Comando de admissão quebrado

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
falemao
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 11 Abril 2006 à27 21:30

Comando de admissão quebrado

Mensagem por falemao »

Boa noite a todos participantes do fórum (que bom que voltou!!!)
Agora as dúvidas:

Alguém já viu isso acontecer?
Tô com uma dúvida... se foi ou não cagada do mecânico...

Seguem os fatos:
Sábado passado lavei a moto para fazer trilha no domingo, (lavagem completa, aquela que tira tanque, laterais e etc...), lavei filtro (de espuma) e caixa de filtro.
A moto estava normal na última trilha (antes da lavagem), mas depois da lavagem não queria pegar, parecia falta de gasolina ou afogamento (pelo que lí aqui no forum parece um problema normal nas Tornados). tirei o
CDI e o cachimbo da vela, dei uma boa secada nos dois, forcei mais um pouco a bateria e ela pegou, só que só em lenta, se eu acelerava um pouquinho ela morria e dava trabalho pra pegar, pensei que era por estar
fria...
Deixei um tempão esquentando e fui dar uma volta, ela pipocava e estava meio fraca (pensei ter entrado água na caixa de filtro, sequei novamente a caixa e não resolveu...
Como sou teimoso, no domingo fui para trilha, ela deu um trabalho pra pegar, mas depois que esquentou parecia normal... fiz a trilha quase inteira sem nenhum problema (uns 90km na Serra Cantareira aqui em SP), já quase terminando a moto morreu e não pegava mais, coloquei numa descida enorme e nada... um amigo começou a me puxar com uma corda, forcei um tranco segurando em 2ª e ela pegou, estava ainda um pouco mais fraca mas consegui voltar, deixei a moto no mecânico e pedi pra ele olhar carburador, CDI, filtro e etc... (revisão completa).

Minha surpresa: Comando de admissão quebrado ao meio...

Minhas dúvidas: O que fez esse comando quebrar? falta de óleo? superaquecimento? meu CDI Servitec, meu carburador se XLX350? minha lavagem? meus trancos? meu mecânico????? lembrando que ela estava normal antes da lavagem... (mas lavagem quebra comando???) ah antes que perguntem... o motor estava frio (diria gelado, tinha uma semana que não ligava a moto).
O comando quebrou mas não tem nenhum sinal de ter ralado uma parte na outra, o normal acredito eu que seria quebrar e as extremidades quebradas ralarem uma na outra deixando aquela aparencia de desgaste por atrito e limalias de ferro (o que não ocorreu, as duas extremidades encaixam-se perfeiramente igual peça de quebra-cabeças... (vou tentar postar fotos).

Alguém já viu isso acontecer? aqueles sintomas de não ligar e perder um pouco da força poderia ser esse comando quebrado? a moto funcionaria?

Descrição da moto:
Tornado 2002 preparada para trilha, modificações de CDI (Servitec), carburador (XLX350), curva do escapamento, ponteira (Pró-tork) filtro de espuma Tuwin air, pistão e anéis ainda standart.


Desculpem pela "biblia" escrita, mas tentei detalhar bem os sintomas do problema.

Obrigado a todos!

[[]]´s
Fabio
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

Cara, moto dificl d pegar por ser sintoma d comando desenquadrado... pode ser q teu comando ou a corrente tenha pulado um dente por estar com folga...( um comando meu ja rodou dentro da engrenagem e deu esse mesmo sintoma ) e quando vc deu tranco quebrou ....
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

Ola falemao, esta quebra pode ter acontecido na ultima vez em que vc andou com a moto, a quebra aconteceu durante o percurso mas vc naum notou a diferença, que por coincidencia pode notar quando funcionou a moto no outro dia. Oque o gargamel disse faz muito sentido, isto pode ter sido uma das caudas da quebra do comando.
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Qubra é dificil, ainda mais se o comando for em eixo bruto, mas não é impossivel. se ele perdeu o resalto foi falta de lubrificação.

Posta uma foto do comando.
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Nossa eu nunca vi ou ouvi falar disso, querbrar comando é fod@ heim, coloquei a cabeca pra funcionar pode ter acontecido isso que o garga disse msm, sua corrente tava fazendo barulho :?: :?: :?: Mas garga msm assim se qnd pula a tendencia e estragar as valvulas nao :?: :?: :roll: :roll: :roll: Complicado isso :| :| :|
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

nossa corrente folgada pode fazer isso?
ainda bem ki eu trokei a minha i colokei um tensor de catraca!
The_Piston_man
Membro
Mensagens: 502
Registrado em: 15 Fevereiro 2006 à00 20:48

Mensagem por The_Piston_man »

coloca a foto... que os DR. s podem te passar um diagnostico. ehhe..!!
falemao
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 11 Abril 2006 à27 21:30

Mensagem por falemao »

Boa noite meus camaradas!!!

Acho que o Garga matou a charada mesmo, olhando o comando, da pra ver que ele girou dentro da engrenagem... (achei que era uma única peça, não engrenagem e comando...) tirei umas fotos mas não tô conseguindo subir para o Imageshack... vou tentar mais tarde...
Minha corrente de comando tava perfeitinha, nenhum barulinho, uso aquele esticador catracado e ainda tava na 3ª regulagem...
Tô desconfiado que o CDI Servitec fez a função dele (não cortou o giro) daí atropelou tudo... o que acham???
Amanhã vou deixar o cabeçote na retífica pra ver se empenou alguma válvula ou se vou só fazer o acentamento novamente... depois passo a relação do preju...

[[]]´s
Fabio
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

cara, nao se dá tranco brabo em moto que nao quer pegar... um tranquinho de leve, blz, mas vc jogou ladeira abaixo e ainda puxou com corda!!!!

pular dente de corrente de comando de tornado é dificil, tem um guia em cima da corrente nos comandos... Mas, nao duvido de nada nesse mundo...

boa sorte...

-- spode
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

falemao escreveu:Boa noite meus camaradas!!!
Acho que o Garga matou a charada mesmo, olhando o comando, da pra ver que ele girou dentro da engrenagem... (achei que era uma única peça, não engrenagem e comando...) tirei umas fotos mas não tô conseguindo subir para o Imageshack... vou tentar mais tarde...
Minha corrente de comando tava perfeitinha, nenhum barulinho, uso aquele esticador catracado e ainda tava na 3ª regulagem...
Tô desconfiado que o CDI Servitec fez a função dele (não cortou o giro) daí atropelou tudo... o que acham???
Amanhã vou deixar o cabeçote na retífica pra ver se empenou alguma válvula ou se vou só fazer o acentamento novamente... depois passo a relação do preju...
[[]]´s
Fabio
Rapá, quem ja fundiu uns 8 motores d tornado tem q aprender alguma coisa né ? :wink:
falemao
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 11 Abril 2006 à27 21:30

Mensagem por falemao »

8 motores??? kkkkkkkkkkkk o cara é um cupim de aço!!!!

deem uma olhada nas fotos.... tá meio oxidado pq cairam na água (incrivelmente 10 minutos antes da foto não estava oxidado, e olha que nem moro na praia hehehehe)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

[[]]´s
Fabio
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

putz.. o que é isso.. :shock: :shock: :shock: :shock:

Dificil saber o pq disso.. se quebrou e depois atropelou válvulas ou atropelou válvulas e quebrou.. ou nenhuma das alternativas.. simplesmente quebrou..
The_Piston_man
Membro
Mensagens: 502
Registrado em: 15 Fevereiro 2006 à00 20:48

Mensagem por The_Piston_man »

nossssssssss

nunca tinha visto assim..!!

pra mim ..eu axo que eh fadiga de material.!!

sebem que a engrenagem em relação ao comando tah bem torta.. !!


mais eh mais provavel que vc foi o escolhido pra er uma Toni com comando... com fadiga de material. ehhee
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem