Problemas com embreagem Tornado02

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
xancdp
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Novembro 2006 à45 11:54

Problemas com embreagem Tornado02

Mensagem por xancdp »

Salve glra, sou novo aqui e sou novo tb no mundo das motos, tenho uma tornado 2002 que uso somente para trilhas, nunca andei de moto antes ja fiz 6 trilhas e aprendi a andar de moto no barro. E por ser tão prego nunca tirei um parafuso da moto. Acho q meu problema e simples por isto, gostaria de tentar arruma minha motoca e conhecê-la um pouco melhor.rs.
É o seguinte, quando engato a primeira macha ela fica andando, puxando e chega ate morrer, eu ja tentei regular tanto na parte de cima da embreagem com em baixo perto do motor e não conseguir achar um ponto para não acontecer mais isto. Eu ja soltei toda ela e fui apertando aos poucos e fiz o contrario tb mas não achei este ponto.
Será q consigo resolver isto? Ou tenho q levá-la em um mecânico.
Como disse não faço a mínima idéia da parte interna de uma moto.
Valeu Bom carnaval.
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

Tua embreagem tá estrangulada, nao ande com a moto assim pq se andar vai comer todos os discos e o prejuizo é maior.

Se vc folgou tudo, entao provavelmente o cabo tá preso em algum lugar ou seja, nao tá passando pelos lugares que ele deve passar. Verifique a rota do cabo...

se tiver duvida, va no mecanico mesmo e nao tire os olhos dele enquanto ele mexe, vc acaba aprendendo alguma coisa... qq coisa posta aí que a gente tenta ajudar.

-- spode
ruan.zanella
Super Membro
Mensagens: 1056
Registrado em: 15 Outubro 2006 à52 11:48

Mensagem por ruan.zanella »

cara queimei meus discos de embregem novos em menos de 10km andando com a embragem estrandulada.

dica: vc deve regular o cabo para que o manete tenha folga, ou seja ele trabalhe um pouco em falso.
mecha nos parafusos que tu memso regula isso
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Mensagem por vivanzin »

Se a moto começa a andar quando engata a marcha é por que a embreagem não está estrangulada, pelo contrário, o cabo está muito solto. Tente esticar mais o cabo. Se não adiantar, é por que tem algum problema lá dentro, impedindo que os discos se separem. Não se na tornado dá pra regular a embreagem lá dentro, alguem sabe? Meu negócio eh DT! :lol:
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

Verdade; nem nunca poderá ser estrangulamento de embreagem, vc tá certo! Acho que nao li direito a mensagem.... : - (

Lendo direitinho, temos pistas:

2002 -> mesmo ano da minha, tem pelo menos 4 anos
trilha -> esforço maior

Bom, vou dar meu melhor chute
O que pode tá acontecendo é que na campana da embreagem, onde tem os suportes que vão os discos, está desgastado, fica um desgaste em forma de serra, quando puxa a embreagem, o disco fica preso no desgaste e nao descola.

-- spode
danilo
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 03 Dezembro 2006 à51 16:36

Mensagem por danilo »

galera... minha DT180 tá com praticamente o mesmo problema.
comprei a moto que foi recem-montada.. e tá com algumas peças ainda antigas.
Parece que o conjunto da embreagem é nova... mas a manete tá dura que nem o cão! tava numa altura boa.. mas dps fico mto baixa... dps aumentou! putz...
no final da trilha tava quase com tendinite no braço esquerdo!
alguém dá uma luz ai.. será que é problema no cabo? o local que o cabo está afixado influencia?0
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Mensagem por vivanzin »

danilo escreveu:galera... minha DT180 tá com praticamente o mesmo problema.
comprei a moto que foi recem-montada.. e tá com algumas peças ainda antigas.
Parece que o conjunto da embreagem é nova... mas a manete tá dura que nem o cão! tava numa altura boa.. mas dps fico mto baixa... dps aumentou! putz...
no final da trilha tava quase com tendinite no braço esquerdo!
alguém dá uma luz ai.. será que é problema no cabo? o local que o cabo está afixado influencia?0
Se a campana da embreagem é nova, já descarte esse problema dos dentes, mas se não for, é bom verificar. Se estiver com dentes na campana, passe uma lima pra deixar liso d novo. Na DT uma das coisas que mais influencia na dureza da embreagem é a forma como está passado o cabo. O ideal é deixar ele o mais livre possível, passando entre a bengala esquerda e a caixa de direção e depois indo direto pro motor. O ruim é que as vezes ele fica raspando no paralama... mas a embreagem fica mais macia.
Além disso é importante limpar bem e lubrificar com grafite o cabo, ou até trocar por um cabo novo, dependendo do estado que ele estiver.
danilo
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 03 Dezembro 2006 à51 16:36

Mensagem por danilo »

uhmm bem lembrado..
o cabo foi afixado no quadro.. pode ser esse o problema! vou tentar solucionar testando as posições do cabo.
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Troque o cabo da embreagem cara!! O da DT custa 10,00 reais da marca Grua, e voce verá, tua embreagem irá da agua pro vinho!!!
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Mensagem por vivanzin »

danilo escreveu:uhmm bem lembrado..
o cabo foi afixado no quadro.. pode ser esse o problema! vou tentar solucionar testando as posições do cabo.
Pois é... na verdade, de fabrica as dts vinham com o cabo preso naquele tubo vertical do quadro, que fica em frente ao motor. Mas desse modo o cabo fica muito dobrado, dexando a embreagem bem mais dura.
xancdp
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Novembro 2006 à45 11:54

Mensagem por xancdp »

Obrigado a todos pela atenção, olha o q aconteceu, fiquei um tempão tentando regular pq vou andar neste fds Vou sair do Bar do Pedrão da serra e vms ate Atibaia, fiz de tudo procurei ver o q v6 falaram mas não achei nd fiquei puto, desisti e ia levar para o mecânico hj, e quando fui pegar a moto notei q tinha deixado o contado ligado para melhorar arriou a bateria, tive q fazer pegar no tranco, demorou um pouco para pegar e quando pegou meus problemas acabaram-se,rs. zerou tudo, ficou muito boa consegui regular direitinho do jeito q eu queria. Liguei para meu mecânico ele acha q os discos podem estar grudando e na hora q fui dar o tranco liberou ele falou para levar a moto para ele dar uma olhada, mas não poderia ver esta semana pq esta com muito serviço, não quero perde a trilha pq minha glra anda de 15 em 15 dias será q tem perigo de eu ir assim mesmo?
Valeu glra ja deu para aprender bastante coisa somente neste tópico espero um dia poder ajudar tb.
Abraços Xan
xancdp
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Novembro 2006 à45 11:54

Mensagem por xancdp »

Spode acho q seu chute deve ter sido no angulo sera q tem problema de eu andar assim? So q esta trilha é um pouco longa mas não quero perde de jeito nenhum vai ser muito louco e eu nunca fiz.
Depois q eu descobrir eu posto aqui o que era.
VAleu
ruan.zanella
Super Membro
Mensagens: 1056
Registrado em: 15 Outubro 2006 à52 11:48

Mensagem por ruan.zanella »

xancdp, cara..... arrisca.! num é 100% confiável . mas se tu ta andando e diz que tah boa.. pq num arriscar heheh
mete bale se der pauuuu volta rebocado.....
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem