DT 180 com pistão de agrale

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

DT 180 com pistão de agrale

Mensagem por guilokao »

Pessoal, depois de umas cagarolas, resolvi colocar o pistão de agrale em minha 180. Uma das coisas que gostaria de saber, é a maior taxa de compressão que posso usar na 180. Alguem tem alguma sugestão?

*Obs: Como combustivel, uso a gasolina amarela(comum).
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Cara, pra gasolina comum a maior taxa que dá pra usar é 7:1!! Senão pode dar batida de pino!!!

Segue uma lista da octanagem de cada tipo de combustível e a compressão que ele pode agüentar:

Álcool = equivalente a 92 octanas => 7:1

Gasolina amarela (comum) = aproximadamente 88 octanas => 6:1

Gasolina aditivada = aproximadamente 88 octanas, mas usa substâncias que limpam os motores e os carburadores => 6:1

Gasolina premium = 92 octanas (já está melhorando) => 7-8:1

Pódium Petrobrás = 96 octanas (uaua!!) 8-9:1

Avião = 100 octanas ou mais (se segura!!) => 9-10:1

E ai a DT ta rodando já?
ruan.zanella
Super Membro
Mensagens: 1056
Registrado em: 15 Outubro 2006 à52 11:48

Mensagem por ruan.zanella »

foco boa a moto?
jah andou???
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Mas ai fica uma duvida. Em motos dois tempos a taxa de compreção não deveria ser calculada usando o volume interno do cilindro no momento em que o pistão fecha a janela de escape? Por que só a partir deste ponto que inicia a compressão.
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

Evandro: Acredito que esta taxa seja muito baixa para gasolina comum, acho que gira em torno de 10 a taxa. Esta tabela é atualizada???

Jacob: Estive lendo um pouco sobre isso, e vi esta outra forma de calcular a taxa de compressão, se naum me engano, tem o nome de "Método japones" .
Luigi
Membro
Mensagens: 907
Registrado em: 26 Setembro 2006 à08 07:43

Mensagem por Luigi »

Nas 2t é diferente a taxa de compressão ?
Porque em motos de usa 10.5/1 normalmente na gasolina!
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

Luigi escreveu:Nas 2t é diferente a taxa de compressão ?
Porque em motos de usa 10.5/1 normalmente na gasolina!
Não que seja diferente a taxa, mas ela só começa a comprimir, depois que o pistão restringe a saida dos gases pela janela de escape.
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Luigi escreveu:Nas 2t é diferente a taxa de compressão ?
Porque em motos de usa 10.5/1 normalmente na gasolina!
guilokao escreveu:Não que seja diferente a taxa, mas ela só começa a comprimir, depois que o pistão restringe a saida dos gases pela janela de escape.
jjacob_xt225 escreveu:Mas ai fica uma duvida. Em motos dois tempos a taxa de compreção não deveria ser calculada usando o volume interno do cilindro no momento em que o pistão fecha a janela de escape? Por que só a partir deste ponto que inicia a compressão.
Exatamente!! Aqueles valores que passei são para motores 2T!! O tal "metodo japones". Calculada desse forma, a partir do fechamento total da janela de escape!!
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

GUilokão, eu vi aqui pra vc achei da marca kmp por 42,75 o da agrale 30,0 STD e anéis o cara disse que são paralelos importadinhos 17,75.
Falei com o Douglas que vc tá querendo ele vai procurar por lá no centro.
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Eu uso há um bom tempo pistão de agrale na DT e posso te passar a receita.
Para ficar bom vc vai ter que retirar bastante material por causa do peso do pistão tirando 4mm da saia, aumentando as janelas e fazendo uma terceira janela central 1cm acima das 2 existentes. Na parte lateral aonde vai o pino tem que ser torneado retirando material tb para alívio de peso. No arco anterior do pistão pode retirar em arco mais uns 3 mm e para acertar a compressão retira-se mais 2mm torneando a cabeça do pistão senao fica muito taxado ou senaum vai ter que usar 4 juntas. Preferí tirar material da cabeça do pistão para retirar mais peso ainda do pistão.
Pistão pode usar KMP mas com anéis Rik. Anel KMP num dura nada.
Alexandre
Membro
Mensagens: 723
Registrado em: 02 Abril 2005 à46 17:05

Mensagem por Alexandre »

Gostei da dica e fica bão mesmo?

O motor vibra muito?

Que acerto teve que fazer no carburador?
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Fica bom.
Carburador num sei te falar qual o giclê pq eu uso um de 34mm e muda tudo em relação ao 24.
Num vibra mais do que o normal que vibra uma DT.
Se o motor vibra muito é que o vira tá desalinhado ou desbalanceado.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

diabo2 escreveu:......
Pistão pode usar KMP mas com anéis Rik. Anel KMP num dura nada.
Pistão KMP até vai, mas tem que cuidar o aquecimento, se aquecer demais já começa a bater, aconteceu com uma twister aqui na cidade... Os anéis KMP são ruins mesmo, não duram 3000km..
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2108
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Mensagem por Valentin »

O antigo dono da minha moto tinha uma DT assim com pistão de Agrale.. ele teve q trocar os parafusos do cilindro ( os originais nao aguentaram)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem