(XR200)Acabei com o jogo na Coroa.(Fotos)

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

(XR200)Acabei com o jogo na Coroa.(Fotos)

Mensagem por guilherme_sbc »

Galera,minha coroa tava com um jogo, tipo pros lados, e toda vez que eu saia com a motoca ela dava um tranquinho.
Decidi, tirar a roda, e olhar a situação das Buchas.
Minha moto é uma 98/98 as buchas ainda eram originais.
Pra colocar buchas de nylon ou paralela não compensa, pois logo volta o jogo, então decidi fazer um esqueminha.
Comprei Parafusos Allen de ferro com porcas de Inox (R$6,50)
Medida dos parafusos - 3/8 (três oitavos) por 3 polegadas(7,5cm)
O parafuso parece que nasceu pra isso....hehe
Com uma broca pra ferro de 3/8 varei o cubo e prendi com a porca por trás.
deu certinho o jogo acabou e a barulheira tipica de XR e strada, tb se foi.
Está ai uma dica pra quem quiser acabar com o barulho na coroa da XR.
Editado pela última vez por guilherme_sbc em 27 Dezembro 2006 à09 19:13, em um total de 3 vezes.
Xandi
Membro
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Agosto 2006 à22 19:27

Mensagem por Xandi »

UHm..... agora descobri uma forma barata de parar com o jogo de coroa de xr 200.. quando vinha uma aki pra arruma era um sacrifico.. o dono naum queria gasta muito... unico soluçao pra q aguentase pro resto da vida foi tornear buchas e temperalas para q fique mais duras.. muito mais duras.. fica igual capa de rolamento... nunm gasta e nem quebra nunca mais.. soh q o preço.. sobe... kkk vlw
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Então Xandi embuchar seria uma solução, as o custo é mais alto, essa opção é baratinha e dura até acabar...hehehe
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

Ow que bom cara... daki alguns dias, vc da um toque para ver se as bichinhas estão aguentando mesmo. Abraço até +
igor.mr
Membro
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Outubro 2005 à40 16:51

Mensagem por igor.mr »

Que maravilha, a minha tá com uma folga chata tb, a coroa "dança" para os lados, quando força com a mão e as vezes ela da uns tranquinhos quando acelero devagar.

Tem fotos aí não ?
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Igor_DH, Vou ver se tiro fotos da Gambi.

Primeiro dia de teste, dando coro na moto:


A moto melhorou muito, não faz mais barulho, tá bem silenciosa, e na arrancada parece até que ganhei uns HPs...hehee.
Filetoxico
Super Membro
Mensagens: 1589
Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30

Mensagem por Filetoxico »

Isso muito me interessou guilherme, tenta tirar umas fotos pra nos ai, pra eu entender melhor! abraço!
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Conforme prometido as fotos:

Esses são os parafusos cabeça Allen medidas: 3/8 por 3 polegadas.

Imagem

Foto por dentro do cubo, com porcas de inox pra evitar a ferrugem.

Imagem
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Não reparem no estado da balança(coisa de porco)
igor.mr
Membro
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Outubro 2005 à40 16:51

Mensagem por igor.mr »

Caramba ficou bom heim ! Pretendo fazer na minha, e pensei em pintar as porcas de preto, aí fica mais dicreto ainda ! show valeu pela idéia !
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

guilherme_sbc escreveu:Conforme prometido as fotos:

Esses são os parafusos cabeça Allen medidas: 3/8 por 3 polegadas.

Imagem

Foto por dentro do cubo, com porcas de inox pra evitar a ferrugem.

Imagem
Pelo jeito da porca do esticador de corrente, martelo, talheadeira e alicate de pressão são ferramentas principais ai?rsrs
Zueira cara, mas o trampo ficou muito bom mesmo.
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

hahaha Lokão... o esticador tá feião desde que peguei, e a pintura já não está essas coisas...hahaha Será que vende esticador novo?
igor.mr
Membro
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Outubro 2005 à40 16:51

Mensagem por igor.mr »

essa pasta branca que está na rosca é o que loctite ou assemelhado ?
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

pow minha moto tem isso, já veio do antigo dono..uhhuhue
Achava que fosse de fábrica. :mrgreen:
ruan.zanella
Super Membro
Mensagens: 1056
Registrado em: 15 Outubro 2006 à52 11:48

Mensagem por ruan.zanella »

issu ai vai durar pra sempre uAHuah.. :D
na minha tornado coloquei um guia de corrente fabricado aqui na minha cidade.
Imagem
Imagem
são duas meias luas de aluminio resistente. evita que a corrente caia para dentro e se o cara pegar uma valeta na trilha a coroa não é atingida.
diferente dos guias de corrente que se o cara cair numa valeta fode com tudo.

ah voltando ao assunto: eu coloquei uns parafusos maiores e porcas com pressão. acredito que se fizerem isso na xr 200 o problema tb seria solucionado.


RECOMENDO.

custa 50,00 reais
Editado pela última vez por ruan.zanella em 27 Dezembro 2006 à35 22:45, em um total de 1 vez.
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Igor_DH escreveu:essa pasta branca que está na rosca é o que loctite ou assemelhado ?
Igor, isso ai na Porca é um plastico, essa porca é de travamento esqueci de citar. essa parada faz com que a porca não se solte com facilidade.
Se for compra r é só pedir porca com travamento.
abduzido
Membro
Mensagens: 187
Registrado em: 05 Agosto 2006 à26 01:21

Não quero cortar o barato

Mensagem por abduzido »

Não quero cortar o barato, mas as buchas exitem para suportar a força do arranque da moto, será que a longo prazo não pode danificar onde vc prendeu os parafusos?
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Re: Não quero cortar o barato

Mensagem por guilherme_sbc »

abduzido escreveu:Não quero cortar o barato, mas as buchas exitem para suportar a força do arranque da moto, será que a longo prazo não pode danificar onde vc prendeu os parafusos?
Eu acredito que não.
as buchas continuam lá no lugar delas o parafuso apenas passa no meio delas, e se vc observar as coroas de motos como Sahara, XLX, Bros, a coroa é fixada por meio de parafusos com porcas no cubo.
igor.mr
Membro
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Outubro 2005 à40 16:51

Re: Não quero cortar o barato

Mensagem por igor.mr »

guilherme_sbc escreveu:
abduzido escreveu:Não quero cortar o barato, mas as buchas exitem para suportar a força do arranque da moto, será que a longo prazo não pode danificar onde vc prendeu os parafusos?
Eu acredito que não.
as buchas continuam lá no lugar delas o parafuso apenas passa no meio delas, e se vc observar as coroas de motos como Sahara, XLX, Bros, a coroa é fixada por meio de parafusos com porcas no cubo.

Talvez aguente até mais torque, as 350 cc mencionadas têm muito mais torque as nossas XRninhas, hehe
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

A funcao dessas buchas é amortecer o impacto que as engrenagens da caixa de marcha recebem quando engata a primeira e a roda está bem firme no solo (asfalto, por exemplo). Algumas motos nao tem, nessas, o sistema de amortecimento fica na embreagem, aquelas molas embaixo do cubo de embreagem servem pra isso (e pra fazer barulho depois que vc abusa da embreagem por um tempo...). Outras motos tem os dois sistemas. Eu tive uma NX200, mesmo motor da XR, mas faz muito tempo que eu desmontei, nao lembro se ela tem as molas. A tornado tem essas molas e no cubo, nao existem buchas. Já as motos de cross nao tem sistema de amortecimento nenhum. Tambem, essas sao motos especificas para terreno mole, alem de serem motos de manutencao e desempenho altos.

Gostei da idéia, mas o real impacto dessa modificação vc só vai saber a loooongo prazo... Mas a 200tinhas nao tem tanta força assim pra estragar uma engrenagem de aço, ou será que tem, isto é, se ela nao tiver as molas???

-- Spode
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem