Ajudai-me Seres iluminados!Na Real qual é a desse Kit de cc?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
imbecílico
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Setembro 2006 à45 19:54

Ajudai-me Seres iluminados!Na Real qual é a desse Kit de cc?

Mensagem por imbecílico »

Salve , galera! Estou com um dilema. Fiz economia o ano inteiro e estou disposto a colocar um kit cc na minha tony, só que não consegui encontrar um consenso sobre o assunto. Quanto mais pergunto, mais dúvidas aparecem. Por isso quero dar o último suspiro antes de morrer com o meu barão no primeiro kit que me oferecerem na loja. Vamo lá então:
1- Todo motor convertido pode ser reconvertido à forma original?
2- Por que tem gente que gosta de jogar areia no zóio da gente dizendo que nem se deve fazer esse tipo de alteração?
3- Vou ter problemas com a fiscalização? ( Afinal vou para as trilhas na própria moto, viajando inclusive.)
4- Por que tanta gente reprova a colocação de kits de cc maiores tipo esse novo de 400 do Polaco, e quando um cara soca o motor da Falcon quadro a dentro todo mundo acha um Tzão?
5- Qual é exatamente a parte do motor que sofre com o desgaste ? Não é o próprio Kit em si, ou o desgaste se estende às peças inferiores e superiores ? ( tipo biela,virabrequim, válvulas, comandos, e por aí vai)
6- Cuidados e manutenção constante como troca de óleo, e até mesmo a abertura regular do motor não podem garantir uma vida útil tão extensa ou até maior que a do motor original?
imbecílico
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Setembro 2006 à45 19:54

Mensagem por imbecílico »

Pô gente, desculpa aí tanta pergunta mas é que a grana foi suada, e por mais que eu tenha revirado de fora a fora esse fórum , essas seis perguntinhas não querem calar.
Sei que aqui a galera é 10, e vou poder fazer uma escolha bem consciente com a ajuda de todos !

Um Abraço
:wink:
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

ô imbecílico, vc tem toda razâo de se preocupar velho, se for feita uma enquete ou estatística pra saber qual o mais resistente dos kits tenho certeza que o wiseco 286 fica na frente, mais se quer o mais forte vai ter o 340, 380 e etc.
comigo o que mais durou foi o 286, a moto era muito forte! mais tinha bura de cr cabeçote preparado e etc. fique com o 286 e prepare o resto. abração.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

1- Todo motor convertido pode ser reconvertido à forma original?
Se você adquirir o kit de aumento de cilindrada inteiro, pode sim! Basta voltar os originais: cilindro, pistao, aneis, pino e trava para seu motor.

2- Por que tem gente que gosta de jogar areia no zóio da gente dizendo que nem se deve fazer esse tipo de alteração?
Gosto e gosto, bolso é bolso, crenças são crenças e cada um é cada um! Se você pretende entender de gente, melhor procurar a faculdade de psicologia, e mesmo assim, não vai entender todo mundo :mrgreen: :mrgreen:

3- Vou ter problemas com a fiscalização? ( Afinal vou para as trilhas na própria moto, viajando inclusive.)
Não senhor, até que você enrole o cabo com vontade, ninguem saberá que moto é o capeta! :twisted:


4- Por que tanta gente reprova a colocação de kits de cc maiores tipo esse novo de 400 do Polaco, e quando um cara soca o motor da Falcon quadro a dentro todo mundo acha um Tzão?
O conjunto do motor da falcon foi projetado para a força das 400cc, enquanto na tornado foi projetado para as 250... Quando você coloca 400cc empurrando o conjunto da toni, esta levando a moto no seu limite. Para mim, particularmente, uma toni 400cc e uma bomba relógio não são muito diferentes.

5- Qual é exatamente a parte do motor que sofre com o desgaste ? Não é o próprio Kit em si, ou o desgaste se estende às peças inferiores e superiores ? ( tipo biela,virabrequim, válvulas, comandos, e por aí vai)
Com o kit, todas as peças terao um desgaste acentuado... quanto mais forte o kit, maior o desgaste. Mas na mão de quem sabe tocar, um kit é bom demais... só alegria. Ja na mão de um piloto doido, sem amor no coração, um kit pode aguentar até a 3 volta!!! :mrgreen: :mrgreen:

6- Cuidados e manutenção constante como troca de óleo, e até mesmo a abertura regular do motor não podem garantir uma vida útil tão extensa ou até maior que a do motor original?
Sempre tomando os mesmos cuidados, acredito que motor original vai durar mais sim. Salvo quando falamos em pistão forjado, camisa especial etc. Quanto a parte de baixo do motor, sabendo tocar a magrela, ela não abre o bico fácil não.



Se falei alguma besteira o pessoal logo me corrige... Mas acho que mais ou menos por ai! [s]
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Pow

Siquinelli


Nao preciso falar mais nada hehehehhehe :twisted: :twisted:
imbecílico
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Setembro 2006 à45 19:54

Mensagem por imbecílico »

...Para mim, particularmente, uma toni 400cc e uma bomba relógio não são muito diferentes...

Alguém representando as Tony bomb... (ops) 400?
imbecílico
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Setembro 2006 à45 19:54

Mensagem por imbecílico »

Gosto e gosto, bolso é bolso, crenças são crenças e cada um é cada um! Se você pretende entender de gente, melhor procurar a faculdade de psicologia, e mesmo assim, não vai entender todo mundo Mr. Green Mr. Green

Ah, só pra constar, já estou correndo atrás disso daí também, já tô no segundo periodo hehehe! :roll: :o
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

imbecílico escreveu:
Gosto e gosto, bolso é bolso, crenças são crenças e cada um é cada um! Se você pretende entender de gente, melhor procurar a faculdade de psicologia, e mesmo assim, não vai entender todo mundo Mr. Green Mr. Green

Ah, só pra constar, já estou correndo atrás disso daí também, já tô no segundo periodo hehehe! :roll: :o
Não falo mais contigo! Você pode estar me examindando! ahahahaha
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

O Sica disse tudo...a idéia é essa...

Deixe-me apenas dar a minha opinião, tb, para tentar deixar o colega mais a vontade.

1- Todo motor convertido pode ser reconvertido à forma original?
Sim. Acima das 300cc é preciso abrir as carcaças do motor. Mesmo assim a preparação é recersível.

2- Por que tem gente que gosta de jogar areia no zóio da gente dizendo que nem se deve fazer esse tipo de alteração?
Geralmente por não entenderem de preparação. Quem mexe a mais tempo com motores...entende a preocupação dos mais conservadores. Vc deve perguntar pra quem já fez a preparação. :wink:

3- Vou ter problemas com a fiscalização? ( Afinal vou para as trilhas na própria moto, viajando inclusive.)
Não. Nada impede de vc colocar um kit 450cc na sua moto.

4- Por que tanta gente reprova a colocação de kits de cc maiores tipo esse novo de 400 do Polaco, e quando um cara soca o motor da Falcon quadro a dentro todo mundo acha um Tzão?
Foi o q o Sica falou. O motor da Falcon foi projetado para as 400cc...E o da Tornado, 250cc. Isso dá mais de 50% de aumento de cc. Seria a mesma coisa de passar um Golzinho AP 1.8 para 2.7. A pressão aumenta muito.

5- Qual é exatamente a parte do motor que sofre com o desgaste ? Não é o próprio Kit em si, ou o desgaste se estende às peças inferiores e superiores ? ( tipo biela,virabrequim, válvulas, comandos, e por aí vai)
Com certeza absoluta o restante das outras peças vão sofrer desgaste prematuro. Daí a importância de uma manutenção em dia.

6- Cuidados e manutenção constante como troca de óleo, e até mesmo a abertura regular do motor não podem garantir uma vida útil tão extensa ou até maior que a do motor original?
Garatem, sim. Aí é q está o segredo da durabilidade. Troca de óleo a cada corrida mais forte....Abertura do motor e conferência de folgas a cada 10h de uso. Filtro de ar sempre limpo....e por aí vai.

