Teste real Kit Athena 293cc (79,25mm fundido).

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Teste real Kit Athena 293cc (79,25mm fundido).

Mensagem por Fernando PF »

Bom galera, essa semana encomendamos da LM um pistão athena 79,25mm fundido, para colocar em uma twister de rua, eventualmente utilizada para arrancada em campeonatos.

Essa twister consegui atingir com motor original e cabeçote preparado (taxa e dutos apenas), com um carburador de cbr450 (36mm a vácuo) e escape esportivo (roncar coyote rs1), 24cv´s a 10000rpm (NA RODA), utilizando metanol puro como combustível, a taxa de compressão era de 10,6:1.

Após montado o motor, ontem as 16hrs, a moto foi direto para o dinamômetro de rolo, sem amaciamento e sem acerto nenhum, agora a gasolina e com mais um acerto nos dutos do cabeçote, testando a moto com dois carburadores.

O primeiro gráfico é da moto com o uso do carburador de cbr, a moto fica extremamente ruim em baixa e alta, porém chegou a atingir picos em algumas situações de acerto, de 29cv´s na roda.. porém é muito instável, deixa a baixa rica demais, fica boa em torno de 8500 rpm e já enriquece de novo até a moto falhar.. ficou bom apenas com metanol puro, mas não colocamos metanol nesse motor novo ainda.

Imagem


Agora, o teste foi efetuado com o carburador da Sahara, esse é o segundo teste, após empobrecer a mistura da alta, a moto ganhou 2cv´s, após isso a moto manteve picos de 29cv´s, com médias de 28,5cv´s, porém devido a problemas com a porta USB do pc, não consegui salvar os últimos testes.. :cry:

Imagem

Agora o próximo passo será colocar metanol puro, utilizando o carburador da sahara, se obtermos o mesmo ganho com o combustível, obtido quando o carburador era original, ultrapassaremos os 32cv´s, utilizando comandos originais, válvulas originais e uma taxa de compressão moderada.
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

Parabens Fernando!! Muito bom este trabalho cara, ficou nota 10 mesmo hein! Sho0w!
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Quew Show Fernando é isso ai cara tá botanto esse Dyno pra Funcionar heim cara.
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Nossa, to quase levando minha moto pra tu testar vei hehehhe :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Putz PF.....show de trabalho.... =D> =D>
Carburador de sahara no motor da TW... :wink: primeiro passo para uma preparação bem sucedica... =D> =D>
Prisco
Membro
Mensagens: 240
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à17 12:51

Mensagem por Prisco »

Muito bom o teste! =D>
Fernando, eu tenho esse pistao na minha moto, com cabeçote com dutos abertos, filtro Twin air e escape 788.
Agora esta semana to querendo por um bura de falcon... Quantos cavalos vc axa que tenho hj e quantos ficarei com o bura novo??
E qual a taxa "original" do pistão athena? Vcs rebaixaram um pouco o cabeçote?
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

Prisco, rebaixamos o cabeçote sim... 0,5mm, e foi dado uma plainada no cilindro (0,1mm).

O interessante dessa preparação, foi o resultado em relação a preparação do cabeçote, que obteve uma boa resposta com o pistão maior, conseguindo boas respostas a altos rpm´s, com comandos originais.

É difícil estimar os cv´s, pois algumas semanas antes de testar essa moto, testamos outra com mesma preparação, e quem fez o cabeçote foi o mesmo cara, porém nessa mudou algumas coisinhas nos dutos, as válvulas ele não troca. A outra moto mal deu 23cv´s a 8500 rpm, porém as curvas ficaram parecidas..

O segredo não é simplesmente abrir os dutos, tem o método certo e o lugar certo para fazer... vc pode ter um cabeçotão, rendendo menos que um original.. isso até com válvulas grandes, já vivemos na prática isso aqui.. o dono da moto teve que trocar o cabeçote depois de gastar uma grana em cima, pois a moto não andava.

Sei dizer que a moto fica bem linear com o carburador da sahara.. :wink:
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Show de bola !!!!!
Com o DINO da pra saber o que melhora e o que piora na preparação .
Assim da pra ir descobrindo o que realmente funciona .
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

Cara, ficou show mesmo.............gosto dessse tipo de topico, com base....

Abracos
Fabiano
Membro
Mensagens: 398
Registrado em: 05 Agosto 2004 à06 20:33

Mensagem por Fabiano »

Muito bom PF.... parabéns pelos testes e pela preparação....

Estou aqui com a Toni de rua ajustando uns detalhes no cabeçote, depois vou passar no Dino pra ver.....o problema é tempo.... as coisas por aqui estão apertadas....
Mas é bom ver as motos fortes....

Valeu
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Q beleza! Quem q fez o software do Dino?
Tá de parabéns Fernandão!!! :D :D :D
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem