Motor da XR 250 começando a baixar óleo

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Motor da XR 250 começando a baixar óleo

Mensagem por lagatixa »

O motor de minha moto tem 96000km, ta começando a baixar óleo, mas só vi fumaça uma vez e discretamente. Nas trocas com 3000km, ela baixa uns 300 a 400ml quando rodo muito em estrada (giro alto).

O motor é original, e estive pensando em pôr um conjunto da Athena 293 ou o Wiseco 286. Qual que compensa mais? A moto é muito mais on do que off, viajo com garupa e muita bagagem, dai eu sentia a necessidade de mais força para ultrapassagens e ladeiras.

O kit da Athena diz que é forjado também, é pouca coisa mais cara, mas já vem até com o cilindro, será que vale a pena? O wiseco é superior em durabilidade?
ruan.zanella
Super Membro
Mensagens: 1056
Registrado em: 15 Outubro 2006 à52 11:48

Mensagem por ruan.zanella »

eu colocaria o 293 da MASTER...... o pessoal da LIDER MOTOS. usa e recomenda muito bem ele.


mas agora não sei se compensa pra uso on #-o
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Wiseco 286

Durabilidade e resistencia garantida!!! Muito bom pra On Road também, o pessoal usa muito nas Twister, que tem o mesmo motor!!
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

troca a cada 3mil km? Pelo menos 1k km mais do que deveria... : - (

oleo é barato, motor é caro, troque seu óleo sempre...

-- Spode
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Ao menos no meu manual indica a troca do óleo a cada 3000km. Tanto no de proprietário como no de serviços.

Eu acho que ainda vou de Wiseco, mas eu gostaria de saber se alguém já testou esse da Athena, já vem até com cilindro e é pouca coisa mais cara que o Wiseco.

O da master é melhor que o Athena? Mas que eu me lembre o da Master não é forjado. O da Athena usa bucha no pino do pistão?
fumaça?
Membro
Mensagens: 323
Registrado em: 08 Novembro 2006 à33 15:49

Mensagem por fumaça? »

meu manual tbm indica a troca com 3.000 km..

:(

e agora cabral?

rs
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

fumaça? escreveu:meu manual tbm indica a troca com 3.000 km..

:(

e agora cabral?

rs
uai, pq o meu diz 2000 km?

<realmente>

primeiro, foi o de serviço que tenho, que veio com a medida dos discos de embreagem errada. Agora a troca de óleo?

-- Spode
2002 XR250 Tornado
Filetoxico
Super Membro
Mensagens: 1589
Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30

Mensagem por Filetoxico »

podem seguir a troca de oleo especificada no manual, se indica uma antecipaçao quando o motor é exigido severamente em grande parte do tempo de uso, ai sim é indicado antecipar a troca de oleo
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

É bem provável que eu coloque o Wiseco mesmo.

O filtro de ar de minha moto é de espuma, mas eu não gosto de barulho, daí o escape de minha moto é o original, será que vale a pena pôr esse pistão de 284cc? Se der um ganho de 1,5cv já estou satisfeito. O importante é que o pistão instalado seja de qualidade para durar mais 100000km.

Ahhh e a taxa de compressão? como é que fica? Continua os 9,3:1 ou aumetará? (pistão plano)?

A camisa original não fica muito fina com essa medida de pistão?
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Cara 3000 é bastante, agora não sei se entendi seu motor está com 9600(nove mil e seicentos) ou 96000(noventa e seis mil) como vc digitou?
Então eu acredito ser normal ela baixar um pouco com tanta Km. O Ideal é estar trocando a cada 1000km ou 1500km. òleo como o Spode disse é barato e compensa estar trocando sempre a motoca agradece. Ainda mais que vc disse que pega estrada sempre, que ele baixa.
Luigi
Membro
Mensagens: 907
Registrado em: 26 Setembro 2006 à08 07:43

Mensagem por Luigi »

3.000 tá ótimo
Eu troco a cada 2.500 na falcon e trocava a cada 3.000 na fazer!
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

Cara o motorzinho andou kuasi 100000km...nk tinha vixto uma Toni taum rodada :shock: :shock: :shock:
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

A minha é uma 2001/2002, a danada já levou muito pau na minha mão e o motor dela é caladíssimo. Olha o histórico do motor:

Corrente de comando: trocada uma vez com aproximadamente 50000km e acionador também foi trocado, é um da plasmoto.
Calços de válvula: trocados apenas dois com 66000km aproximadamente.
Embreagem trocada com 88000km, mas patinava muito pouco, inclusive os discos e molas estavam dentro da especificação/medida.

O valor que eu ditigei está correto: Noventa e seis mil quilometros.
rodrigo_m20
Membro
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Novembro 2004 à42 22:31

Mensagem por rodrigo_m20 »

Cara isso reforça minha tese que esse foi o melhor ano da tornado, um amigo do RS tem uma 2001/2002 com 50.000 km e ele nunca fez nada na moto nada mesmo.
Já a partir de 2004 o que escuto de choradeira...