Vi vc falando sobre viagens...e é justamente aí q mora o perigo. Geralmente as pessoas acham q uma Tornado com 400cc vai andar com uma Falcon na estrada. Isso é ilusão, ou melhor, como foi dito lá pra cima...o motor da Falcon foi projetado para aquele velocidade x exigência. Um Tornado com 400cc anda mais q uma Falcon...só q o sistema de refrigeração da Tornado continua para uma 250cc. Ou seja, o motor vai esquentar acima do limite dele...e as consequências são inúmeras. Andar na faixa normal de giro da sua moto preparada, ou não, garantem uma vida útil maior ao motor.

Nossa moto usa um kit 380cc...e nós somos defensores desse kit. Claro q para competições....E se for usar no dia a dia...faixa de giro baixa. Passou dos 7mil e manteve a mão trancada durante vários minutos...o motor vai esquentar.
Só uma dica q eu te dou...Quando vc for comprar o seu kit...veja se o rolamento da gaiola (o q leva os roletes) é uma peça única. Tem preparadores q cortam o rolamento na metade para adaptá-lo na biela/pino do munhão.....Com 3 corridas a moto começa a fumar...Sai fora desses kits... :wink:

Acho q é por aí...
Se tiver dúvidas é só postar q a galera vai dando uma força...

:wink:
paulao.cross
Membro
Mensagens: 730
Registrado em: 13 Abril 2006 à33 11:05

Mensagem por paulao.cross »

Opa !! sou proprietario de uma Bomb 450cc hehehehe
Tche o seguinte , minha motinho vinha se comportando bem , bem ate demais . Ate q uma bela tarde de sexta , fomos treinar , e a pista era show , subida descida puloes , muito massa mesmo .
Chegamos na pista fiz a motoca funfar e ouvi um barulho diferente : Perguntei pro guri q estava comigo se ele ouviu aquele barulho ele disse nao , q era normal e tava tudo certo .
Blz la fomos nos acelerar , dei umas 5 voltas pra decorar o tracado , pra depois azula a biela .
Resultado andei as 5 voltas e foi so isso :cry: :cry: :cry:
A famosa engrenagem da 3 marcha q era pra ser forjada essas q vendiam ai no mercado explodiu , decorrencia disso foi-se a 4 , 5 , eixo e os garfos =D>
Q susto :shock: quando abri o super 450cc a biela e o pistao estavam intactos , mas a caixa , bom nao precisa mais falar nada . . .

Acredito q nao foi culpa da potencia , pois esse amigo meu anda a mais de um ano com a motinho dele XR Bomb Tornado 430 creio eu e nao deu nada , nada mesmo , ele nao abriu nenhuma x nem q seje pra verificar folga descarbonizar nada nada mesmo !!!!
Conclusao acredito eu q foi falha nessa engrenagem q comprei q supostamente era pra ser forjada e q de forjada pelo menos na aparencia nao tinha nada , igual a original . Ou pelo fato de o motor ser o primeiro 2001 e ja ter passado por varias maos , .

Forte abraco !!
dicars
Membro
Mensagens: 221
Registrado em: 13 Novembro 2006 à26 21:12

Mensagem por dicars »

Ola, gostaria de dar o meu "pitaco": as explicações estão corretíssimas mas eu acho o mais importante salientar que no projeto de um motor foi prevista uma robustez tal que influencie na sua longevidade ou não. No caso das toni o motor admite esta expanção por ser robusto, mas o limite do aceitável para não influencir demais na vida util deve ficar pelo 20% ou seja até 300cc , dai pra frente o aumento do desempenho reduz a vida util pelo maior esforço sofrido pelos demais componentes do conjunto. Como o projeto original tem um compromisso com a economia, a alimentação (carburação), comando, curva de avanço, diamentro de valvulas, escapamento, etc devem ser redimensionados visando um melhor aproveitamento, então não basta só um kit de aumento de cc sem mexer no resto para se ter um bom desempenho, é por isso que o proprio Sandro Hoffmamm usa um kit 285 e procura obeter o maximo de desempenho no restante da preparação. espero ter contribuido. flw.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Isso ai dicars, mandou muito bem teu pitaco... Esse fórum é show, só tem gente fina intelectual hhehehehehe valeu.
vesentin
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 16 Agosto 2005 à03 22:15

