Preparação CRF 230

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
F_Barata
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Mensagem por F_Barata »

Então a 150 é na verdade 225cc? #-o
EvandroMM
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Mensagem por EvandroMM »

F_Barata escreveu:Então a 150 é na verdade 225cc? #-o
Não, voce entendeu a errado, a 230F com o pistão da 150R ficará com 225cc!!!
diabo2
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Mensagem por diabo2 »

Bore and Stroke 66mm x 43.7mm

33*33*3.14*43.7 = 149.4cc
F_Barata
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Mensagem por F_Barata »

acabei de ver na comparação que o spode postou, foi mal...hehehe Não sabia que Stroke era o curso.

Então vai aumentar 2cc e o que mais?

Olhando na Wiseco, tem o pistão com 68mm pra 150R, não é mais vantagem?
Pelas contas daria 240cc
diabo2
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Mensagem por diabo2 »

Pistão leve e moderno. Skirt coated, aliviado tipo o das CRFs maiores.
Motor mais esperto, melhor desempenho, giro mais rápido.
Cilindrada num é tudo em preparação.
O conjunto leve favorece em tudo o motor.
F_Barata
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Mensagem por F_Barata »

Mesmo sendo praticamente o mesmo pistão?

CRF150R NEW
11.7:1 Compression 2007
66
x
43.7

66.00 4915M06600
68.00 4915M06800
Giordano
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Mensagem por Giordano »

Interessante essa opção de preparação...

Por volta de quanto fica o serviço (peça mais m.o.)?
murilo_cb
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Mensagem por murilo_cb »

rpz... calcular cilindrada eh muito relativo... uma 250 na cionao nunca vai andar com uma 250 importada (Toni e CRF250r)

Entao procura um dinamometro e calcula os cavalos, ai sim da pa comparar certinho !
EvandroMM
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Mensagem por EvandroMM »

murilo_cb escreveu:rpz... calcular cilindrada eh muito relativo... uma 250 na cionao nunca vai andar com uma 250 importada (Toni e CRF250r)

Entao procura um dinamometro e calcula os cavalos, ai sim da pa comparar certinho !
Ainda assim não dá pra comparar certinho não!!!

Um exemplo, pega um trecho travado seguido de uma subida longa onde não tem onde pegar embalo no meio de uma trilha.

Dai pega uma CR 125 com seus tantos 40 e pocos cavalos e tenta, a não ser que voce seja muito pró, provavelmente não vai conseguir manter o giro e não vai conseguir subir pelo fato da potencia da CR ser despejada somente em altas rotações.

Depois pega uma XR 200 com seus miseros 19 pocotos e tenta, como a potencia apesar de menor é despejada mais suavemente em todos os giros, vai ser muito mais facil.

Ai me diz que moto voce acha melhor?
Fernando PF
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Mensagem por Fernando PF »

resumindo, nem sempre a potência é o mais procurado, temos que prestar atenção na curva de torque do motor, ela define tudo.
murilo_cb
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Mensagem por murilo_cb »

Fernando PF escreveu:resumindo, nem sempre a potência é o mais procurado, temos que prestar atenção na curva de torque do motor, ela define tudo.
Me responde uma coisa PF..

Curva reta aumenta na alta e aquelas curvas que vao lah em baixo e volta melhora a baixa da moto!

Estou certo?
The_Piston_man
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Mensagem por The_Piston_man »

Num so o PF mais ah certo sim Murilo_cb ..!!


Preparação ideal da CRF 230 ( by the_piston_man)

num sei pq eu flo minhas receitas. ehhe

Pistão Wiseco CRF 150R 67mm(1mm de over e sobra 1mm pra proxima reticica) ou 68mm (2mm de over..e num tem otra retifica...Tipo o 285cc da toni.)

