Problemas no rolamento do Virabrequim, existe algum teste???
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Problemas no rolamento do Virabrequim, existe algum teste???
Ae galera!! Td blz!!! Intao eu Queria saber se quando o rolamento do virabrequim esta ruim tem algum meio de saber isso, se faz algum ruído, vibração ou se é verdade q pelo magneto tem com sentir alguma folga devido a isso? Ou então qual seria msm a forma certa de se diagnosticar defeitos em rolamentos com este tipo de aplicação, e sem ter q desmontar o motor pra isso é claro, Agradeço desde já, t+
Kara.. quando o rolamento do virabrequim ta ruim ele fica xiando... o melhor escolha eh vc desmonta ve se ta gasto e trocar...em motor 2t eh meio difil descobrir por causa do seu barulho.. acelere a moto ateh o alto giro ai depois solta o acelerador o rolamento vai fica xiando... quando o rolamento tem muita folga em alta rotaçao o motor parese q ta batendo fica um barulho diferente..
E esse negocio de q o magneto fica jogando.. se naum me engano aii eh folga do rolamento... ou o proprio vira....
E esse negocio de q o magneto fica jogando.. se naum me engano aii eh folga do rolamento... ou o proprio vira....
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Predador, como assim:
mas isso não garante 100%, garante apenas que não está muito detonado!!!
entao msm se tiver chiando e com vibração pode acelera que nao pega nada?? pois esta chiando msm mas so de baixa pra media rotação especificamente em 4000RPM depois nao chia nada nem em baixa nem em alta so em media msm!!
Xandi, quanto ao seu teste eu o fiz acelero ate 9000rpm quando ao subir o giro ela nos 4000rpm chia depois para fica normal, ae quando dos 9000 começa a cair novamente o giro ae nos 4000rpm volta a chiar, e em marcha lenta nada se ouve muito menos em alta ok, sera que isso e rolamento msm?? fui num mecanico aqui ele me disse que era a valvula do YPVS precisando embuchar pois ela estava causando este chiado que ocorre de baixa a media rpm, e realmente estou ciente q a valvula YPVS esta folgada pois eu msm que a montei, mas porem sera msm que a valvula do Y faria um chiado destes identico ao de rolamento??? o barulho e um tzzzzziiiimmmm só nos 3500 4000 rpm antes disso e depois ele some...
entao eu pergunto rolamento do vira no 2T quando defeituoso só chia em determinada rotação??? ou ele chia geral em baixa media e alta??? valew
mas isso não garante 100%, garante apenas que não está muito detonado!!!
entao msm se tiver chiando e com vibração pode acelera que nao pega nada?? pois esta chiando msm mas so de baixa pra media rotação especificamente em 4000RPM depois nao chia nada nem em baixa nem em alta so em media msm!!
Xandi, quanto ao seu teste eu o fiz acelero ate 9000rpm quando ao subir o giro ela nos 4000rpm chia depois para fica normal, ae quando dos 9000 começa a cair novamente o giro ae nos 4000rpm volta a chiar, e em marcha lenta nada se ouve muito menos em alta ok, sera que isso e rolamento msm?? fui num mecanico aqui ele me disse que era a valvula do YPVS precisando embuchar pois ela estava causando este chiado que ocorre de baixa a media rpm, e realmente estou ciente q a valvula YPVS esta folgada pois eu msm que a montei, mas porem sera msm que a valvula do Y faria um chiado destes identico ao de rolamento??? o barulho e um tzzzzziiiimmmm só nos 3500 4000 rpm antes disso e depois ele some...
entao eu pergunto rolamento do vira no 2T quando defeituoso só chia em determinada rotação??? ou ele chia geral em baixa media e alta??? valew
Olha sem abrir o motor é uma tarefa bem dificil saber se é realmente os rolamento que estão com folga, até porque diagnostico de ouvido é algo meio duvidoso.
Mas um teste bem simples que pode ser feito, tira as tampas laterais do motor, primeiro a esquerda, dai tu pega e tenta movimentar o magneto ou volante para os lados, depois para dentro e para fora, essa volga deve ser mínima, muito pequena mesmo. Depois tira a tampa direita, e tenta fazer o mesmo teste na ponta do virabrequim onde ta a engrenagem. É o máximo que tu pode fazer sem abrir o motor.
Mas um teste bem simples que pode ser feito, tira as tampas laterais do motor, primeiro a esquerda, dai tu pega e tenta movimentar o magneto ou volante para os lados, depois para dentro e para fora, essa volga deve ser mínima, muito pequena mesmo. Depois tira a tampa direita, e tenta fazer o mesmo teste na ponta do virabrequim onde ta a engrenagem. É o máximo que tu pode fazer sem abrir o motor.
Pela folga vai ser impossível descobrir qual rolamento está estragado, pois a carcaça esta travando os dois, mesmo desmontando as tampas individualmente não vai poder falar que é tal rolamento.....