Mensagem por vesentin »

ninguem falou ate agora que vale muito a tocada do piloto , afinal tem certo "tratoristas" que pode pegar uma especial de puro titanio e conseguem quebrar !!!!!!!
imbecílico
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Setembro 2006 à45 19:54

Mensagem por imbecílico »

Pois é tá começaaaando a clarear, mas só não entendo muito bem quando o povo fala que o motor da Falcon é PROJETADO para uma cilindragem maior, pelo pouco que eu sei a diferença de peso dos dois motores(Falcon x Tony), é de menos de 6 Kg,(não me parece ser a diferença que existe entre um motor de um Santana e de Um Opalão c/ seis canecos ) Onde estão realmente as diferenças mecânicas que proporcionam a suposta robustez do motor Falcon em relação à Tornado. Ou seja. A diferença está no corpo do motor, na camisa, no cabeçote, nos comandos, nas válvulas, na caixa, na biela, no pistão, um tikim de cada? Se o motor da Falcon güenta muito mais pressão por que a diferença de peso e de volume não é tão gritante?
Um Tornado com 400cc anda mais q uma Falcon...só q o sistema de refrigeração da Tornado continua para uma 250cc. Ou seja, o motor vai esquentar acima do limite dele...

A Falcon não é arrefecida à ar? A instalação de um radiador de óleo maior ou mesmo um extra não evitaria o problema?
Acho q é por aí...
Se tiver dúvidas é só postar q a galera vai dando uma força...
Olha aí , quem mandou dar corda!
Não falo mais contigo! Você pode estar me examindando! ahahahaha
Pode ficar tranquilo Siquinelli, as consultas geralmente são cobradas com dinheiro , e não com conhecimento. Por sorte minha, afinal, se fosse cobrar-lhe com o conhecimento que você esbanjou aqui ficaria te devendo consultas por um bom tempo! Hehehe :lol: :twisted:
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

A minha opinião é de colocar um kit de 286cc Wiseco ou no maximo um 310, os kits maiores diminuem muito a durabilidade do motor..

sobre quando colocar um motor de falcon todos gostam, e não de toni 400cc+, é por que o de falcon tem as 400 original, com ótima durabilidade, ao contrario do da tornado aumentando tanto a cc!
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Só uma coisa, tanto a Tornado quanto a Falcon são arrefecidas a ar e tem radiador de óleo.
dicars
Membro
Mensagens: 221
Registrado em: 13 Novembro 2006 à26 21:12

Mensagem por dicars »

Qdo. se projeta um motor leva-se em conta os esforços a que ele vai ser submetido e o tipo de utilização a ser empregado entre outros fatores. O projeto contempla desta forma o dimensionamento das peças a serem empregadas tendo em vista esses esforços , por isso o VB, seus rolamentos, eixos , suportes, etc tem um tamanho determinado. Adotando um pistão maior, maior será a carga(esforço) que o conjunto sofrerá, dai a diminuição da vida util do motor. Mas se existe folga neste dimencionamento (maior robustez) mais facilmente ele aceitará um "veneno". Qto ao motor da Falcom, è sabido que seu projeto origina-se das XR400, uma motocicleta projetada para enfrentar um trabalho pesado proprio do enduro, mas adaptado para utilização "on road", o que pressupõe um cambio com escalonamento mais longo, uma curva de avanço e carburação visando a economia de combustível e por ai vai. Por isso é uma boa opção para motorização da tornado tendo em contra partida o peso elevado dificultando ainda mais a manobrabilidade da mesma. Espero mais uma vez ter contribuido, flw
imbecílico
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Setembro 2006 à45 19:54

Mensagem por imbecílico »

Bom Valeu galera, ainda ficaram algumas dúvidas no ar mas são do tipo "chifre em cabeça de cavalo" não compensa enervar vocês com tantos detalhes. Obrigado a todos que ajudaram com um pitaco aí, cada um ajudou de alguma forma!

Aproveito e já deixo um FELIZ NATAL pra galera das duas rodas, e que este ano que vem traga muita PAZ, SAÚDE e ADRENALINA pra todo mundo subir em cima da motoca e enrolar o cabo atraz do resto!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem