GASOLINA FEITA EM CASA...

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

Valeu croschão, e ficaria bem caro tb, o litro sairia por uns 4 reais...auhehuae

Esse texto ai em cima ta meio exagerado, no próprio site da BR diz que tem gasolina mais forte na Europa, com 98 de octanagem, a Podium são 95.
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

Na CRFzinha diz que não pode usar combustivel com chumbo, sabe o motivo?

Abraço
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

só o avigás possue chumbo na composição, justamente para aumentar a octanagem, e ela não possui álcool na composição. É destinada para aviação, por isso não segue as mesmas normas que para o transporte terrestre.

Nenhuma moto, carro ou similar "pode" usar galosina com chumbo, é contra as normas de emissões de poluentes.
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

crosschão escreveu:
F_Barata escreveu:Galera aprendi a manha aqui, fiz usei na moto, mas nem notei diferença.

Fica bom se misturar agua na Podium pra deixar gasolina pura?

não barata
a gasolina podium , o que dah a alta octanagem nela eh o alcool, e se vc tiralo ela ficara fraca sem chance
.

abraço
cross
122
Não concordo. Se fosse assim era só colocar mais alcool na comum que ela ficara com mais octangem...


A gasolina de aviação é poderosa assim, pois foi projetada pra ser usada em grandes altitudes.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

crosschão escreveu:
Fernando PF escreveu:só o avigás possue chumbo na composição, justamente para aumentar a octanagem, e ela não possui álcool na composição. É destinada para aviação, por isso não segue as mesmas normas que para o transporte terrestre.

Nenhuma moto, carro ou similar "pode" usar galosina com chumbo, é contra as normas de emissões de poluentes.
eh fernandão pela norma vc esta certissimo, porem qui em sampa tah cheio de gente que usa AVGs, nas especiais , tem aye ums aqui que usam a tal da F1, gasolina destinada ao AMA mx , soh que o litro custa a bagatela de 6,00, ai não dah neh!!!!!
mas dizem que ela tem 110 octanas não sei ao certo , mas eh poderosa .

abraço
cross
122

hehehe eu também coloco na twister de vez em quando.... 8) O pessoal prefere mesmo usar ela nas especiais do que ficar reacertando a moto para essa porcaria que vendem nos postos aqui no país. :twisted:
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

Mas nomeu caso que é uma especial manca tabajara, ela diz que não pode usar AVGAS por causa da poluição, ou pq danificaria o motor?

Meu carburador é acertado pra gasolina premium, diz no tal adesivinho :mrgreen:
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Mas então o que faz da Podium diferente das outras?

E porque que a Podium com 20% de alcool tem aproximadamente 96 octanas, enquanto a gasolina comum também com 20% de alcool tem aproximadamente 88 octanas?
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

Acho que a comum tem 23% de alcool.
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

Gostaria só de complementar a discussão.

Aviao a alcool existe. O Embraer Ipanema é um. Tem mais.
http://www.aeroalcool.com.br

AvGas é projetada para motores que trabalham em giro constante, em situacao extrema e como o cross falou, para minimizar desgastes e evitar quebras, falhas e entupimentos. Tambem é projetada para funcionar em atmosfera de baixa pressao e produzir o minimo possivel de vapores, para evitar explosoes.

Nao sei, já usei avgas e nao fiquei impressionado.

-- Editando a partir daqui
Achei um site legal, pena que é em ingles.
http://forums.everything2stroke.com/art ... oline.html

Fala sobre os efeitos da avgas em motores de moto. Eu nao sabia, mas o giro de motor de aviao é bem menor do que os 10000 giros que uma moto alcança...

-- Spode
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

3) Qual é a diferença entre a gasolina Podium e as gasolinas de 89 e 93 octanas, vendidas nos EUA e na Europa?
A gasolina Petrobras Podium, possui um Índice antidetonante (IAD) mínimo de 95 unidades, portanto maior que os valores de 91 e 93 de gasolinas vendidas nos EUA e na Europa, respectivamente.


A grande diferença entre as gasolinas vendidas nos EUA/Europa e no Brasil é a adição obrigatória (por força de lei federal) de 20% de álcool em toda a gasolina brasileira automotiva. Nos EUA não é obrigatória à adição de álcool.

Por causa das entre-safras de cana, o governo diminuiu a quantidade de alcool na gasolina de 23% para 20%.

Tem fundamento o que Evandro ta falando, e a mistura de alcool com gasolina deixa a mistura pobre sim.
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

F_Barata escreveu:3) Qual é a diferença entre a gasolina Podium e as gasolinas de 89 e 93 octanas, vendidas nos EUA e na Europa?
A gasolina Petrobras Podium, possui um Índice antidetonante (IAD) mínimo de 95 unidades, portanto maior que os valores de 91 e 93 de gasolinas vendidas nos EUA e na Europa, respectivamente.


A grande diferença entre as gasolinas vendidas nos EUA/Europa e no Brasil é a adição obrigatória (por força de lei federal) de 20% de álcool em toda a gasolina brasileira automotiva. Nos EUA não é obrigatória à adição de álcool.
Então é isso, se tirar o alcool da Podium ela ficara com 91 a 93 e mesmo assim muito melhor que a gasolina comum!! Isso que eu queria dizer e perguntar ao crosschao, pois senão nao seria vantegem nenhuma usar Podium, seria mais facil alcoolizar a gasoba comum!!
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

Eu já tava pensando o contrário, achava que se retirasse o Alcool ia aumentar em relação a Podium, pq se for pra ficar melhor que comum, já basta a podium normal...auheuhae

Mas no fim, vou é manter o uso da Podium careta mesmo, pelo menos não preciso regular o carburador.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

a podium tem um índice muito menor de enxofre entre outros componentes poluentes, sendo o enxofre o maior diferencial. Se tirar álcool dela, com certeza vai diminuir a octanagem.

A gasolina de avião, como o Cross disse, tem que ser padronizada para todo o tipo de aeronave e condições.. imagine colocarmos 20% de álcool nela...rsrs e mandar uma aeronave para outro país??? Por isso ela utiliza chumbo para aumentar a octanagem, e não o álcool.

A pódium, por si só tem mais octanagem que a gasolina comum, pelo processo de produção, é mais refinada e mais selecionada, ela é extraída depois da gasolina comum, que é uma mistura de vários componentes. Por isso o teor de alguns componentes é menor, depois dela na refinaria é extraída a querosene e avigás..

Eu prefiro meter álcool para aumentar a octanagem do que pagar mais pela gasolina, o álcool polue menos que a pódium até, não deixa resíduos e é renovável, e mais barato, e sim, empobrece a mistura, mas nada que um acerto não resolva.

Ainda assim diferencia-se entre a gasolina e o álcool o tempo de queima, além da octanagem, a gasolina queima mais rápido que o álcool, por isso permite também menor taxa de compressão e menos torque se comparado ao combustível vegetal (dentro de uma mesma razão de compressão).
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Mensagem por agm2112 »

Meu carro foi convertido pra alcool semana passada (trocando pistões).... ficou outra coisa.... anda muito mais do q com gasolina, além de não "bater pino" de jeito nenhum ...
Mafra_88
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 04 Dezembro 2006 à02 16:27

Mensagem por Mafra_88 »

daew galera..naum li o post todo, to com preguiça...

Mais olhem só, a Podium é uma gasolina bastante seca já, nem eh muito bom usar só ela, se for feito isso e deixar ela pura vai ficar mais seca ainda...aumentando e muito o gasto do motor em geral...

flw
Marcio Juliano
Super Membro
Mensagens: 1316
Registrado em: 02 Setembro 2004 à54 16:01

Mensagem por Marcio Juliano »

sou fã da avgas, acho que muda muito um motor usando avgas, desde que este esteja regulado e preparado para tal, alem de manter tudo limpinho sequinho, uma boa maneira de comparar é vc abrir um motor q trabalhe com gasolina comum ou aditivada mesmo, e um com avgas, compare o cabeçote, as valvulas, no avgas tudo mais limpo.
E a coisa melhora mesmo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem