Volume da camera de combustão
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É isso aí Achira19 , aquela área só do cabeçote , ali é a câmara/camera de combustão.
TopsMan , 249cc é o volume do cilindro , o nome poderia ser câmara de admissão , mas num tenho certeza .
Na verdade a combustão ocorre em toda essa área (começa no cabeçote e vai se alastrando), mas acho que o nome é dado aquela área do cabeçote por causa da vela que fica ali , MAS ISSO É PURO CHUTE !
Eu quero saber qual aquele volume pq eu vou taxar um pouco mais meu motor esse fds , ja preparei o material pra medir os volumes e fazer a coisa direitinho , quero deixar meu motor com 10,5:1 ou 11:1 usando somente gasolina podium.
Pra ter certeza que naum vou fazer nenhuma cagada qdo for mecher eu ja queria ter os parâmetros das medidas .
Tipo se a taxa original é de 9,3:1 o volume da câmera deveria ser 30cc pois a taxa é encontrada da seguinte forma :
volume do cilindro (249cc) + volume de câmara (30cc) DIVIDO pelo volume de câmara (30cc)
249+30:30= 9,3:1
Só queria saber se alguem ja mediu isso pra ter certeza.
No meu caso se ninguem mecheu na câmera de comb (aumentou seu volume) ou na cabeça do pistão a taxa do meu motor ficaria assim :
285+30:30=10,5:1 , porém o pessoal rebaixa a cabeça do pistão na preparação deixando o motor com a taxa original ou proxima disso e aí o motor naum responde o que deveria .
Eu ja dei uma taxa substituindo uma junta grossa por uma mais fina , agora preciso medir tudo pra ver com qto que ta de taxa e ver se posso melhorar mais um pouco.
Vlws.
TopsMan , 249cc é o volume do cilindro , o nome poderia ser câmara de admissão , mas num tenho certeza .
Na verdade a combustão ocorre em toda essa área (começa no cabeçote e vai se alastrando), mas acho que o nome é dado aquela área do cabeçote por causa da vela que fica ali , MAS ISSO É PURO CHUTE !
Eu quero saber qual aquele volume pq eu vou taxar um pouco mais meu motor esse fds , ja preparei o material pra medir os volumes e fazer a coisa direitinho , quero deixar meu motor com 10,5:1 ou 11:1 usando somente gasolina podium.
Pra ter certeza que naum vou fazer nenhuma cagada qdo for mecher eu ja queria ter os parâmetros das medidas .
Tipo se a taxa original é de 9,3:1 o volume da câmera deveria ser 30cc pois a taxa é encontrada da seguinte forma :
volume do cilindro (249cc) + volume de câmara (30cc) DIVIDO pelo volume de câmara (30cc)
249+30:30= 9,3:1
Só queria saber se alguem ja mediu isso pra ter certeza.
No meu caso se ninguem mecheu na câmera de comb (aumentou seu volume) ou na cabeça do pistão a taxa do meu motor ficaria assim :
285+30:30=10,5:1 , porém o pessoal rebaixa a cabeça do pistão na preparação deixando o motor com a taxa original ou proxima disso e aí o motor naum responde o que deveria .
Eu ja dei uma taxa substituindo uma junta grossa por uma mais fina , agora preciso medir tudo pra ver com qto que ta de taxa e ver se posso melhorar mais um pouco.
Vlws.
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Se você sabe a cilindrada 249cc e sabe a compressão 9,3:1 logo você pode calcular o tamanho da camara.
C=(C+249)/9,3=30cc
logo para aumentar para 10,5
C=(C+249)/10,5=26,21cc
30-26,21=3,78cc redução necessária.
como pistão tem 7,3 cm de diâmetro teria que rebaixar.
V=pi*r2 * d (rebaixamento e V volume)
3,78=3,1415*(3,65*3,65)*d
isolando d
d=3,78/(3,1415*13,3225)=0,09 cm ou 0,9 mm
C=(C+249)/9,3=30cc
logo para aumentar para 10,5
C=(C+249)/10,5=26,21cc
30-26,21=3,78cc redução necessária.
como pistão tem 7,3 cm de diâmetro teria que rebaixar.
V=pi*r2 * d (rebaixamento e V volume)
3,78=3,1415*(3,65*3,65)*d
isolando d
d=3,78/(3,1415*13,3225)=0,09 cm ou 0,9 mm
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Maravilha jecastro !!!
Me faz um cálculo ???
Meu pistão tem 78mm (285cc) , se eu rebaixar o cilindro em 1mm qto de volume diminui ?
Eu estou partindo do principio que deixaram meu motor com taxa ORIGINAL (9,3:1) pelo menos é a informação da TECHNIQUE .
Aí pra subir pra 11:1 qto eu tenho que tirar no cilindro ?
Abraços.
Me faz um cálculo ???
Meu pistão tem 78mm (285cc) , se eu rebaixar o cilindro em 1mm qto de volume diminui ?
Eu estou partindo do principio que deixaram meu motor com taxa ORIGINAL (9,3:1) pelo menos é a informação da TECHNIQUE .
Aí pra subir pra 11:1 qto eu tenho que tirar no cilindro ?
Abraços.
se você rebaixar 1mm vice vai reduzir
V=pi*r2*d=pi*15,21*0,1=4,78 cc
Se a compressão esta original então o volume da câmara deve ser de
34,34 cc logo retirando 4,78 cc deve ficar com a compressão 10,64. Para ficar com a taxa de 11 teria que reduzir a camara para 28,8 cc ou 5,54cc a menos.
d= 5,54/(pi*15,21)=0,116 cm
Você terá que rebaixar 1,16 mm
V=pi*r2*d=pi*15,21*0,1=4,78 cc
Se a compressão esta original então o volume da câmara deve ser de
34,34 cc logo retirando 4,78 cc deve ficar com a compressão 10,64. Para ficar com a taxa de 11 teria que reduzir a camara para 28,8 cc ou 5,54cc a menos.
d= 5,54/(pi*15,21)=0,116 cm
Você terá que rebaixar 1,16 mm
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:jecastro escreveu:Se você sabe a cilindrada 249cc e sabe a compressão 9,3:1 logo você pode calcular o tamanho da camara.
C=(C+249)/9,3=30cc
logo para aumentar para 10,5
C=(C+249)/10,5=26,21cc
30-26,21=3,78cc redução necessária.
como pistão tem 7,3 cm de diâmetro teria que rebaixar.
V=pi*r2 * d (rebaixamento e V volume)
3,78=3,1415*(3,65*3,65)*d
isolando d
d=3,78/(3,1415*13,3225)=0,09 cm ou 0,9 mm
Esse pi* foi algum palavrão que vc escreveu? :lol: :lol: kralho, se estes calculos forem de verdade mesmo tu é um gênio!
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Daniel existe o risco das válvulas pegarem na cabeça do pistão sim, mesmo com aqueles cavados .
Bom , galera acho que eu me fufu !!
Rebaixei o cilindro em 0,9mm , montamos o motor e qdo ligamos a moto , um barulho sinistro surgiu
O mecânico disse: "é a corrente de comando "
Beleza , eu estou usando aquele acionador da PLASMOTO que é de catraca, abrimos a tampa do acionador e demos mais um "cliock" na catraca e ligamos o motor , bingo !
Éra a corrente , começamos a aquecer o motor e qdo aceleravamos a moto o barulho surgia la pelos 7000 rpm !
Desligamos e demos outro "click" no tensionador e o barulho em alta rotação continuava , fomos tensionando manualmente até que o pino do tensor chegasse ao final do curso e naum resolveu
Enfim...deu mer** !!!
A corrente continua frouxa e faz barulho nas altas RPM (acima de 7000) .
Chegamos a pensar que o motor estivesse "grilando" mas essa dúvida foi apagada qdo andei na moto e em uma subida ebm íngreme , coloque uma marcha fraca e acelerei ate o final , o motor respondeu certinho até os 7.000 e depois sim o barulho , portando tuido leva a crer que é a corrente de comando mesmo .
Agora vou tentar fazer uma "gambi" no acionador , pra ver se ele avança um pouco mais , e caso naum de vou ter que colocar uma junta grossa no cilindro pra compensar a diferença.
Abraços.
Bom , galera acho que eu me fufu !!
Rebaixei o cilindro em 0,9mm , montamos o motor e qdo ligamos a moto , um barulho sinistro surgiu
O mecânico disse: "é a corrente de comando "
Beleza , eu estou usando aquele acionador da PLASMOTO que é de catraca, abrimos a tampa do acionador e demos mais um "cliock" na catraca e ligamos o motor , bingo !
Éra a corrente , começamos a aquecer o motor e qdo aceleravamos a moto o barulho surgia la pelos 7000 rpm !
Desligamos e demos outro "click" no tensionador e o barulho em alta rotação continuava , fomos tensionando manualmente até que o pino do tensor chegasse ao final do curso e naum resolveu
Enfim...deu mer** !!!
A corrente continua frouxa e faz barulho nas altas RPM (acima de 7000) .
Chegamos a pensar que o motor estivesse "grilando" mas essa dúvida foi apagada qdo andei na moto e em uma subida ebm íngreme , coloque uma marcha fraca e acelerei ate o final , o motor respondeu certinho até os 7.000 e depois sim o barulho , portando tuido leva a crer que é a corrente de comando mesmo .
Agora vou tentar fazer uma "gambi" no acionador , pra ver se ele avança um pouco mais , e caso naum de vou ter que colocar uma junta grossa no cilindro pra compensar a diferença.
Abraços.
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Fala TopsZoiúdo !
Fiz um dispositivo pra acionar a corrente de comando aqui em casa e consegui tensioná-la até o limite maximo e naum resolveu o barulho em alta.
To voltando a achar que o motor tá grilando , pois a taxa ficou muito alta , mais de 11:1
Vou colocar a junta grossa semana que vem , ela tem 2,5mm , com odesconto de 0,9 é como se eu estivese colocando uma junta de 1,6mm .
Como o motor ja ta usando uma junta de 0,5mm , vou retirá-la (vou usar somente a junta grossa) aí será como se eu estivesse usando uma junta de 1,1mm .
Normalmente essa junta grossa sede um pouco , coisa de 0,3 aí o resultado final será de uma junta 0,8mm ou seja um pouco menos taxado do que antes de eu inventar essa"moda" toda , hiuahaiuhuaihuaihuauaihai
Agora to doido pra espetar um 330cc .
Flws.
Fiz um dispositivo pra acionar a corrente de comando aqui em casa e consegui tensioná-la até o limite maximo e naum resolveu o barulho em alta.
To voltando a achar que o motor tá grilando , pois a taxa ficou muito alta , mais de 11:1
Vou colocar a junta grossa semana que vem , ela tem 2,5mm , com odesconto de 0,9 é como se eu estivese colocando uma junta de 1,6mm .
Como o motor ja ta usando uma junta de 0,5mm , vou retirá-la (vou usar somente a junta grossa) aí será como se eu estivesse usando uma junta de 1,1mm .
Normalmente essa junta grossa sede um pouco , coisa de 0,3 aí o resultado final será de uma junta 0,8mm ou seja um pouco menos taxado do que antes de eu inventar essa"moda" toda , hiuahaiuhuaihuaihuauaihai
Agora to doido pra espetar um 330cc .
Flws.
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Re: Volume da camera de combustão
Antes de colocar o motor pra trabalhar, gire ele na mao primeiro pra testar se as válvulas não paguem no pistao , se pegar vai precisar ter um trabalho no comando para permanecer a mesma taxa
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