse que tirar o tanque pra mexer na fiação? pois nunca tirei o tanque dela, e não sou um mecânico muito experiênte heheh na verdade nenhum um pouco....

Abraços!
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Mensagem por agm2112 »

Certamente tem que tirar o tanque ... e o banco ... mas até a minha avó consegue ! São 3 parafusos ! 2 no banco e 1 no tanque.
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Po, tirar tanque e banco é coisa básica mesmo, até pra lavar a moto deve-se fazer!!

Quanto ao problema, minha DT teve assim uns tempos atras, nada funcionava com a moto desligada, só ligando, pisca ora funcinava um ou dois, ora 3, ora nenhum.

Resolvi o problema assim:

- Desencaixe e encaixe novamente todos os conectores
- Refaça todas as emendas
- Verifique se tem fios soltos ou expostos

E pronto, não gastei um centavo, só fita isolante que já tinha em casa, e agora tudo funciona, inclusive com a moto desligada (menos o farol dianteiro claro).
zehhez
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Dezembro 2006 à54 11:32

Mensagem por zehhez »

=D> Estou me empolgando hehehe
Vou tirar a tarde de sábado para mexer na fiação, alguem dá alguma dica especial, ou tem o esquema elétrico da Xizelona pra me passar?
:)
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Uma dica:

Nunca tire tudo ao mesmo tempo, se não pode esquecer ou conectar errado e ai PUFF, adeus chicote, adeus regulador, adeus bateria.

Tire um fio, limpe coloque, tira outro, limpa e remenda, tira um conector, limpa e conecta de novo, um de cada vez!!
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Antes de mais nada da uma conferida no fusível perto da bateria!
Ou até mesmo na bateria!
As XLX tem um sistema q evita carga em excesso se a bateria estiver ruim! :wink: :wink:
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Mensagem por agm2112 »

Cara, posso até te passar o esquema elétrico da XLX, mas o troço é tão complicado que atrapalha mais do q ajuda ... o negócio é fazer como o Evandro falou mesmo ...
zehhez
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Dezembro 2006 à54 11:32

Mensagem por zehhez »

Buenos Dias!Só alegria :lol: :lol: :lol:
Resolvi o problema da pane elétrica!
Bom, vou contar a história.
Decidi mexer nela, ia verificar os conectores e etc, mas como poderia ser a bateria ou o fusível decidi começar pelo mais fácil, ia dar uma carga na bateria e testar, mas como é muito ruim me afastar da moto :D ia deixar a bateria na oficina carregando e ia usar a moto sem bateria. Perguntei pra duas oficinas se a moto funcionava sem a bateria , um disse que sim outro que não, então decidi fazer a prova ontem. Cheguei em casa do trampo e fui correr pegar as chaves pra desligar a bateria, tirei a tampa (até agora nao tinha olhado com atenção ali) e fui então desligar a bateria, foi quando mexi no fio (-) e ele se soltou, quer dizer já tava solto, só encaixado :D
tava ali o problema, testei com o fio encaixado e Alegria, funcionou normal :D
Só pra acabar a prova, desliguei os dois fios e liguei a moto, ela funcionou como estava funcionando antes, quer dizer, a Xizelona funciona sem a bateria, mas é penoso hehehe
hehehe que que fiz então, como a solda deve ter soltado e nao tenho um aparelhinho de solda e fio tava ficando solto, fiz uma bolinha de palha de aço e enrolei na ponta do fio, e encaixei no buraquinho da bateria.
Agora é só felicidade hehehe, coloquei uma fita pra segurar melhor ( o que nao adiantou muito pois a fita não grudou muito) , e quando tiver um tempo vou colocar um ponto de solda ali pra segurar melhor!
Fiquei com duvida quanto a bateria, se é selada ou não, tinha um nível lá (não tenho muita experiência com motos, é a minha primeira e a 6 meses só), vou tirar umas fotos da bateria e abro um tópico sobre isso.
Mas é isso ae, fica o agradecimento pelo apoio e força.
Abraços a todos, e PAZ! =D>
Valeu!
zehhez
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Dezembro 2006 à54 11:32

Mensagem por zehhez »

Ah, só uma pergunta, será que a engebração que fiz com a palha de aço vai dar algum problema :?: ?
Valeu!
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Mensagem por agm2112 »

Mesmo que não dê problema aparente ... tira essa gambi daí !!! faz uma solda logo pra pobre XLX !! :cry:
zehhez
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Dezembro 2006 à54 11:32

Mensagem por zehhez »

Sim, vou fazer o quanto antes, só tenho que ter um tempinho pra arrumar um soldador ou levar na oficina, o ruim é que na oficina sempre cobram....
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

zehhez escreveu:fiz uma bolinha de palha de aço e enrolei na ponta do fio, e encaixei no buraquinho da bateria.
Risco de incendio!!!

palha de aço pega fogo!!!

-- Spode
zehhez
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Dezembro 2006 à54 11:32

Mensagem por zehhez »

chegando em casa ja vou tirar hehehe, vou ver se arrumo um lugar pra colocar uma solda.

Valeu
zehhez
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Dezembro 2006 à54 11:32

Mensagem por zehhez »

Pronto, Soldado.
Bom como não sou um soldador profissional não ficou uma maravilha, mas grudou e tá funcionando legal...
Valeu a todos!
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

show! parabens!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem