Teste real Kit Athena 293cc (79,25mm fundido).
-
- Ultra Membro
- Mensagens: 2750
- Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
Teste real Kit Athena 293cc (79,25mm fundido).
Bom galera, essa semana encomendamos da LM um pistão athena 79,25mm fundido, para colocar em uma twister de rua, eventualmente utilizada para arrancada em campeonatos.
Essa twister consegui atingir com motor original e cabeçote preparado (taxa e dutos apenas), com um carburador de cbr450 (36mm a vácuo) e escape esportivo (roncar coyote rs1), 24cv´s a 10000rpm (NA RODA), utilizando metanol puro como combustível, a taxa de compressão era de 10,6:1.
Após montado o motor, ontem as 16hrs, a moto foi direto para o dinamômetro de rolo, sem amaciamento e sem acerto nenhum, agora a gasolina e com mais um acerto nos dutos do cabeçote, testando a moto com dois carburadores.
O primeiro gráfico é da moto com o uso do carburador de cbr, a moto fica extremamente ruim em baixa e alta, porém chegou a atingir picos em algumas situações de acerto, de 29cv´s na roda.. porém é muito instável, deixa a baixa rica demais, fica boa em torno de 8500 rpm e já enriquece de novo até a moto falhar.. ficou bom apenas com metanol puro, mas não colocamos metanol nesse motor novo ainda.
Agora, o teste foi efetuado com o carburador da Sahara, esse é o segundo teste, após empobrecer a mistura da alta, a moto ganhou 2cv´s, após isso a moto manteve picos de 29cv´s, com médias de 28,5cv´s, porém devido a problemas com a porta USB do pc, não consegui salvar os últimos testes..
Agora o próximo passo será colocar metanol puro, utilizando o carburador da sahara, se obtermos o mesmo ganho com o combustível, obtido quando o carburador era original, ultrapassaremos os 32cv´s, utilizando comandos originais, válvulas originais e uma taxa de compressão moderada.
Essa twister consegui atingir com motor original e cabeçote preparado (taxa e dutos apenas), com um carburador de cbr450 (36mm a vácuo) e escape esportivo (roncar coyote rs1), 24cv´s a 10000rpm (NA RODA), utilizando metanol puro como combustível, a taxa de compressão era de 10,6:1.
Após montado o motor, ontem as 16hrs, a moto foi direto para o dinamômetro de rolo, sem amaciamento e sem acerto nenhum, agora a gasolina e com mais um acerto nos dutos do cabeçote, testando a moto com dois carburadores.
O primeiro gráfico é da moto com o uso do carburador de cbr, a moto fica extremamente ruim em baixa e alta, porém chegou a atingir picos em algumas situações de acerto, de 29cv´s na roda.. porém é muito instável, deixa a baixa rica demais, fica boa em torno de 8500 rpm e já enriquece de novo até a moto falhar.. ficou bom apenas com metanol puro, mas não colocamos metanol nesse motor novo ainda.
Agora, o teste foi efetuado com o carburador da Sahara, esse é o segundo teste, após empobrecer a mistura da alta, a moto ganhou 2cv´s, após isso a moto manteve picos de 29cv´s, com médias de 28,5cv´s, porém devido a problemas com a porta USB do pc, não consegui salvar os últimos testes..
Agora o próximo passo será colocar metanol puro, utilizando o carburador da sahara, se obtermos o mesmo ganho com o combustível, obtido quando o carburador era original, ultrapassaremos os 32cv´s, utilizando comandos originais, válvulas originais e uma taxa de compressão moderada.
-
- Mega Membro
- Mensagens: 5213
- Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43
Muito bom o teste! =D>
Fernando, eu tenho esse pistao na minha moto, com cabeçote com dutos abertos, filtro Twin air e escape 788.
Agora esta semana to querendo por um bura de falcon... Quantos cavalos vc axa que tenho hj e quantos ficarei com o bura novo??
E qual a taxa "original" do pistão athena? Vcs rebaixaram um pouco o cabeçote?
Fernando, eu tenho esse pistao na minha moto, com cabeçote com dutos abertos, filtro Twin air e escape 788.
Agora esta semana to querendo por um bura de falcon... Quantos cavalos vc axa que tenho hj e quantos ficarei com o bura novo??
E qual a taxa "original" do pistão athena? Vcs rebaixaram um pouco o cabeçote?
-
- Ultra Membro
- Mensagens: 2750
- Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
Prisco, rebaixamos o cabeçote sim... 0,5mm, e foi dado uma plainada no cilindro (0,1mm).
O interessante dessa preparação, foi o resultado em relação a preparação do cabeçote, que obteve uma boa resposta com o pistão maior, conseguindo boas respostas a altos rpm´s, com comandos originais.
É difícil estimar os cv´s, pois algumas semanas antes de testar essa moto, testamos outra com mesma preparação, e quem fez o cabeçote foi o mesmo cara, porém nessa mudou algumas coisinhas nos dutos, as válvulas ele não troca. A outra moto mal deu 23cv´s a 8500 rpm, porém as curvas ficaram parecidas..
O segredo não é simplesmente abrir os dutos, tem o método certo e o lugar certo para fazer... vc pode ter um cabeçotão, rendendo menos que um original.. isso até com válvulas grandes, já vivemos na prática isso aqui.. o dono da moto teve que trocar o cabeçote depois de gastar uma grana em cima, pois a moto não andava.
Sei dizer que a moto fica bem linear com o carburador da sahara..
O interessante dessa preparação, foi o resultado em relação a preparação do cabeçote, que obteve uma boa resposta com o pistão maior, conseguindo boas respostas a altos rpm´s, com comandos originais.
É difícil estimar os cv´s, pois algumas semanas antes de testar essa moto, testamos outra com mesma preparação, e quem fez o cabeçote foi o mesmo cara, porém nessa mudou algumas coisinhas nos dutos, as válvulas ele não troca. A outra moto mal deu 23cv´s a 8500 rpm, porém as curvas ficaram parecidas..
O segredo não é simplesmente abrir os dutos, tem o método certo e o lugar certo para fazer... vc pode ter um cabeçotão, rendendo menos que um original.. isso até com válvulas grandes, já vivemos na prática isso aqui.. o dono da moto teve que trocar o cabeçote depois de gastar uma grana em cima, pois a moto não andava.
Sei dizer que a moto fica bem linear com o carburador da sahara..
-
- Membro
- Mensagens: 705
- Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 9 Respostas
- 1325 Exibições
-
Última mensagem por APGUELFI
-
- 13 Respostas
- 1733 Exibições
-
Última mensagem por gabrielpm
-
- 23 Respostas
- 2423 Exibições
-
Última mensagem por Imigrante
-
- 0 Respostas
- 987 Exibições
-
Última mensagem por Fernando PF
-
- 2 Respostas
- 933 Exibições
-
Última mensagem por rodrigojti