Curva+ponteira

Preparação de cabeçote bem feita(Dutos,polimento,sedes,angulos,rebaixar)

Carburador de CRF 250 ou XLX(opçao mais ligth e em conta)

CDI


com isso jah vai fika muito top..!!! muito mesmo.. alguem se abilita..?
F_Barata
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Mensagem por F_Barata »

Opa Piston,

existe pronto esse pistão com 67mm?
Fernando PF
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Mensagem por Fernando PF »

murilo_cb escreveu:
Fernando PF escreveu:resumindo, nem sempre a potência é o mais procurado, temos que prestar atenção na curva de torque do motor, ela define tudo.
Me responde uma coisa PF..

Curva reta aumenta na alta e aquelas curvas que vao lah em baixo e volta melhora a baixa da moto!

Estou certo?
A curva que falo não é a de escape...rsrs é a respeito do gráfico do resultado em dinamometro, onde apresentam-se as curvas de torque e potência.

Quanto as curvas de escape, pode até existirem receitas dessa forma, mas se dão certo são por coincidência apenas. Tudo depende de cada motor, da velocidade dos gases e principalmente há uma relação entre o tubo de escape e o enquadramento do comando de válvulas. Dessa forma consegue-se melhor ou pior aproveitamento da curva de escape, assim como uma melhor limpeza da câmara de combustão.
F_Barata
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Mensagem por F_Barata »

PF, tu diz que o 66mm fica melhor, pq vai ficar uma motoca mais brutinha, sem ter baixa ruim e tal?

Fiquei bem interessado no assunto, mas nem sei por onde começar pra entender pelo menos um pouco... Além do pistão 68mm ter que trocar a camisa, ele ficaria embolando comparado ao de 66mm?
Fernando PF
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Mensagem por Fernando PF »

A troca do pistão não é feita pelo fato de ele ser apenas 0,5mm maior que o original, e sim mais leve.

O conjunto, acelera e desacelera o pistão constantemente, a cada rotação isso ocorre duas vezes, quanto maior o peso do pistão mais energia é consumida do motor para realizar esse trabalho, ou seja, é energia a menos que é aproveitada para a transmissão. Com tudo mais leve, as subidas de giro ficam mais rápidas, há menos vibração e desgaste do conjunto.

Ganho de torque vai ter em todas as rotações, mas não vai ser grande coisa, esse trabalho seria bom acompanhado de mais algumas coisas, já que vai abrir o motor mesmo, para realmente notar a diferença. Numa pista, lado a lado com outra moto, precisariam de muitas voltas para a diferença ser notada, não é como um kit de aumento de cilindrada.

Esse trabalho dá menos resultado que a troca do comando original por um mais nervoso.

Com a receita do nosso amigo, tendo 2mm a mais de diametro de pistão, a coisa já fica um pouco melhor, mas fazendo todo o trabalho de cabeçote e carbura.. acho que é a receita mais confiável e mais em conta..
F_Barata
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Mensagem por F_Barata »

POw PF tu quer me deixar maluco??? :mrgreen:

Eu que fui atrás do catálago na Wiseco ver o mesmo pistão da CRF 150R só que com 2mm a mais, por isso to aqui que nem tapado perguntando a mesma coisa várias vezes...hehehehhe

68mm :D seria leve tb, só que mais parrudo, correto?

OU posso desistir de aprender isso??? #-o :mrgreen:
Fernando PF
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Mensagem por Fernando PF »

se o 68mm é mais leve eu não sei.. sei que o 66mm da crf 150R original é mais leve.. acredito que ele com 2mm a mais também seja, ou pelo menos muito próximo ao original da crf230, e como é maior, já dá um gás a mais na motoca. :wink:
Cebola
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Mensagem por Cebola »

E isso oai galera o pistão da crf 150 importada é muito mais leve mesmo vou ver se consigo pesar hoje.
The_Piston_man
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Mensagem por The_Piston_man »

F_barata

Tem sim.. pq o STD dela eh 66mm.....ai tem 66,025...0,50....075.... 1mm (o 67mm)....67,025..0,50....0,75..... e 1mm ..que eh o 68mm maior que em. .ehheheh..!!


pra MX eu botaria..um comando bem Bravo nela uns 320º ..ehhe ia fika coma baixa ruim..mais a alta..!! :twisted:


Com certeza deve ser muito mais leve..e ainda WISECO Forjado neh.. hehhe
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