Aprendi na prática que os diagnósticos se devem a um conjunto de informações que podem chegar a 90% de certeza do defeito, exemplo:
Quilometragem do motor ou horas de uso
Frequência das trocas de óleo
Qual o tipo de óleo
Qual o regime de uso
Com base nestas informações até pode se arriscar um palpite, mas mesmo assim o mecânico tem que ter muita experiência com motos para acertar o diagnóstico
Já vi isso acontecer com um mecânico da Honda, " meu professor " , o cara tem 20 anos de mecânica honda, então várias vezes vi ele apenas pelo barulho do motor, falar qual a peça ou conjunto de peças, que estavam gerando o defeito ou barulho e quando o cliente duvidava ele falava " se não for vc não paga a mão-de-obra " heheheh.
Mas isso não é 100%, as vezes podemos errar...
O mais certo é : Se o motor esta fazendo barulho leve em uma oficina especializada e solicita um orçamento ou conserto, não vá tentar arrumar em casa.hehehehhe
Aprendi na prática que os diagnósticos se devem a um conjunto de informações que podem chegar a 90% de certeza do defeito, exemplo:
Quilometragem do motor ou horas de uso
Frequência das trocas de óleo
Qual o tipo de óleo
Qual o regime de uso
Com base nestas informações até pode se arriscar um palpite, mas mesmo assim o mecânico tem que ter muita experiência com motos para acertar o diagnóstico
Já vi isso acontecer com um mecânico da Honda, " meu professor " , o cara tem 20 anos de mecânica honda, então várias vezes vi ele apenas pelo barulho do motor, falar qual a peça ou conjunto de peças, que estavam gerando o defeito ou barulho e quando o cliente duvidava ele falava " se não for vc não paga a mão-de-obra " heheheh.
Mas isso não é 100%, as vezes podemos errar...
O mais certo é : Se o motor esta fazendo barulho leve em uma oficina especializada e solicita um orçamento ou conserto, não vá tentar arrumar em casa.hehehehhe
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Ae galera valew pela força ae só que esqueci de falar que ela ficou assim depois que saiu do patio onde ficou por 2 semanas parada na chuva e sol, nao sei se isso pode ter causado algum dano ou agua ter entrado no cilindro, só sei que antes nao havia este barulho, quando fui retira-la no patio tive que pedalar umas 30 vezes pra ligar sendo que ela sempre pegava de primeira!!! e ja faz uma semana q tou com ela e o barulho continua...pra mim esse barulho ta malandro hem :twisted: ??
Ba felipe tu não falou qual é a tua moto. Mas se for uma 2T, com o oelo 2T misturado na gasolina não te esquece que essa mistura tem uma vida util muito curta. Depois um mês e quem sabe o oleo da mistura já não lubrifica mais tão bem assim. Ba eu tinha uma DT180 que sempre entrava água pela tampa do tanque, essa moto só me deu problema. Comprei a agrale e agora é só felicidade.
Felipe 2Stroke....
Kara.. quando as valvulas do ypvs estao gastas elas fazem barulho sim.. mas nao como um rolamento.. quado eh a valvula vc escuta ele bate.. sme para.. as vese vibra a tampa do lado esquerdo..
eu axu q seja mesmo o rolamento.. O melhor a fazer é da uma revisao no motor jah q vc vai abri mesmo o motor revisa ele inteiro... rolamento com desgastes força muito a biela e as gaiolas....
e quanto a valvula mande embuchar.... uma dica.. as buchas se for originais vao vim feitas de Bronze grafitado... kara.. nunca fassa a bucha de ferro normal ou de bronze comum... isuu acaba com a valvula e estraga o motor do ypvs tanto mec.. como eletrico.. vai sair umpoco mais karo.. mas mande fazer de bronze grafitado.. valewww
Kara.. quando as valvulas do ypvs estao gastas elas fazem barulho sim.. mas nao como um rolamento.. quado eh a valvula vc escuta ele bate.. sme para.. as vese vibra a tampa do lado esquerdo..
eu axu q seja mesmo o rolamento.. O melhor a fazer é da uma revisao no motor jah q vc vai abri mesmo o motor revisa ele inteiro... rolamento com desgastes força muito a biela e as gaiolas....
e quanto a valvula mande embuchar.... uma dica.. as buchas se for originais vao vim feitas de Bronze grafitado... kara.. nunca fassa a bucha de ferro normal ou de bronze comum... isuu acaba com a valvula e estraga o motor do ypvs tanto mec.. como eletrico.. vai sair umpoco mais karo.. mas mande fazer de bronze grafitado.. valewww
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ae galera mais firmeza do mundo aki da FLM!!! eu to agradecido pelas informaçoes aki, e queria informar que esse barulho vinha de dentro da curva do escape pois quando ela foi pro patio eu me envolvi num acidente com um outro motociclista e como minha curva ja tinha sido aberta para descarbonizar, intao creio eu que no acidente soltou alguma coisa la dentro e que em certa rpm a turbulencia gerada na curva pega neste detalhe e causa este barulho, de certo é algum pedaço de ferro ou carvao do interior da curva que na batida tenha se soltado pois foi o lado do escape que foi pro chao neste acidente, mas intao valew galera pelos metodos e testes postados para se testar os rolamentos do virarequim =D> e resondendo a moto é uma DT 200R abrrss t+
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