Será q não compensa vc só dar uma retificada nele não?
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Compensa sim e como compensa. CAra... esse motor não tem folga em nenhuma parte dele. Uma vez retirei o cabeçote fora só para dar uma olhada no desgaste geral.

Por incrível que pareça, não tem folga entre as válvulas e sede, e arranhões na haste o mínimo possível, aproveitei para trocar os retentores de válvula já que as desmontei.

Os comandos de válvula estão impecáveis! os tuchos e base dos comandos idem, sem folga e sem arranhões. As válvulas nunca foram esmerilhadas e quando desmontei o cabeçote fiz alguns testes e vi que está vedando muito bem.

O pistão não tem folga no cilindro nem arranhões no cilindro, ainda se vê nitidamente o brunimento do cilindro na retífica de fábrica, mas os anéis certamente estão gastos, ou ela não baixaria óleo. O motor é todo branquinho/limpo por dentro.

Essa moto nunca usou filtro de gasolina. Uma coisa que noto é um desgaste no pistonete do carburador, esse sim tem arranhões, mas acho que é o esperado para essa moto. Mas até que ela anda bem e tem registrado um consumo de 25km/l.

Quando desmontei o cabeçote tirei fotos de tudo, se quiserem, posso colocar algumas aqui.

Esqueci de acrescentar que com 75000km aproximadamente, troquei as escovas do motor de partida, mas ainda tinha uso, mas tava no final. E a bateria original dela foi trocada com 73000km, por outra original, a de fábrica já tava bastante fraca, não suportou o alarme positron que coloquei, toda vez que ia dar partida perdia a hora e o parcial.
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Caramba lagatixa, to impressionado carinha 96 mil e a motoca zerada sem ter feito o motor.... muito show =D>
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

lagatixa.... eu tenho uma tornado 286 pra off road, vou te falar: ó kit é mt bom, não vibra tanto qto os 293 e os 330, o motor fica mais espertinho, o pistão é aliviado.

Pra vc q vai usar on road, penso q é a melhor pedida por conta da menor vibração e da durabilidade wiseco incontestável.

o kit athena, algum tempo atras alguns reclamaram de um problema de anel, parece q o anel q veio no kit é mt fino e fica "solto" na canaleta do pistão, fazendo o anel desgastar rápido... nao sei como está hoje em dia. Mas penso q é uma questão de "ajuste do produto" mesmo.. a athena é uma marca conceituada, nao penso q vai deixar o pessoal na mão.
MRMoraes_
Membro
Mensagens: 271
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à01 16:04

Mensagem por MRMoraes_ »

Cara, outra coisa que pode influenciar na baixa do óleo são os retentores de válvula.
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

A questão da vibração é algo muito importante, há aumento de vibração com o pistão 286? Pois se for muita coisa, em viagens vou sofrer, já era incômodo quando viajava de xr 200 pela vibração, deixa as mãos dormentes. Um amigo que viajava de bros ficava com os braços e ombros coçando quando parava hahahhahahah

Olhem o motor quando tirei o cabeçote para inspecionar, tava sem o que fazer em casa, resolvi abrir, dei uma descarbonizada nas válvulas e pistão.

Esse é o pistão assim que abri o cabeçote. A tal da carbonização é um negocinho chato de tirar, coloquei CAR 80 para amolecer e fui esfregando com uma escova de dentes velha várias vezes, algumas vezes usei uma chave de fenda para limpar.

Imagem



Olha aí a câmara de combustão, também com carbonização, normal. As válvulas com coloração mais claras são as de escape.
Imagem



Olha a diferença de uma das válvulas de admissão com carbonização e sem.
Imagem


Agora essa foto aqui foi depois de limpar o pistão, tirei a foto com a câmera de minha irmã na tentativa de conseguir mostrar o cilindro sem arranhões. Eu não vou fazer isso mas tenho a impressão que apenas trocando os anéis a moto roda mais alguns milhares de quilômetros, pois o pistão está justinho no cilindro, com as marcas do brunimento bem visíveis e sem arranhões longitudinais, pena não ter equipamento para medir isso.
Imagem


Fiz a burrice de tirar poucas fotos do camando de válvulas, mas dá para notarem que estão lisinhos apenas com essa foto, o ressalto também está sem nenhuma marca. Da mesma forma estão os mancais e os tuchos.
Imagem
rodrigo_m20
Membro
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Novembro 2004 à42 22:31

Mensagem por rodrigo_m20 »

Cara quanto a vibração não tem o que se preocupar o 286 não vibra, só um pouquinho em baixa mas bem pouco mesmo em relação ao original, mas nunca me estressei com meu kit por conta de vibraçao. E vc sabe das trips que organizamos lá nos Tornadeiros, em 2006 acho que fiz uns 7.000km em estrada com ela.

Só que no meu caso o kit baixa óleo, é meio loteria, alguns baixam outros não, depende muito o brunimento do cilindro e como é montado.

Já conversei com alguns twisteros que tem o Wiseco, um baixava o óleo na estrada outro não.
No meu caso eu rodo uns 1.000km e o nível cai pela metade, sem fumar nada.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem